Notas de versão 1489.471

Data de publicação: 04/05/23

Melhorias

[PDV]

Bloqueio de acesso nos relatórios de fechamento analítico e sintético (SUP-86091)

 

Na tela “5.2.20 - PDV - Relatório de conferência de caixa” as opções de relatório de caixa sintético e relatório de caixa analítico, somente ficarão disponíveis para usuários com permissão cadastrada na tela “Manutenção de Usuário” (Imagens 1 e 2).

Imagem 1 - Tela Manutenção de Usuário

 

 

 

Bloqueio sobre venda a prazo (SUP-86224)

 

Na tela “1.1.3 - Cadastro de cliente” foi criado o campo “Bloquear próxima venda a prazo PDV”, para controlar venda a prazo no PDV (Imagem 1).

 

O novo campo também estará disponível na tela “Atualização em Massa de Clientes” (Imagem 2).

 

 

 

 

Adicionar alerta cliente (SUP-85341)

 

Na tela “1.1.3 - Cadastro de clientes”, foi inserida a observação de alerta do cliente no PDV. Essa observação será exibida após o usuário informar o cliente (Imagens 1 e 2).

 

 

 

Poder visualizar “prazos e vencimentos” dos cheques (SUP-86285)

 

Na tela “PDV”, foram inseridas duas colunas para pagamentos com cheques, "Bom Para" e "Dias", desta forma será possível visualizar o prazo e o vencimento de cada cheque (Imagem 1).

 

 

[Menu Faturamento]

Mudança no layout DANFE (SUP-83556)

 

Foi realizada a implementação para que seja possível conexão ao banco e configurar o Fr3, através da tela “Manutenção de notas fiscais eletrônicas” em “Reimprimir DANFE”, nas “Ferramentas” em “Editar Layout” (Imagens 1, 2 e 3).

 

 

 

[Menu Financeiro - Receber]

Mensagem na tela “Cadastro de contas correntes”

 

Na tela “5.1.7 - Cadastro de contas correntes”, foi feita uma tratativa na mensagem exibida ao tentar cadastrar um registro já existente na aba “Contábil” (Imagem 1).

 

 

Retorno/remessa CNAB Sicredi

 

Ocorrência: A remessa CNAB400 do Banco Sicredi não enviava o campo “SeuNumero“ (Tipo.Titulo.Parcela) na posição 111 a 120, por possuir apenas 10 posições, devido a isso, estava sendo enviado o campo “NumeroDocumento”, que é composto pelo número da nota e parcela (NF12345-01). Com isso, o retorno fazia a busca pelo título utilizando o “NumeroDocumento”, que por ser apenas número da nota e parcela, poderia encontrar outro título que não era o do retorno.

Solução: foi feito um ajuste removendo a busca do título pelo “NumeroDocumento” no retorno do CNAB, no caso do Banco Sicredi a busca será realizada pelo “NossoNumero“, os outros bancos continuam realizando a busca pelo “SeuNumero“ (Tipo.Titulo.Parcela), caso não seja encontrado, também buscará pelo “NossoNumero“ (Imagens 1 e 2).

 

 

 

[Menu WMS]

Ajuste WMS Inventário (SUP-68605)

 

Na tela “7.2.5 - WMS - Inventário”, foi criada uma configuração no cabeçalho do inventário que será usado somente para o tipo “Rotativo”. O combo Modelo, terá como opção “Endereço ou Produto”, onde essa informação será usada pelo “Coletor”, no momento em que for finalizar o endereço inventariado. Se a opção for “Endereço”, tudo que estiver no endereço e não foi lido, será zerado. Se a opção for “Produto”, somente o que foi lido será considerado, exceto lotes não lidos de produto inventariado, pois estes serão zerados.

 

Alterações no processo de inventário:

  • Foi criada a possibilidade de pesquisar em qual inventário um produto está inserido na aba de “Consulta” (Imagem 2).

  • Criado novo campo para determinar qual tipo de inventário:

Global: Comportamento atual.

Rotativo: Novo modelo, onde os endereços e leituras são “efetivados, registrados e aferidos” em tempo real, pelo operador do “Coletor”.

 

Inventário Rotativo:

Neste modelo, a tela será usada somente para “Criar e Encerrar” o inventário, todas as outras operações serão feitas no “Coletor”.

Regras para a criação:

  • Aplicável somente para para inventário do estilo WMS Peça Seriada;

  • Será obrigatório informar um local de estoque na criação do inventário, que será usado para calcular e realizar o ajuste no estoque físico;

  • Não será possível criar ou importar endereços, pois eles devem ser informados exclusivamente no “Coletor”;

  • Somente um operador efetuará a leitura e aferição, caso deseje que outro operador refaça a conferência, deverá ser feito em um novo inventário;

  • A opção de “Reconferir o endereço” (botão direito), estará desabilitado;

  • Ao clicar em “Confirmar”, no menu “Opções”, o sistema irá automaticamente marcar o inventário como aferido, pois os endereços e produtos lidos já terão suas quantidades aferidas no “Coletor”;

  • Não haverá a opção de zerar produtos não lidos, neste caso, o produto deverá ser informado com quantidade zero no endereço;

  • Na grid estarão todas as informações relevantes ao que foi inventariado (Imagem 3).

  • Estoque WMS: Quantidade existente no endereço no momento da leitura mais operações em andamento*;

  • Qtde Inventário: Quantidade informada pelo conferente;

  • Operador 1: Operador logado no coletor ao efetuar a leitura;

  • WMS - Qtde Sistema: Quantidade existente do produto em todo o depósito no momento da leitura;

  • WMS - Qtde Contagem: Quantidade existente do produto em todo o depósito no momento da leitura, considerando a contagem feita no endereço, ou seja, a leitura atual do endereço somada a todos os demais endereços;

  • WMS - Qtde Ajuste: Quanto efetivamente será ajustado no endereço WMS;

  • Físico - Qtde Sistema: Quantidade existente do produto no local de estoque momento da leitura + operações em andamento*;

  • Físico - Qtde Ajuste: Quanto efetivamente será ajustado no estoque físico, no local de estoque informado no cabeçalho do inventário.

 

  • Cálculo realizado para encontrar o valor a ser ajustado no estoque WMS:

“WMS - Qtde Ajuste” = WMS - Qtde Contagem” - (“WMS - Qtde Sistema” mais “Qtde em guia de carregamento”)

Qtde em guia de carregamento” → As guias de carregamento que contenham endereços em aberto, ou seja, guias criadas mas não confirmadas no “Coletor”, devem ser consideradas como “WMS - Qtde Sistema” ao aferir, pois não estão mais no sistema, mas estão fisicamente no endereço e ainda não teve sua retirada confirmada no “Coletor”.

 

  • Cálculo realizado para encontrar o valor a ser ajustado no estoque Físico:

“Físico - Qtde Ajuste” = “WMS - Qtde Contagem” - (“Físico - Qtde Sistema“- “Guia armazenagem pendente“ - “Guia de carregamento pendente“ mais “Guia armazenagem pendente com físico movimentado“).

Guia armazenagem pendente“ → Devem ser subtraídas da quantidade física ao aferir, pois, se existe guia em aberto é porque já entrou no físico e ainda não entrou no WMS, deixando essa divergência entre físico e WMS. Exemplo: entrada de produção, entrada de notas, devolução de venda, etc…

Guia de carregamento pendente → Devem ser subtraídas da quantidade física ao aferir, pois se existe guia de carregamento pendente, cujo pedido ainda não passou pelo check-out ou foi faturado, já saiu do WMS e ainda não saiu do físico.

Guia armazenagem pendente com físico movimentado“ → Devem ser somadas na quantidade física ao aferir, pois, este caso representa a nova operação onde se movimenta o WMS sem que a NF de entrada tenha sido confirmada.

 

Coletor

No coletor não teve alteração visual, porém, todas as operações de cálculo e aferição serão realizadas quando o operador concluir o endereço (Imagem 4).

 

Movimentação

A movimentação de ajuste será feita normalmente, indicando qual operação deu origem e informando qual foi o inventário na observação (Imagens 5 e 6).

 

 

 

Adequar sequência de processos via sistema para realização de “Recebimento de Mercadorias” (SUP-68585)

 

Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos“, foi criado o campo “Validade Min (dias)“ na guia WMS, para indicar qual é a validade mínima aceitável para o recebimento de mercadorias (Guia de Conferência de Entrada) (Imagem 1).

O campo possui uma validação ao inserir, que não permitirá valor menor ou igual a zero. No alerta serão indicados os valores possíveis, positivos ou vazio que indicará que não terá validação (Imagem 2).

 

Na tela “Atualização em Massa de Produtos“, foi adicionada uma opção para informar o campo “Validade Mín (dias)“. Se o campo estiver marcado e informar qualquer valor acima de zero, este valor será atribuído aos produtos selecionados, conforme o comportamento normal da tela. Se o campo estiver marcado e informar o valor zero, será atribuído nulo ao campo no cadastro dos produtos selecionados (Imagem 3).

Nas telas “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra“ e “2.2.3 - Consulta de ordens de compra“, foi ajustado o nome da opção que gerava “Guia de Conferência de Entrada”, antes na tela “Manutenção das ordens de compra” a opção era “Autorizar conferência“ e foi ajustada para “Criar guia de conferência de entrada“. Na tela “Consulta de ordens de compra”, não existia a opção de criar guia de conferência, desta forma, foi adicionada na grid da consulta de ordens de compra (Imagens 4, 5 e 6).

 

 

 

Validações para gerar a guia de conferência pelas ordens de compra.

Essa opção nas duas telas seguem as mesmas validações que já existiam. Com a adição da verificação se o usuário tem permissão de acesso à tela “7.2.3 - WMS - Guia de conferência de entrada“ (Imagem 7).

 

As demais mensagens validações que já existiam para gerar “Guia de Conferência”:

  • “Selecione os pedidos do mesmo tipo de ordem!“;

  • “Selecione os pedidos do mesmo fornecedor!“;

  • “Selecione os pedidos da mesma empresa!“;

  • “Selecione somente pedidos não baixados e autorizados!“;

  • “Tipo de ordem de compras/entrada não permite gerar guia de entradas“;

  • “Não é permitido misturar pedidos antecipados com parcelados !“;

  • “Você deve selecionar pedidos da mesma praça!“;

  • “Cancelado pelo usuário“ (quando existir pergunta que o usuário possa cancelar o fluxo).

 

 

Coletor - Guia de Conferência de Entrada


Foi ajustado para que ao listar as guias a serem conferidas, sejam trazidas somente as que ainda não tenham um conferente definido e as que o conferente definido seja o usuário atual. O conferente definido na guia será exibido em uma nova coluna da grid de guias a conferir (Imagem 9).

 

Quando um conferente selecionar uma guia, imediatamente ao abrir a tela será feita a vinculação do conferente na guia, indicando que essa guia é dele, desta forma, garantirá que outros conferentes não consigam acessar a mesma. Caso aconteça de acessar uma guia que já esteja definida a outro conferente, será exibida uma mensagem alertando este motivo e a tela não será aberta, essa mensagem será acompanhada de um alerta sonoro (Imagem 10).

 

Ao sair da guia de conferência, caso o conferente não tenha lido nenhum dos itens da guia, será exibida uma pergunta: "Desvincular o conferente da Guia?", visto que nada foi conferido, desta forma a guia ficará visível aos demais conferentes (Imagem 11).

 

Foi ajustada a forma de pesquisa de guias, adicionando um combo com 4(quatro) opções de busca: “Guia, Nota, Pedido ou Fornecedor” (Imagem 12). Na tela dos itens a serem conferidos, foi adicionada uma nova aba, ao lado dos itens, para listar os lotes do item selecionado. Cada item pode ter “0(zero) ou N” registros de lotes (Imagem 13).

 

 

Na tela “7.2.3 - WMS - Guia de conferência de entrada“, serão as mesmas informações que são exibidas na subgrid dos itens no ERP (Imagem 14). Contudo, no Coletor haverá a opção de “inserir, editar ou excluir” lotes (Imagem 15).

 

 

A exclusão será permitida somente para lotes inseridos manualmente pelo usuário, quando o lote for lançado pelo XML de uma Nota Fiscal, não será permitida a exclusão. Ao inserir ou editar, será aberta uma nova tela com os campos a serem preenchidos referentes aos lotes do item selecionado. Nessa tela "Lotes do Item" são feitas as validações referentes ao parâmetro “(WMS) Campos obrigatórios na guia de conferência de entrada (Coletor)“ do ERP que indicará os campos obrigatórios. Caso não tenha nenhum campo marcado como obrigatório definido no “Parâmetro”, será permitido que o usuário deixe em branco os campos. Havendo campos obrigatórios, serão feitas as validações referentes (Imagens 16 e 17).

 

 

 

Validações de datas

Quando informado o campo “Fabricação“ a data informada não poderá ser maior que a data atual. Caso isso ocorra, será aberto um “Alerta” (Imagem 19).

 

Quando informado o campo “Fabricação“ e o campo “Validade“, a data de validade deve ser maior que a data de fabricação (Imagem 20).

 

Independente do “Parâmetro” quanto aos campos obrigatórios, caso o produto tenha o campo que indique a quantidade mínima de dias aceitáveis para o recebimento de mercadoria, essa validação será realizada na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, caso esteja configurado no produto uma quantidade mínima de dias e caso a validade ultrapasse essa quantidade de dias, será exibida uma caixa de texto com fundo vermelho indicando que a validade do lote é menor que a quantidade de dias definido para o produto, e assim apresentará a quantidade cadastrada no produto (Imagem 21).

 

A “Validade Mínima” cadastrada no produto, ficará salva no momento em que o item for vinculado na “Guia de Conferência”, ou seja, se houver alteração deste campo no “Cadastro de produtos”, essa alteração não afetará o item da guia de conferência, isso garantirá que a validação seja sempre o que estava no momento em que a guia foi criada. Se precisar atualizar no item, terá que excluir a Guia e criar novamente (Imagem 21).

 

 

 

No “Coletor”, na grid dos “Itens” foi adicionada uma nova coluna chamada “Lotes“, que indicará qual item precisa ser verificado quanto a validade dos lotes. Nessa grid haverá a opção de salvar o leiaute das colunas (Imagem 24).

 

 

Na tela dos itens da conferência, ao clicar em “Confirmar”, serão feitas validações normais da tela e caso tenha pelo menos um campo obrigatório definido no parâmetro: “(WMS) Campos obrigatórios na guia de conferência de entrada (Coletor)“, será verificado se a quantidade somada dos lotes de cada item é a mesma quantidade do item (quando existe informado lote no item). Caso a quantidade no lote seja diferente da quantidade do item na Nota Fiscal, será exibida uma mensagem indicando essa divergência (Imagem 25).

 

 

Tela “7.2.3 - WMS - Guia de conferência de entrada“.


Na aba “Consulta” no botão “Opções”, foi inserida a opção “Guia de Armazenagem” onde ser á posível “Criar ou Visualizar” as guias de armazenagem (Imagem 27).

 

Para usar este procedimento é preciso selecionar apenas uma “Guia de Conferência” na grid de “Guias” (Imagem 28).

 

A guia de conferência selecionada, precisará estar com todos os itens conferidos e vinculado ao menos em uma Nota Fiscal. Caso isso não esteja de acordo, será apresentado um “Aviso” (Imagem 29).

 

Controle interno do sistema para auxiliar no inventário.

 

Foi criada uma nova tabela, filha da tabela de Notas Fiscais da “Guia de Conferência”. Também haverá uma validação, verificando se os itens dessa tabela estão preenchidos, isso ocorrerá para evitar que o usuário tente criar uma “Guia de Armazenagem” a partir de uma guia de conferência antiga.

 

 

 

Guia de Carregamento - Critérios de Quebra (SUP-68594)

 

Na tela “7.2.2 - WMS - Guia de carregamento” foram adicionadas novas opções para o processo de geração de guias de carregamento. As novas modalidades, oferecem opções para a criação de guias segregadas, conforme critério oferecido em cada opção (Imagens 1 e 2).

 

 

 

 

Critérios de quebra:

Critérios de quebra:

 

Cubagem:

Referente à metragem cúbica dos itens das notas, distribuindo os itens em guias conforme o teto de M³ definido nos campos “Vr Máximo e Mínimo”. Exemplo: um montante total de 4,5 metros cúbicos, cujos tetos sejam Máximo de 2 metros e Mínimo de 1 metro resultaria em duas guias, sendo a primeira de 2m³ e a segunda de 2,5m³;

 

 

Qtde Prédios:

A quebra será realizada dividindo as guias por quantidade de prédios a serem acessados para o carregamento, seguindo a quantidade determinada nos campos “Vr Máximo e Mínimo”.

Exemplo: para um conjunto de itens distribuídos ao longo de 12 prédios, seguindo os limites de “Máximo de 5 e Mínimo de 3” prédios resultaria em duas guias, uma com os itens de 5 prédios e a outra com os itens dos 7 prédios restantes;

 

Qtde Itens:

Quebra de guia por quantidade itens presentes na guia. Observar que, nesse caso, não se considera a quantidade do item, mas sim a quantidade de itens, ou seja, produtos diferentes.

Exemplo: para um máximo de 20 e mínimo de 12 itens, um montante com 35 itens diferentes resultaria em uma guia com 20 itens e outra com os 15 itens restantes

 

Qtde Ruas:

Análoga à opção Qtde Prédios, mas aplicada à rua de cada endereço dos itens a serem distribuídos entre as guias.

Exemplo: para a criação de guias com no máximo 5 e no mínimo 3 ruas, um montante de 14 ruas resultaria em 3 guias, duas com 5 ruas cada, e uma com as 4 ruas restantes;

 

 

Qtde Volumes:

Para essa opção, entende-se por Quantidade de Volumes a quantidade do item dividida por seu fator de venda (qtde/fatorvenda), distribuindo volumes conforme definido nas colunas de mínimo e máximo.

Exemplo: para um montante de itens que, convertidos para suas respectivas unidades de venda, resultem em um total de 80 volumes, sujeitos aos limites de Máximo de 15 e mínimo de 10 volumes, seriam criadas 5 guias, sendo 4 delas com 15 volumes cada e uma com os 20 volumes restantes.

 

 

[Menu Fiscal]

Remoção do parâmetro e os campos do IPI para devolução mantidos (SUP-85805)

 

Na tela “Parâmetros :: Guarani” foi removido o parâmetro “Permite configurar devolução IPI campo próprio?”. Sem o parâmetro que foi removido, a opção para destacar IPI em campo próprio ficará sempre disponível para configuração do usuário (Imagem 1).

 

 

 

Inconsistência ao validar a GIA (SUP-84212)

 

Na tela “10.2.5 - Geração GIA” foi adicionado um log na geração da GIA-SP, para informar as diferenças entre os registros “10 e 14”, que são as UF's de origem e destino do CT-e que não correspondem com as UFs de origem e destino da nota referenciada, desta maneira, será possível localizar e identificar as diferenças.

 

 


Solicitações

[Coletor]

[Integrador SysPDV]

[Integrador AFV]

[Check-Out]

[Menu Comercial - Compras]

[Menu Comercial - Vendas]

[Menu Faturamento]

[Menu Financeiro - Receber]

[Menu Fiscal]

[Menu Ativo Imobilizado]


Legendas dos tipos de tickets
Legendas da criticidade do ticket
Mudança
Melhoria
Solicitação
Relevante
Importante
Muito importante

Feedback

Feedback

Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão?

Clique aqui para responder