Notas de versão 1489.435
- Luciana Barboza
- Amanda Ramiro Benedicto (Unlicensed)
Data de publicação: 21/11/22
Ticket | Criticidade |
Implementação | Relevante |
Solicitação | Importante |
Mudança | Muito importante |
Notas de versão
Classificação menu ERP
AGENT
Versão do Agent 58
A versão “1.0.0.58 do Agent”, será responsável para preparar os arquivos para o “Novo Agent” que será lançado em breve.
Os arquivos serão os seguintes:
|
SYSPDV
Tipo de cobrança relacionando “Praça 1 e 3” no Integrador SysPdv (SUP-77370)
Foram criados no “Sincronizador SYSDPV”, dois novos campos referentes às cobranças “Praça 3” em pedidos ECF - sem chave, numeração. Um método do SYSPDV para enviar ao Guarani pedidos nessa modalidade. Para que funcione, deve-se “criar/vincular” as cobranças “Fidelidade 3” no Guarani ERP. Tanto de lançamento quanto de baixa financeira, devem estar com o campo “Ativo” como “SIM” e Fidelidade 3 (Imagens 1 e 2).
O modelo ECF deve ser criado em “1.1.5 - Cadastro de empresas” (Imagem 3). No Sincronizador SYSPDV, a opção “Realiza Pedidos Praça 3” deve estar marcada como “SIM” (Imagem 4).
Nas configurações do Sincronizador SYSPDV, em “Caixas” a coluna “Cobrança Padrão P3” foi criada. Ela deverá ser preenchida com os respectivos tipos para a finalizadora do SYSDPV, para cada caixa/empresa. A cobrança exibida na tela será a de baixa financeira, que lê a cobrança que está cadastrada no Guarani, no campo “Cobança (PDV)” (Imagem 5). O mesmo foi feito na aba “Cobranças”. Essa cobrança P3 deve ser inserida para cada combinação finalizadora/plano pagamento do SYSPDV (Imagem 6). Caso seja um pedido P3 (ECF) e esses campos não tiverem valor, uma mensagem será apresentada para cada pedido (Imagem 7).
Caso tudo esteja preenchido corretamente, o pedido será importado no Guarani, com a fidelidade correta e também com as informações de cobrança, respeitando os cadastros (Imagem 8). O financeiro também deve ser gerado corretamente e a Nota Fiscal não será criada (Imagem 9).
Alteração no desempenho a performance do PDV
Ocorrência: Ao inserir item no PDV e Autosserviço, estava ocorrendo uma lentidão e havia uma inconsistência ao finalizar venda com cheque de terceiro no sistema.
Solução: Foi inserida uma configuração no cadastro de tipos de cobranças e desta forma, houve uma melhora na performance ao inserir item no PDV e Autosserviço (Imagens 1 e 2).
Venda cancelada aparecendo como venda duplicada no relatório de movimento de caixa (SUP-77786)
Ocorrência: Ao abrir o PDV, quando contava com venda pendente de data anterior, o sistema mantinha a data da venda e ao comparar com a data do servidor (data atual), não atendia uma das condições para abrir a tela e informar os pagamentos da venda. Desta forma, os lançamentos ficavam retroativos na data da venda.
Solução: Foram efetuados alguns ajustes no PDV, em relação a finalização das vendas no caixa para atualizar com a data do servidor (Imagem 1).
Solução técnica: Após análise no código da tela, foi identificado o trecho que chama a tela para informar o pagamento. Desta forma, ao abrir o PDV a data será corrigida para a data atual e assim não ocorrerá a duplicação no relatório.
Regras já existentes em relação a validação quando chamar a tela F6: 1 - Tipo de cobrança ser diferente de bancária; 2 - Finalidade da cobrança ser diferente de Ficha; 3 - A data do vencimento ser igual a data servidor, ou seja, “data atual” (Imagem 2). |
COMUNS
Inconsistência ao tentar desvincular conta contábil do cadastro de fornecedores (SUP-78496)
Ocorrência: Ao tentar desvincular a conta contábil do cadastro do cliente, o sistema apresentava uma mensagem: “O registro não pode ser alterado ou excluído pois possui dependências”.
Solução: Foi feito um ajuste para que ao excluir a conta, o campo seja convertido para nulo.
COMERCIAL - COMPRAS
Não bloqueando autorização de ordem de compra por usuário (SUP-76175)
Ocorrência : A configuração usada para limitar o valor de autorização de ordens de compra para cada usuário, não estava sendo respeitada.
Solução: Foi feito um ajuste para que, ao tentar liberar um pedido de compra, será validado se existe algum limite previsto em “Controle Orçamentário” para o usuário. Caso haja, o valor será validado em relação aos itens da nota e caso seja ultrapassado, a ação será interrompida e o cliente receberá uma mensagem, indicando a impossibilidade de conclusão devido as regras pré-definidas.
COMERCIAL - VENDAS
Margem de contribuição no tipo de ordem (SUP-69012)
Na tela “1.1.23 - Cadastro de tipos de ordens”, foi feita uma implementação para que ordens do tipo “bonificação, brinde”, impactem diretamente na ordem de venda que estará associada. Sendo assim, foram criados dois campos, que devem estar configurados da seguinte forma:
Calcula Margem Contribuição.
Define se irá calcular a margem de contribuição no pedido, caso esteja marcado como “NÃO” o campo “MC” ficará zerado e não aparecerá a opções de “Imprimir Detalhes dos custos no pedido”.
Este virá marcado como “NÃO”, quando Movimenta Financeiro = NÃO e Orçamento = NÃO.
Impacta no cálculo da MC do tipo Venda.
Define se o tipo de ordem poderá ser selecionado na guia de “Ordens impactam na Margem”, no pedido.
Este virá marcado como “SIM", caso o tipo de operação = Bonificação de Mercadoria.
Ficará desabilitado caso o tipo de operação = Venda Geral.
Com as configurações realizadas, a margem de contribuição das ordens associadas, irão seguir conforme a configuração.
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, foi criada a guia “Ordens impactam na Margem”.
|
|
Enquanto o pedido de venda estiver sem faturar, poderá alterar os pedidos que impactam na margem. Ex: Editar um pedido que está impactando na margem e adicionar mais um item, o pedido de venda terá a margem de contribuição recalculada. |
|
|
Na tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, foi criado um checkbox “Vincula Ordens Impactam MC”. Caso esteja marcado o checkbox, ao importar os dados será verificado se possui algum tipo de ordem com a configuração “Calcula Margem Contribuição e Impacta no cálculo da MC” do tipo “Venda”. Caso possua essa configuração e tenha na mesma importação do lote um pedido de venda para o cliente e um pedido que o tipo de ordem irá impactar na margem, será vinculado automaticamente.
|
Valores da margem de contribuição divergem da grid dos itens (SUP-79131)
Ocorrência: Os valores da margem de contribuição dos itens eram divergentes ao imprimir o relatório.
Solução: Foi realizado um ajuste no cálculo impresso no relatório por item.
Padronização no tipo de estoque para corte automático (SUP-78042)
Na tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, foi inserida a seleção automática do estoque para corte automático (Imagem 1).
Também foi inserido um novo parâmetro "IMPORTACAO_PEDIDOS_PADRAO_CORTE_AUTOMATICO” (Imagem 2). Caso o parâmetro esteja como “Desmarcado”, ao abrir a tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, não terá como padrão um estoque selecionado e o campo de dados do corte automático virá desmarcado (Imagem 3).
Ao abrir a tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, caso o “Parâmetro” esteja como “Marcado e com tipo de estoque Físico”, terá como padrão o estoque já selecionado como “Físico” (Imagem 4).
Será o mesmo comportamento caso o “Parâmetro” esteja como “Marcado e com tipo de estoque AFV” e “Marcado e com tipo de estoque Lógico” (Imagens 5 e 6).
Adição de campos para classificar gastos por Centro de Custo (SUP-72991)
Foi feito um ajuste no sistema, para que seja possível realizar a classificação de gastos para Plano Financeiro e Centros de Custos para as operações de “Bonificação”. Foi adicionado o parâmetro “Classificação de gastos na origem ou no financeiro?”, onde a tarefa irá funcionar quando estiver marcado como “Origem”.
Quando o parâmetro estiver marcado como “Origem“, na tela “1.1.23 - Cadastros de tipos de ordens”, para o tipo de ordem “Bonificação”, será apresentada a guia “Classificação de Gastos”. Nesta guia, será possível cadastrar uma classificação de gasto e Plano Financeiro, permitindo o cadastro de apenas um cadastro de classificação de gastos para a empresa.
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, em “Observações” será gravada a “Classificação de Gastos” que foi cadastrada na tela “1.1.23 - Cadastros de tipos de ordens” como “Bonificação”.
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, quando selecionar o tipo de ordem “Bonificação”, será carregado o Plano Financeiro cadastrado na tela “1.1.23 - Cadastro de tipos de ordens” como “Bonificação”. Caso na tela “2.1.7 - Cadastro de Classificação de Gastos”, o campo “Informa Centro de Custo“ estiver marcado como “SIM”, os campos de Centro de Custo dos itens virão vazios para que o usuário preencha. Caso o campo “Informa Centro de Custo“ esteja marcado como “NÃO”, o Centro de Custo dos itens irão aparecer preenchidos com o Centro de Custo padrão informado na tela “2.1.7 - Cadastro de Classificação de Gastos” (Imagem 9).
Na tela “Nota Fiscal”, será apresentado o Plano Financeiro e o Centro de Custo dos itens, os mesmos que foram informados na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”.
Na tela “Cadastro de CFOP”, foi adicionada a guia já existente “Classificação de Gastos”, o campo “Plano Financeiro (saída)”, para quando for realizar uma nota fiscal de saída de forma manual, na tela “Cadastro de Notas Fiscais”, o sistema levará este conteúdo automaticamente para o campo “Plano Financeiro” da tela “Cadastro de Notas Fiscais” (Imagens 17 e 18).
Na tela “9.2.1 - Contábil - Integração”, será realizada a integração da nota normalmente e na tela “Consulta Lançamento Contábil por Lote”, na grid de “Crédito” será gravado o Centro de Custo para a nota de “Bonificação”.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui