Notas de versão 1489.333
- Luciana Barboza
Data de publicação: 14/10/21
Ticket | Criticidade |
Implementação | Relevante |
Solicitação | Importante |
Mudança | Muito importante |
Notas de versão:
Ajuste das telas dos coletores com problemas, ocultando partes (ERP-1894)
Será necessário alterar as configurações do arquivo “Guarani.ini” para “Largura=320 e Altura=240”, para modelos de coletor Motorola WT41N0-N2S27ER Mobile Handheld Computer - Barcodes, Inc. Configurações foram alteradas somente para esse modelo de coletor. Para os outros nada mudou (Imagem 1).
Entrada de Nota Fiscal Compra Combustível CST 60 (SUP-56335)
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” foi criada a aba “Exceção CFOP/CST ICMS (Entrada)” (Imagem 1). Onde será possível criar exceções para o Status ICMS Compra do produto x CFOP X CST.
Desta forma, poderão lançar um CFOP x CST, que esteja configurado para não calcular ICMS pelo cadastro de situação tributária, mas que pela exceção permitirá calcular base e ICMS normalmente na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais” (Imagem 2).
Cadastro de produtos, medidas (SUP-54332)
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, foi criada nova aba de “Dimen. emb. de venda”, com os campos: Comprimento, Largura, Altura e Cubagem para a embalagem (Imagem 1).
Demora na geração do Relatório de Estoque (SUP-58863)
Na tela “2.4.8 - Relatório de estoque”, foi realizado um ajuste na geração do relatório de estoque com a finalidade de melhorar a performance da geração, porém em nada foi alterada a funcionalidade da tela (Imagem 1).
Nota de entrada não batendo os valores (SUP-58432)
Para a entrada de nota com XML foi realizado um ajuste e seguirá o seguinte comportamento:
Se existir equivalência, busca no tipo de ordem com a CST da equivalência,
Se não existir equivalência, continua buscando com a CST original do NCM (Imagens 1 e 2).
Automatização do processo de entrada de nota de devolução de cliente com o financeiro (SUP-49729)
Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, ao importar o XML de devolução de cliente ou fazer uma nota manual de devolução, foram criadas 3 opções ao confirmar a nota fiscal de entrada (Imagem 1):
contas a receber;
contas a pagar;
saldo do cliente.
Estas três opções só serão mostradas quando o campo gerar financeiro estiver marcado, este campo terá seu nome alterado para “Lança pagar, receber e saldo cliente” (Imagem 2).
Opção contas a receber
Ao confirmar a nota de devolução de cliente e escolher a opção “CONTAS A RECEBER”, uma nova tela será mostrada trazendo todos os “títulos/boletos em aberto” deste cliente . Assim, poderá escolher quais dos “títulos/boletos” desejará efetuar o “abatimento/desconto” referente a esta devolução, podendo escolher um ou mais de um título para conceder abatimento. Nesta relação de títulos, não serão omitidos na listagem os títulos que serão: antecipado, cartório, protestado e negativado, pois títulos nestas condições não podem receber abatimento/desconto.
Valor contábil: é o valor contábil da entrada nota;
Valor disponível: é a soma dos valores dos títulos que estará sendo escolhido para gerar o abatimento;
Valor faltante : é o valor contábil, menos o disponível. Como no exemplo: 1.476,000 - 1.004,00 = 472,00 (Imagem 4).
No exemplo acima ao clicar no botão “Gerar”, o sistema irá gerar um abatimento no título no lançamentos a receber, o abatimento neste exemplo será no valor de 120,00 (Imagem 5).
Após a mensagem de abatimento gerada, um aviso será emitido para que seja avisado ao setor financeiro de que entrou um abatimento no titulo e este título estará na tela de “Exportação de arquivo CNAB” para ser gerada uma remessa (Imagem 6).
Na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber', para saber que este “abatimento/devolução” veio da tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, o número da nota fiscal de devolução será mostrado e na tela de “Exportação de arquivo CNAB” este abatimento estará lá, aguardando a geração da remessa, para o banco (Imagem 7).
Quando o título selecionado para conceder abatimento, for um título renegociado, o sistema vai emitir um aviso e pedir para o usuário informar o “CAPTCHA”, isto porque o título renegociado nem todos podem receber um desconto, então ficará a critério do usuário a escolha (Imagem 8). Ao escolher um título proveniente de renegociação para conceder abatimento, será preciso digitar CAPTCHA (Imagem 9). Para saber se o título que esta sendo escolhido é um título RENEGOCIADO, observe na tela que ele deverá estar marcado (Imagem 10).
Quando o abatimento for no valor total do título escolhido, o título será quitado e aparecerá um aviso em tela, informando que caso tenha CNAB registrado em banco será preciso excluir o mesmo no banco (Imagem 11). Quando escolher a opção “contas a receber” para conceder abatimento em um dos títulos do cliente e este cliente não tiver nenhum título em aberto, uma mensagem será enviada ao usuário, informando que “Este cliente não possui títulos em aberto, deseja gerar saldo para o cliente?” (Imagem 12).
Ao tentar efetuar o estorno de uma nota de devolução de cliente e esta nota teve abatimento concedido pelo banco ou seja um arquivo de retorno de abatimento comedido, não será possível estornar esta nota fiscal até que o setor financeiro, envie o comando de cancelamento de abatimento para o banco e exclua o abatimento no financeiro. Em seguida a nota fiscal de entrada poderá ser estornada normalmente (Imagem 13).
A mensagem de validação enviada ao usuário, quando este tentar estornar nota de entrada que já teve abatimento concedido pelo banco, pois precisa excluir o abatimento na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber” e enviar um comando de cancelamento de abatimento para o banco na tela de “Exportação De arquivo CNAB”. O retorno bancário de abatimento concedido e envio de cancelamento deste abatimento. Para títulos quitados em que o abatimento foi no valor total do título, como este título já estará quitado no banco, ao tentar estornar esta entrada uma validação será enviada, pois precisa ir no setor financeiro estornar esta entrada para depois conseguir estornar a nota (Imagens 14, 15 e 16).
Opção contas a pagar
A opção contas a pagar se for selecionada será gerado um título novo na tela “6.2.6 - Lançamentos a pagar” deste cliente. Este cliente precisa ter um fornecedor equivalente, para que na tela lançamentos a pagar o título fique no fornecedor e não no cliente. Ao estornar a nota de entrada de devolução de cliente, o sistema irá estornar automaticamente o título na tela lançamentos a pagar (Imagens 17 e 18).
Opção saldo do cliente
Ao clicar nesta opção, o sistema irá gerar um saldo na tela “5.2.23 - Saldo de clientes”, referenciando o número desta nota fiscal de devolução. Quando for feita essa opção de gerar saldo para o cliente, a tela saldo irá mostrar o número da nota de entrada na observação e ao optar por estornar esta nota de devolução o estorno do valor do saldo também irá mostrar o número da nota de devolução do cliente (Imagens 19 e 20).
Desacerto ao duplicar ordem (SUP-59134)
Ocorrência: Aparecia uma mensagem de estoque insuficiente, mesmo possuindo quantidade no local de estoque, pois a quantidade vendida do item (usada para calcular o estoque AFV) estava considerando pedidos cancelados e duplicando para locais de “estoque 2” mesmo quando a fidelidade era no valor.
Solução: Foi realizado um ajuste na verificação de saldo suficiente ao duplicar pedido e também na digitação de ordens (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
Melhoria - cadastro de prazo de entrega (SUP-54241)
Na tela “3.1.11 - Cadastro de roteiros para entregas” foi criado o campo "Dias para entrega" (Imagem 1).
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, anteriormente o sistema considerava para preenchimento da data de entrega (se não preenchida), o parâmetro “Dias após a digitação para data de entrega se não informada (CM_DIAS_ENTREGA)”, somando a data atual + parâmetro.
Agora, ao criar digitação de ordens e informar o cliente, será verificado o campo dias para entrega de roteiros de carga. E caso este tenha valor informado será somado à data atual para o preenchimento do campo Entrega.
O roteiro de entrega estará atrelado no “Cadastro do cliente” podendo assim ter sugestões de entrega diferentes conforme a região do cliente (Imagem 2).
Na tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, caso a data de previsão de entrega esteja vazia ao importar, irá verificar primeiro se possui dias para entrega no cadastro de carga do cliente e depois, caso não tenha fará a validação do parâmetro mantendo o comportamento.
Série da nota fiscal saiu errada de ordem vinda da digitação de ordens (SUP-59267)
Ocorrência: Quando ao alterar a ordem e clicar no campo modelo NF, o sistema habilitava as opções de série ativas que constava no cadastro da empresa e deixava alterar, não respeitando o que constava no tipo de ordem informado.
Solução: Agora ao alterar a ordem, será feito uma validação (caso possua mais de um modelo de NF no combo), irá verificar se o modelo informado está cadastrado no tipo de ordem. Caso não esteja, irá mostrar mensagem para o usuário e não irá permitir alterar (Imagem 1).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
Valor última venda AFV diferente da NF de venda (SUP-57706)
Ocorrência: Haviam divergências da última venda no AFV para a NF de venda.
Solução: Foi criada a procedure (SP_AND_HISTPEDITENS_TMP), a qual está fazendo o envio do valor do produto com base no campo “Item valor total” (ite_vrtotal), ao invés do campo “Item valor total líquido” (ite_vrtotal_liquido), que considera o desconto progressivo dado no pedido. Desta forma, o Integrador deve estar retornando corretamente o valor acordado entre representante e cliente nos históricos.
Desconto no pedido do mercado livre não aplica no ERP (SUP-57884)
Alterado campo de inserção de desconto no ERP via “ECommerce”. Com o desconto colocado para o campo de “desconto financeiro”. Houve uma alteração no campo de “JUROS” dos pedidos da “JetCommerce”, eles são inseridos e depois colocados no ERP em Valor Outras Despesas (Vr Outras Desp) (Imagem 1).
Customização Contas a Receber Envio NFS-e e Boleto (SUP-56476)
Na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber”, foi implementado uma nova opção: “Enviar e-mail- boleto(s) e NFe/NFSe selecionado(s), quando selecionar esta opção será enviado no e-mail do cliente a NFe, Danfe e boletos, tudo junto. Se for nota de serviço NFSe também será enviado.
Para realizar o envio da NFe ou da NFSe será verificado o modelo do documento atrelado ao título:
Caso o modelo seja NFe será enviado o XML e PDF referente à esse modelo.
Caso o modelo seja NFS será enviado o XML e PDF referente à esse modelo (Imagem 1).
Selecionando o e-mail do cliente (Imagem 2). Confirmando o envio para o e- mail do cliente (Imagem 3). No e-mail do cliente chegando chegando Danfe, xml, e boletos (Imagem 4).
Consulta personalizada - Receitas e despesas (SUP-50546)
Na tela “5.2.8 - Demonstrativo de resultado gerencial (DRG)”, foi implementado a consulta por segmento, grupo, subgrupo e centro de custo. Estas opções só estarão disponíveis para a opção “RECEITA DE VENDAS”. Ao clicar com o botão direito do mouse em cima do “mês” escolhido e em cima da opção “receita de vendas”, as opções de consulta serão mostradas (Imagem 1).
Após escolher a opção segmento por exemplo , é só dar duplo clique em cima do valor do mês escolhido que a nova tela e consulta será mostrada, neste exemplo da imagem optei por consultar por segmento (Imagem 2).
Consulta pode ser por grupo (Imagem 3). Consulta por linha (Imagem 4).
Centro de custos do tipo “Impostos sobre Vendas” (ERP-1892)
O nível “Impostos sobre vendas” foi alterado de maneira a considerar a partir de então, qualquer nível como pai. Anteriormente, os filhos dessa categoria só eram exibidos quando o pai do cadastro de centro de custo, fosse diretamente o primeiro. Agora, em qualquer nível que ele esteja é possível visualizar os subitens com sucesso (Imagens 1 e 2).
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui