Emissão de NFS-e no Guarani
Ocorrência
Como configurar a emissão de NFS-e no sistema?
Solução
Para emissão de NFS-e no Guarani as primeiras configurações seriam, os dados de acesso ao provedor da NFS-e e o cadastro do documento fiscal na tela “Cadastro de empresas” (Imagem 1).
Após efetuar o primeiro passo, deverá ser criado um tipo de ordem para que seja possível a digitação da ordem de serviço onde o documento deve ser vinculado ao documento do cadastro de empresa e em seguida, nas opções, deixar o campo “Exclusivamente venda de serviços” marcado (Imagem 2).
Em “Dados NF” deverá ser inserida a empresa emitente da NFS-e, bem como o modelo do documento fiscal a ser utilizado (Imagem 3).
A configuração seguinte precisará ser realizada na tela “Cadastro de produtos”, onde deve ser parametrizado com as seguintes informações: em “Tipo de mercadoria” selecionar “Serviços Prestados”, em “Gênero” marcar “Serviços” e no “Tipo produto” selecionar a opção “Acabado” (Imagem 4).
Na aba identidade deverá ser parametrizada a “Alíquota ISS”, o “Tipo do Serviço”, o “Código Serviço Municipal” e demais alíquotas pertinentes ao serviço prestado (Imagem 5).
Realizadas as parametrizações acima, basta digitar a ordem e realizar o faturamento da mesma, onde a NF-e estará na tela de emissão de NFS-e para emissão.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui