Notas de versão 1489.279


 

 

COMERCIAL - COMPRAS

 

Novas informações para Requisição e Cotação de compra (SUP-43329)

 

Na tela 1.1.19 - Cadastro de produtos foi criado um novo campo para informar o prazo mínimo (em dias) que um fornecedor precisa para entregar determinado produto.

O campo fica na aba Comercial, Fornecedores (Imagem 1).

O Prazo Mín. Compra será de preenchimento opcional e pode ser registrado em novos cadastros ou em edições e será vinculado diretamente ao fornecedor e empresa.

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de produtos]

 

A tela 2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra utilizará essa campo quando preenchido.

Ao fim da grade de Materiais duas novas colunas foram inseridas, Prazo Mín. Entrega (Imagem 2) e Previsão de Uso (Imagem 3).

A coluna Prazo Mín. Entrega refere-se diretamente ao campo citado anteriormente do cadastro de produtos. Esse campo, caso inserido no produto, exibe o dia previsto de entrega, considerando a data da inserção desse produto na requisição + o número de dias informado no cadastro de produtos. Caso nada tenha sido informado no cadastro de produtos essa coluna permanecerá vazia.

A Previsão de Uso será utilizada para que o usuário informe quando pretende usar tal produto (em data), sendo também um campo opcional.

 

[Imagem 2 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

 

[Imagem 3 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

Ao adicionar um novo item utilizando o atalho [+] e escolhendo um produto será possível informar a Previsão de Uso (Imagem 4) que irá para a grade se informado.

 

[Imagem 4 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

 

O campo Previsão de uso será comparado ao Prazo Min. Entrega e realizará a seguinte verificação:

  • Se a Previsão de Uso for menor que a Prazo Mín. Entrega (ou seja, a pretensão de uso seria antes de ter sido entregue), uma mensagem restritiva irá aparecer (Imagem 5) .

Exemplo:

O produto foi cadastrado com prazo mínimo de compra de 10 dias.

Sendo hoje dia 19/02, o produto somente chegaria dia 01/03. Ao inserir o produto, foi informada a Previsão de Uso em 22/02, portanto o produto ainda não teria chegado.

 

[Imagem 5 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

 

Para conseguir inserir o produto na requisição, a data mínima de Previsão de Uso deve ser maior ou igual ao dia do prazo mínimo de entrega, no exemplo 01/03 (Imagem 6).

 

[Imagem 6 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

 

Ao clicar em OK, o produto será inserido (Imagem 7).

Caso não queiram realizar essa verificação, basta deixar o item sem data de Previsão de Uso.

 

[Imagem 7 - Tela Requisição de Pedido de Compra]

 

Na tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra também foi inserida mesma funcionalidade (Imagem 8).

Se o pedido for criado através da Requisição as informações também virão para a manutenção, porém será possível inserir e verificar no momento da digitação pela própria tela de manutenção de ordens de compra.

 

[Imagem 8 - Tela Manutenção das ordens de compra]

 

Na tela 2.2.17 - Cotação de Compra a coluna Previsão de Uso é referente ao item e o Prazo Mín. Entrega referente ao fornecedor (Imagens 9 e 10), pois cada um possui seu próprio prazo, ainda que para o mesmo item.

 

[Imagem 9 - Tela Cotação de Compra]

 

[Imagem 10 - Tela Cotação de Compra]

 

 

Conferência de entrada com XML da Manifestação do Destinatário (SUP-43341)

 

Na tela 7.2.3 - WMS - Guia de Conferência de Entrada, foi adicionada a possibilidade de importar uma NFe a partir da tela 16.2.1 - Manifestação do destinatário (Imagem 1).
O botão "NFe Manifestação do Destinatário" estará disponível somente se o cliente possuir o módulo de Manifestação do Destinatário.

 

[Imagem 1 - Tela Guia de Conferência de Entrada]

 

Ao selecionar esta opção, abrirá a tela de manifestação do destinatário, podendo pesquisar somente as notas do fornecedor do pedido da guia (Imagem 2).

Ao dar duplo clique em um registro pesquisado, as informações serão importadas para a tela de conferência de entrada, seguindo o mesmo comportamento da importação de NFe de terceiro. É necessário que já exista o XML.

 

[Imagem 2 - Tela Guia de Conferência de Entrada]

 

No coletor, Conf. Entrada, foi inserida uma coluna informando o usuário que criou a guia e uma aba contendo informações dos pedidos existentes na guia (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Coletor]

 

Nos itens (após escolher a guia), foi criada a possibilidade de carregar o produto a partir da referência (alterando o combo Tipo de etiqueta) (Imagem 4), ou clicando duas vezes no item existente na grade. O processo de conferência não foi alterado.

 

[Imagem 4 - Coletor]

 

 

Inserção de recusa no processo de autorização de compra (SUP-43212)

 

Na tela 2.2.2 - Autorização de ordens de compra foi inserida mais uma opção, “Recusar” (Imagem 1).

As opções de autorizar e desautorizar pedido de compra foram movidas para o botão "Opções".

 

[Imagem 1 - Tela Autorização de ordens de compra]

 

Somente será possível recusar pedidos que estejam com o status de "não autorizado", ou seja, para recusar um pedido que já esteja autorizado, é preciso desautorizá-lo primeiro (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Autorização de ordens de compra]

 

Foi criada a tela 2.1.6 - Cadastro de Motivos para Recusa de Ordem de Compra para que sejam cadastrados os motivos pelo qual uma ordem de compra pode ser recusada (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Cadastro de Motivos para Recusa de Ordem de Compra]

 

Ao recusar uma ordem será obrigatório informar um motivo de recusa (cadastrado previamente) e uma observação geral (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Tela Autorização de ordens de compra]

 

Cada botão referente a autorização (Autorizar, Desautorizar, Recusar) possuirá um evento de tela exclusivo (Imagem 5).

O evento já existente para autorizar/desautorizar, que anteriormente ficavam juntos, foram segregados e setados de acordo com as permissões que cada usuário já possuía (Imagem 5).

 

[Imagem 5 - Manutenção de Usuários]

 

Na grade a coluna que era chamada de "Autorizado" foi alterada para "Status Autorização", podendo ter como status "Autorizado", "Não Autorizado" e "Recusado" (Imagem 6).

Nos filtros, o campo "Autorizados" que tinha as opções de "Sim" e "Não", passou a ser "Status Autorização", tendo como opções "Autorizado", "Não Autorizado", "Recusado" e "Todos".

 

[Imagem 6 - Tela Autorização de ordens de compra]

 

Na grade referente aos itens, foram inseridas as colunas "Atualiza Planilha", "Valor Unitário", "Valor tabela Padrão" e "% Variação" (Imagem 7).

 

[Imagem 7 - Tela Autorização de ordens de compra]

 

Na tela 2.2.8 - Manutenção de ordem de compra também houve alteração, na aba manutenção, a opção "Atualiza Planilha" que ficava no cabeçalho do pedido, passou a ser por item (Imagem 8).

Foi criado evento de tela para que somente usuários com permissão possam fazer a alteração (Imagem 9).

 

[Imagem 8 - Tela Manutenção de ordem de compra]

 

[Imagem 9 - Manutenção de usuários]

 

O botão "Desautorizar/Autorizar" que existia no menu Opções foi retirado e incluída a opção "Autorização de ordem de compra" (Imagem 10), que estará disponível somente para os usuários que tenham acesso à tela.

O evento de tela existente para a opção "Desautorizar/Autorizar" foi excluído, já que na tela de autorização os botões para autorizar, desautorizar e recusar possuem eventos específicos.

Na criação dos eventos específicos para autorizar e desautorizar, os mesmos foram setados para os usuários de acordo com o que existia no evento da opção "Desautorizar/Autorizar".

 

[Imagem 10 - Tela Manutenção de ordem de compra]

 

Foi criada uma nova aba chamada "Histórico de autorização" (Imagem 11), onde ficarão registradas todas as operações de autorização, desautorização e recusa relacionadas ao pedido.

 

[Imagem 11 - Tela Manutenção de ordem de compra]

 

Na aba consulta, a coluna que era chamada de "Autorizado", foi alterada para "Status Autorização", podendo ter como status "Autorizado", "Não Autorizado" e "Recusado".

Nos filtros, o combo "Somente Autorizados" que tinha as opções de "Sim" e "Não", passou a ser "Status Autorização", tendo como opção "Autorizado", "Não Autorizado", "Recusado" e "Todos" (Imagem 12).

 

[Imagem 12 - Tela Manutenção de ordem de compra]

 

Foi adicionado nos filtros a possibilidade de busca por Requisição e Cotação, os campos também foram adicionados na grade (Imagem 13).

 

[Imagem 13 - Tela Manutenção de ordem de compra]

 

Na tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais, ao realizar a entrada de nota a partir de pedido de compra, após confirmar, o sistema irá gerar um aviso exclusivamente para o usuário que criou a ordem de compra, informando que foi dada entrada no seu pedido (Imagem 14).

 

[Imagem 14 - Tela Principal]

 

 

COMERCIAL - VENDAS

 

Inclusão dos campos "Valor Unitário" e "Valor Unitário Líquido“ no Relatório Cubo Comercial (SUP-45586)

 

Na tela 3.3.3 - Relatório cubo comercial foram adicionados os campos “Vr. Unitário” e “Vr. Unit. Liquido” (Imagens 1 e 2).

 

[Imagem 1 - Tela Relatório cubo comercial]

 

[Imagem 2 - Tela Digitação de ordens]

 

 

COMUNS

 

Crivo para lembrete de consulta de transportadoras (SUP-43706)

 

Na tela 1.1.28 - Cadastro de Transportadoras foi criada uma opção para inserir data de atualização no cadastro da transportadora (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de Transportadoras]

 

Para utilizar essa opção foram criados três parâmetros, que determinarão se serão bloqueadas as ordens na digitação, liberação e quantos dias para o bloqueio (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Parâmetros]

 

Também foi criada uma permissão para usuários na tela Liberação de ordens, com a opção “CT” como padrão Não (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Usuários]

 

Na tela 3.2.12 – Digitação de Ordens se o parâmetro “Bloq. digitação do pedido caso o cliente esteja sem consulta a Transportadora” estiver ativo e a data da última consulta da transportadora ultrapassar a quantidade de dias do outro parâmetro “Número de dias para bloquear pedido de cliente sem consulta a Transportadora” a ordem será bloqueada e apresentada uma mensagem (Imagem 4).

[Imagem 4 - Tela Digitação de ordens]

 

Tela 5.2.16 - Liberação de Ordens foi criado o crivo "CT" (Imagem 5) que ficará bloqueado caso o parâmetro “Bloq. na liberação de ordens caso o cliente esteja sem consulta a Transportadora“ estiver habilitado e a data da última consulta da transportadora

ultrapassar a quantidade de dias do outro parâmetro “Número de dias para bloquear pedido de cliente sem consulta a Transportadora”.

Para liberar será necessário ter a permissão no usuário (Imagem 6).

 

[Imagem 5 - Tela Liberação de ordens]

 

[Imagem 6 - Tela Liberação de ordens]

 

Tela 3.2.26 - Pesquisa de Ordens foi inserido um filtro "Transp. desatualizada" nos crivos (Imagem 7).

 

[Imagem 7 - Tela Pesquisa de Ordens]

 

 

Crivo para cidade não atendida pela transportadora e aviso de volume e M³ (SUP-43730)

 

Na tela 1.1.28 - Cadastro de Transportadoras foram adicionadas algumas opções para validação Vols Max e M³ (Imagem 1) e uma aba Cidades atendidas (Imagem 2).

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de Transportadoras]

 

[Imagem 2 - Tela Cadastro de Transportadoras]

 

Essa funcionalidade para indicar cidades que a transportadora atenderá será habilitada pelo parâmetro “(TR) Bloqueia pedido com cidade não atendida pela Transportadora” (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Parâmetros]

 

Também foi criada uma permissão para usuários na tela Liberação de ordens, com a opção “TR” como padrão Não (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Usuários]

 

Tela 5.2.16 - Liberação de Ordens foi criado o crivo "TR" (Imagem 5) que ficará bloqueado caso o parâmetro “(TR) Bloqueia pedido com cidade não atendida pela Transportadora“ estiver habilitado e a cidade do cliente não estiver cadastrada na transportadora.

Para liberar será necessário ter a permissão no usuário (Imagem 6).

 

[Imagem 5 - Tela Liberação de ordens]

 

[Imagem 6 - Tela Liberação de ordens]

 

Referente às configurações para Vols Max e M³ se o campo “Alerta Qtde Máx M³” (Imagem 7) no cadastro de transportadora estiver como SIM, será validado na expedição se ultrapassar os valores configurados somente como aviso (Imagem 8) .

 

[Imagem 7 - Tela Cadastro de Transportadoras]

 

[Imagem 8 - Tela Cadastro de Transportadoras]

 

 

Reposicionamento do campo "Área Comercial" na tela de Cadastro de Clientes (SUP-45564)

 

Na tela 1.1.3 - Cadastro de clientes o campo “Área Comercial(m²)” foi reposicionado para a aba Faturamento (Imagem 1), não houve alteração na funcionalidade.

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de clientes]

 

 

Inclusão do campo “Motivo do bloqueio” na consulta do Cadastro de Clientes (SUP-45732)

 

Na tela 1.1.3 - Cadastro de clientes, aba Consulta Cliente foi adicionado o campo Motivo Bloqueio (Imagem 1).

Neste campo será possível pesquisar o cliente pelo motivo do bloqueio.

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de clientes]

 

Esse campo fará a busca por palavras da mesma forma que a razão social ou fantasia, basta digitar a palavra ou expressão e pressionar o botão [Enter] ou clicar em Pesquisar (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Cadastro de clientes]

 

 

CONTÁBIL

 

Adicionar filtro na tela conciliação de lançamentos contábeis (SUP-43684)

 

 

Na tela 9.2.7 - Conciliação de lançamentos contábeis foram adicionados filtros em todas as colunas (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Conciliação de lançamentos contábeis]

 

 

FATURAMENTO

 

Refatoração e melhorias na tela Expedição (SUP-41176)

 

A tela 4.2.6 - Expedição foi refatorada e implementadas algumas melhorias (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Expedição]

 

Foram inseridas novas opções clicando com o botão direito do mouse sobre as informações da ordem, grid inferior da tela, sendo;

  • Liberação de ordens, selecionando esta opção será exibida a tela Liberação/Bloqueio de ordens, apenas para usuários com permissão.

  • Digitação de ordens, selecionando esta opção o pedido será aberto diretamente na tela “Digitação de ordens”, apenas para usuários com permissão.

  • Rastreamento de ordens, selecionando esta opção o pedido será aberto diretamente na tela “Rastreamento de Ordens”, apenas para usuários com permissão.

  • Cadastro de clientes, selecionando esta opção será exibido o “Cadastro de clientes”, apresentando informações do cliente pertencente a ordem, apenas para usuários com permissão.

  • Cadastro de representante, selecionando esta opção será exibido o “Cadastro de Representantes”, apresentando informações do representante presente na ordem, apenas para usuários com permissão. (Imagem 2)

 

[Imagem 2 - Tela Expedição]

 

 

Veja que as novas opções irão respeitar as permissões de usuário, caso o usuário não tenha permissão de acesso um aviso será exibido (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Expedição]

 

 

Nesta primeira aba “Programação de carregamento”, algumas opções que antes ficavam no botão Romaneio, e não faziam parte do processo

relacionado aos romaneios foram transferidos para o novo botão chamado “Opções” (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Tela Expedição]

 

Os botões que antes ficavam na parte inferior da tela agora foram realocados para parte superior da tela, se enquadrando no mesmo padrão das demais telas do sistema (Imagem 5).

 

[Imagem 5 - Tela Expedição]

 

As opções de “Lançamento Manual” que antes ficavam no fim da tela foram realocadas para cima (Imagem 6).

 

[Imagem 6 - Tela Expedição]

 

As opções de “Cobrança e Carteira” que antes eram no final da tela, foram realocadas para as “Opções a clicar com o botão direito do mouse sobre a ordem”,

selecionando então “Ajustar carteiras para tipo de cobrança” (Imagem 7).

 

[Imagem 7 - Tela Expedição]

 

Ao fazer uso da opção “Ajustar carteiras para o tipo de cobrança”, o comportamento atual não foi alterado, somente o visual da tela para adicionar as cobranças (Imagem 8).

 

[Imagem 8- Tela Expedição]

 

Ocorram novas alterações correspondentes aos nomes das aba, sendo;

  • Sugestão para carregamento, passando a chamar “Sugestão para carregamento#1”.

  • Montagem de roteiro de carga. passando a chamar “Sugestão para carregamento #2”.

  • Geração de romaneio. passando a chamar “Sugestão para carregamento #3” (Imagem 9).

 

[Imagem 9- Tela Expedição]

 

Ocorreram novas alterações nos ícones (desenhos), que foram realocados na grid abaixo, correspondentes ao pedido (Imagem 10).

 

[Imagem 10- Tela Expedição]

 

  • Na aba “Sugestão para carregamento#1” o antigo botão carregar filtros passa a chamar “Filtrar”. Para inserir os pedidos dentro do romaneio, é necessário

clicar no botão “Processar”.

O botão “Reservar” corresponde ao antigo botão Simular/Reservar, algumas opções como o cancelar reserva, cortes, foram inseridas no novo

botão “Opções”, onde suas funcionalidades e comportamentos não foram alterados (Imagem 11).

 

[Imagem 11- Tela Expedição]

 

Nova opção “Importar vários pedidos para o romaneio”, onde o usuário poderá importar vários pedidos

para um romaneio já criado, localizado em “Opções” (Imagem 12).

 

[Imagem 12- Tela Expedição]

 

Clicando no botão “Importar pedidos para o romaneio”, o sistema permite selecionar vários pedidos e importar para um romaneio já criado,

observe na imagem que a busca se da por romaneio (Imagem 13).

 

[Imagem 13- Tela Expedição]

 

 

Após selecionar em qual romaneio deseja adicionar o pedido selecionado clique em “Ok”, onde o sistema exibirá uma mensagem

de confirmação referente ao processo realizado (Imagem 14).

 

[Imagem 14- Tela Expedição]

 

 

Após clicar em SIM para inserir pedidos dentro de um romaneio já criado, o sistema validará o tipo de frete entre romaneio e pedido, conforme (Imagem 15).

 

[Imagem 15- Tela Expedição]

 

Na aba “Sugestão para carregamento#2” ao clicar com o botão direito do mouse o usuário encontrará novas opções sendo elas;

Cadastro do cliente, Cadastro de Representante, Visualizar esta Ordem, Manutenção nesta ordem, Liberação de Ordens, Rastreamento de Ordens, Enviar ordens ao RoutEasy e Visualizar no mapa,

caso o usuário tenha permissão (Imagem 16).

 

[Imagem 16- Tela Expedição]

 

As antigas funcionalidades de pesquisa de guia de carregamento e conferencia foram alteradas, apresentando novas nomenclaturas “Guia Carregamento” e “Conferência”,

podendo pesquisar ordens com guia, sem guia ou a opção “Todos”, suas funcionalidades permanecem as mesmas (Imagem 17).

 

[Imagem 17- Tela Expedição]

 

Pode ser efetuada a pesquisa das ordens que serão adicionadas ao romaneio, a pesquisa pode ser realizada por cliente, por representante, ordens liberadas e bloqueadas, todas as ordens e

por tipo de ordem (Imagem 18).

 

[Imagem 18- Tela Expedição]

 

 

  • Aba “Sugestão para carregamento#2” que representa a antiga aba montagem de roteiro de carga, tendo alterações somente no posicionamento

dos botões Filtrar, Simular, Processar e Itinerário, sendo realocados para o cabeçalho da tela, suas funcionalidades permanecem as mesmas (Imagem 19).

 

[Imagem 19- Tela Expedição]

 

  • Aba “Sugestão para carregamento #3” que representa a opção geração de romaneio, tendo alterações somente no posicionamento

dos botões Filtrar, Romaneio e Itinerário, suas funcionalidades permanecem as mesmas (Imagem 20).

 

[Imagem 20- Tela Expedição]

 

Outra melhoria que ocorreu foi em relação ao crivo “Limite de crédito”, o pedido ficará na cor laranja quando houver pedidos dentro do romaneio

em que limite de crédito do cliente foi ultrapassado, crivo (LC) (Imagem 21).

 

[Imagem 21- Tela Expedição]

 

Se o usuário tem permissão então basta acessar a opção “Liberação de ordens” e liberando o crivo LC, limite de crédito do cliente (Imagem 22).

 

[Imagem 22- Tela Expedição]

 

A tela “Liberação de ordens” será aberta diretamente no pedido que precisa ser liberado o crivo LC, ao liberar este crivo, automaticamente

é retirado a cor laranja do pedido e do romaneio (Imagem 23).

 

[Imagem 23- Tela Expedição]

 

 

FINANCEIRO - RECEBER

 

Melhorias na tela Importação de arquivo CNAB referente a títulos cancelados (SUP-41738)

 

Na tela 5.2.14 - Importação de arquivo CNAB, quando o arquivo de retorno vier com retorno de um título cancelado, será demonstrado o status de cancelamento (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Importação de arquivo CNAB]

 

 

Lançamentos a receber referente a desconsiderar atraso com vencimento no final de semana (SUP-43721)

 

Quando o vencimento de um título for em sábados e domingos este título não será mais considerado como vencido, no próximo dia útil ele ainda não constará como vencido.

Exemplo:

Título vence dia 27/02/21 - sábado, no domingo dia 28/02/21 ele ainda não estará vencido, tampouco dia 01/03/2021 - segunda-feira e primeiro dia útil.

 

Na tela 5.2.15 - Lançamentos a receber quando pesquisar somente títulos atrasados, os títulos nessa condição não serão mais apresentados (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Lançamentos a receber]

 

Também não ficará mais em vermelho como se estivesse vencido (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Lançamentos a receber]

 

Na tela 5.2.2 - Análise de crédito o título nessa situação não constará como vencido e não estará em vermelho (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Analise de crédito]

 

Na tela inicial, em títulos vencidos, este título também não será demonstrado (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Tela Inicial]

 

 

Alterações referentes a multa e juros CNAB 400 Banco do Brasil (SUP-45040)

 

Foi criado o registro detalhe tipo 5 para multa no CNAB 400 do Banco do Brasil.

O registro só será gerado quando existir multa cadastrada na carteira (Imagem1).

Posição 023 a 025 deve ir em branco.

 

[Imagem 1 - Tela cadastro de contas correntes]

 

 

FISCAL

 

Novas colunas valor desconto e valor contábil na tela Pesquisa de notas fiscais (SUP-42936)

 

Na tela 4.2.9 - Pesquisa de notas fiscais foram adicionadas as colunas “Vr Desconto” e “Vr Contábil” (Imagem 1), esses valores serão espelhados das telas “Cadastro de notas fiscais” quando for nota de saída ou reentradas e da tela Entrada de notas fiscais quando a nota for de entrada.

 

[Imagem 1 - Tela Pesquisa de notas fiscais]

 

Tela Cadastro de notas fiscais de onde serão espelhados os valores quando for saída ou reentradas (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Cadastro de notas fiscais]

 

Tela de Entrada de notas fiscais de onde serão espelhados os valores quando for entrada de nota (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Entrada de notas fiscais]

 

 

Manifestação do Destinatário CTe (SUP-41528)

 

Na tela 16.2.1 - Manifestação do Destinatário agora será possível realizar a consulta e manifestação de desacordo de CTe’s emitidos por terceiros (Imagens 1 e 2), onde a empresa selecionada estiver envolvida.

Ao clicar em “Consultar SEFAZ” o sistema agora realizará a consulta de NFe e CTe no ambiente nacional da SEFAZ.

Após consultar na SEFAZ, basta clicar em “Pesquisar Local” para trazer os documentos encontrados.

 

[Imagem 1 - Tela Manifestação do Destinatário]

 

[Imagem 2 - Tela Manifestação do Destinatário]

 

Como filtro da pesquisa local, foram adicionados os seguintes campos:

  • “Modelo”: Por padrão fica como “Todos”, mas pode ser selecionado o modelo do documento que deseja retornar na busca.

  • “Tomador CTe”: Por padrão fica como “Tomador”, porém existem a opção para trazer os CTe’s onde a empresa não é a tomadora do serviço.

  • Na grade dos documentos, foram adicionados os campos “Modelo”, “Tomador CTe”, “CNPJ Tomador CTe” e “Nome Tomador CTe”.

 

Na parte inferior, ao selecionar um CTe, serão exibidos os documentos que constam no XML do CTe.

Diferente da NFe, o CTe possui um único evento de manifestação, chamado “Prestação de serviço em Desacordo” que só deve ser feito pelo tomador do serviço em um prazo de até 45 dias a contar da data de autorização, o mesmo é exibido ao clicar com o botão direito sobre o documento.

O download do XML do CTe, diferente da NFe, não exige o registro da Ciência da Emissão para ser liberado.

As opções “Ciência da Emissão (NFe)”, “Confirmação da Operação (NFe)”, “Desconhecimento da Operação (NFe)” e “Operação não Realizada (NFe)” não funcionam para o CTe, bem como a opção “Prestação do Serviço em Desacordo (CTe)” não funciona para NFe.

A opção de “Exportar XML” e “Imprimir DANFe/DACTe” funcionam para ambos os modelos, desde que possuam XML.

A opção na “Entrada de Notas Fiscais” usada para importar NFe da manifestação do destinatário agora se chama “Manifestação” (Imagem 3) e além de importar NFe, também importará CTe.

 

[Imagem 3 - Tela Entrada de Notas Fiscais]

 

Foi feita uma modificação no comportamento dos registros dos eventos para NFe seguindo os dizeres do portal da SEFAZ (https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=yjOJMwFOkA0=):

  • Agora é possível registrar um evento por cima de outro evento.

Exemplo:

Se o usuário registrou o evento “Desconhecimento da Operação (NFe)”, porém após verificar melhor decidiu registrar o evento “Confirmação da Operação (NFe)”, o sistema agora irá permitir mediante uma confirmação de captcha do usuário, exibindo uma mensagem (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Tela Manifestação do Destinatário]



Conforme explicado no próprio portal, só é possível registrar o evento apenas uma vez, ou seja, se o usuário registrou o evento “Desconhecimento da Operação (NFe)” e depois “Confirmação da Operação (NFe)”, não será mais possível registrar novamente o evento “Desconhecimento da Operação (NFe)”, pois o mesmo já existe e esta vinculado a NFe.

Nesse caso o sistema até permite enviar, porém não será registrada essa mudança, pois a SEFAZ rejeita o registro junto a NFe (o sistema permite, pois o vínculo de evento pode ter sido feito através de outro sistema, não sabendo assim se o mesmo já existe para a NFe).

 

 

Adequação do arquivo Sped Contribuições para envio a contabilidade (SUP-41970)



Tela 10.2.17 - Sped Pis/Cofins foi criado um campo para selecionar se quer relacionar todos os CST´s das notas de serviço para os registros A (Imagem 1).

Por padrão o combo virá como “NÃO”.

 

[Imagem 1 - Tela Sped Pis/Cofins]

 

Ao selecionar a opção “SIM” será apresentada uma mensagem avisando que o arquivo será invalidado para o EFD Contribuições (Imagem 2), significando que este arquivo somente poderá ser utilizado para outros fins.

 

[Imagem 2 - Tela Sped Pis/Cofins]

 

Ao clicar no botão “Gerar arquivo“ outra mensagem reforçando o aviso será apresentada (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Sped Pis/Cofins]

 

 

Diferencial de alíquota (SUP-32413 e SUP-32417)

 

 

Na tela 10.1.17 - Cadastro de Códigos de Ajustes Fiscais (Imagem 1) foi adicionada uma grade para configuração por empresa do comportamento desejado para o código de ajuste na tela de entrada de notas.

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de Códigos de Ajustes Fiscais]

 

Esse comportamento será utilizado pelos botões na entrada de notas onde geram automaticamente os registros C195/C197;

A funcionalidade substituirá os seguintes parâmetros:

  • Código de ajuste estadual quanto a ST Antecipada;

  • Código de ajuste estadual quanto a ST Antecipada (Secundário);

  • Código de ajuste estadual quanto a ST não creditado;

  • Código de ajuste estadual quanto a Crédito ICMS Simples Nacional - C197 - Entrada de notas fiscais;

  • Código de ajuste estadual quanto a coluna Isentas/Não tributadas e Outras (Entradas);

Obs:

Foi criado um script que preencherá o conteúdo desses parâmetros na nova funcionalidade do “Cadastro de Códigos de Ajustes Fiscais”.

Além dos parâmetros substituídos, foram adicionadas as opções “DIFAL”, “FCP” e “FCP ST”;

Os parâmetros foram removidos, agora valerá o conteúdo da tela Cadastro de Códigos de Ajustes Fiscais.

 

Na tela de 2.2.4 - Entradas de Notas Fiscais foram adicionados novos campos e botões para preenchimento na aba SPED (Imagens 2 e 3).

 

[Imagem 2 - Tela Entradas de Notas Fiscais]


[Imagem 3 - Tela Entradas de Notas Fiscais]

 

  • Comportamento dos novos campos:

    • “DIFAL Base de Cálculo”: Mesmo valor da base de cálculo do ICMS;

    • “DIFAL Aliq. Origem”: Alíquota interna do estado de origem do Cliente/Fornecedor, já com redução de alíquota, se existir, do fornecedor.

    • “DIFAL Aliq. Destino”: Alíquota interna do estado de destino da Empresa, já com redução de alíquota, se existir, do fornecedor.

    • “DIFAL %”: Diferença positiva dos campos “DIFAL Aliq. Origem” - “DIFAL Aliq. Destino”;

    • “DIFAL Valor”: Resultado do cálculo ((“DIFAL Base de Cálculo” * “DIFAL %”) / 100);

 

  • Os novos campos somente serão calculados se atenderem os seguintes critérios:

    • Nota fiscal modelo NF ou NFE;

    • Finalidade = Normal;

    • Estado do Cliente/Fornecedor diferente da Empresa;

    • CFOP com classificação “Ativo Permanente” ou “Compra” com o campo “Uso e Consumo” marcado como “SIM”;

 

  • Comportamentos dos novos botões na aba “SPED”:

    • “DIFAL”: Verifica os itens que possuem o campo “DIFAL Valor” maior que zero e também possui um código de ajuste com o comportamento “DIFAL” para a empresa da entrada. Será preenchido o registro C195 com a descrição do ajuste e o registro C197 com o código de ajuste, alíquota do DIFAL “DIFAL %” e com o “DIFAL Valor”;

    • “FCP”: Verifica os itens que possuem o campo “FCP Valor” ou “FCP ST Valor” maior que zero e também possui um código de ajuste com o comportamento “FCP” ou “FCP ST” para a empresa da entrada. Será preenchido um registro C195 e C197 para FCP e outro para FCP ST, com a descrição do ajuste no C195 e o registro C197 com o código de ajuste, alíquota do FCP/FCP ST e com o Valor de FCP/FCP ST (será um registro separado para FCP e FCP ST, quando houver);

 

O SPED será gerado conforme o preenchimento da aba SPED da entrada de notas fiscais, sem alterações neste comportamento.

[Imagem 4 - SPED Fiscal]

 

 

Tela Cadastro de Naturezas da Receita do PIS/COFINS (SUP-44522)

Criada a tela 10.1.22 - Natureza da receita do PIS/COFINS (Imagem 1).

Anteriormente essas informações somente eram criadas via banco de dados.

 

[Imagem 1 - Tela Natureza da receita do PIS/COFINS]

Na aba Consulta será possível consultar os cadastro já existentes (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Natureza da receita do PIS/COFINS]

 

 

PCP

 

 

Etiquetas de controle de expedição (SUP-43400)

 

Na tela 8.2.4 - Ordem de fabricação foi criado o campo “Qtde Emb.” e a opção de emissão de etiquetas de controle de expedição (Imagem 1).

Ao gerar a etiqueta de controle de expedição pela tela Ordem de fabricação, a etiqueta poderá ser lida nos aplicativos conferencia.exe e conferência de saída pelo coletor.

O novo campo embalagem trará a quantidade de embalagem do cadastro de produto e não será permitido alterar.

 

[Imagem 1 - Tela Ordem de fabricação]

 

Ao abrir uma ordem de fabricação e informar as quantidades a serem fabricadas, o sistema trará a quantidade de embalagem do produto.

Para a geração das etiquetas o sistema dividirá a quantidade a fabricar pela quantidade da embalagem, gerando assim automaticamente as etiquetas para caixas.

Ao clicar como botão direito do mouse terá a opção para imprimir etiquetas de controle de expedição (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Ordem de fabricação]

 

Exemplo:

Quantidade a fabricar = 15

Quantidade da embalagem = 7

15/7, neste caso deveriam ser geradas 2,14 etiquetas, porém haverá um arredondamento gerando 1 etiqueta a mais, resultando três etiquetas de caixa.

 

O código de barras destas etiquetas terá a sigla CE que significa controle de expedição e seguirá um sequencial numérico começando por CE1.

Exemplo:

CE133, CE134, CE135, a próxima ordem de fabricação terá o sequencial de etiqueta CE136 (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Ordem de fabricação]

 

Ao clicar no botão imprimir, as etiquetas serão impressas.

Na impressão dessas etiquetas terá o código de barras, o número da ordem de fabricação (OF), usuário, data da fabricação e quantidade (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Impressão de etiquetas controle de expedição]

 

 

A tela controle de etiqueta de expedição poderá ser acessada também através da tela 8.2.17 - Manutenção de etiquetas controle de expedição.

Os campos pedido, origem, usuário da expedição, data expedição e hora da expedição somente serão preenchidos após a etiqueta ser lida nos aplicativos conferência.exe ou conferência de saída pelo coletor.

Após a leitura pelos aplicativos o campo “Utilizada” ficará igual a sim (Imagem 5).

 

[Imagem 5 - Tela Manutenção Etiquetas Controle Expedição]

 

Na tela Ordem de fabricação, se após a geração das etiquetas for necessário alterar a quantidade a fabricar e a quantidade for menor e ainda não tiver a leitura nos aplicativos será apresentada uma validação e as etiquetas já geradas serão estornadas (Imagem 6).

 

[Imagem 6 - Tela Ordem de fabricação]

 

Após alterada a quantidade a fabricar as etiquetas anteriores serão estornadas e geradas novas etiquetas (Imagem 7).

 

[Imagem 7- Tela Ordem de fabricação]

 

Se a alteração da quantidade a fabricar for para maior o sistema enviará uma mensagem se deseja gerar a diferença ou se deseja regerar tudo de novo (Imagem 8).

 

[Imagem 8 - Tela Ordem de fabricação]

 

Ao optar por gerar a diferença o sistema gerará somente o que estiver faltando para a nova quantidade (Imagem 9).

 

[Imagem 9 - Tela Ordem de fabricação]

 

Caso o usuário opte por apenas regerar tudo de novo, os sequenciais novos de CE serão gerados com uma nova numeração (Imagem 10).

 

[Imagem 10 - Tela Ordem de fabricação]

 

Após etiqueta ter sido gerada, conforme já mencionado, será necessária sua leitura pelos aplicativos conferencia. exe ou no conferencia de saída pelo coletor.

No conferência. exe ao ler a etiqueta de controle de expedição, não será permitido digitar quantidade, pois ela será lida uma única vez (Imagem 11).

 

[Imagem 11 - Conferencia.exe]

 

Se for lida novamente uma mensagem será apresentada ao usuário (Imagem 12).

Caso o usuário opte por estornar a quantidade lida, a etiqueta ficará disponível para nova leitura.

 

[Imagem 12 - Conferencia.exe]

 

Se o usuário bipar uma etiqueta que já foi utilizada em outro pedido também será enviada uma validação (Imagem 13).

 

[Imagem 13 - Conferencia.exe]

 

Após ter efetuado a conferência dos pedidos usando a etiqueta de controle de expedição e acessar novamente a tela manutenção de controle as etiquetas já estarão marcadas como utilizadas, e com o número do pedido em que as etiquetas foram lidas (Imagem 14).

 

[Imagem 14 - Tela Manutenção Etiquetas Controle Expedição]

 

Ao tentar gerar etiqueta para uma ordem de fabricação que a etiqueta já foi lida/utilizada, uma mensagem será envidada (Imagem 15).

 

[Imagem 15 - Tela Ordem de fabricação]

 

Ao tentar estornar uma ordem de fabricação que já possui etiquetas lidas/utilizadas também será apresentada uma mensagem (Imagem 16).

 

[Imagem 16 - Tela Ordem de fabricação]

 

Para o usuário “Super” foi criado um evento onde permite que uma etiqueta seja marcada como não lida e permite marcar para ser usada em outro pedido, para fazer uso desta funcionalidade basta ativar o evento (Imagem 17).

 

[Imagem 17 - Tela Usuários]

 

Este usuário com permissão no evento poderá com uma etiqueta que já foi utilizada/lida marcá-la como não lida, permitindo assim, que a mesma seja lida/bipada em outro pedido no conferencia.exe ou no conferencia de saída pelo coletor.

O botão lida e o menu marcar como não utilizada serão habilitados (Imagem 18).

 

[Imagem 18 - Tela Manutenção Etiquetas Controle Expedição]

 

No aplicativo conferência de saída pelo coletor também foi implementada a funcionalidade, basta selecionar a opção controle de expedição (Imagem 19).

 

[Imagem 19 - Coletor]

 

 

 

WMS

 

Paletização por cliente (SUP-43086)

 

Na tela 1.1.19 - Cadastro de produtos na aba paletização foi implementado a paletização por cliente.

O processo de paletização já existe, porém por produto, implementado na versão Notas de versão 1489.251 | Processo de paletização (SUP 34425).

Nesta versão foi implementado por cliente (Imagem 1).

 

[Imagem 1- Tela Cadastro de produtos]

 

Quando tiver marcado no produto uma paletização para o cliente, ao fazer uma venda o cálculo de pallets na digitação de ordens será efetuado visando este cliente (Imagem 2).

O cálculo utilizado para chegar na quantidade de pallet na digitação de ordens será o mesmo cálculo da paletização por produto, documentado na versão Notas de versão 1489.251 | Processo de paletização (SUP 34425).

 

[Imagem 2 - Tela Digitação de ordens]

 

Para quem utiliza a paletização por produtos, as informações estarão disponíveis ao lado esquerdo da tela (Imagem 3) e não houve alteração nos cálculos.

 

[Imagem 3 - Tela Cadastro de produtos]

 

Os botão copiar cliente abrirá a tela de cadastro de cliente para inserir um ou mais clientes na paletização (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Tela Cadastro de produtos]

 

Ao copiar para cliente, serão copiadas as informações do cliente anterior, se houver (Imagem 5).

 

[Imagem 5 - Tela Cadastro de produtos]

 

O botão copiar para produtos copia a paletização e os cliente de um produto para outro produto (Imagem 6).

 

[Imagem 6 - Tela Cadastro de produtos]

 

Se insirida a informação de paletização no produto e em cliente ao mesmo tempo, o sistema irá respeitar o que está no produto para todos e a configuração de cliente para cliente específico (Imagem 7).

 

[Imagem 7 - Tela Cadastro de produtos]

 

 

Coletor

 

Melhoria no processo de separação de mercadoria (SUP-33894)

 

Nos aplicativos conferência.exe e conferência de saída pelo coletor será possível conferir o item semiacabado da ficha técnica.

No cadastro de produtos, na aba semiacabado foi criada uma coluna chamada conferência (Imagem 1).

No conferencia.exe esta alteração foi implementada somente para quem não utiliza o módulo WMS.

 

[Imagem 1 - Tela Cadastro de produtos]

 

Quando a colunas separação e conferência estiverem com sim, ao conferir o produto vendido no aplicativo conferencia.exe, será exibido para conferência os semiacabados da ficha técnica.

Ao abrir o conferência.exe foi criada uma coluna chamada separação, marcando como sim os itens que são de separação e deverão ser lidos e conferidos assim como produto principal (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Conferência]

 

Se no cadastro de produto o campo separação estiver marcado como sim e o conferência estiver igual a não, o sistema seguirá seu fluxo normal, onde ao invés de listar os produtos semiacabado no conferencia.exe será demonstrada uma lista dos itens de

separação, comportamento atual do sistema (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Cadastro de produtos]

 

Ao deixar a coluna conferência igual a não, a ficha técnica do produto (semiacabados) não será apresentada no aplicativo conferencia.exe e sim somente no final da conferência para exibir as quantidades dos produtos a serem separados (Imagem 4).

 

[Imagem 4 - Conferência]

 

Se optar para alguns semiacabados sim e pra outros não no campo conferência, somente serão demonstrados na grade os produtos que estão com conferência igual a sim.

Para os semiacabados que estiverem com o campo conferência igual a não, após encerrar a conferência serão exibidos na tela de separação dos itens para não serem conferidos (Imagens 5, 6 e 7).

 

[Imagem 5 - Tela Cadastro de produtos]

 

[Imagem 6 - Conferência]

 

[Imagem 7 - Tela Conferência]

 

No aplicativo conferência de saída houve também a mesma implementação.

Foi criada uma aba chamada separação que seguirá o mesmo comportamento do conferencia.exe (Imagens 8 e 9).

 

[Imagem 8 - Coletor]

 

[Imagem 9 - Coletor]

 

Para facilitar aos usuários que desejam fazer uso desta nova implementação, foi criada a atualização em massa da ficha técnica para atualização em massa destes novos campos (Imagem 10, 11 e 12).

 

[Imagem 10 - Tela Atualização em massa da ficha técnica]

 

[Imagem 11 - Tela Atualização em massa da ficha técnica]

 

[Imagem 12 - Tela Atualização em massa da ficha técnica]

 

 

CHANGELOG

47563, 47881, 47929, 47941, 47995, 48044, 48057, 48110, 48145 e 48198.