Notas de versão 1489.201


 

 

COMERCIAL - VENDAS


3423 - Inclusão de novos campos na manutenção de tabelas de preços (SUP-17958)


Na tela 3.2.22 - Manutenção de tabelas de preços foram incluídos os campos Vr custo, NCM, EAN13 e DUN14 (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Manutenção de tabelas de preços]

 

A exibição do custo depende do evento de usuário “Exibir custo do produto“ (Imagem 2);

 

[Imagem 2 - Manutenção de Usuários]


O custo demonstrado será o mesmo custo escolhido no parâmetro Tipo de custo para markup (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Parâmetros]



4663 -  Opção para Pedido Programado nas ordem de venda (AFV/ERP) (SUP-27552)

 

Foi criada na tabela AND_HISTPEDCAB (Tabela de importação do AFV) um campo HPC_FAT_PROGRAMADO, onde o AFV irá gravar 'S' ou 'N', para informar se o pedido possui faturamento programado.

Após realizar a importação para o ERP, essa informação irá para a tabela GRADE no campo GRA_FAT_PROGRAMADO.

Na digitação de ordem, foi criada a opção "Fat. programado" (Imagem 1) para informar se o pedido é programado ou não, onde somente usuários que possuem a liberação do evento de tela (Imagem 2) poderão alterar esta informação .

 

[Imagem 1 - Tela Digitação de ordens]


[Imagem 2 - Manutenção de Usuários]

 

Se o "Fat. programado" estiver selecionado não será possível alterar a data de entrega do pedido.

No faturamento:

  • Diretamente pela digitação de ordem não será possível faturar se o "Fat. programado" estiver selecionado e a data da entrega for maior que hoje.

  • Pela expedição não será possível faturar se alguma ordem existente no romaneio estiver marcada como faturamento programado e sua data de entrega for maior que a data de saída . O sistema irá apresentar uma mensagem demonstrando os pedidos programados e suas respectivas datas de entrega (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Expedição]


Se o pedido estiver programado, mas sua data de entrega for menor ou igual a data de saída o faturamento será feito normalmente.

Para pedidos digitados direto no ERP e que não desejam utilizar a nova opção para pedidos programados basta manter o campo de Fat. Programado sem marcar.

Os pedidos que vierem sem data de entrega e estiverem como programado seguirão a configuração do parâmetro "Dias após a digitação para data de entrega se não informada" para preenchimento da data de entrega.



4673 -  Opção para Pedido Parcial/Completo para ordem de venda (AFV/ERP) (SUP-26127)


Criado campo HPC_AUTORIZA_FAT_PARCIAL na tabela AND_HISTPEDCAB que será alimentado pelo AFV na importação de pedidos e criado na tabela GRADE o campo GRA_AUTORIZA_FAT_PARCIAL que receberá a informação na importação do pedido.

Este campo receberá "S" ou "N", indicando se o pedido poderá ou não ser faturado parcial.

Na tela de Digitação de Ordens foi criado "Fat. Parcial" (Imagem 1).

 

[Imagem 1 - Tela Digitação de ordens]

 

Somente usuários que possuírem liberação através do evento de tela "Permite alteração de pedidos importados do AFV." (Imagem 2) poderão alterar essa informação.

 

[Imagem 2 - Manutenção de Usuários]

 

Na criação de novas ordens esse campo virá por padrão como "S", mantendo o comportamento atual.

Para não permitir que seja faturado parcialmente quando estiver como Não, o sistema bloqueará o corte de itens do pedido.

  • Na importação de pedidos android → Se entre os pedidos selecionados algum não puder sofrer o corte, nenhum item será importado e o sistema mostrará uma mensagem informando qual/quais pedidos impediram a importação (Imagem 3);

  • Na expedição → Não permitirá fazer corte automático ou por estoque de nenhum pedido do romaneio se ao menos um pedido não permitir faturamento parcial.  O sistema mostrará uma mensagem informando qual/quais pedidos impediram a operação (Imagem 4);

  • Na digitação de ordem → Não permitirá fazer corte nem alterações na grade. Para fazer essas alterações, deverá alterar o combo "Fat. Parcial" para SIM (somente com permissão de usuário) (Imagem 5);

  • Na manutenção de ordens → A opção “Exportar os itens selecionados para outra ordem“ não irá ser realizada se o pedido não permitir faturamento parcial, emitindo uma mensagem de aviso (Imagem 6).

  • No coletor → Não permitirá fazer corte automático se algum pedido do lote não permitir. O sistema mostrará uma mensagem informando qual/quais pedidos impediram a operação (Imagem 7);

 

[Imagem 3 - Tela Guarani móvel - Android - importação de dados]

 

[Imagem 4 - Tela Expedição]

 

[Imagem 5 - Tela Digitação de ordens]

 

[Imagem 6 - Tela Manutenção de ordens]

 

[Imagem 7 - Coletor]

 

Também foi criada uma validação na análise de corte para informar ao usuário se algum pedido gerado não estiver dentro das políticas de valor mínimo da ordem e valor mínimo da parcela referente aos parâmetros "Valor mínimo do pedido" (CM_VLR_PEDIDO_MINIMO) (Imagem 8 ) e "Valor parcela Mínimo" (CM_VLR_PARCELA_MINIMA) (Imagem 9).

 

[Imagem 8 - Parâmetros]

 

[Imagem 9 - Parâmetros]

 

O sistema não irá impedir a ordem de ser criada, somente irá informar que existe pedido(s) fora da política de valores mínimos (Imagem 10).

 

[Imagem 10 - Tela Análise de cortes]

 


COLETOR



4705 - Melhoria na expedição pelo coletor (SUP-28298)


Foi criado o parâmetro “Liberar Expede com Checkout parcial no romaneio?” (Imagem 1).

Com esse parâmetro, se habilitado e houver um pedido dentro do romaneio que ainda não foi efetuado o checkout, poderá ficar disponível na expedição pelo coletor. Assim o usuário poderá efetuar a expedição dos pedidos que já foram conferidos.



[Imagem 1 - Tela parâmetros guarani]

 

Na expedição do coletor o Romaneio ficará disponível para conferência mesmo tendo pedidos a serem conferidos no checkout (Imagem 2).


[Imagem 2 - Coletor- expedição]



 

Na tela 4.2.6 - Expedição o processo continuará o mesmo e as validações também, ou seja caso tenha dentro de um romaneio algum pedido ainda não conferido no checkout, não será possível prosseguir com o faturamento (Imagem 3).

 

[Imagem 3 - Tela Expedição]



FINANCEIRO - PAGAR


4655 - Inclusão da conta corrente do favorecido no lançamentos a pagar (SUP- 28568)

 

Foi incluído na tela 1.1.9 - Cadastro de Fornecedores, aba dados financeiro a opção para cadastrar várias contas bancárias.

A conta marcada como padrão "SIM" é considerada no fechamento de comissão e na geração do PagFor (Imagem 1).



[Imagem 1 - Tela Cadastro de fornecedores]

 

Na tela 6.2.6 - Lançamentos a pagar foi criada uma aba "Dados do Favorecido" que ao selecionar o fornecedor pra efetuar o lançamento de um título o sistema irá trazer as contas correntes que foram informados no cadastro com os nomes dos favorecidos (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Lançamentos a pagar]


Ao clicar no banco para informar a conta corrente serão demonstrados os favorecidos e as contas cadastradas para seleção (Imagem 3).


[Imagem 3 - Lançamentos a pagar]

 

O favorecido selecionado ficará marcado no título e será mostrado nos relatórios do contas a pagar (Imagem 4).

 

[Imagem 4 -Tela Lançamentos a pagar]



FISCAL

 

4540 - Melhoria para entrada de notas fiscais devolução cliente (SUP-9444)

 

Na tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais foram criadas duas novas opções para controlar se os valores de IPI, ST e Desp. Acessórias poderão ser alterados, "Não recalcular IPI e Despesas Acessórias" e "Não recalcular ST" (Imagem 1).

Se selecionados, o sistema não irá realizar o recálculo, assumindo o que for digitado nos campos. Por padrão as duas opções virão desmarcadas.

 

[Imagem 1 - Tela Entrada de notas fiscais]


Na tabela NF_COMPRA será gravado 'S' caso a entrada seja confirmada com informação manual dos impostos e 'N' caso os cálculos tenham sido feitos pelo sistema.

Se as duas opções forem marcadas e tentarem habilitar o recálculo será apresentada uma mensagem (Imagem 2).

 

[Imagem 2 - Tela Entrada de notas fiscais]


Ao clicar em qualquer uma das opções, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação (Imagem 3).


[Imagem 3 - Tela Entrada de notas fiscais]

 

Na geração dos registros C195/C197 para ST antecipada e ST não creditada, se estiverem marcadas as opções de não efetuar o recálculo os campos Calculo de ST devem estar como:

  • Calcula e não destaca para ST antecipada

  • Calcula destaca e soma para ST não creditada (Comportamento ST = Não tem crédito)

 

4636 - Alterações SPED Fiscal 2020 (SUP-29224)

 

Foram criados os seguintes registros para geração SPED Fiscal (Imagem 1):

  • 0002 - Classificação do Estabelecimento Industrial ou Equiparado a Industrial;

  • C180 - Informações complementares das operações de entrada de mercadorias sujeitas à substituiçãotributária (código 01, 1B, 04 e 55) - Traz dos valores de ST (Pago ou Retido) referente ao item da entrada que movimentou estoque.;

  • C185 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (Código 01, 1B, 04, 55 e 65);

  • C330 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (Código 02);

  • C380 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (Código 02);

  • C430 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (Código 02, 2D e 60);

  • C480 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (Código 02, 2D e 60);

  • C810 - Itens do documento do Cupom Fiscal Eletrônico – SAT (CFE-SAT) (Código 59): Registro criado para ser possível o preenchimento do Registro C815. Esse registro só é preenchido se houver um Registro C815;

  • C815 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (CF-E-SAT) (Código 59);

  • C870 - Itens do resumo diário dos documentos (CF-E-SAT) (Código 59): Necessário para gerar o Registro C880;

  • C880 - Informações complementares das operações de saída de mercadorias sujeitas à substituição tributária (CF-E-SAT) (Código 59);

  • H005 - Adicionado o motivo “06” que é preenchido quando a opção “Reg. 1250 – Possui informações consolidadas de saldos de restituição, ressarcimento e complementação do ICMS?” estiver como sim;

  • H030 - Criado contendo a média de ST dos produtos das notas de entrada até a data final do inventário;

  • 1010 - Adicionado opção na tela para preenchimento do campo “IND_REST_RESSARC_COMPL_ICMS”. “Reg. 1250 – Possui informações consolidadas de saldos de restituição, ressarcimento e complementação do ICMS?”

  • 1250 - Registro novo criado com somatório do registro 1255;

  • 1255 - Registro novo criado com somatório dos registros: C185, C330, C380, C430, C480, C815 e C880.

Os registros C185, C330, C380, C430, C480, C815 e C880 referem-se aos valores de restituição ou complementação baseado nos modelos de saída de cada um. Adicionado a opção “Campo VL_UNIT_ICMS_OP_CONV obrigatório nesses registros.
Os valores serão preenchidos respeitando a seguinte regra:
Saída para Consumidor Final/Pessoa Física ou Fora do Estado que no CFOP o campo “REST/ST” esteja como “SIM” e o item tenha tido entrada com ST até a data de saída, fazendo a média dessas entradas.

Campos incluídos C500:

  • 28 - CHV_DOCe

  • 29 - FIN_DOCe

  • 30 - CHV_DOCe_REF

  • 31 - IND_DEST

  • 32 - COD_MUN_DEST

  • 33 - COD_CTA

 

[Imagem 1 - Tela Sped Fiscal]

 


CHANGELOG

30702, 31036, 31106, 31253, 31272, 31326, 31336, 31788, 32243, 32365 e 32389.