"Cadastro de Plano Financeiro"
Ocorrência
Cadastro de Plano Financeiro.
Solução
Os planos financeiros são de extrema importância para a empresa, pois estarão configurados em todo o sistema representando as receitas (centro de lucro) e despesas (centro de custo), podendo assim visualizar o resultado da empresa pelo DRG (lucro ou prejuízo)
Necessário cadastrar todos os centros conforme distribuição da empresa pela tela “1.1.1 - Cadastro de Plano Financeiro”.
Ao clicar em incluir terá as seguintes opções (Imagem 1):
CRÉDITO: O valor será adicionado na respectiva conta;
DÉBITO: O valor será subtraído na respectiva conta.
DESPESA VARIÁVEL: Somente indicativo;
DESPESA FIXA: Somente indicativo (Imagem 2).
Tipos de Centro de Lucro (Imagem 3).
Imposto s/ Venda: Quando selecionada esta opção, o centro de custo constará na parte das receitas debitando destas, pois são impostos sobre as vendas, ou seja, devem debitar da receita;
Custo de Mercadoria Vendida “Despesa DRE”: Esta opção retira a conta do DRE. Neste campo subentende-se que o valor dessa conta já encontra-se em “Custo de Mercadoria”;
Despesas: Constará no DRG e “Demonstrativo” na parte de despesas, debitando do resultado geral;
Não participa dos resultados: Não constará no DRG e consequentemente não participará dos resultados.
Conta Contábil: Inserida pelo cliente caso utilize esta informação;
Inativo: Não constará mais no DRG, “Demonstrativo” e nas opções de configurações no sistema;
Outras receitas: Exclusivo para centro de lucro. Refere-se a um centro que não faz parte da atividade principal da empresa, por exemplo, vendas de ativos imobilizados e outros.
Caso a empresa necessite de controle dos custos de absorção, ou seja, considerar como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Será necessário cadastrar os centros como “OPERACIONAL” e assim configurar como “OFICINA”, “AUXILIAR” ou “PRODUTIVO”. Também será necessário inserir os rateios que deseja em “%” porcentagem de cada centro cadastrado, assim poderá apurar estes custos pela tela “8.2.15 - Apuração dos Custos Operacionais”.
Este caso ocorre quando o cálculo do custo de um produto considera, além dos gastos diretos como matéria prima, todos os outros custos envolvidos para possibilitar a produção da mercadoria, por exemplo, o aluguel do pavilhão onde se encontra a fábrica. Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.
IMPORTANTE: É necessário que sempre tenha uma categoria, ou mais se desejar totalizando 100%, associada como padrão em todos os centros de custos/lucros para que os valores constem no DRG (Imagem 5).
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui