Funcionalidade tela "Importação de Arquivo DDA"
Ocorrência
Funcionalidade da tela “Importação de Arquivo DDA”.
Solução
No sistema, a tela “Importação de Arquivo DDA” (Débito Direto Autorizado) para que os lançamentos realizados no sistema tenham integração com os boletos de débito autorizados com o banco, essa implementação foi desenvolvida para os bancos: BRADESCO, ITAÚ e BANCO DO BRASIL (Imagem 1).
Na tela “Importação de Arquivo DDA” ao clicar no botão “Importar”, quando importar o arquivo DDA, o sistema enviará uma validação de informação e confirmação de importação do arquivo (Imagem 2).
Quando clicar no botão “Sim” uma mensagem será emitida e todos os arquivos descem para parte de baixo da tela (Imagem 3).
Inconsistências - Constará os lançamentos que forem localizados no sistema mas que constam alguma divergência entre o arquivo DDA e o Guarani.
Na aba “Inconsistências”, os lançamentos podem conter divergências no valor do lançamento, vencimento ou emissão do título, o sistema irá selecionar em vermelho os campos que estão com divergências (Imagem 4).
Uma das inconsistência é em relação ao vencimento do título no Guarani e o vencimento do lançamento informado no arquivo (Imagem 5).
Será necessário entrar no lançamento na tela “Lançamentos a pagar”, ajustar as inconsistências seja de vencimento, emissão ou valor.
Foi criado um evento de permissão para os usuários que poderão aceitar o arquivo com divergência (Imagem 6).
Quando o evento estiver habilitado para o usuário, ao clicar com o botão direito do mouse, o menu aceitar divergência estará liberado (Imagem 7).
Ao clicar em “Aceitar Divergência”, mesmo o sistema mostrando que o valor, o vencimento ou a emissão do título no Guarani não está igual ao arquivo DDA, o seu código de barras será gravado na tela “Lançamentos a pagar”.
O lançamento sai da aba de inconsistências e vai para aba de importados e é exibido o código de barras que será gravado (Imagem 8).
Não localizados: São os títulos que não constam lançados no sistema ou que tem divergência no campo “Documento NF”.
O sistema Guarani não aceita traços, barra, espaço, letra ou outros tipos de caracteres pois a validação é feita nos lançamentos da tela “Lançamentos a pagar”, que é permitido somente o número do documento NF (Imagem 9).
No entanto, pode ser que no arquivo DDA do banco o campo “Documento” venha preenchido com espaço, barra ou traço. Neste caso, o banco enviou o número do documento (NF) com espaço e traço, então é necessário editá-lo para ficar da forma correta (Imagem 10).
Para ajustar as inconsistências deste documento (NF), foi criado o evento de permissão de usuário “Permite editar os registros não localizado e com inconsistências em tela” (Imagem 11).
Quando este evento de permissão do usuário estiver habilitado, o ícone de editar será habilitado pra “Editar” o campo “Documento NF”, o usuário poderá ajustar para resolver a inconsistência.
Importados: São os lançamentos que foram localizados dentro do sistema na tela “Lançamentos a pagar”.
Na aba “Importados”, entram automaticamente os lançamentos que foram localizados no sistema, e seu código de barras já será gravado na tela “Lançamentos a pagar” (Imagem 12).
Se o arquivo já foi importado, o sistema avisará que foi importado e se deseja importar novamente (Imagem 13).
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui