Como cadastrar layout EDI.
Ocorrência
Dúvida sobre como utilizar, configurar e cadastrar as telas “2.13 - Cadastro de Layout EDI e 4.1.3 - Cadastro de Layout EDI Proceda”.
Solução
A tela “4.1.3 - Cadastro de Layout EDI Proceda”, permite o cadastro, porém apenas para o tipo “NOTFIS 5.0” de outros modelos, como já estabelecido na caixa de seleção “Tipo EDI” (Imagem 1).
Para inserir os campos, clicar na coluna correspondente na grade, após a gravação do cabeçalho com informações de descrição e como será o nome do arquivo. O “Registro” será importante para criar a árvore na geração do arquivo, devendo inserir sempre o pai deste. Caso seja a primeira linha, não informar um pai (Imagem 2).
Na inserção de campos de cada registro, uma lista limitada de campos no Guarani é apresentada. Ou seja, caso outros campos precisem ser utilizados, além dos das tabelas “EMPRESA, NF, NFITENS e ROMANEIO” que aparecem, uma melhoria deverá ser aberta (Imagem 3).
Esse layout é utilizado na Expedição, no botão “Romaneio”, devendo selecionar de 1 a 200 romaneios. A opção só aparece quando ao menos 1 layout cadastrado existe (Imagem 4).
A tela “2.1.3 - Cadastro de Layout EDI” possui alguns problemas de layout e usabilidade, mas também pode ser utilizada. O cadastro é realizado basicamente da mesma forma da tela comentada acima, porém só existe um tipo de registro para cabeçalho e um para itens (os chamados dígitos). Para os itens, levando a coluna de grupo de volta ao lugar, pode-se inserir os registros de cabeçalho de itens (Imagem 5).
Assim como na tela “4.1.3 - Cadastro de Layiut EDI Proceda”, os campos possíveis para uso são limitados, nesse caso para as tabelas “GRADE_COMPRA, ITENS_COMPRA, TPPED, PRODUTOS, FORNECEDORES e EMPRESA” (Imagem 6).
Pode-se arrastar a coluna “Grupo” para distinguir as informações de acordo ao layout (Imagem 7).
O uso desses layout fica na autorização de ordens de compra, no botão “Exportar EDI”, devendo selecionar ao menos 1 pedido. Caso não exista layout para o fornecedor do pedido, o sistema irá perguntar se pode-se utilizar o marcado como padrão (Imagem 8).
Lembrando que a tela “3.2.40 - Exportação integração de dados” também possui alguns layouts de exportação prontos, pode ser que algum seja o da necessidade do cliente. Esses layouts não são editáveis a nível de usuário e são exportáveis na própria tela (Imagem 9).