[manual] Desmarcar Cancelamento de NF-e
Ao transmitir um Cancelamento de Nfe pelo Guarani, caso seja apresentadas rejeições no envio, e esse cancelamento não possa mais ser transmitido, pois o prazo foi expirado, para retirar a NF da tela de Transmissão no Guarani pode ser utilizada a opção de Desmarcar cancelamento.
Essa opção irá retirar a nota fiscal da tela de Emissão de Notas fiscais eletrônicas, e retira da nota fiscal a marcação de ‘Cancelada’ – para que fique normal, assim como está no site Sefaz.
*Lembrando que se o pedido vinculado à NF estiver cancelado, esse processo não refaz o status do pedido, nem lança novamente o contas a receber.
Seguem as instruções abaixo:
Selecionar a Nota Fiscal com o botão direito, utilizar a última opção ‘Desmarcar cancelamento’:
A mensagem de confirmação será exibida abaixo:
Posteriormente será exibida uma mensagem perguntando se usuário deseja gerar uma nota fiscal de reentrada para essa NF que não pôde ser cancelada:
Em caso negativo, o sistema vai desmarcar o cancelamento da nota e retirá-la da tela de emissão.
Em caso positivo, além de desmarcar o cancelamento e retirá-la da tela de emissão, automaticamente o sistema irá gerar uma NF de reentrada (aparecerá apenas para notas fiscais que vieram de pedido):
A NF-e de saída permanecerá na tela de Manutenção de Notas fiscais eletrônicas:
Observações Importantes sobre a transmissão de cancelamento:
Caso ao tentar transmitir o cancelamento da NF, seja apresentada mensagem de rejeição na parte Inferior da tela de emissão, deve sempre ser verificado o motivo pelo qual a Sefaz rejeitou o cancelamento.
Muitas vezes ainda é possível corrigir antes da transmissão da NF, outras vezes o prazo para cancelamento já expirou e será necessário desmarcá-lo no sistema.
Lembrando também que a ação a ser tomada quando o cancelamento é rejeitado, pode ser verificado junto a contabilidade da empresa, ou responsável.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui