[manual] Nota fiscal complementar e ajuste

Para emitir nota fiscal complementar ou de ajuste no Guarani, deve ser utilizada a tela Cadastro de Notas Fiscais.

Nesta tela, as informações são digitadas manualmente pelo operador.

1 ) Ao clicar no botão NOVO, o sistema irá habilitar os campos para iniciar a digitação da nota fiscal. Primeiramente são preenchidas as informações do cabeçalho: Empresa, Cliente, Endereço:

2) Em seguida, deverão ser preenchidas as informações referentes ao transporte, através da aba “Transporte – Volumes Transportados”.

3) Após os procedimentos acima, o operador irá incluir o item referente ao complemento/ajuste desejado. Na grade onde se encontra o item, nos campos referente aos impostos deverão ser informados apenas o que precisa ser complementado/ajuste, de acordo com as orientações do contador/responsável fiscal.

Na grade dos itens, devem ser preenchidos os campo Referência (neste tipo de NF, não é necessário pegar um produto do cadastro, sendo assim, pulamos o campo “Produto” e no campo “Referência” digitamos um código simbólico, que não exista em cadastro); Descrição, Emb. (pode ser digitado a sigla UN), Class. Fiscal, Qtde, e os campos referente o imposto que será complementado (exemplo, Alíq. ICMS, Base ICMS, Valor ICMS...).

4) Após preenchidas essas informações, na Aba “Nota Complementar”, deverá ser informado o tipo da nota fiscal 2–Nota fiscal complementar caso a NF emitida seja de complemento ou 3 - Nota Fiscal de Ajuste caso a NF seja de ajuste e também a chave referenciada (ou seja, a chave da nota fiscal a qual a esta NF complementa). Nesta opção o sistema irá abrir a tela de Manutenção de Notas fiscais Eletrônicas para seleção.

Após efetuados estes passos, basta verificar se os totais e as informações gerais da NF estão ok, e salvá-la. Ao fechar a tela de cadastro, essa nota estará disponível para transmissão na tela de Emissão de notas fiscais eletrônicas.

Obs: Lembrando que todas as informações preenchidas são de responsabilidade do operador e todas as informações relativas aos impostos devem ser verificadas junto um responsável fiscal.