[manual] Manutenção de Tabelas de Preços.
A tela “Manutenção de tabelas de preços” (3.2.22) é utilizada para a criação das tabelas de preços que serão utilizadas para a venda dos itens. É possível criar diversas tabelas e parametrizá-las de acordo com a necessidade da empresa. Os preços dos produtos devem ser formados previamente na tela “Planilha de formação de preço” (2.2.10).
Caso o produto selecionado para inserir na tabela não tenha preço formado na “planilha de formação de preços” é necessário informar o seu valor manualmente.
Para configurar uma nova tabela de preços, primeiramente é necessário montar seu cabeçalho na parte superior da tela, clicando no botão “Incluir”:
1. Código da tabela, gerado automaticamente pelo sistema após salvar o cabeçalho.
2. Com esta opção marcada, a tabela estará ativa, ou seja, válida. Para inativar uma tabela, basta desmarcar esta opção. O sistema não permite a exclusão de uma tabela de preços; assim, quando uma tabela de preços não é mais válida, ela deve ser inativada.
3. Marcando a opção "valores fixos" o sistema não permitirá que o preço de tabela dos produtos seja alterado pelo usuário durante a digitação da ordem. O usuário poderá aplicar descontos ou acréscimos em percentual, mas o valor do item não poderá ser alterado manualmente; seja no ERP ou no sistema força de vendas.
4. Descrição (nome) dado para tabela.
5. Essa opção só deverá ser marcada para tabelas de preço utilizadas em vendas para uma única UF (estado). Caso esta opção esteja marcada no momento de gerar a tabela, o sistema irá retirar o valor da ST calculado na planilha e colocar o valor da ST da UF (estado) de destino. Deixe a opção desmarcada para respeitar o que foi definido na planilha.
6,7,8. - Selecione para quais praças a tabela de preço estará disponível
9. Campo referente a industrialização
10. Data inicial de validade da tabela de preço em questão. A tabela de preço só estará disponível para utilização quando dentro do prazo de validade (datas inicial e final).
11. - Data final de validade da tabela de preço. Não será possível utilizar a tabela de preço caso ela esteja fora do prazo de validade.
Após configurar todos os campos acima (informações sobre a tabela) clicar no botão “Gravar” para iniciar a parametrização da tabela:
12. Permissão por estado (UF). Apenas os clientes que pertencem á estados informados nesta aba terão permissão de usar a tabela de preço em questão:
13. Permissão da tabela por condições de pagamento. Devem ser informadas as condições de pagamento (prazos) nas quais será possível realizar vendas com a tabela em questão. Caso determinada condição não esteja informada, não será possível utilizar esta tabela de preço em vendas com esta condição. As informações aqui disponíveis são provenientes do "cadastro de condições de venda".
14. Permissão da tabela por cobrança. Devem ser informadas as cobranças na quais será possível utilizar a tabela de preço em questão. Caso algum tipo de cobrança não esteja informado, não será possível utilizar a tabela de preço em questão em ordens que tenham este tipo de cobrança. As informações aqui disponíveis são provenientes do "cadastro de tipos p/ cobrança (receber)".
15. Permissão da tabela por empresa. Devem ser informadas as empresas nas quais será possível utilizar a tabela. Caso alguma empresa não esteja informada, não será possível utilizar a tabela para essa empresa.
Após finalizar a parametrização da tabela (OU para realizar a alteração de preços em tabelas existentes) deve iniciar a inclusão de itens:
Abaixo é exibido onde é possível lançar manualmente um produto para ser incluído na tabela de preços.
Deve digitar o código do produto > Enter > Selecionar a empresa para buscar o preço (de acordo com a planilha de formação de preço) > Enter > Enter > Produto está inserido na tabela e disponível para venda.
Para inserir diversos produtos:
Opções -> Gerar
Irá abrir a seguinte tela:
16. Filtros gerais para buscar os produtos, ou seja, para facilitar a inclusão de itens similares como por exemplo produtos com o mesmo Fornecedor.
Lembrando que o campo Empresa para busca dos preços é de preenchimento obrigatório e vai determinar a empresa para buscar o preço de acordo com a planilha de formação de preços.
17. Comportamento do preço de venda com respeito á ST. Se refere ao comportamento que o sistema irá adotar no momento de incluir os valores dos itens na tabela de preço que está sendo gerada.
17. A) Não retira valor ST, permanece custo final atual: Sistema irá manter o valor final juntamente com a ST, caso haja. Essa definição foi feita previamente na "planilha de formação de preços"
17. B) Retira o valor da ST do custo final e refaz o preço de venda: O valor da ST será removido do custo da mercadoria e o preço refeito sem considerar esse imposto.
17. C) Respeita parâmetro na planilha de formação de custos a cada produto: Sistema irá respeitar o que foi definido previamente na "planilha de formação de preços" para cada item.
18. Comportamento no momento de gerar a tabela em relação aos itens já existentes:
18. A) O sistema vai apagar todos os itens da tabela atual e gerar uma nova tabela com base nos produtos selecionados na grade, ou seja, remover os itens existentes e adicionar APENAS o que você está inserindo.
18. B) Vão inserir apenas os itens que estiverem selecionados de acordo com o filtro realizado na grade mantendo os demais itens na tabela. Caso algum item já existente na tabela não esteja selecionado na grade, ele não sofre alteração, permanece na tabela
19. Percentual a ser aplicado no preço. Informando um percentual (positivo ou negativo) neste campo, o sistema irá aplicar este percentual sobre o preço do produto que está definido na "planilha de formação de preços". Com isso, ao inserir os produtos na tabela, o valor deles será alterado de acordo com o percentual aqui definido. Caso não seja informado percentual, o valor que entrará na tabela será o mesmo definido na "planilha de formação de preços". Para incluir percentuais positivos, basta informar o numeral. Para percentuais negativos, coloque o símbolo menos (-) na frente do numeral.
20. Botão para realizar a busca de acordo com todos os campos acima preenchidos.
21. Depois de selecionados os itens que irão compor a tabela, clique no botão "Gerar" para gerar a tabela de preço.
22. Agora após inserir os produtos na tabela de preço, basta selecionar os itens e aplicar o comissionamento:
Após inserir todos os dados ficarão ordenados da seguinte maneira:
23. Política de comissionamento associado ao item.
24. Fornecedor do item em questão - informação proveniente do cadastro de fornecedores e associada ao cadastro do produto.
25. Grupo do produto - informação proveniente do cadastro de grupos de produtos e associado no cadastro de produtos.
26. Segmento do produto - informação proveniente do cadastro de segmentos e associado no cadastro de produtos.
27. Linha do produto - informação proveniente do cadastro de linhas e associado no cadastro de produtos
28. Referência/Código do produto
29. Descrição do produto
30."Desconto promocional". Neste campo pode ser informado um percentual para que o representante use como desconto no item sem que sua verba ou comissão seja abatida.
31. - "Percentual flex" - usado apenas quando verba. Este campo serve como um desconto máximo de verba. O percentual informado aqui será o máximo de desconto que o representante poderá conceder no item.
32. Percentual de acréscimo máximo. Neste campo é possível limitar a quantidade de acréscimo que o produto pode receber.
33. Percentual de desconto máximo. Neste campo é possível limitar a quantidade de desconto que o produto pode receber.
34. Unidade de venda - proveniente do cadastro de produtos.
35. Valor unitário do produto. Este valor é definido na planilha de formação de preços, mas pode ser alterado diretamente neste campo da tabela de preços
36. Informação proveniente da planilha de formação de preços. Refere-se ao percentual de desconto ou acréscimo quando se realiza a venda do item em embalagem.
37. Valor da embalagem do produto. Este valor é definido na planilha de formação de preços, mas pode ser alterado diretamente neste campo da tabela de preços.
38. Embalagem de venda do produto - proveniente do cadastro de produtos
39. Quantidade mínima de venda para cada item. Não será possível vender o item em menor quantidade do que a aqui definida.
40.Quantidade máxima de venda para cada item. Não será possível vender o item em maior quantidade do que a aqui definida.
41. Data da última alteração do preço.
42. Horário da última alteração
43. Vr unitário antes da alteração
44. Vr da embalagem antes da alteração
45. Usuário que realizou a alteração dos valores
46. Data que o valor/produto foi inserido na tabela de preço
47. Horário que foi realizada a inserção do valor/produto na tabela de preço
48. Usuário que inseriu valor/produto na tabela de preço
Outras funcionalidades:
Duplicar tabela: Criar uma cópia da tabela, escolhendo essa opção é permitido acrescentar um percentual de desconto ou acréscimo.
Imprimir: Abre a tela de impressão de tabela de preços (3.3.22 - Tabela de preços - Impressão modelo único).
Impressão de etiquetas: Abre a tela de impressão de etiquetas.
Relatório de produtos com preços alterados: Abre a tela de impressão de produtos com preços alterados.
Aplica comissionamento aos itens selecionados: Explicado no item 22.
Atualização em massa:
%Acr. Max: Adiciona % de acréscimo máximo nos produtos selecionados da tabela.
%Dsc. Max: Adiciona % de desconto máximo nos produtos selecionados da tabela.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui