- Criado por Luciana Barboza, última alteração por Beatriz Marques em set. 27, 2023
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 34 Próxima »
Data de publicação: 26/09/23
📙 Mudanças
[Menu Contábil]
📙 3️⃣ Habilitando exigência de “Centro de custo” nas contas do “Plano de contas” (SUP-92338)
Na tela “9.1.4 - Contábil - Plano de contas”, foi alterado o nome do campo “Centro de Custo“ para “Exige Centro Custo“, bem como sua funcionalidade e validação, onde a validação da exigência do “Centro de custo” ocorrerá, desde que a regra possua classificação ORIGINAL (Imagem 1).
O campo “Exige Centro Custo” estando marcado, ao utilizar a conta contábil selecionada, o sistema fará a restrição de exigência de centro de custo, na tela “Contábil - Lançamentos contábeis” (Imagens 2 e 3).
Com o campo “Exige Centro Custo” marcado, ao utilizar a conta contábil selecionada, o sistema fará a restrição de exigência de centro de custo, na tela “Contábil - Lançamento Manual” (Imagens 4 e 5).
A mesma restrição de exigência de centro de custo se dará quando a conta contábil estiver com o campo “Exige Centro Custo“ marcado e houver a integração pela tela “Contábil - Integração” (Imagens 6 e 7).
A restrição de exigência de centro de custo ocorrerá, também nas integrações “Contas à pagar e receber”, “Notas ficais de entrada e saída”, “Movimentação de contas manuais”, “Financeiro renegociação”, ou seja, será validado se a conta exigir ou não centro de custo (Imagem 8).
📙 3️⃣ Contábil Plano de Contas - Ajuste de exigência de cliente e fornecedor (SUP-92074/SUP-94185)
Na tela “9.1.4 - Contábil - Plano de contas”, foi ajustado o “Plano de contas contábil” para não permitir que sejam selecionadas as opções “Exige Cliente, Exige Fornecedor e Exige Item Contábil“ juntas, para a alteração da “Conta Contábil” (Imagem 1).
Caso a “Conta Contábil” esteja com as opções “Exige Cliente e Exige Fornecedor“ selecionadas, ao visualizar a integração para as notas de saída, serão exibidas apenas as informações do cliente. Este comportamento também ocorrerá com o fornecedor (Imagem 2, 3 e 4).
Foi ajustada a tela “Contábil - Plano de Contas” para quando a opção “Exige Fornecedor“ estiver selecionada com a conta contábil e ao realizar a integração, que sejam exibidos os dados do fornecedor (Imagem 5, 6 e 7).
Ao fazer a nota de entrada sem cliente equivalente e exigir a conta do cliente, o sistema irá restringir a integração. Este comportamento também ocorrerá com a nota de saída (Imagens 8 e 9).
Os valores gerados na integração, deverão coincidir com os valores do relatório contábil.
Conta contábil com movimentação de nota de saída (Imagem 10).
Na geração do relatório para verificação dos valores, o valor exibido anteriormente também será exibido no relatório (Imagem 11, 12 e 13).
📗 Melhorias
[Menu Comuns]
📗 1️⃣ Aba consulta da tela “Cadastro de Empresas” não atualizando (Melhoria interna)
Na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas”, foi realizado um ajuste para que a aba "Consulta" seja atualizada sempre que for acessada (Imagens 1 e 2).
📗 2️⃣ Utilização dos avisos do Guarani ERP para envio de mensagens com links personalizados para os clientes (SUP-84554)
Na tela “1.1.44 - Avisos”, foi implementada uma funcionalidade que permite o envio de avisos por parte da “Guarani” para os clientes. Com esta funcionalidade a comunicação com o cliente será mais rápida e assertiva. Para a utilização, será necessário que na base da “Guarani”, o usuário que fará o envio dos avisos para os clientes, esteja com o evento “1002” da tela “Avisos“ selecionado como “SIM”.
Para que o aviso seja criado pela tela “Avisos” e na aba “Avisos Comerciais Guarani”, é necessário que tenha sido selecionado se o aviso será de envio “Global” ou por “Módulo/Tela” (Imagens 1 e 2).
Após finalizar a configuração, basta clicar em “Publicar aviso” para que os clientes recebam o aviso em sua tela inicial (Imagem 3).
📗 2️⃣ Criar novo campo para múltiplo de unidade (SUP-92530/SUP-88758)
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, na aba “Geral/Tabela de Preço“ foi adicionado o campo “Qtd múltipla“ (Imagem 1).
Quando o campo “Apenas qtd múltiplas“ estiver selecionado como “SIM“, o campo “Qtd múltipla“ deve ser preenchido com um valor inteiro maior que 1 (um) (Imagem 2).
Quando o campo “Apenas qtd múltiplas“ estiver selecionado como “NÃO“, o campo “Qtd múltipla“ ficará nulo e desabilitado para edição (Imagem 3).
Nas telas onde será verificado o campo “Apenas qtd múltiplas“ para calcular a quantidade múltipla da unidade de venda do produto, será primeiro verificado o novo campo “Qtd múltipla“, contudo, caso este campo não esteja preenchido, será usado o campo “Qtd Emb“ que já era utilizado para este cálculo.
Foram ajustadas as posições dos campos “Apenas qtd múltiplas; Apenas unidade e Cx entrega“
Disposição dos campos na versão anterior (Imagem 4).
Com o ajuste, as posições dos campos “Apenas unidade e Apenas qtd múltiplas“ foram invertidas. O campo “Cx entrega“ foi movido para a aba “WMS” (Imagens 5 e 6).
Validação do campo “Qtd múltipla“ preenchido com um valor inteiro menor que 1 (um) (Imagem 7).
Foi feito um ajuste para que ao clonar um produto, a informação do campo “Qtd múltipla“ também seja replicada ao produto clone (Imagens 8 e 9).
Na tela “1.2.4 - Atualização de produtos em massa”, foi adicionada a opção de informar a “Quantidade Múltipla“ seguindo as mesmas regras da tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” (Imagem 10).
Na tela “2.2.15 - Importação de produtos (XML NFe)”, também foi adicionada a opção de informar a “Quantidade Múltipla“ seguindo as mesmas validações da tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” (Imagem 11).
Na tela “2.2.7 - Importação de produtos (Excel)“, também foi adicionada uma coluna com o campo “Qtd múltipla“ para permitir importar esta informação.
Para atender as regras de validações do campo, é necessário que o campo “Vende somente múltiplo“ também seja vinculado para a importação. Caso o a coluna “Vende somente múltiplo“ esteja diferente de “S“, o valor do campo “Qtd múltipla“ não será importado, respeitando as regras da tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” (Imagem 12).
Exemplo da validação do campo “Qtd múltipla“ (Imagens 13 e 14).
[Menu Financeiro - Receber]
📗 2️⃣ Vendas com cartão de crédito feitas no “Guarani PDV”, apresentando o número da nota na tela “Manutenção contas a receber” (SUP-90006)
Na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber”, foi feito um ajuste referente aos títulos do “Guarani PDV”, para buscar os títulos através do número de pedido ou da nota fiscal (Imagens 1 e 2).
Outro ajuste realizado foi na geração dos títulos para cobranças de cartão, agora os títulos (cabeçalhos) serão gerados pela forma de pagamento selecionada no momento da “Baixa Financeira” no “Guarani PDV” e as parcelas de cartão (de 1 a 12), serão embutidas conforme selecionadas (Imagem 3).
Utilizando 2 (dois) cartões na forma de pagamento (Imagens 4 e 5).
Forma de pagamento mista “dinheiro e cartão parcelado” (Imagem 6).
📗 3️⃣ Datas descompassadas na função “Enviar para” em “Movimentações de contas” impossibilitando a integração contábil (SUP-90006)
Na tela “5.1.4 - Cadastro de tipos de cobranças a receber” na aba “Cobrança para baixa financeira”, foi inserida a opção “Sim - Retrocede até o primeiro dia útil anterior a data original” no campo “Cartão - Apenas dias uteis (PDV)”.
Foram alteradas as nomenclaturas das opções que já existiam.
“Sim - Avança até o primeiro dia útil posterior a data original” (esta opção já existia): Se a data do pagamento com cartão de credito estiver para um final de semana, a data a ser considerada será o próximo dia útil;
“Não - Mantém a data original” (esta opção já existia): Nesta opção nada será alterado, pois ao realizar um pagamento com cartão de credito mesmo que seja em um final de semana, será considerada a data original;
“Sim - Retrocede até o primeiro dia útil anterior a data original”: Esta nova opção tem como objetivo permitir que seja retrocedida a data de recebimento com cartão de credito, caso esta data seja em um dia não útil (Imagens 1 e 2).
Pedido realizado pelo “Guarani PDV” selecionando a forma de pagamento cartão, configurada com a opção optada anteriormente (Imagem 3).
Pagamento feito em dia não útil, sendo retroagido para a última data útil (Imagem 4).
“Baixa financeira” selecionando a mesma cobrança de cartão configurada. Ao escolher uma data não útil como baixa, será considerada uma data útil como pagamento (Imagens 5 e 6).
A tela “20.2.1 - Painel Super Link Cielo” apresentará o mesmo comportamento ao importar um retorno, se a cobrança de cartão estiver configurada para retroagir (Imagem 7 e 8).
[Menu Contábil]
📗 2️⃣ Inconsistência ao tentar integrar renegociação (Melhoria interna)
Na tela “Consulta Lançamento Contábil por Lote”, foi verificado que a integração da renegociação tratava apenas do código do cliente. Foi removida a validação do código do fornecedor, uma vez que sempre possuirá o código do cliente (Imagem 1).
📘 Solicitações
[Integrador AFV]
📘 1️⃣ Ajuste para caracteres especiais nos campos “Ordem de compra e Pedido Cliente” (SUP-93902)
Ocorrência: O sistema não estava fazendo a tratativa de caracteres especiais e a quebra de linha no campo “Ped. Cliente”, sendo assim, gerava inconsistências no envio da carga “HISTPEDCAB“ no “Integrador AFV”, pois o campo poderia conter caracteres especiais e ou quebra de linhas.
Solução: Foi realizado um ajuste na procedure “SP_AND_HISTPEDCAB”, inserindo o comando “REPLACE“ para remover caracteres especiais (Imagem 1).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
[Integrador B2B]
📘 3️⃣ Inconsistência ao parar “Serviço” no “Integrador B2B” (SUP-91521)
Ocorrência: Estava ocorrendo uma inconsistência ao parar o “Serviço” no “Integrador B2B”. Com isso, não eram enviadas as cargas e recebiam os pedidos, desta forma, só conseguia ser reiniciado se o integrador fosse fechado pelo gerenciador e aberto novamente.
Solução: Foi adicionado um controle para que ao parar o “Serviço” e for gerado um aviso de inconsistência, será sugerido forçar o encerramento do “Serviço” (Imagem 1).
Local>Tela Integrador Guarani B2B
[PDV]
📘 2️⃣ Reimpressão de títulos “Guarani PDV” não completava a impressão (SUP-94142)
Ocorrência: Estava ocorrendo a impossibilidade de cancelar vendas não concluídas do “Guarani PDV”. Os pedidos ficavam em aberto quando o usuário iniciava uma venda e era gerada uma comanda para importação futura, mas a venda não era concluída.
Solução: Foi alterada a validação de cancelamento do pedido na tela “Digitação de ordens”, para que seja possível cancelar um pedido que não teve a venda concluída no “Guarani PDV” (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
[Menu Comercial - Compras]
📘 2️⃣ Inconsistência na informação do lote ao realizar entrada da NF (SUP-94084)
Ocorrência: Na tela “Entrada de notas fiscais”, ao informar lote de produtos e após preencher todos os campos com as informações de lote, era apresentada uma mensagem de que haviam campos não preenchidos corretamente. A inconsistência ocorria pois foi criado o campo “Validade mínima excedida“, estava validando o preenchimento indevido.
Solução: Foi retirada a validação de preenchimento do campo “Validade mínima excedida“ (Imagem 1).
Local>Tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais
📘 1️⃣ Cálculo do estoque na tela “Sugestão de Compra” (SUP-94031)
Ocorrência: Na tela “Sugestão de Compra”, o valor do estoque estava sendo calculado incorretamente no rodapé da tela, quando o campo “Estoque und compra” era optado como “NÃO“. A inconsistência ocorria, pois a quantidade era multiplicada em duplicidade pelo “Fator (Und compra>Und Vda/Est)“.
Solução: Foi realizado um ajuste no cálculo do rodapé dos campos referentes ao estoque do produto, para que não seja multiplicada a quantidade em duplicidade, quando o campo “Estoque und compra” estiver optado como “NÃO“ (Imagem 1).
Local>Tela 2.2.11 - Sugestão de Compra
📘 2️⃣ Configuração Fiscal entrada de “CT-e” (SUP-93643)
Ocorrência: A entrada de “CT-e” não estava descontando o valor do pedágio na base de cálculo do “ICMS”.
Solução: Foi realizado um ajuste na importação de “CT-e” individual e “CT-e” em lote, para que os valores do “XML” sejam mantidos durante a importação, descontando o valor do pedágio na base de cálculo do “ICMS” e retornando o comportamento anterior do sistema.
Dedução da base de cálculo e “ICMS” mediante ao valor do pedágio (Imagem 1).
Houve o ajuste também na importação de “CT-e” em lote (Imagem 2).
Local>Tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais
📘 3️⃣ Pedido de compra com dois fornecedores distintos (SUP-80725/SUP-79771)
Ocorrência: Estava ocorrendo uma inconsistência na tela “Manutenção das ordens de compra” ao alterar uma ordem de um fornecedor para outro, pois quando optado por “Cancelar” na janela de opções, o cursor alterava para o próximo campo livre. Ao informar um código de fornecedor inexistente, era exibido um alerta, porém a aplicação ficava em repetição, apresentando mensagens de confirmação que eram exibidas somente para um código existente. E em “Itens” era possível alterar para um código de “Plano Financeiro” existente ou não. Este código estava sendo exibido sempre na tela, mesmo após refazer a pesquisa ou clicar em “Alterar, Cancelar ou Salvar”. Com isso, os dados da grade do “Centro de Custo” não eram exibidos, até que se fechasse a tela e entrasse novamente, assim, os dados originais eram novamente exibidos.
Solução: Foram realizados ajustes ao informar um fornecedor inválido, desta forma, será exibida uma mensagem de alerta e o fluxo da tela não continuará. Quando não for informado o campo “Fornecedor”, também não seguirá o fluxo da tela, impedindo que seja gravado indevidamente (Imagens 1 e 2).
Informações do fornecedor não sendo alteradas, foco do cursor retornando para o campo “Fornecedor“ (Imagem 3).
Ao alterar um fornecedor e não informar no campo “Fornecedor”, o sistema exibirá um alerta, permanecendo as informações do fornecedor anterior (Imagens 4 e 5).
Ao alterar o fornecedor e optar por “Cancelar” na mensagem apresentada, não serão importadas as configurações do cadastro do fornecedor informado na alteração, seguindo o fluxo da tela (Imagens 6 e 7).
As informações do fornecedor anterior permanecerão as mesmas (Imagem 8).
A alteração do “Plano Financeiro” será permitida apenas pela tela “Edição de Plano Financeiro e Centro de Custo” (Imagem 9).
Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra
Local>Tela Edição de Plano Financeiro e Centro de Custo
[Menu Financeiro - Receber]
📘 2️⃣ Inconsistência ao estornar um recebimento em Cheque no Receber (SUP-94098)
Ocorrência: Ao fazer estornos de recebimentos relacionados a cheques e cartões no módulo PDV, o sistema não estava gravando as informações do terminal de caixa na tela “Manutenção de contas a receber”.
Solução: Foi feito um ajuste para que o sistema passe a gravar o código do terminal de caixa, onde foram registrados os estornos de recebimentos de cheques e cartões (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
[Menu Financeiro - Pagar]
📘 2️⃣ Inconsistência ao imprimir após devolução de cheques (SUP-93403)
Ocorrência: Na tela “Devolução de cheques”, após confirmar a devolução e solicitar a impressão da autorização, o sistema apresentava um aviso de inconsistência relacionado a “Chave Pix”. Esta inconsistência ocorria quando a devolução de cheque de um terceiro, havia sido usada para pagar um fornecedor e o mesmo tinha em seu cadastro uma “Chave Pix”.
Solução: Foi feito um ajuste e adicionado um conjunto de dados “ChavePix”, na tela “Devolução de cheques”, fazendo com que a impressão do relatório ocorra normalmente.
Cheque de terceiro que foi usado para pagamento de fornecedor (Imagem 1).
Devolução de cheques (Imagem 2).
Local>Tela 6.6.1 - Consulta de cheques
Local>Tela 6.6.2 - Devolução de cheques
[Menu Contábil]
📘 2️⃣ Integração contábil movimentação de contas manuais (SUP-93711)
Ocorrência: Ao realizar a integração da movimentação de contas manuais, estava sendo apresentada uma mensagem de inconsistência, quando o lançamento manual era através de uma transferência entre contas bancárias de empresas diferentes.
Solução: Foi feito um ajuste na mensagem apresentada. Para prosseguir com a integração, o ideal é que os lançamentos sejam feitos pela tela “9.2.2 - Contábil - Lançamento Manual” (Imagem 1).
Local>Tela Log de Operações
📘 3️⃣ Funcionamento do campo “Exige Item Contábil” (SUP-92987)
Ocorrência: Ao cadastrar um novo item contábil, o sistema estava gerando uma inconsistência e a nomenclatura “Inutilizar” precisava ser renomeada.
Solução: Foi feito um ajuste e a funcionalidade da opção “Exige Item Contábil”, permitirá cadastrar um item e foi renomeada a opção “Inutilizar” para “Inativa/Inutilizada” (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 9.1.3 - Contábil - Cadastro de Item Contábil
Local>Tela 9.1.4 - Contábil - Plano de contas
📘 2️⃣ Cabeçalho do lote não estava sendo excluído (SUP-94239)
Ocorrência: Quando era feita a exclusão de uma integração contábil, o sistema excluía toda a integração, mas não excluía o lote.
Solução: Foi feito um ajustepara que ao excluir uma integração contábil, que o lote também seja excluído.
Fazendo a exclusão da integração contábil (Imagem 1).
Exclusão da integração, onde o lote também deve ser excluído (Imagem 2).
Após a exclusão da integração, o lote também foi excluído (Imagem 3).
Local>Tela Consulta Lançamento Contábil por Lote
[Menu Fiscal]
📘 2️⃣ Itens sem ICMS/ST, calculando imposto na planilha (SUP-93914)
Ocorrência: Custo dos produtos (planilha de formação de preços) não estavam sendo atualizados ao alterar configuração da exceção do fornecedor.
Solução: Foram criados gatilhos para atualizar o custo dos produtos (planilha de formação de preços) ao incluir/excluir exceções do fornecedor ou alterar os seguintes campos: %MVA, %Red Base NF emissão própria, %Red Base ST NF emissão própria, %Red Aliq ICMS Próprio (compra), %Red Aliq ST, %Fundo Pobreza e CST (Imagem 1).
Local>Tela 1.1.19 - Tela Cadastro de produtos
Índice:
Legendas dos tipos de tickets | Legendas da criticidade do ticket | ||||
?? Mudança | 📗 Melhoria | ?? Solicitação | 1️⃣ Relevante | 2️⃣ Importante | 3️⃣ Muito importante |
Feedback |
---|
Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão? |
- Sem rótulos