📗 3️⃣ Ajuste no número de caracteres
Na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas”, foi realizado um ajuste para contemplar a emissão de nota com numeração de até 15 caracteres.
Numeração na tela “Cadastro de empresas” (Imagem 1).
Na tela “Entrada de notas fiscais”, também foi realizado o ajuste nos campos “NF” e “Número” da aba “Consulta” e da grade para permitir a inserção de até 15 caracteres.
Pesquisa de nota fiscal de serviço na entrada de notas (Imagem 2).
Número da nota na grade (Imagem 3).
Entrada de nota de serviço (Imagem 4).
A principal alteração foi na tela “Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e)”, onde foi alterado o número para gerar a nota.
Emissão de nota de serviço (Imagem 5).
📗 3️⃣ Ajustes Nota Fiscal de Serviços
Nas telas “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e) e 3.2.12 - Digitação de ordens”, foi adicionada a opção para pré-visualizar a nota de serviço e ajustado o FR3 da DANFSe. Sendo assim, agora haverá a possibilidade de visualização das informações e caso tenha algum erro, poderá editar a ordem.
Opção de Emissão de Pré-DANFSe na “Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e) (Imagem 1).
Opção de Emissão de Pré-DANFSe na “Digitação de ordens” (Imagem 2).
Quando a nota fiscal de serviço já estiver transmitida, a opção ficará desabilitada e só poderá ser impressa a DANFSe (Imagens 3 e 4).
Eliminação de duplicação de informações: Não imprimir a "Descrição do item" e o "Endereço e local da obra", desta forma, a "Descrição do item" NÃO será removida.
O "Endereço e local da obra" ficará opcional, de acordo com novo campo no cadastro de obras. Para manter o legado, ele virá como “SIM”, ou seja, imprimirá os dados da obra. Quando o cliente não desejar essas informações na impressão, basta optar como “NÃO”(Imagem 7).
Ajuste no Campo de "Código do Serviço/Atividade": Garantir que o campo de "Código do Serviço/Atividade", para expandir de acordo com o texto.
Não Quebrar a Numeração: Ajustar a exibição do "Número da NFS-e" e "Nro da NFS-Substituída". Foi removida a formatação padrão que o ACBR, de preencher no número da nota. (Imagem 8).
Adicionando “Logo do município” na impressão da nota. Para isso vincule pela tela “Cadastro de empresas” que o logo será impresso no cabeçalho da DANFSe.
Em “Observações” não foi necessário alteração, pois o provedor faz o tratamento da quebra de linha. Portanto ao gerar a NFSe e imprimir pelo Guarani as observações ficam corretas. Apenas ao imprimir pela prefeitura que essas tags continuam existindo. (Imagens 9 e 10).
No campo específico para “Código da Obra”, não foi necessária nenhuma alteração, pois esse campo já existe (Imagem 11).
📗 3️⃣ Integração com prefeituras para geração de NFS-e
Na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas”, foram adicionadas duas opções de provedores nas configurações para NFSe.
Layout RPS no cadastro de empresas (Imagem 1).
Também foram adicionados dois campos somente de leitura, para trazer quais as configurações de impressão e comunicação o provedor selecionado utilizará (Imagem 2).
Na tela “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e)“, este vínculo é obrigatório para considerar a empresa configurada para a emissão de NFS-e, pois é através deste vínculo com o provedor que a empresa será listada na tela de consulta “Pesquisa de Empresas configuradas para emissão de NFS-e“ (Imagem 3).
Na tela “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e)“, foi realizado um ajuste para que seja possível a emissão das notas de serviços para estas prefeituras. Na seleção das empresas na lista, foi ajustado para que sejam listadas somente empresas configuradas para emissão de NFS-e, ou seja, que tenham vínculo com o provedor na aba “Outras configurações“. Também foram adicionadas na consulta de empresas, as colunas “Provedor“ e “Arquivo DANFSe“ para mais informações quanto ao provedor vinculado à cada empresa (Imagem 4).
Foram adicionadas em “[ Opções do serviço ]”, as informações do provedor contratado pela prefeitura informada no endereço da empresa (Imagem 5).
Caso o provedor vinculado à empresa seja diferente do provedor contratado pela prefeitura, será exibido um aleta ao usuário sugerindo a correção (Imagem 6).
Alerta ao selecionar a empresa com provedor incorreto (Imagem 7).
Notas faturadas no provedor “Desenvolve” (Imagem 8).
Notas faturadas no provedor “Abaco” (Imagem 9).
Mensagem de retorno ao tentar transmitir nota (Imagem 10).
Foi adicionado o campo "CNAE" nas seguintes telas do sistema:
1.1.19 - Cadastro de Produtos;
1.2.4 - Atualização em Massa de Produtos;
2.2.15 - Importação de Produtos (XML,NFe);
4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e).
Ao clicar na lupa do campo “CNAE”, serão exibidas as opções de códigos CNAE vinculados à empresa em questão. Adicionalmente, ao emitir a nota fiscal de serviços para Altamira-PA, o sistema realizará uma verificação. Se o código CNAE não estiver informado no cadastro do produto, o sistema buscará essa informação a partir da tela “Cadastro de empresas”.
Tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” (Imagem 11).
Tela “1.2.4 - Atualização em massa de produtos” (Imagem 12).
Tela “2.2.15 - Importação de produtos (XML NFe)” (Imagem 13).
Tela “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e)” opção “Atualiza dados dos itens” (Imagem 14).
Tela “1.1.5 - Cadastro de empresas” (Imagem 15).
Lupa do campo “CNAE” (Imagem 16).
Ao emitir a nota fiscal de serviços para “Altamira-PA”, o sistema verificará se foi informado o código CNAE no cadastro do produto, caso não tenha, o sistema buscará da tela ”Cadastro de empresas”.
XML com CNAE do cadastro do produto (Imagem 17).