- Criado por Beatriz Marques, última alteração por Luciana Barboza em abr. 16, 2024
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 26 Próxima »
DOCUMENTAÇÃO EM ANDAMENTO ⚠️
Data de publicação: 16/04/24
📗 Melhorias
[Integrador WS]
📗 3️⃣ Integração SSW
SUP-92080/SUP-82559
Na tela “5.2.10 - Fechamento de ordens”, foi feita uma reformulação da tela “Dados do canhoto” onde foram adicionados os campos “Data agendamento, Latitude, Longitude e Documento recebedor”, referentes a informações novas que podem ser recebidas via integração. Além disso, foi criada uma grade, chamada “Links Documentos”, na qual poderão ser associados links relacionados ao pedido, que podem tanto ser incluídos por meio da integração quanto manualmente nessa própria grade (Imagem 1).
A tela “Dados do canhoto” recebeu o botão “Opções”, onde contém a funcionalidade “Anexar documentos”, semelhante a já existente em outras telas do “Guarani ERP”. Através desta, o usuário poderá acessar e incluir anexos ao pedido. Essa opção foi adicionada para que os canhotos salvos via integração possam ser visualizados (Imagens 2 e 3).
Exemplo de anexo obtido via integração (Imagens 4, 5 e 6).
[Integrador RoutEasy]
📗 2️⃣ Integração RoutEasy.
A tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy”, foi criada para centralizar as operações relacionadas a integrações com a API RoutEasy com exclusividade. Essa tela reúne o formulário de configuração da integração, o painel de acompanhamento e uma grade na qual se pode realizar os processos básicos de integração anteriormente disponíveis na tela “4.2.6 - Expedição”.
Localização da nova tela (Imagem 1).
Anteriormente, os campos de configuração e parametrização referentes à integração com a API RoutEasy, encontravam-se na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas”, na aba “Manutenção” em “Integrações” no campo “Reasy/RoutEasy”. Com a criação da no va tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy”, esses campos encontram-se na aba “Configurações”.
Antes (Imagem 2).
Depois (Imagem 3).
Os processos de integração “Enviar ordens ao RoutEasy, Enviar romaneios ao RoutEasy e Receber sequenciamento do RoutEasy”, anteriormente disparados via opção em grade através da tela “4.2.6 - Expedição” em Programação de carregamento na grade superior (botão direito) e Expedição, na aba “Sugestão de carregamento #1” da grade (botão direito) passarão a ser atribuições da grade em “Roteirização - RoutEasy” em “Ordens”, acessíveis via botão direito na grade.
Integrar ordens selecionadas | realiza a criação de instâncias dos pedidos selecionados no sistema RoutEasy, da mesma forma que o antigo processo “Enviar ordens ao Reasy”. Além disso, essa opção, combinada com a filtragem por romaneio substitui a antiga opção “Enviar romaneios ao Reasy”. |
---|---|
Integrar tudo | opção auxiliar funcional, que realiza o processo de integração para todas as ordens disponíveis na grade da aba “Ordens”. |
Receber sequenciamento | função disponível apenas para romaneios, que realizará atualização do sequenciamento das ordens pertencentes aos romaneios das ordens selecionadas ao solicitar o processo. Isso significa que, ao selecionar ordens na grade e utilizar essa opção, todos os romaneios que pertencem às ordens selecionadas, terão o sequenciamento atualizado. |
Observação: As antigas opções de integração da tela “Expedição” continuarão existindo, agora como atalhos para a nova tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy”. Sendo assim, ao acionar alguma das três funcionalidades, o novo painel será chamado, com os mesmos pedidos selecionados, acionando automaticamente o tipo de integração selecionada, conforme os moldes acima descritos, mantendo o mesmo comportamento de integração que anteriormente.
Antes (Imagens 4 e 5).
Depois (Imagem 6).
Depois (via menu principal) (Imagem 7).
O painel de acompanhamento de integrações logísticas, localizado na aba “Reasy”, em “Expedição”, passará a ser encontrado exclusivamente em “Roteirização - RoutEasy”, sob o título “Integraçã”o. A tela mantém exatamente os mesmos comportamentos anteriores, servindo como um painel de acompanhamento para ordens integradas com a RoutEasy.
Antes (Imagem 8).
Depois (Imagem 9).
Foi criado na API do integrador “WS Guarani RoutEasy” o ponto final de manipulação para o evento “Finalização de serviço da RoutEasy”, disponível via webhook (comunicação entre duas ferramentas). O comportamento desse manipulador contemplará a realização automática de baixa de pedidos entregues, além do preenchimento de informações da entrega e armazenamento de links de documentações disponibilizados pelo endpoint (ponto final).
Integrador “WS Guarani RoutEasy”: configuração padrão de banco de dados e credenciais, pelo menu “Configuração” optando em “Banco de Dados” (Imagens 10 e 11).
Para configurar o local da base de dados do integrador (não a do ERP), utilizar a opção Teste do painel principal do integrador:
Webhook Finalização de serviço RoutEasy:
Necessário que o cliente realize o cadastro do endereço da API do integrador, assim como a ativação do evento de finalização de serviço, que é a opção consumida pela API do integrador Guarani (Imagem 13).
📗 3️⃣ Criar Configuração: De.. Para... (características).
SUP-101946
Na tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy” foram adicionados recursos para denominação customizada dos tipos de frete, a fim de permitir a adição dessa informação às integrações de criação de pedidos junto à RoutEasy. Em “Roteirização - RoutEasy” em “Configuração” na aba “Descrições”, na qual serão contempladas grades de convergência de denominação para informações que irão compôr as integrações RoutEasy.
A aba possui somente a grade chamada “[Frete]”, por meio da qual pode-se associar denominações para cada tipo de frete. A coluna “Tipo” demonstrará o tipo de frete, enquanto a “Descrição”, aceitará edição, recebendo a denominação desejada para aquele tipo de frete (Imagem 1).
Foi adicionada a tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy em “Configuração” na aba “[Informações Gerais]” o campo “Integrar cancelamento de ordens automaticamente?”, onde o usuário determinará a ativação da rotina automática de integração de cancelamento. Por padrão, esse campo estará setado como “NÃO”, de forma que se o usuário desejar utilizar esse recurso deverá ativá-lo manualmente. E quando ativado, a rotina verificará a cada cancelamento realizado no Guarani ERP, se há integração da ordem objeto do cancelamento.
No caso afirmativo, será realizada uma requisição para o endpoint “Cancelar Pedidos”, informando a ordem, a fim de realizar seu cancelamento junto à RoutEasy, de forma a refletir as atualizações realizadas no ERP (Imagem 2).
Exemplos de JSON (Integração com Web), criado para requisição de cancelamento de um pedido:
Antes (Imagem 3).
Depois (Imagem 4).
A integração de pedidos Guarani com RoutEasy não contempla pedidos cujo tipo de frete seja FOB. Contudo, devido à existência dessa demanda, foi criado na tela “4.2.17 - Roteirização - RoutEasy” em “Configuração” na aba “[Informações Gerais]”, o campo “Integrar ordens com frete tipo FOB?”, onde poderá ignorar o comportamento em questão, de forma que o processo de integração RoutEasy passará a aceitar todas as ordens, independentemente de seu tipo de frete (Imagem 5).
Observação: por padrão, esse novo campo estará sempre optado como “NÃO”, para manter o comportamento legado.
[Menu Comuns]
📗 3️⃣ Segregar local de estoque em venda futura.
SUP-101150
Na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque”, foi criado o campo “Considera o Local de Estoque nos Pedidos gerados do Estoque Futuro”. Este campo permite configurar se o local de estoque deve ser considerado nos pedidos gerados a partir do Estoque Futuro.
Por padrão, o campo foi criado com a opção "Sim" (mantendo o comportamento já existente), ativado. Para desativá-lo, será necessário alterar a configuração para "Não" na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque”. Ao utilizar a opção “Sim”, o sistema considera o local de estoque nos pedidos gerados do Estoque Futuro. Quando optado por "Não", o sistema não utilizará o local de estoque futuro (Imagens 1 e 2).
A configuração deste campo influencia diretamente na forma como os pedidos são gerados a partir do Estoque Futuro. Se ativado, o sistema considera o estoque local, o que poderá afetar a distribuição e gestão dos produtos nos pedidos. Se desativado, o sistema ignora o local de estoque neste contexto, o que pode impactar na forma como os pedidos são processados e distribuídos.
Ao importar um pedido com as configurações acima (Imagem 3).
Antes e depois de importar (Imagens 4 e 5).
Consumindo o primeiro estoque como na configuração (Imagem 6).
Os demais itens não estão na digitação de ordens por não terem estoque suficiente.
Ao configurar o estoque “1961” como “Sim” e o estoque “1” como “Não”, o sistema consumirá do estoque “1961” (Imagens 7 e 8).
Antes e depois, sistema consumindo do segundo estoque e não do primeiro (Imagens 9 e 10).
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, todos os itens são levados normalmente (Imagem 11).
[Menu Comercial - Compras]
📗 1️⃣ Troca de cliente com o mesmo CNPJ na tela “Entrada de Notas”.
ERP-8569
Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, foi realizada uma alteração para que, em caso de troca de cliente de mesmo CNPJ, o processo ocorra corretamente.
Quando houver clientes cadastrados com o mesmo CNPJ, o sistema sempre exibirá na tela “Entrada de notas fiscais” o cliente com a data de cadastro mais antiga, no caso de devolução de clientes (Imagens 1 e 2).
Tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais” ao trocar manualmente o cliente (Imagens 3 e 4).
📗 2️⃣ Permitir alteração do plano financeiro.
ERP-8739
Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, foi feita uma alteração para que quando o parâmetro “Classificação de gastos na origem ou no financeiro?” estiver optado como “FINANCEIRO”, será permitido alterar o Plano Financeiro individualmente. Se o parâmetro estiver com o valor de origem, será verificado no evento 1001.
Parâmetro “Classificação de gastos na origem ou no financeiro?” optado com “Financeiro” (Imagem 1).
Durante exclusão do Plano Financeiro (Imagem 2).
Exclusão do Plano Financeiro e do Centro de Custo (Imagem 3).
📗 3️⃣ Redimensionamento do tamanho da tela “Entrada de Notas fiscais”.
ERP-8101
Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, foi realizada uma alteração para permitir o redimensionamento da janela sem que ocorra sobreposição de campos. Especificamente, foi ajustada a ancoragem do painel inferior direito relacionado às contas a pagar.
Agora, ao redimensionar a janela, o painel se ajustará adequadamente para evitar sobreposição de campos e garantir uma visualização clara e organizada (Imagens 1, 2, 3, 4 e 5).
[Menu Fiscal]
📗 1️⃣ Integrador Guarani Fiscal.
SUP-96124
O “Integrador Guarani Fiscal”, foi desenvolvido para integrar as guias GNREs, de modo que sejam enviados os dados necessários para geração dessas guias no site da Dootax, e posteriormente integrar as guias pagas com o Guarani. Será necessário possuir a licença com a Dootax, (onde são gerados os dados da API, a qual os dados serão enviados). No sistema o usuário deverá ter notas fiscais que tenham ICMS ST, FCP ou Difal. Essas notas serão integradas no “Integrador Guarani Fiscal”. Para ativar o serviço, será necessário informar os dados fornecidos pela Dootax, essas informações serão inseridas na tela “Configuração Gerais”.
Após iniciar o serviço do Integrador, será necessário realizar a emissão da nota fiscal que tenha valor de ICMS ST, FCP ou Difal, e o serviço irá considerar essas notas e enviar para a integração.
Tela de configuração do integrador (Imagem 1).
Na tela “Configurações Gerais”, será possível definir as opções de integração. O integrador terá o envio de NF-es e o recebimento das Guias GNRE. As informações de URL de integração e Token de Acesso deverão ser disponibilizadas pelo cliente/responsável pela integração (Imagem 2).
Na grade, as informações deverão ser preenchidas para a geração do título a pagar no Guarani ERP. Os campos são: |
|
Na Carga de Dados, será possível enviar manualmente uma ou NF-es em massa, bem como receber uma ou guia em massa, que irá gerar títulos a pagar no Guarani ERP. Para funcionar automaticamente, o serviço deverá ser instalado e iniciado. Ao homologar, sempre será necessário desligar e utilizar das cargas manuais (Imagem 3).
Exemplo do envio de uma NF-e pela carga manual (Imagem 4).
NF-e que possui ICMS ST (Imagem 5).
O envio será único.
Inserção da chave da NFe (Imagens 6 e 7).
O arquivo de payload será gerado na pasta da aplicação, em “..\Response\IMPORT.”
No envio de NF-es não existe parâmetro de data. Todas as NF-es com valores dos impostos que ainda não possuem a marcação de GNRe serão enviadas. Ao enviar uma NF-e, o campo “NF_GNRE” é atualizado para “E”. O envio é feito no endpoint /api/v2/doodoc/pagtrib/upload/import.
NFes enviadas com sucesso (Imagem 8).
Já na importação de guias, o integrador irá consultar no endpoint /api/v2/doodoc/pagtrib/listAll, a cada tempo definido de integração. Os parâmetros “período inicial (o próprio lastupdate), período final (agora) e status (guia paga) serão utilizados na consulta.
Exemplo de recebimento de uma guia pela carga manual (Imagem 9).
A consulta individual é feita pela própria chave de acesso da NF-e.
Inserção da chave do XML (Imagem 10).
Mensagem de finalização da carga (Imagem 11).
O integrador atualizará o campo “NF_GRNE” para “S” e criará um título já baixado no contas a pagar.
Guia integrada ao sistema (Imagem 12).
Guia paga no sistema (Imagem 13).
📘 Solicitações
[Menu Comercial - Compras]
📘 2️⃣ Inconsistência na tela “Planilha de formação de preços”.
SUP-104144
Ocorrência: Estava sendo apresentada uma inconsistência na tela “Planilha de formação de preços” ao pesquisar e ao excluir os registros de tabela da aba “Saída”.
Solução: Foi removida temporariamente a coluna “Preço de venda alterado“ da grade “Resultados“.
Tempo de pesquisa dos produtos referentes ao fabricante selecionado de aproximadamente 08 segundos (Imagem 1).
Tempo para exclusão da tabela referente ao produto selecionado de aproximadamente 07 segundos (Imagens 2 e 3).
Local>Tela 2.2.10 - Planilha de formação de preços
[Menu Comercial - Vendas]
📘 1️⃣ Impossibilidade de cancelar uma ordem vinda do PDV sem itens na ordem.
SUP-101817
Ocorrência: Não era possível cancelar uma venda do PDV que não tivesse item.
Solução: Foi realizado um ajuste na tela “Digitação de ordens” para permitir o cancelamento de uma venda sem itens do PDV (Imagem 1).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
📘 1️⃣ Etiqueta sendo gerada sem informações.
SUP-102406
Ocorrência: Estava ocorrendo uma inconsistência ao imprimir etiqueta “modelo 6” customizada no “Conferência, Coletor e Painel”. Pois a mesma etiqueta era impressa corretamente no ERP. Isso ocorria porque alguns campos da etiqueta “modelo 6” foram externados apenas no ERP.
Solução: Foi feito um ajuste e os campos faltantes da etiqueta de despacho “modelo 6”, foram externados para o “Conferência, Coletor e Painel” (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 4.2.2 - Emissão de etiquetas de despacho
[Menu Financeiro - Receber]
📘 2️⃣ Nosso número divergente na remessa banco Sicredi.
SUP-102574
Ocorrência: O campo “Nosso número” da remessa CNAB400 do Banco Sicredi ficava diferente do contas a receber, ocorrendo no dígito verificador.
Solução: Foi ajustado para que o campo com a data de emissão do título seja preenchido também na alteração da carteira, corrigindo o digito verificador do “Nosso número” para o Banco Sicredi. Foi criada uma regra para considerar o ano corrente quando a data de emissão não for preenchida.
Gerando a remessa do banco Sicredi gerando CNAB (Imagem 1).
“Nosso número” do banco Sicredi gerado na tela “Manutenção de contas a receber” (Imagem 2).
“Nosso número” tanto do título na tela “Manutenção de contas a receber” quanto na remessa gerada iguais (Imagem 3).
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
Local>Tela 5.2.9 - Exportação de arquivo CNAB
📘 2️⃣ Depósito não identificado estornado, não está disponível para realizar a baixa.
SUP-104032
Ocorrência: Ao estornar parcelas de um título baixado com mais de 1 depósito não identificado utilizando a opção “Est. Parcelas“, somente o depósito identificado da última parcela volta a ficar disponível.
Solução: Foi realizado um ajuste na opção “Est. Parcelas“ da tela “Manutenção de contas a receber”, para que cada depósito não identificado volte a ficar disponível no recebimento de contas.
Recebimento feito de um único título fazendo baixa parcial, onde foi usado um único depósito não identificado e em seguida foi recebido o restante do valor usando outro depósito não identificado (Imagem 1).
Recebimento parcial de um único boleto usando dois depósitos não identificados (Imagem 2).
Estorno das parcelas que foram recebidas com o depósito não identificado (Imagem 3).
Título voltando em aberto devido as duas parcelas recebidas como depósito não identificado foram estornadas (Imagem 4).
Depósito não identificado disponível para ser utilizado novamente na tela de recebimento de contas (Imagem 5).
Após o ajuste na tela “Movimentação de contas correntes” (Imagem 6).
Local>Tela Baixa Financeira
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
Local>Tela 5.2.18 - Movimentação de contas correntes
[Menu contábil]
📘 2️⃣ Alguns débitos e créditos ficavam unificados no valor do relatório razão.
SUP-103422
Ocorrência: No relatório de Razão Geral por Centro de Custo, estavam sendo apresentados com os valores unificados, onde deveriam aparecer exatamente como era no lançamento da tela “Contábil - Lançamento Contábil”.
Solução: Foi implementada a opção “Agrupar Lançamentos“, que possibilitará o usuário escolher o agrupamento dos valores nos relatórios: Razão, Razão por centro de custo e Razão por Cliente/Fornecedor.
| SIM: Legado, gerará o relatório agrupando os valores. |
---|---|
| NÃO: Exibirá os valores sem agrupar, um espelho dos lançamentos contábeis. |
|
Lançamentos (Imagem 1).
Relatório “Razão Geral por Centro de Custo”, com a opção de “Agrupar lançamentos“ optado como “SIM” (Legado) (Imagens 2 e 3).
Relatório “Razão Geral por Centro de Custo”, com a opção de “Agrupar lançamentos“optada como “NÃO” (Imagens 4, 5 e 6).
Local>Tela 9.2.2 - Contábil - Lançamento Contábil
Local>Tela 9.3.1 - Relatórios contábeis
[Menu Fiscal]
📘 1️⃣ Inconsistência apresentada ao realizar pesquisa.
SUP-103440
Ocorrência: Esta ocorrendo uma inconsistência ao realizar pesquisa na tela “Pesquisa de notas fiscais”. Isso ocorria devido o período conter muitos registros, causando “Out of memory“.
Solução: Foi feito um ajuste e inserida uma mensagem para informar o usuário sobre a quantidade de registros no período (Imagem 1).
Local>Tela 4.2.9 - Pesquisa de notas fiscais
📘 3️⃣ Mensagem apresentada ao imprimir cobranças de boleto.
SUP-103689/SUP-100780/SUP-103201/SUP-101399
Ocorrência: Ao imprimir cobranças pela tela “Movimentação de contas a receber”, estava ocorrendo uma inconsistência, porque as telas usam componentes diferentes de impressão. Sendo assim, ao tentar imprimir cobranças pela tela de Manutenção de contas a receber, o componente não encontrava a impressora “fantasma“ e causava a inconsistência “Printer index out of range”.
Solução: Foi criada uma função para limpar a impressora “fantasma“ da lista de impressão e considerar a impressora selecionada pelo usuário.
Impressão resolvida na tela “Manutenção de notas fiscais eletrônicas” (Imagem 1).
A impressão foi solucionada na “Manutenção de contas a receber” (Imagem 2).
Impressão ocorrendo com sucesso (Imagem 3).
Local>Tela 4.2.8 - Manutenção de notas fiscias eletrônicas
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
📘 2️⃣ “Registro 0600”, não carregando o centro de custo gerados “Registro F120”.
SUP-103958
Ocorrência: O “Registro 0600 do Sped PIS/COFINS”, não estava carregando todos os centros de custos gerados no “Registro F120”.
Solução: Foi realizado um ajuste no “Registro 0600 do Sped PIS/COFINS”, para que sejam carregados todos os centros de custos gerados no “Registro F120”.
“Registro F120” com centro de custo (Imagem 1).
Local>Tela Registro - F120 - Entrada
[Menu Manifestação do Destinatário]
📘 3️⃣ Tela “Manifestação do Destinatário” não fazendo download automaticamente.
SUP-104105
Ocorrência: Necessidade de corrigir o procedimento que atualiza o log de consultas para informar a empresa e continuar a consulta para as demais empresas.
Solução: Foi corrigido o procedimento para recuperar a data e hora da última consulta informando a empresa, sendo assim sempre será retornada a data e hora da última consulta por empresa (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 16.2.1 - Manifestação do Destinatário
Índice:
Feedback |
---|
Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão? |
Legendas dos tipos de tickets | Legendas da criticidade do ticket | ||||
?? Mudança | 📗 Melhoria | ?? Solicitação | 1️⃣ Relevante | 2️⃣ Importante | 3️⃣ Muito importante |
Informações técnicas | |
---|---|
Banco: | 881 |
Coletor: | 1489.243 |
- Sem rótulos