- Criado por Beatriz Marques, última alteração por Luciana Barboza em mar. 26, 2024
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 48 Próxima »
DOCUMENTAÇÃO CONCLUÍDA
Data de previsão de publicação: 25/03/24
📙 Mudanças
[Menu Comercial - Vendas]
📙 1️⃣ Adequar layout da tela “Relatório de venda (feirinha)” para o padrão.
SUP-96456
A tela “3.3.18 - Relatório de vendas (feirinha)”, teve seu layout reformulado para o novo padrão. Também foi alterado para que seja possível incluir mais de um produto e mais de um representante (Imagem 1).
Na tela “3.3.18 - Relatório de vendas (feirinha)”, em “Filtros Gerais”, será necessário que o usuário preencha os campos de “Período de faturamento” com as datas desejadas para pesquisar (Imagem 2).
Podendo incluir agora mais de um produto (Imagens 3 e 4).
Podendo incluir agora mais de um representante (Imagens 5 e 6).
Optando pelo botão “Processar” (Imagem 7).
Resultados obtidos (Imagem 8).
[Menu Financeiro - Receber]
📙 3️⃣ Exibindo títulos de adiantamento em “Demonstrativo de Centro de Custos/Lucros”.
SUP-100605/SUP-100779
Na tela “5.2.7 - Demonstrativo de Centro de Custos/Lucros” foi inserido um novo campo chamado "Exibir títulos de adiantamento", que ao processar e imprimir o demonstrativo marcando a opção “Não”, que os títulos de adiantamento a pagar não sejam apresentados (Imagem 1).
Ao marcar o campo com a opção “Sim” serão apresentadas as informações de todos os títulos, incluindo as informações dos títulos de adiantamento a pagar (Imagem 2).
Marcando este campo com a opção “Não”, as informações dos títulos de adiantamento a pagar não serão apresentadas (Imagem 3).
[Menu Financeiro - Pagar]
📙 3️⃣ Exibindo títulos de adiantamento no “Relatório de contas a pagar”.
SUP-100605/SUP-100779
Na tela “6.3.5 - Relatório de contas a pagar” foi inserido um novo campo chamado "Exibir Títulos de Adiantamento", para que seja possível visualizar e imprimir o relatório sem os títulos de adiantamento a pagar (Imagem1).
Ao marcar o campo "Exibir títulos de adiantamento" será apresentadas as informações de todos os títulos incluindo as informações dos títulos de adiantamento a pagar (Imagens 2 e 3).
Ao desmarcar o campo "Exibir títulos de adiantamento", não serão apresentadas as informações dos títulos de adiantamento a pagar (Imagem 4 e 5).
[Menu Fiscal]
📙 3️⃣ Mudanças na tela “SPED - EFD-Reinf”.
SUP-96901
Na tela “10.2.19 - SPED - EFD-Reinf”, foram realizadas algumas alterações. Sendo assim, na guia de [Consulta] , foi disponibilizada a opção de salvar a configuração da grade, no rodapé (Imagem 1).
Foi renomeado o campo “Código” e adicionado os campos “Cód. Beneficiário, Beneficiário, CPF/CNPJ Beneficiário” (Imagem 2).
O beneficiário é referente a alguns registros do REINF R-2010/R-2020/R-2055/R-4010/R-4020. Todos estes já eram salvos em um único campo (SRE_COD_FORCLI), sendo apenas demonstrados nas telas, para facilitar a localização.
Na guia [Manutenção], foi adicionado no grupo [Geral], o campo Cód. REINF onde demonstrará o código interno do sistema desabilitado, o mesmo que é demonstrado na aba “Consulta” (Imagem 3).
No menu Opções, foi inserida a nova opção “Alterar Recibo Transmissão” (Imagem 4).
Caso clique na opção e o registro ainda não tenha recibo preenchido, validará e apresentará a mensagem “Este REINF ainda não possui recibo de transmissão. Impossível prosseguir.“ (Imagem 5).
Caso já possua um recibo informado, perguntará se deseja realmente atualizar o recibo, pedirá o captcha e abrirá uma tela para preenchimento do novo recibo, que será atualizado no campo (Imagens 6, 7, 8 e 9).
Na guia de [Transmissão], foi adicionado ao final da grade os campos “Cód. REINF, Cód. Beneficiário, Beneficiário, CPF/CNPJ Beneficiário”. Novas colunas também adicionadas na aba “Transmissão” (Imagem 10).
Nas grades de “[Ocorrências do Evento] e [Ocorrências do lote]”, foi implementado para que ao dar dois cliques na ocorrência na grade, que apresente a mensagem com a descrição que contém na grade (Imagem 11).
📗 Melhorias
[Integrador RoutEasy]
📗 3️⃣ Atualização da API - Routeasy.
SUP-99202/SUP-101946
Na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas” na aba “Manutenção” em “Integrações” no campo [Reasy/RoutEasy], foi feita a adição do campo “Modelo de integração”. Esse campo determina o método de integração usado na "API da RoutEasy". Há duas opções: "Data Transfer (legado)", que era usado anteriormente mas está sendo descontinuado, e "Gestão de Pedidos (atual)", que é o método atual e substitui o "Data Transfer (legado)". Por padrão, todas as empresas terão a opção "Data Transfer (legado)" selecionada para manter a compatibilidade com sistemas antigos. No entanto, para novas empresas criadas após essa atualização, a opção padrão será "Gestão de Pedidos (atual)" (Imagem 1).
A integração com o RoutEasy era com a API “Data Transfer”, que foi descontinuada pela RoutEasy deixando de ter o devido suporte por parte deles. Para a continuidade da integração, foi criada a integração com a “Data Transfer” para que possa atualizar o ERP e não parar a integração, desta forma, será necessário entrar em contato com a RoutEasy pedindo a mudança para a “Gestão de Pedidos”. Assim que eles realizarem a alteração será possível alterar a integração.
[Menu Comuns]
📗 2️⃣ Bloquear digitação de pedidos para clientes inadimplentes donos de várias empresas com CNPJ diferentes.
SUP-81238/SUP-92467
A tela “1.1.121 - Cadastro de Quadros Sociais de Clientes” foi adicionada ao sistema, possibilitando que o CPF dos sócios da empresa seja preenchido no cadastro de clientes, e ao bloquear os CNPJ’s e CPF’s destes clientes por inadimplência, também sejam bloqueados automaticamente os futuros cadastros e compras que contenham os mesmos sócios dos clientes bloqueados.
Tela “1.1.121 - Cadastro de Quadros Sociais de Clientes” criada no menu “Comuns” da Dashboard (Imagem 1).
Nessa tela, os campos “Razão”, “Pessoa” e “CNPJ/CPF” são obrigatórios. As informações dessa tela poderão ser inseridas posteriormente no cadastro de clientes (Imagem 2).
Os sócios podem ser inseridos na tela “Cadastro de clientes” na aba “Comercial” em “Quadro Social” (Imagem 3).
A coluna “Sócio” possui a busca do cadastro de sócios, que traz os únicos campos obrigatórios. Também, não há validação de % de participação (Imagens 4 e 5).
Foram criados novos parâmetros. O parâmetro “Obrigatório informar os sócios no cadastro de cliente?” (CM_CLI_OBRIGA_QUADROSOCIAL), caso optado como “Sim”, sempre que for gravado um novo cliente ou editar um existente, validará se existe no “Quadro Social”. O padrão deste parâmetro será “Não” (Imagem 6).
Quando optado por “Sim”, se ao clicar em “Gravar”, não existir um sócio cadastrado, um alerta será exibido, impedindo a gravação do cliente (Imagem 7).
Quanto ao bloqueio de clientes, existem as possibilidades:
Quando há um sócio no cliente 1 e não há outro cliente, o sistema incluirá normalmente o sócio (Imagem 8).
Quando tenho há um sócio e esta no cliente 1 e cliente 2, porém este não está bloqueado, então o sistema incluirá normalmente (Imagens 9 e 10).
Sócio bloqueado
Quando há um sócio que está em um cliente e for adicionado em outro cliente que está bloqueado, o sistema irá apresentar uma mensagem (Imagens 11 e 12).
Quando optado por “SIM”, em seguida será apresentado para selecionar o motivo para bloqueio (Imagem 13).
Quando optado por “NÃO”, a operação é cancelada e o cliente não é bloqueado no sistema (Imagem 14).
Validação de cliente com Grupo econômico.
Quando o socio1 não está presente em nenhum cliente, o sistema incluirá normalmente;
Quando o socio1 está presente no mesmo cliente2 e este tem o mesmo grupo econômico do cliente1, o sistema incluirá normalmente;
Quando o sócio1 está presente no cliente1 e 3 e este tem o grupo econômico diferente do Cliente1, o sistema exibirá uma mensagem (Imagem 15).
Se optado como “Não”, um captcha será apresentado e o sócio será gravado no cliente1. Se fechada a operação, então a gravação de sócio não será feita (Imagem 16).
Se optado por “Sim”, o sócio será gravado no cliente 1 e o cliente entrará em modo de edição com o campo focado no grupo econômico (Imagem 17).
Crivo na digitação de ordem
Foi criado um novo crivo “QS” na liberação de ordem (Imagem 18).
Junto a ele, foram criados dois parâmetros para controlar sua obrigatoriedade. O parâmetro “Bloq. na liberação de ordens caso o quadro social possua um cliente bloqueado? (FN_VERIFICAR_PEDIDO_QS)”. Caso desativado, um pedido com um cliente que possui quadro social em comum com outro bloqueado, não será afetado.
Por exemplo, um cliente está bloqueado e o outro não, ambos possuem o sócio 1, ao digitar um pedido para um cliente com o parâmetro desativado, esse pedido será digitado normalmente (ou para em outros crivos) (Imagem 19).
Ao fazer um pedido para o cliente com o sócio bloqueado, então será exibido na observação (Imagem 20).
Com o parâmetro “Bloq. digitação do pedido caso o quadro social possua um cliente bloqueado?” optado para “Bloquear” (Imagem 21).
Com o parâmetro “Bloq. digitação do pedido caso o quadro social possua um cliente bloqueado?” optado para “Avisar”.
Será exibido um aviso, mas será possível continuar a fazer o pedido (Imagens 22, 23 e 24).
📗 1️⃣ Considerar Planilha de formação de preços na copia do fornecedor.
SUP-99523
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, agora ao copiar os valores de uma empresa para outra, estes também serão levados para a tela “2.2.10 - Planilha de Formação de Preços”.
Será necessário na tela “1.1.9 - Cadastro de Produtos” aba “Fornecedores”, selecionar uma linha de fornecedor cadastrado para uma empresa, optar pelo botão “Copiar esquema para empresas” (com ou sem considerar os tributos), selecionar a empresa para qual a informação será copiada e confirmar a copia. Na tela “2.2.10 - Planilha de formação de preços”, ao filtrar pelo produto na aba “Custos atuais em “Fornecedores”, será criada uma linha com a empresa, fornecedor e o valor de custo na planilha também será replicado para o campo “Vr Tabela” (Imagens 1 e 2).
📗 1️⃣ Cálculo da cubagem dos produtos.
SUP-98164
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, foi feita uma atualização para definir e rastrear os tipos de cubagem, produzindo os cálculos e rastreios necessários.
Ao selecionar o campo “Cubagem“, o sistema calculará automaticamente (Imagem 1).
Caso o usuário preencha a cubagem do produto de forma manual alterando apenas o campo “Cubagem”, a sigla preenchida será “M” indicando que o usuário preencheu sem informar nenhum dos campos (Comprimento, Altura e Largura) (Imagens 2 e 3).
Caso o usuário faça o cálculo da cubagem utilizando a opção “Calcular M³ considerando as dimensões informadas e dividindo o resultado pela embalagem“ (Legado), será gravado no banco de dados a sigla “U”, indicando que o resultado é divido pela embalagem.
A quantidade da embalagem no exemplo apontado é igual a 6.Cálculo:
M3 = (comprimento x altura x largura/Embalagem) / 1000000
10 x 15 x 20 = 3000
3000/6 = 500
500/1000000 = 0,0005 (Imagens 4, 5 e 6).
Caso o usuário escolha a opção “Calcular M³ considerando apenas as dimensões informadas“(Nova opção), será gravada no banco de dados a sigla “I” indicando que o cálculo será feito utilizando apenas as dimensões Informadas.
Cálculo:
M3 = (comprimento x altura x largura) / 1000000
10 x 15 x 20 = 3000
3000 / 1000000 = 0,003 (Imagens 7 e 8).
Caso o usuário escolha a opção “Calcular M³ considerando as dimensões informadas quanto a embalagem e dividindo o resultado pela quantidade da própria embalagem“(Nova opção), será gravado no banco de dados a sigla “E” indicando que o calculo é feito utilizando apenas as dimensões Informadas.
M³ = ((comprimento da embalagem x altura da embalagem x largura da embalagem) / quantidade da embalagem) / 1000000
Cálculo:
M³ = ((32 x 36 x 29) / 24) / 1000000
M³ = ((33.408) / 24) / 1000000
M³ = (1392) / 1000000
M³ = 0,001392 (Imagens 9, 10, 11 e 12).
[Menu Comercial - Compras]
📗 1️⃣ Adequar opção de atualização em massa.
ERP-8061
Na tela “Importação de CTE em Lote”, os botões “Importar Cte” e “Confirmar Entrada”, foram alterados para “Importar” e “Confirmar“ respectivamente. Foi acrescentado o botão “Opções”, que terá a opção “Atualização em massa“, onde ao clicar terá o mesmo comportamento que anteriormente, em “Atualização em massa“ à direita da tela, onde é aberto um painel com várias opções.
Botões renomeados (Imagem 1).
Botão “Opções” (Imagem 2).
Opção “Atualização em Massa” (Imagem 3).
Atualização em massa aberta pela opção lateral (Imagem 4).
📗 2️⃣ Criar modelo “Nota fiscal fatura eletrônica de serviços de comunicação - NFCom.
SUP-95810
Na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, foi disponibilizado o novo modelo “62 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviços de Comunicação”. Ao clicar no botão “Importar XML, será apresentada a opção “NFCom”, basta clicar em “NFCom” e selecionar o XML referente a este modelo, ao voltar para a tela “Entrada de Notas Fiscais”, os dados do XML serão carregados na tela (Imagem 1).
Ao realizar a importação, o XML deve possuir a tag <NFCom
>.
Para buscar a chave da NFCom, deve estar na tag <infNFCom Id>, e irá preencher a guia Observações/Chave NFCom] (Imagem 2).
Os demais dados serão carregados para a tela “Entrada de notas fiscais” de acordo com as tags do manual para seus respectivos campos.
Validações realizadas na importação:
A tag
<CNPJ>
do Destinatário, deverá ser o mesmo CNPJ do cadastro da empresa. Caso contrário, será exibido um aviso (Imagem 3).
A tag
<CNPJ>
do Emitente, será buscada no cadastro de fornecedores, e caso não seja localizado, também será exibido um aviso (Imagem 4).
Para armazenar os valores referentes ao FUST e FUNTTEL no item, foram criados os campos “BC FUNTTEL, Alíq FUNTTEL, Vr FUNTTEL, BC FUST, Alíq FUST, Vr FUST” (por default os campos serão apresentados criados na grade, não estando visíveis, podendo ser marcados na configuração da grade para serem visíveis, estes não são obrigatórios no XML e os mesmos também não são solicitados no SPED, portanto são apenas para consulta) (Imagem 5).
No rodapé da tela, foi criada a guia “NFCOM-62”, onde foram criados campos para armazenar os dados do assinante e os valores do FUST e FUNTTEL (Imagem 6).
Na tela “10.2.16 - SPED - EFD ICMS IPI”, foram criados os registros “D700, D730 e D731”, referentes especificadamente ao modelo 62 (Imagem 7).
Validador D700 (Imagem 8).
Validador D730 (Imagem 9).
Validador D731 (Imagem 10).
Para os valores referentes a PIS/COFINS, seguirá a mesma regra das demais notas já existentes, ou seja se houver valor de PIS/COFINS, constará na tela de apuração de Impostos. Apuração de Pis e Cofins (Imagens 11 e 12).
📗 2️⃣ Opção de impressão para somente fidelidade 1.
SUP-97307/SUP-91240
Na tela “2.2.8 - Manutenção de ordens de compra”, foi disponibilizada uma opção para imprimir somente fidelidade (praça 1) (Imagem 1).
Optando pelo botão “Opções”, em “Imprimir” e “Somente Fidelidade 1” (Imagens 2 e 3).
Foi criado o FR3 “pedido_compra_p1.fr3“ para o funcionamento deste novo impresso.
📗 3️⃣ Viabilidade para conferência e ajustes de preço.
SUP-98282/SUP-95531
Na tela “2.2.10 - Planilha de formação de preços”, foi adicionado um filtro que permite pesquisar nota de entrada e carregar os produtos da mesma (Imagens 1 e 2).
Na tela “2.2.13 - Planilha de formação de preços (Novo)”, foi adicionado um filtro que permite pesquisar nota de entrada e carregar os produtos da mesma (Imagens 3 e 4).
Foram adicionadas as colunas “% Diferença Un e % Diferença Emb”, que correspondem a diferença entre os preços [novo] e [atual/tabela] unitário e embalagem (Imagem 5).
Foi adicionado o filtro “Empresa a considerar” com as opções:
Selecionar empresa desejada: Mantém o comportamento atual do sistema (legado), onde o usuário precisa selecionar uma empresa no filtro “Empresa para busca dos preços“
Última alteração - independente da empresa: Desabilitará o filtro “Empresa para busca dos preços“, pois esta informação não será considerada e a busca dos preços será pela empresa que teve a alteração mais recente de custos para cada produto.
Por exemplo:
A última entrada de NF de compra com alteração de custo do produto 1 foi pela empresa 10, então essa será a empresa usada para a busca dos preços deste produto;
Para o produto 2, a última entrada de compra com alteração de custos foi pela empresa 25, então para este produto, esta será a empresa utilizada para a busca de preços deste produto.
Caso não tenha registros de alteração de custo, a empresa usada para este caso, será a empresa logada no Guarani (Imagem 6).
Cadastro do produto utilizado para dar entrada nas notas (Imagem 7).
Entrada de nota com a empresa 18 (Imagem 8).
Entrada de nota com a empresa 19 (Imagem 9).
Acessando a tela “Geração tabela de preços“ e optando por “Última alteração - independente da empresa“ no filtro “Empresa a considerar“, exemplo de preço buscado pela empresa com a alteração mais recente. As colunas “Vr unitário [novo/planilha]“ e “Vr embalagem [novo/planilha]“ listam os preços respectivamente, R$4,61 e R$73,70 (Imagem 10).
Alterado o filtro “Empresa a considerar“ para a opção “Selecionar empresa desejada“ e informada a empresa que teve a entrada de NF mais recente, logo os valores exibidos nas colunas “Vr unitário [novo/planilha]“ e “Vr embalagem [novo/planilha]“ são os mesmos (Imagem 11).
Alterado o filtro “Empresa a considerar“ para a opção “Selecionar empresa desejada“ e informada a empresa que não tema entrada de NF mais recente, logo os valores das colunas “Vr unitário [novo/planilha]“ e “Vr embalagem [novo/planilha]“ são diferentes do exemplo anterior, que os valores das entradas foram diferentes (Imagem 12).
Na tela “3.2.22 - Manutenção de tabelas de preços“, foram realizados os ajustes:
Renomeada a coluna “Vr und” para “Vr unitário”;
Renomeada a coluna “Vr emb” para “Vr embalagem”
Renomeada a coluna “Vr emb anterior” para “Vr embalagem anterior”
Adicionar coluna “% Diferença” ao lado das colunas “Vr unitário anterior” e “Vr embalagem anterior” em relação aos seus pares “Vr unitário” e “Vr embalagem” respectivamente.
Quando campo “% Diferença” for diferente de 0 (zero). Esta coluna é o resultado da diferença entre as colunas “Vr unitário“ e “Vr unitário anterior“:
A fonte do texto será vermelho em negrito e o fundo será branco nas colunas:
“% Diferença”, “Vr unitário anterior”, “Vr unitário”, “Vr embalagem anterior” e “Vr embalagem” (Imagem 13).
Cálculo:
"% Diferença" = ("Vr unitário" / "Vr unitário anterior" * 100) - 100; "% Diferença" = (2,99 / 2,50 * 100) - 100; "% Diferença" = (1,196 * 100) - 100; "% Diferença" = 119,60 - 100; "% Diferença" = 19,60;
Na tela “2.2.10 - Planilha de formação de preços”, foram realizados os ajustes:
Na grade principal de produtos, foi adicionada a coluna “Preço de venda alterado” com as opções:
Optado como “SIM”: Quando o “Vr Venda Und“ for diferente da segunda alteração de preço mais recente nos registros de log.
(Obs: precisa ser a segunda mais recente, pois a mais recente é exatamente a última alteração de preços registrada, neste caso, seria sempre igual);Optado como “NAO”: Quando o “Vr Venda Und“ for igual a segunda alteração de preço mais recente nos registros de log (Imagem 14).
Na aba “Saídas (F3)”, foi adicionado o botão “$“ com o hint “Log de alterações de preço“ ao lado do campo “Valor unidade“ no grupo “[ Venda ]“.
Este botão tem a funcionalidade de listar as alterações do preço de venda unitário e trazer a diferença entre o preço mais atual.
Este log lista as alterações de preço do produto para a empresa padrão (Imagem 15).
Alterando o preço de venda, o percentual de markup para 70% e gravando a alteração (Imagem 16).
Este log é a leitura das alterações da Planilha de formação de preços, filtrando pela empresa padrão.
O mesmo log de alterações pode ser visto na tela “2.2.6 - Histórico de modificação na planilha de formação de preços“ ordenando pelas colunas “Data” e “Hora“ de forma decrescente (através da tecla Shift) e filtrando pela empresa padrão.
Observação: A coluna “Vr Venda Un“ foi incluída para que seja possível ter essa visualização do log de alterações. Ela sempre existiu nessa tabela de log do banco de dados, mas nunca havia sido levada para a grade (Imagem 17).
Ainda na aba “Saídas (F3)“ na grade de preços, foi adicionada a opção “Log de alterações de preço“.
Esta opção também irá trazer um log das alterações de preços, contudo, nessa opção, será feita a leitura do log de alterações do preço na tabela selecionada. No título do formulário, será identificado de qual tabela e produto é o log exibido (Imagens 18 e 19).
[Menu Comercial - Vendas]
📗 1️⃣ Incluindo parâmetro "Exibe valor de margem".
SUP-96218
Na tela “3.5.8 - Guarani Móvel - Android - parametrização”, foi inserido o parâmetro “Exibir percentual da margem de contribuição em formato numérico junto ao ícone colorido” para a atualização em massa, esse “Parâmetro” está localizado em “Manutenção” na aba “Parâmetros”, dentro do quadro [Parâmetros] nos “Pedidos” em “Política comercial” (Imagem 1).
📗 3️⃣ Ajuste relacionado ao frete na integração Neogrid.
SUP-100257
Na tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados”, foi feita uma alteração para que sejam carregadas as informações já pré-definidas no cadastro do cliente, relacionado ao frete no pedido através da importação Neogrid (Imagens 1 e 2).
Na tela “1.1.3 - Cadastro de clientes”, abas “Comercial e Frete”, será necessário definir os campos “Frete e Pag. Frete Destaca NF?” como “SIM“ (Imagem 3).
📗 3️⃣ O sistema retornando a quantidade original do pedido, quando desalocar peças.
SUP-100847
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens” foi realizado um ajuste para que no momento que o usuário desalocar todas as peças, a última quantidade atualizada fique salva no campo “Qtde”, desta maneira o usuário poderá continuar a operação de onde parou da última vez. Foi implementado também uma validação, verificando se já existem peças alocadas, caso existam, não será mais possível alterar a quantidade do pedido, exceto sejam desalocadas todas as peças.
Quantidade digitada (Imagem 1).
Alocação de peças (Imagens 2 e 3).
Bloqueio de alteração de quantidade, com peças alocadas (Imagem 4).
Desalocação de peça (Imagem 5).
O sistema voltará a quantidade anterior (Imagem 6).
📗 3️⃣ Alterando a quantidade original do pedido, quando alterada a quantidade do pedido - Peça Única.
SUP-100785
Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens” e no “Coletor” no aplicativo “Alocação de peças”, uma validação foi implementada para permitir a alteração da quantidade de peças durante a digitação de ordens, para que atualize o registro correspondente no “Coletor”. No entanto, essa atualização ocorrerá apenas se não houverem peças já alocadas, caso existam peças alocadas, o “Coletor” manterá a última quantidade atualizada ao invés da quantidade original, desta forma, visando melhorar o processo na hora de entender o que tinha que ser alocado. Essa alteração visará garantir que as informações no “Coletor”, permaneçam consistentes com as alterações feitas durante a digitação de ordens, facilitando o acompanhamento e a gestão de inventário.
Ao colocar uma quantidade na digitação da ordem e que não tenha peças alocadas, ao entrar no “Coletor” no aplicativo alocação de peça, deverá ver a quantidade do pedido igual à “Digitação de ordens” (Imagens 1 e 2).
Ao alocar uma peça na “Digitação de ordens”, então o sistema alterará a quantidade somando as peças alocadas (Imagens 3, 4 e 5).
Ao trocar a quantidade na “Digitação de ordens” com peças alocadas no “Coletor”, manterá a última quantidade atualizada, não substituindo, como já fazia anteriormente (Imagens 6 e 7).
[Menu Faturamento]
📗 2️⃣ Ordem de exportação sem taxa cambial inicial e final.
SUP-99430
Na tela “4.2.6 - Expedição” , foi inserida a validação para quando for faturar uma ordem de exportação, sem valor de taxa cambial.
Ordem de exportação sem taxa cambial (Imagem 1).
Mensagem apresentada ao tentar faturar a ordem (Imagem 2).
[Menu Financeiro - Receber]
📗 3️⃣ Carregando os dados das lojas no “Fechamento - Conferência de Caixa”.
SUP-95530
Na tela “5.2.21 - PDV retaguarda - conferência de caixa” foi feita uma alteração para carregar somente as contas que pertencem a empresa do caixa que está sendo conferido no momento (Imagem 1).
Na coluna “Conta Transferência“ só aparecerão as contas correspondentes a mesma empresa (Imagem 2).
📗 1️⃣ Meta de cobrança ser apuração seja para o cobrador e não para usuário de baixa.
SUP-91612
Na tela “5.2.29 - Cadastro de Metas de Cobrança”, foi feita uma alteração para permitir informar o cobrador na meta, além do usuário e foi criado um campo chamado “Cobrador”, onde será chave estrangeira na tabela de cobradores. Ao incluir uma meta de cobrança para um cobrador, baixando títulos manualmente ou automaticamente (CNAB), deverá ser contabilizado para a meta do cobrador configurado e não para o usuário que realizou a baixa. Sendo assim, o usuário será a chave primária da tabela da grade “Pessoas” e este campo será obrigatório (Imagens 1 e 2).
Ao realizar uma baixa de pagamento de forma manual ou através da importação do arquivo CNAB, será contabilizado automaticamente, na meta do cobrador selecionado como responsável pela cobrança (Imagens 3 e 4).
[Menu WMS]
📗 1️⃣ Validação do campo “Romaneio”.
ERP-9378
Na tela “7.2.4 - WMS - guia de suprimento de picking”, foi adicionada uma validação no campo “Romaneio” para que ao digitar o código do romaneio o sistema valide a existência do código. Se o código existir, o cadastro/alteração será feito, caso contrário será exibido um aviso ao usuário (Imagens 1 e 2).
📗 2️⃣ Ajustes de estoque funcione para peça única.
SUP-99402
Na tela “7.2.7 - WMS - Ajustes de estoque” foram realizadas algumas alterações onde o sistema permitirá o ajuste para os estilos “Peça Única” e “Peça Rastreável + Peça Única”. A inutilização será feita da forma que a peça se encontrar no estoque. Os campos “Fabricação, Validade e Quantidade Mov.”, serão os mesmos que já estão na peça do estoque (Imagens 1 e 2).
Ajustes realizados |
---|
|
|
|
Selecionando mais de uma linha (Imagem 3).
[Menu Contábil]
📗 3️⃣ Remoção do campo "Item contábil".
SUP-97192
A tela “9.1.13 Contábil - Cadastro de Item Contábil”, foi removida do sistema. Também foi removida da tela “9.1.4 - Contábil - Plano de contas”, a opção “Exige Item Contábil“ (Imagem 1).
Na tela “9.2.2 - Contábil - Lançamento Contábil” , foi removido o campo “Item Contábil“ (Imagem 2).
Com a remoção do item contábil, também foi removida a posição do item contábil no arquivo de importação (Imagem 3).
Para arquivos já montados pelo usuário com a posição “item contábil” no arquivo, será necessário fazer a remoção da posição nas linhas 01 e 02, para que ao importar e integrar o arquivo o sistema reconheça o layout corretamente (Imagem 4).
📗 3️⃣ Importar planilha Excel com Vários Créditos para Vários Débitos.
SUP-94009
Na tela “9.2.2 - Contábil - Lançamento Contábil”, foi feita uma alteração para que seja possível realizar lançamento contábil com vários débitos e créditos (Imagem 1).
Através da tela “9.2.1 - Contábil - Integração”, será possível integrar o arquivo com vários débitos e créditos (Imagens 2 e 3).
Para arquivos já montados pelo usuário com a posição “item contábil” no arquivo, será necessário fazer a remoção da posição nas linhas 01 e 02, para que ao importar e integrar o arquivo o sistema reconheça o layout corretamente (Imagem 4).
📗 3️⃣ Adequando data de registro contábil da Taxa de Cartão de Crédito.
SUP-95551
Na tela “9.1.3 - Contábil - Parâmetros” foi criada a opção de separar as taxas de cartão de crédito por vencimento no momento da integração contábil e unificar os abatimentos existentes no sistema, assim o usuário tem a opção de unificar todos os abatimento em uma única regra contábil. Desta forma, foi criado um DML para que as regras do módulo contas a receber, com a classificação abatimento sejam agrupadas pelo tipo de abatimento e assim as regras serão inativadas e será mantida apenas uma regra ativa com todos os tipos de abatimentos (Imagem 1).
Unificando os abatimentos (Imagem 2).
O tipo abatimento manual permitirá o usuário informar o subtipo de abatimento, que é cadastrado pelo usuário através da tela “Cadastro de subtipos de abatimentos manuais“, sendo assim, a regra com o tipo de abatimento manual terá o subtipo de abatimento vinculado (Imagem 3).
Aabatimento manual que tenha subtipos cadastrados, também pode ser configurado (Imagem 4).
Atualmente a integração dos recebimentos com cartão possui a seguinte funcionalidade “O título pago com cartão é integrado na data de digitação (Imagem 5).
Caso o título possua um abatimento com o tipo taxa de cartão, o valor também será integrado na data de digitação (Imagem 6).
O título pago com cartão de crédito deverá ser integrado na data de digitação, entretanto o valor original e valor recebido devem ser iguais, sem o abatimento da taxa de cartão (Imagem 7).
O abatimento do tipo taxa de cartão deverá ser integrado na data de vencimento, que irá corresponder com o repasse da operadora do cartão à empresa (Imagem 8).
A integração do módulo contas a receber deverá seguir o seguinte fluxo:
|
Foram adicionados três novos campos à tela “9.1.3 Contábil - Parâmetros”, para que a integração dos cartões ocorra conforme o esperado, sendo eles:
Finalidade Cobrança: Ficará editável apenas para as classificações Recebido e Abatimento. Todos: Legado, todos os tipos de finalidade da cobrança (Imagem 9).
Todos exceto cartão: Todas as finalidades de cobrança exceto a de cartão.
Somente cartão: Somente a finalidade de cobrança cartão (Imagem 10).
Tipo de Data: Ficará editável apenas para as classificações Recebido e Abatimento.
Desativado: Legado, permanecerá a lógica utilizada atualmente onde a finalidade de cobrança cartão e cheque utilizará a data de digitação e as demais finalidades utilizará a data de vencimento.
Data de digitação: Data de digitação do título no pagamento.
Data de vencimento: Data do vencimento do título no pagamento (Imagens 11 e 12).
Com os três campos criados será possível criar as regras que fará com que a integração do módulo receber acontece da forma esperada. Note que para chegar no resultado esperado é necessário:
|
Com as regras criadas será possível chegar no resultado esperado. Integração realizada com as configurações criadas (Imagem 14).
Título com abatimento no período do 01/11/2023 no valor de 7,83 (Imagem 15).
Integração (Imagem 16).
[Menu Fiscal]
📗 2️⃣ Opção “GIA-ST” para os estados PR e SC.
SUP-92418
Na tela “10.2.5 - Geração GIA”, foram adicionados os layouts “GIA-ST PR e GIA-ST SC”, que seguem o mesmo layout dos demais já existentes com o prefixo “GIA-ST”.
Possibilidade de optar por gerar os blocos A0 até A4. Opções no campo “Layout” (Imagem 1).
Foi adicionada uma validação na tela, que será exibida quando for selecionado um layout para uma UF que a empresa não possuir inscrição estadual (Imagem 2).
Arquivo GIA gerado (Imagem 3).
📗 2️⃣ Alterada a forma de gerar o registro E250.
SUP-100676
Na tela “10.2.16 - SPED - EFD ICMS IPI”, foi alterada a forma de gerar o registro E250. Agora, irá desconsiderar da parametrização quando os campos “Cod_rec_fcp, num_proc, ind_proc, proc.” estiverem vazios.
Será necessário, informar o período de geração e marcar o bloco E250 para ser gerado. Se na tela “10.1.7 - Parametrização de CFOPs para SPED”, existir CFOPs para o E250 sem o preenchimento dos campos “Cod_rec_fcp, num_proc, ind_proc, proc”, estes serão ignorados na geração do bloco E250.
CFOPs utilizados para UF Bahia (Imagem 1).
Parametrização com CFOP 6.403 preenchido e CFOP 5.949 sem preenchimento (Imagem 2).
Bloco E250 no Sped (Imagem 3).
[Menu Manifestação do Destinatário]
📗 2️⃣ Vincular pedidos em massa.
SUP-95528
Na tela “16.2.1 - Manifestação do Destinatário” adicionada a opção que permitirá ao usuário atualizar o número do pedido em massa.
Ao selecionar o item través da aba “Item da NFe” e clicar no botão “Opções” e na sequência em “Atualizar itens massa” (Imagem 1).
O sistema abrirá uma tela onde será possível pesquisar o pedido de compra, que esteja com o mesmo fornecedor da NF-e e autorizado, e/ou em aberto e/ou com saldo em quantidade. O pedido de compra deve possuir os itens da NF-e para que seja possível realizar o vínculo do pedido de compra com o produto da NF-e (Imagem 2).
Ao clicar no botão para adicionar e pesquisar o pedido de compra (Imagem 3).
O sistema permitirá a pesquisa do pedido de compra para que haja o vínculo com o item da NF-e (Imagem 4).
Clicar no botão (<<) para vincular o pedido de compra selecionado ao item (Imagem 5).
O pedido de compra será vinculado ao item, após clicar no botão “Processar” (Imagens 6 e 7).
📘 Solicitações
[Menu Comercial - Compras]
📘 2️⃣ Devolução total de um pedido P2, não vinculando o contas a receber P3.
SUP-102344
Ocorrência: Ao efetuar uma devolução pela tela “Entrada de notas fiscais” de um “Pedido P2”, o sistema não estava gerando abatimento referente ao “Pedido P3”, no contas a receber.
Solução: Foi realizado um ajuste para que a geração do abatimento no contas a receber realizado pela tela “Entrada de notas fiscais”, considere também o valor “Pedido P3”.
“Entrada de notas fiscais” listando tanto o valor contábil, quanto os títulos “Praça 3” (Imagem 1).
“Manutenção de contas a receber”, selecionando título parcela “Praça 1 e Praça 3” (Imagem 2).
Título “Praça 3”, onde ocorreu o abatimento proveniente da devolução gerada pela tela “Entrada de notas fiscais” (Imagem 3).
Local>Tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
📘 2️⃣ Ajustes na tela “Custo por Estoques (PP)”.
SUP-91380
Ocorrência: Estava sendo apresentada uma inconsistência ao filtrar itens com estoque físico zerado na tela “Custo por Estoque (PP)”. Isso ocorria devido ao sistema dividir a soma do campo “Valor CR[01] Total” pela soma do campo “Estoque físico” para encontrar média (“Valor CR[01]”).
Solução: Foi realizado um ajuste para que o footer do campo “Valor CR[01]” (média) seja igual a zero quando a soma do campo “Estoque físico“ for igual a zero (Imagem 1).
Local>Tela 2.4.15 - Custo por Estoques (PP)
📘 2️⃣ Autorização de Pedido de Compra - Inconsistência por falta de centro de custo.
SUP-103130
Ocorrência: Após gerar um pedido de compra pela tela de cotação de compra, o centro de custo do item não era exibido, caso outro usuário abrisse a tela de pedido de compra em outra máquina.
Solução: Foi adicionado um commit após inserir o centro de custo do item do pedido de compra, gerado pela tela “Cotação de compra” (Imagem 1).
Local>Tela 2.2.8 - Manutenção de ordens de compra
[Menu Comercial - Vendas]
📘 2️⃣ Sistema permitindo alteração de ordens conferidas e em conferência pela “Digitação expressa”.
SUP-102801
Ocorrência: O sistema estava permitindo alterar ordem em conferência/conferida pela digitação expressa.
Solução: Foi inserida a validação na digitação expressa, para não permitir alterações em pedidos conferidos, ou seja, o parâmetro: “Chekout - Bloquear edição de ordem em conferência” optado como “SIM”.
Parâmetro: “C hekout - Bloquear edição de ordem em conferência” (Imagm 1).
Conferência de saída no “Coletor” (Imagem 2).
Pedido constando em “Conferência” (Imagem 3).
Digitação de ordens, ao clicar no botão “Expresso” se o pedido estiver em conferência, também será validado (Imagem 4).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
Local>Tela Coletor
Local>Tela Parâmetris :: Guarani
[Menu Faturamento]
📘 2️⃣ Pesos líquidos não arredondando na “Declaração de importação (DI)”.
SUP-102697
Ocorrência: Estava ocorrendo uma diferença entre o peso líquido importado na DI e o peso líquido gerado na nota fiscal.
Solução: Foi realizado um ajuste nas casas decimais dos campos “Peso Líq” e “Peso Bru” na “Importação de DI” para três, igualando ao campo no banco de dados para evitar diferença. Também foi ajustado o rateio do “Peso Líq” entre os itens da DI, para que a soma não fique com diferença do peso total.
Tag no “XML da DI” (Imagem 1).
Rateio do peso total, na coluna “Peso Líq.” (Imagem 2).
Peso Líquido total na tela “Cadastro de notas fiscais” (Imagem 3).
Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais
Local>Tela Importação da Declaração de importação (DI)
📘 3️⃣ Nota fiscal de serviço não sendo exibida para transmitir.
SUP-103155
Ocorrência: Estava sendo apresentada uma inconsistência ao emitir NFSe.
Solução: Foi localizada a correção via ShowLog e aplicada novamente na pasta do componente AcBrNFSe para a emissão de NFSe.
XML gerado após correção (Imagem 1).
[Menu Contábil]
📘 3️⃣ Inconsistência ao usar grid na tela Contábil Integração.
SUP-103085
Ocorrência: Existia uma opção na grade para quando não existisse o centro de custo para um lançamento contábil a opção de (+) da grade ficasse oculta, entretanto essa opção gerava a inconsistência “Índice row fora do intervalo”.
Solução: Foi feita uma alteração com a opção “OptionsView.ExpandButtonsForEmptyDetails” da grade para verdadeiro, desta forma sempre exibirá a opção (+) na grade e não gerará mais a inconsistência relatada (Imagem 1).
Local>Tela Consulta Lançamento Contábil por Lote
📘 3️⃣ Sistema não gerando centros de custos na exportação excel.
SUP-102256
Ocorrência: Ao gerar o relatório contábil com a opção “Balancete Contábil” por centro de custo com agrupamento por Conta Contábil, não eram apresentados os centros de custos na exportação em excel.
Solução: Foi disponibilizada a opção “Como exibir centro de custo em Grid“ para a exportação dos centros de custos.
Na versão detalhada manterá o padrão, gerando os registros de centros de custo na subgrid ( + ) (Imagens 1 e 2).
Na versão simplificada exibirá a conta e centro de custo na mesma grade. Desta forma ao exportar para excel, todas as informações estarão disponíveis (Imagens 3 e 4).
Resultado da exportação para a planilha excel (Imagem 5).
Local>Tela 9.3.1 - Contábil - Relatórios Contábeis
📘 3️⃣ Integração contábil do “Controle de Ativo Imobilizado”.
SUP-92763
Ocorrência: Ao fazer integração contábil do módulo “Controle de Ativo Imobilizado”, o sistema estava gerando uma inconsistência no momento da integração.
Solução: Foi feito um ajuste e criada uma nova regra, para quando for feita uma integração contábil, que seja apresentado um “Aviso” informando que “Não é possível selecionar conta de crédito e débito” (Imagem 1).
Local>Tela 9.1.3 - Contábil - Parâmetros
[Menu Fiscal]
📘 3️⃣ Ordem de devolução de fornecedor com valor da NF divergente do valor do financeiro.
SUP-99699
Ocorrência: Ao criar um pedido na tela “Digitação de ordens” referente a devolução de fornecedor, o valor do título no contas a receber ficava com o valor diferente do pedido/NF, isso ocorria por se tratar de um tipo de ordem de “Devolução de compra” ou “Devolução de compra c/ exceções fiscais” e haver item que possui Vr IPI com o CFOP configurado na tela “CFOP Devolução” para Operação IPI “Destaca em despesas acessórias”. O valor do ipi destacado em despesas acessórias era somado ao valor do boleto.
Solução: Foi alterada a procedure “SP_GERABOLETO” para que quando houver devolução e tiver ipi destacado em despesas acessórias, também seja considerado este valor somando ao valor do pedido/nota. Após o ajuste, o valor das parcelas no Pré-Danfe e do contas a receber ficarão corretos (Imagens 1, 2, 3 e 4).
Local>Tela CFOP de Devolução
Local>Tela Pré-Danfe
Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber
📘 2️⃣ Notas de saídas NFE, não estavam sendo geradas no Sped - Registro C190.
SUP-102440
Ocorrência: Ao gerar Sped fiscal, foi detectado que algumas notas de acobertamento de cupom fiscal CFOP 5929, não constavam no SPED no registro C190.
Solução: Foi feito um ajuste para quando uma nota de saída fizer referência a um modelo de documento “SAT”, será gerado o registro C116 e assim, resultará na geração do registro C190.
Nota com SAT referenciada (Imagens 1 e 2).
Log da geração do SPED (Imagem 3).
C190 gerado (Imagem 4).
Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais
Local>Tela 10.2.16 - SPED - EFD ICMS/IPI
Local>Tela Sped Fiscal - EFD ICMS/IPI - Sistema Público de Escrituração Digital
📘 3️⃣ Cadastro de notas fiscais e Cadastro de notas fiscais- Acerto fiscal, não atualizava o cliente/fornecedor.
SUP-102364
Ocorrência: Ao acessar a tela “Cadastro de notas fiscais - Acerto fiscal” e ao clicar em “Opções” na opção “Atualizar dados do cliente/fornecedor”, o sistema não atualizava o país do cliente.
Solução: Foi adicionado o campo país na procedure SP_ATUALIZA_DADOSNF, para também atualizar este campo na Nota Fiscal (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 1.1.3 - Cadastro de clientes
Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais
Local>Tela 10.2.8 - Cadastro de notas fiscais - Acerto fiscal
Índice:
Feedback |
---|
Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão? |
Legendas dos tipos de tickets | Legendas da criticidade do ticket | ||||
?? Mudança | 📗 Melhoria | ?? Solicitação | 1️⃣ Relevante | 2️⃣ Importante | 3️⃣ Muito importante |
Informações técnicas | |
---|---|
Banco: | 878 |
Coletor: | 1489.242 |
- Sem rótulos