O Guarani Agent é um programa atualizador, por meio dele podemos realizar atualizações de versões e “FIX” no “Guarani ERP, Guarani PDV e Guarani Loja (Market)”.
A atualização é realizada de forma automática, sendo necessário seguir os passos abaixo.
Para abrir o aplicativo utilize o executável Guarani Agent que se encontra na área de trabalho do servidor ou no diretório C:\Program Files (x86)\Ferraz automação\Guarani ERP\Server (diretório padrão).
Utilizar o usuário administrador para realizar a abertura do programa, afim de que possua permissão de realizar os procedimentos de atualização.
OBS: Sempre que for realizar a atualização, escolher um horário que não existam usuários no sistema e reinicie o servidor, para ter certeza que todos os processos foram encerrados.
Ao acessar esse aplicativo, será demonstrado o ícone de uma folha (símbolo da Guarani) ao lado do relógio na barra de tarefas.
Conhecendo o Guarani Agent:
Esta tela é composta por duas abas: “Principal e 'Guarani Sistemas”, a aba “Guarani Sistemas” é de uso exclusivo para os desenvolvedores da Guarani.
A aba “Principal” é dividida em “Cabeçalho e Configurações”. No cabeçalho, podemos visualizar as seguintes opções:
Salvar: Esta opção permite que as informações alteradas na parte de configuração sejam gravadas, deve ser utilizada somente pela Guarani.
Testar Ambiente: Permite que as informações existentes na parte de configuração sejam validadas, verificando se os caminhos dos diretórios informados estão corretos para realizar a atualização de versão ou FIX.
Testar Interrupção de BD: Serve para visualizarmos os usuários logados no sistema, para que possa solicitar que saiam deste antes do início da atualização.
Atualizar Licenças: Permite que sejam atualizadas as licenças de uso contratadas junto à “Guarani”.
Manutenção de Banco de Dados: Esta opção permite que sejam realizadas manutenções no banco de dados de forma que sejam verificados corrompimentos, realizando os ajustes automaticamente quando necessário.
E-mail: Permite a configuração de e-mail do usuário-chave para que receba as ocorrências dos procedimentos realizados pelo “Guarani Agent”.
Atualizar Homologação: Esta opção permite atualizar a base de homologação, criando uma base de testes do “Guarani ERP”, com a versão topo disponibilizada no agente, para que possa ser testado e tenha suas alterações validadas mediante melhorias e ajustes realizados na nova versão, antes de atualizar a base de produção.
Configurar Homologação: Esta opção permite que seja criado uma base de dados em homologação, definindo os diretórios no local em que o usuário desejar que a base de homologação seja criada.
Atualizar Produção: Esta opção permite que seja atualizada a base de dados em produção, ou seja, ao clicar nesse ícone a base de dados que está em uso na empresa será atualizada para a versão topo disponibilizada no “Guarani Agent”. Possui a mesma funcionalidade que a opção “Atualizar agora” ao clicar com botão direito sobre a folhinha do Guarani próxima ao relógio.
Notas da Última Versão: Possui a documentação com as alterações disponibilizadas na última versão disponível para o sistema em questão “ERP, PDV e LOJA”. Antes de qualquer atualização (base de homologação e produção) é de extrema importância que sejam lidas as “Notas de Versão”.
Nas Configurações da aba “Principal”, existem 3 outras abas: “ERP, PDV e LOJA”, dentro de cada uma delas é possível realizar a configuração para atualização de cada um destes sistemas.
Em cada uma das abas, são configuradas pela Guarani as seguintes informações:
Configurações: É definido o código do cliente e o status (ativo/inativo). Somente é possível manter uma aba como ativo por vez.
Estatísticas: É informado a data da última atualização, a versão do “EXE” (sistema) e do banco de dados. Estas informações serão demonstradas somente após a primeira atualização de versão pelo “Guarani Agent”.
Configurações Locais: São informados os caminhos dos diretórios onde se encontram o arquivo “Guarani.ini” e também a pasta do repositório.
Backup: É informado o caminho onde o “Guarani Agent” deve salvar os backups realizados.
Exclusão de Log (exclusivo das abas PDV e LOJA): Define quantos dias os logs devem ser mantidos a salvo na pasta backup. Após isto, serão apagados.
Manutenção de Banco de Dados: Demonstra a quantidade de dias que o “Guarani Agent” analisa para realizar a manutenção do banco de dados. Esta validação é realizada a partir da data de última execução definida nas “Estatísticas” mais a quantidade de dias configurados neste campo, obrigando a manutenção antes da atualização caso tenha excedido os 30 dias.
Pasta Guarani Homologação: Caminho que o usuário define o diretório onde serão gravados os arquivos de atualização para a base de homologação. Durante a atualização da base de dados homologação, será criado dentro deste diretório todos os arquivos da nova atualização (tudo da pasta repositório).
Pasta dados Guarani Homologação: É o caminho que o usuário definirá para ser criado o banco de dados em homologação, criando dentro do diretório escolhido os bancos de dados: “ERP_Homologação.FDB”, “ERP_Homologação_Imagem.FDB” e “ERP_Homologação_XML.FDB” (caso a base de testes for do sistema ERP).
Execução do Guarani Agent:
Testar Ambiente
Ao clicar nesta opção serão validadas as configurações realizadas acima.
Se apresentadas as mensagens: “Teste Concluído com Sucesso!” e em seguida: “Local: SUCESSO > :: Teste realizado com sucesso, nenhum problema detectado”, significa que a validação foi realizada com sucesso, estando os diretórios todos corretos.
Testar Interrupção de BD
A funcionalidade de testar interrupção demonstrará se existem usuários conectados no sistema, se houver apresentará a mensagem abaixo:
Caso não exista nenhum usuário conectado, será demonstrada a mensagem abaixo, demonstrando se a atualização pode ser realizada, com a seguinte mensagem:
“Local: INTERRUPÇÃO > :: Concluído”
Atualizar Licenças
Ao clicar na opção “Atualizar Licenças” com o “Status = Ativo” na aba ERP, o sistema demonstrará a quantidade de licenças liberadas para a utilização no “ERP” e também do “WMS” (para aqueles que utilizam esta funcionalidade).
Caso a empresa não utilizar a funcionalidade “WMS”, após demonstrar a quantidade de licenças do “ERP” será apresentada a mensagem: “Cliente não autorizado – Guarani WMS!”.
Manutenção de Banco de Dados
Iniciando a manutenção do bando de dados, o sistema contará os dias configurados no campo “Tempo para manutenção do Banco de Dados (em dias)”, a partir da data da última execução para identificar a necessidade de executar a manutenção, ou seja, não será possível atualizar a base de produção enquanto não for realizado o procedimento de manutenção do banco de dados. Isso não será regra para a base de homologação, onde pode ser realizada sua atualização sem necessidade de efetuar a manutenção no banco de dados.
Ao clicar em “Manutenção de banco de dados” o LOG apresentado é “Iniciando Rotina de Manutenção no banco de dados”, e posteriormente “Shutdown no banco de dados!“.
Durante a “Manutenção do banco de dados”, serão apresentadas mensagens como: “Iniciando Rotina de Manutenção no banco de dados!” e “Shutdown no banco de dados!”, onde será verificado se durante a manutenção existirá algum usuário conectado, identificando que não existe nenhum usuário conectado, a próxima mensagem a ser apresentada é “Shutdown foi realizado com sucesso!”.
A mensagem “Iniciando validação no banco de dados!” será apresentada quando o processo de validação do banco for iniciada, onde será verificado se o banco possui algum erro (corrompimentos), devendo aguardar até sua finalização. Já a mensagem: “Iniciando processo de correção para possíveis erros” é a correção de erros encontrados na validação, este processo também refaz os index, organizando a estrutura do banco, diminuindo o tamanho do banco.
Ao término do processo, será demonstrada a mensagem no LOG: “Processo de validação do banco de dados realizado com Sucesso!”, sendo necessário aguardar até a mensagem: “Processo Finalizado com Sucesso...”
E-mail
Para a configuração do e-mail, pode ser cadastrado um ou mais e-mails configurados para serem enviadas as mensagens de erros, que ocorrerem durante a atualização da base de dados em produção. O mais adequado é que o e-mail cadastrado seja do usuário chave, responsável pela execução da atualização do sistema pelo “Guarani Agent”.
Configurar homologação
Antes de ser realizada a atualização do banco em homologação, é obrigatória a criação da pasta “Homologação” para ser criada a base de testes. O caminho da pasta deve ser verificado e cadastrado pelo usuário chave, junto ao TI da empresa tal como exemplo abaixo:
O diretório criado deverá ser indicado no Guarani Agent no botão “Configurar Homologação”.
Configuração base de homologação – ERP
Deve ser informado neste botão “Caminho dos executáveis da base de homologação” e “Caminho do banco de dados da base de homologação”.
Em “Caminho dos executáveis da base de homologação”, deverá informar qual o diretório onde estarão os executáveis da base de homologação, caminho definido pela empresa onde será criada a pasta repositório de homologação.
No “Caminho do banco de dados da base de homologação”, deverá informar o caminho definido pela empresa onde será criado o banco de dados de homologação.
Atualizar Homologação
Após ter configurado os caminhos das pastas: “Guarani Homologação e Dados Guarani Homologação”, agora poderá ser efetuada a atualização do banco de dados em homologação.
Ao clicar no botão “Atualizar Homologação” o sistema traz a mensagem:
“Para realizar o processo de criação de base de homologação é necessário que não haja usuários conectados a base de dados. Este processo pode ser demorado. Deseja continuar?”
Clicando em “SIM”, o sistema iniciará a criação da base de homologação e posteriormente a sua atualização.
O processo de “Atualizar homologação” segue dois passos:
Criando ambiente de homologação: operação iniciada.
Iniciando criação da base de homologação. Nesta etapa o sistema está criando uma cópia do banco de dados atual de sua base de produção com os nomes ERP_HOMOLOGAÇÃO.FDB, ERP_HOMOLOGAÇÃO_IMAGENS.FDB, ERP_HOMOLOGAÇÃO_XML.FDB, nos caminhos definidos na pasta dados “Guarani Homologação” configurado acima.
Na imagem abaixo segue demonstração de como ficam os bancos de dados no caminho configurado.
Após atualização da base de homologação no diretório onde foi configurado a pasta “Guarani Homologação”, será realizada uma cópia de todos os arquivos da nova versão (assim como existente na pasta “Cliente” da base de dados em produção).
Ao concluir a atualização do “Banco” em Homologação, é apresentada a seguinte mensagem “Processo Finalizado com Sucesso!”.
É importante salientar que, não é possível atualizar a “base de produção” se a “base de homologação” não estiver atualizada.
Se for realizada a tentativa de atualizar a base de produção, sem ter atualizado a base de homologação o “Agent” vai gerar a seguinte mensagem:
“Banco de homologação desatualizado, por favor atualize o banco de homologação e faça os testes antes de atualizar o ambiente de produção”.
Atualizar a base de produção
Após ter atualizado o ambiente de homologação e ter efetuado os testes da nova versão, poderão efetuar a atualização do ambiente de produção. Seguindo o LOG do sistema quando terminar a atualização do ambiente de produção a mensagem ao término da atualização será: “Atualização finalizada”.
Necessário aguardar esta mensagem para somente então fechar o “Guarani Agent” e iniciar a utilização do sistema.
Caso for apresentada alguma mensagem de erro durante o processo, tirar um “PRINT” da tela e contatar o Suporte da Guarani Sistemas, pelo “Chat Online” abrindo um “TICKET” ou por telefone para que sejam realizados análises e ajustes.