Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 28 Próxima »

Data de publicação: 25/07/22
Ticket
Criticidade
📗 Implementação
1️⃣ Relevante
📘 Solicitação
2️⃣ Importante
📙 Mudança
3️⃣ Muito importante

Notas de versão:

 COMUNS

📗 1️⃣ Melhoria na tela “Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP” (ERP-2953)

Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, foi inserida a opção de abrir a tela “Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP”, onde será vinculada de forma direta o produto pesquisado anteriormente. Somente será permitido acessar a tela de “Cadastro de ativo imobilizado e CIAP”, o usuário com permissão na tela em questão.

Tela “Cadastro de Produtos”, com o usuário sem permissão (Imagem 1).

No menu opções, haverá acesso a tela “Cadastro de Ativo e Imobilizado e CIAP” (Imagem 2).

Na tela “Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP”, com filtro da pesquisa (Imagem 3).

Com duplo click sob o produto, será aberta a tela com as informações do produto selecionado (Imagem 4).

 COMERCIAL - VENDAS

📗 1️⃣ Alíquota de ICMS no relatório de royalties (ERP-3094)

Nas telas “3.3.8 - Relatório de apuração de royalties e 3.3.30 - Relatório de apuração de royalties (novo)”, foi implementada a grid de relatórios de apuração de Royalties, e os campos referentes a base de cálculo, alíquota e valor de ICMS, IPI, PIS e COFINS. A grid também foi reformulada e separada por colunas, com seus respectivos campos para melhor organização e visualização.

Reformulação da grid na tela “3.3.8 - Relatório de apuração de royalties” (Imagem 1).

Novas abas de impostos na tela “3.3.8 - Relatório de apuração de royalties” (Imagem 2).

Reformulação da grid da tela “3.3.30 - Relatório de apuração de royalties(novo)”(Imagem 3).

Novas abas de impostos na tela “3.3.30 - Relatório de apuração de royalties(novo)” (Imagem 4).

  • Os novos campos foram disponibilizados para conferência apenas na grid.

📘 1️⃣ Quantidade de itens alterada por um usuário sem permissão (ERP-3307)

Ocorrência: A tela de reserva, estava permitindo alteração na quantidade do item mesmo não tendo permissão na digitação de ordens.

Solução: Foi realizado um ajuste de permissão para alterar quantidade do item pela tela de reserva. Se não houver permissão na tela “Digitação de ordens”, não será permitido alterar a quantidade. A mesma validação será realizada na tela de “Manutenção de ordens”, ao alterar a quantidade (Imagens 1, 2 e 3).

Local>Tela 3.2.29 - Rastreamento de ordens

📘 2️⃣ Sistema permitindo o faturamento de produtos com legenda "Em Transição" (ERP-3429)

Ocorrência: Ao inserir produtos através da digitação expressa (também importando arquivo CSV), o sistema estava deixando inserir produtos em transição.

Solução: Foi realizado um ajuste para não permitir produto em transição na digitação expressa, ajustado também ao importar arquivo CSV.

“Cadastro de produtos”, em transição (Imagem 1).

“Cadastro de Produtos”, em transição (Imagem 2).

Inserção de produtos na “Digitação de ordens” - comuns (Imagem 3).

Inserção de produtos na “Digitação de ordens” - expressa (Imagem 4).

Importando planilha “CSV” (Imagem 5).

Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos

Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens

📘 1️⃣ Pedido “Em Análise” com status "Autorizado" (ERP-3397)

Ocorrência: Quando era feita a alteração do desconto e do tipo de cobrança do pedido, estava alterando o status de análise para “Autorizado”.

Solução: Foi feito um ajuste para que ao efetuar a alteração da cobrança de um pedido, seja refeito a análise dos crivos (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens

Local>Tela 3.2.29 - Rastreamento de ordens

 FATURAMENTO

📘 1️⃣ Romaneio não gerava a observação de guia de carregamento (ERP-3338)

Ocorrência: Quando era criado o romaneio de um pedido que já possuía uma guia de carregamento, o cabeçalho do romaneio não atualizava o campo “Guia carregamento”.

Solução: Foi realizado um ajuste no campo “Guia carregamento" do romaneio, para que seja atualizado conforme o campo “Guia de carregamento" dos pedidos, tanto para guias criadas pela expedição, quanto para guias criadas antes da expedição (Imagem 1).

Local>Tela 4.2.6 - Expedição

 FINANCEIRO - RECEBER

📗 2️⃣ Geração de financeiro automático após faturamento (ERP-3364)

Na tela “Parâmetros :: Guarani” foi criado um novo parâmetro chamado “Exige geração de contas a receber a cada romaneio?”. Quando este estiver ativo e os usuários não gerarem cobranças pela tela “4.2.6 - Expedição” e tentar gerar a próxima nota, o sistema irá impedir que o faturamento seja feito enquanto não forem geradas as cobranças pendentes (Imagem 1).

Uma validação será apresentada nas telas “4.2.6 - Expedição” e “3.2.12 - Digitação de ordens” no momento do faturamento, ao selecionar a opção de “Emissão/Impressão Geral de NFs”. Caso tenham cobranças anteriormente não geradas pelo usuário que está efetuando o faturamento, o sistema irá enviar a mensagem de validação (Imagem 2).

Após a apresentação da validação, será necessário selecionar a opção “Gerar Cobrança”, para que assim possa ser feita a emissão das próximas notas (Imagem 3).

Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens” também foi inserida a validação, para os usuários que fazem o faturamento direto pela “Expedição” (Imagem 4).

📗 1️⃣ Considerar empresa do título ao enviar e-mail pela tela “Manutenção de contas a receber” (ERP-3446)

Na tela "5.2.15 - Manutenção de contas a receber" foi inserida uma alteração nas opções de envio de e-mail, ao clicar com o botão direito no título. A mensagem que é possível montar a partir do parâmetro "Cobrança - Texto do corpo do e-mail", passará a buscar este parâmetro de acordo com a empresa do título e não pela empresa logada no momento.

 

Parâmetro com a mensagem automática por empresa (Imagem 1).

Esta mensagem será apresentada na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber”, quando for utilizada a opção de envio por e-mail (Imagem 2).

 CONTÁBIL

📘 2️⃣ Gerador de contas (ERP-3419)

Ocorrência: Estava ocorrendo uma lentidão ao carregar: produtos, fornecedores e clientes na tela “Contábil - Gerador de Contas”.

Solução: Foi feita uma melhoria na performance ao inserir a pesquisa de produtos, fornecedores ou clientes na grid da tela “Contábil - Gerador de Contas”, corrigindo assim a mensagem que era emitida.

Filtro por produtos (Imagem 1).

Filtro por fornecedor (Imagem 2).

Filtro por cliente (Imagem 3).

Local>Tela 9.2.7 - Contábil - Gerador de Contas

 CONTÁBIL

📗 2️⃣ Razão Contábil - O saldo do período não bate com total dos créditos (ERP-3454)

Na tela “9.3.1 - Contábil - Relatórios contábeis”, foi implementada a correção referente a ordenação do “Relatório contábil - razão”, para que as linhas com saldos não fiquem invertidas fazendo com que o saldo final saia com inconsistências.

Exemplo: O lote 1298 possui o ID 354350 com 4 partidas e as partidas estão ordenadas do maior para o menor, gerando assim a diferença no saldo, pois o saldo é montado seguindo a ordenação: “Conta, Data Lançamento, ID e Partida”, entretanto no relatório a ordenação não continha o campo “Partida”.

Razão após ajuste de ordenação (Imagem 1).

Ajustes implementados:

Implementada a correção de valores negativos, para ficarem entre parênteses (Imagem 2).

Implementada a correção do saldo anterior, para exibir o saldo sequencialmente, ou seja, o último saldo da página anterior (Imagem 3).

Local>Tela 9.3.1 - Contábil - Relatórios contábeis

 FISCAL

📘 2️⃣ SPED Fiscal - Quantidade de linhas do bloco zero informada não confere com a esperada pelo sistema (ERP-3415)

Ocorrência: Havia uma inconsistência ao validar o arquivo SPED.

Solução: Foi feito um ajuste na geração do registro “0450”, para que seja feita a inserção inicial de um valor de referência.

Com o intuito de melhorar a experiência do usuário:

Após feita a correção da inconsistência causada pelo registro “0450” e gerar o SPED, foram apresentadas imprecisões relacionadas aos blocos:

  • 0150: Cliente com código de município da nota fiscal zerada/inválida ou casos em que o registro era zero “0” continham espaçamentos em branco.

  • 0200: Produtos com cedilha (ç/Ç) ocasionavam quebra nos registros do SPED Fiscal.

Todas as inconsistências citadas foram ajustadas para o correto funcionamento dos blocos.

Local>Tela 10.2.16 - Sped fiscal

📘 2️⃣ Geração do arquivo CAT 42 (ERP-3443)

Ocorrência: O arquivo CAT 42 estava sendo indeferido pela SEFAZ. Registro “0150” repetia o participante, mesmo já existindo participante com o mesmo código. 

Solução: Foi realizado um ajuste no registro “0150” da CAT 42, para que não repita o participante quando este for pessoa física.

Arquivo gerado após ajuste com clientes do tipo pessoa física (Imagem 1).

Local>Tela 10.2.20 - Geração dos arquivos do CAT 42/2018

 MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO

📘 2️⃣ Manifestação do destinatário com inconsistências (ERP-3398)

Ocorrência: A “Manifestação do Destinatário” estava com inconsistências, não realizava alteração dos status da Nota Fiscal eletrônica na SEFAZ, apenas mudava o status dentro do sistema. O serviço de manifestação automática tentava realizar a ciência da Nota Fiscal eletrônica, mas era retornada a inconsistência “578 - Motivo: Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento“, entretanto esta inconsistência não era externada pelo Guarani. O tratamento de rejeição não verificava os status de forma correta, o que ocasionava na alteração dos status dentro do sistema, exibindo uma falsa ciência da operação.

Solução: Foi implementado um registro das operações realizadas pelo serviço de manifestação, utilizando o arquivo que já existia dentro da pasta do executável “GuaraniServicos.log”, neste arquivo ficará salvo todas as ações realizadas pelo “Guarani Serviços”. Também foi melhorado o tratamento de rejeição retornado pela Sefaz, alterando o status apenas quando obtiver sucesso.

Implementações realizadas dentro do Guarani:

Na aba “Serviço Automático” da tela “Manifestação do Destinatário”, no campo “Consultar a cada” foi removida as opções de consultar a cada “cinco, dez, quinze e trinta” minutos, mantendo apenas a opção de uma hora ou mais (Imagem 1).

  • Esta remoção foi feita para evitar as inconsistências de consumo indevido.

Na aba “Serviço Automático” da tela “Manutenção do Destinatário”, o botão “Consultar SEFAZ” só efetuará a consulta uma hora depois da última consulta realizada, na aba “Última consulta” será externado a data e hora da última consulta (Imagem 2).

Ao tentar realizar a consulta na aba “Manutenção”, será exibido um alerta que não permitirá a consulta (Imagem 3). Esta mensagem se faz necessária, pois ao consultar o mesmo “Número Sequencial Único” (NSU) em um intervalo menor que uma hora, a SEFAZ irá realizar o bloqueio de novas consultas por uma hora.

Foi adicionado uma aba chamada “Ocorrências”, que será responsável por exibir todas as ações realizadas no registro selecionado (Imagem 4).

Descrição de cada campo da grid:

  • Ambiente: Ambiente em que o evento foi efetuado, sendo “Produção” ou “Homologação”;

  • Sequência: Ordem em que os eventos foram realizados;

  • Data: Data e hora em que o evento foi realizado;

  • Operação: Ação realizada pelo “Guarani ERP” ou “GuaraniServiços”, sendo:

    • Registro salvo no banco de dados: Foi efetuada uma consulta e a nota fiscal encontrada foi salva no banco de dados XML.

    • Ciência da operação NFE/CTE: Ao realizar a tentativa de ciência da operação, poderá retornar com sucesso ou falha.

    • Download XML NFE/CTE: Com o sucesso da ciência da operação, será realizado o download do XML e persistido no banco de dados XML.

    • Confirmação da operação: Ao efetuar a tentativa de confirmação da operação, poderá retornar com sucesso ou falha.

    • Desconhecimento da operação: Ao efetuar a tentativa de desconhecimento da operação, poderá retornar sucesso ou falha.

    • Operação não realizada: Ao efetuar a tentativa de operação não realizada, poderá retornar com sucesso ou falha.

  • Aplicativo: Aplicativo da Guarani que realizou a operação, sendo “Guarani ERP” ou “GuaraniServicos”;

  • Status: Status de retorno da SEFAZ para a operação realizada;

  • Motivo: Motivo do retornado pela SEFAZ para a operação realizada.

As ocorrências serão um histórico das ações realizadas, dessa forma ficará sempre visível se uma operação obteve sucesso ou falha ao ser realizada. O tratamento da inconsistência da operação foi corrigido alterando o status do registro dentro do sistema, apenas quando obtiver sucesso na operação realizada seguindo o manual da Nota Fiscal eletrônica (Arquivo 1).

A partir da página “143” em diante, será possível encontrar todos os códigos capazes de serem retornados em uma consulta envolvendo a Nota Fiscal eletrônica. Todos os códigos relatados estão sendo tratados pela “Manifestação do Destinatário”, desta forma o status do registro dentro do “Guarani” só será alterado com retorno de sucesso (Imagem 5).

Adicionado o campo “Data Inclusão” na grid principal, desta forma, será possível identificar quando o registro foi incluído no sistema (Imagem 6).

Alterações realizadas no “GuaraniServicos”:

Foi identificado que em algumas ocasiões o “GuaraniServicos” realizava uma consulta com um intervalo menor do que de uma hora, mesmo estando configurado para consultar a cada hora. Neste caso faltava alguns segundos para completar o intervalo de uma hora, desta forma era retornada a inconsistência de consumo indevido.

Rejeição pelo mesmo “NSU”, consultado em um intervalo menor de uma hora:

Rejeicao: Consumo Indevido (Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitacao caso nao existam mais documentos a 
serem pesquisados. Tente apos 1 hora).

Foi adicionado mais dois minutos a consulta para que não retorne a inconsistência de consumo indevido, sendo assim, as consultas serão realizadas com uma hora e dois minutos de intervalo.

Também foi identificado que era gerado consumo indevido pelo último “NSU”, informado não ser o último “NSU” na SEFAZ, as inconsistências retornadas são parecidas, mas com causas diferentes.

Rejeição pelo “NSU” informado não ser o último “NSU” na SEFAZ:

“Rejeição: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitações subsequentes. Tente após 1(uma) hora))”.

Visto que o usuário poderá acessar o site da SEFAZ e realizar uma consulta alterando o último “NSU” ou utilizar algum outro aplicativo para fazer a manifestação, o sistema conseguirá se recuperar desta inconsistência obtendo o último “Número Sequencial Único” da SEFAZ e atualizando este na base de dados.

Algumas considerações sobre este caso:

  • Qualquer consulta realizada retornará o último “NSU” da SEFAZ, sendo assim, caso o último “Número Sequencial Único” na base de dados do sistema for diferente do retornado pela SEFAZ, será atualizado o “NSU” do Guarani;

  • Ao se realizar uma consulta com um “Número Sequencial Único” que não for o último na SEFAZ, novas consultas serão bloqueadas por uma período de uma hora;

  • O serviço de manifestação realizará uma consulta por hora, obtendo sucesso ou falha;

  • Ciência da operação ou download do XML não dependem de consultas, desta forma não ficam bloqueados quando for retornada a rejeição por consumo indevido.

O “GuaraniServicos” passará a realizar o registro (log) de toda operação realizada, este registro ficará salvo na pasta do executável do Guarani em um arquivo chamado “GuaraniServicos.log” (Imagem 7). Com os registros sendo salvos, facilitará a identificação de qualquer inconsistência apresentada no serviço de manifestação automática.

  • Simulada a inconsistência “578 - Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento”. Alterado a hora do computador em mais de dez minutos para ser possível a simulação.

Consulta realizada pelo “GuaraniServiços” (Imagem 8).

Foi identificado um documento e salvo no banco de dados, em seguida foi feita a tentativa de realizar a ciência da operação, entretanto foi retornado a rejeição “578 - Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento”, desta forma, o status do registro no sistema permanece como “Sem Manifestação” (Imagem 9).

  • Ao realizar a correção da hora do computador, na próxima consulta do “GuaraniServiços” a nota terá a ciência confirmada e o download do XML realizado.

Consulta realizada com a hora correta (Imagem 10).

Registro atualizado (Imagem 11).

  • Poderá ser analisado o registro (log) salvo pelo “GuaraniServiços”, caso alguma inconsistência seja encontrada.

Para acessar o registro será necessário acessar a aba “Serviço Automático”, botão “Opções” e selecionar a opção “Log Serviços” (Imagem 12).

Registro (Log) das operações realizadas (Imagem 13).

No arquivo de registro (Log) ou no campo “Log Última Consulta” da grid na aba “Serviço Automático”, sempre ficará visível de qual aplicativo realizou a operação, sendo “GuaraniERP” ou “GuaraniServiços” (Imagem 14, 15 e 16).

Local>Tela 16.2.1 - Manifestação do Destinatário

  • Sem rótulos