Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 44 Próxima »

Data de publicação: 13/06/22
Ticket
Criticidade
📗 Implementação
1️⃣ Relevante
📘 Solicitação
2️⃣ Importante
📙 Mudança
3️⃣ Muito importante

Notas de versão:

 COLETOR

📘 1️⃣ Coletor não reconhecia o lote do produto (ERP-2904)

Ocorrência: Quando era bipado o lote na tela “Conferência de saída” do “Coletor”, estava sendo localizado o produto incorreto, isso ocorria devido a existência de mais de um produto com o mesmo lote.

Solução: Foi feito um ajuste no “Conferência de saída” do “Coletor” por lote, para quando for encontrado mais de um produto no pedido com o lote informado, será exibida uma tela com os produtos para que seja selecionado o desejado que se encontra na “Guia de carregamento” (Imagem 1).

Irá ser mostrado os produtos que contém lotes iguais, contudo permitirá que seja bipado somente o lote que estiver na “WMS - Guia de carregamento” (Imagens 2 e 3).

Local> Coletor

Local>Tela 7.2.2 - Cadastro de locais de estoque

 COMERCIAL - COMPRAS

📗 2️⃣ Correção Custo CMPs (ERP-2832)

Foram enviados e-mails com antecedência, alertando sobre as possíveis alterações que ocorreriam a partir desta versão, referente ao novo comportamento dos custos!

Para um melhor controle dos custos, foram implementadas alterações nas telas "10.1.3 - Cadastro de CFOP" e "2.2.4 - Entrada de notas fiscais".

Quando o cliente atualizar a versão, será rodado um grupo de comandos dentro da linguagem SQL, onde ocorrerá a inclusão e modificação de informações em bancos de dados dentro da tela "10.1.3 Cadastro de CFOP", conforme abaixo:

1 - Se a Classificação estiver como "Serviços ou Conhecimento transporte", os campos "Estoque, Atualiza CUE e Atualiza CCD", serão alterados para "NÃO" e o campo "Atualiza CMP" para "Nenhum"; (Imagens 1 e 2).

2 - Se o "Estoque" estiver como "NÃO", os campos "Atualiza CUE e Atualiza CCD" serão alterados para "NÃO" e o campo "Atualiza CMP" para "Nenhum";

3 - Se o "Estoque" estiver como "SIM" e a Classificação não for "Bonificação, Serviços ou Conhecimento transporte“, os campos "Atualiza CUE e Atualiza CCD" serão alterados para "SIM" e o campo "Atualiza CMP" para "Valor + Quantidade";

4 - Se o "Estoque" estiver como "SIM" e a Classificação estiver como "Bonificação", os campos "Atualiza CUE e Atualiza CCD" serão alterados para "SIM" e o campo "Atualiza CMP" para "Quantidade" (Imagem 3).

Informações Complementares:

O campo "Estoque" se refere a movimentação de estoque, se para o CFOP realiza movimentação no estoque;
O campo "Atualiza CUE" define se atualiza o custo de última entrada;
O campo "Atualiza CCD" define se atualiza o custo de cadastro;
O campo "Atualiza CMP" define como será realizado o cálculo do custo médio ponderado;
O campo "Classificação" define o tipo de operação do CFOP.

 

Caso o usuário deseje incluir ou modificar algum cadastro na tela "10.1.3 - Cadastro de CFOP", de maneira divergente ao exposto acima, o sistema irá apresentar mensagens de alerta, não permitindo ao usuário gravar até que o mesmo faça as alterações necessárias:

  • Quando a Classificação for "Serviço ou Conhecimento transporte", não poderá deixar marcado para movimentar estoque (Imagens 4 e 5).

  • Quando a Classificação for "Bonificação", a opção de "Atualiza CMP" só pode ser "Nenhum ou Quantidade" (Imagem 6).

  • Quando não movimentar estoque, a opção de "Atualiza CMP" somente poderá ser igual a "Nenhum" e o "CCD e CUE" será igual “NÃO“.

Na tela "2.2.4 - Entrada de notas fiscais", ocorrerá a validação da classificação do CFOP informado contra o "Tipo mercadoria" do cadastrado no produto:

A - Quando for "Serviço" ambos devem estar configurados como "Serviço" (Imagens 7 e 8).

B - Quando for "Conhecimento transporte", o tipo de mercadoria no cadastrado no produto deve estar como "Serviço" (Imagem 9).

Foi barrada a alteração dos campos: "CMP, CCD e CUE" durante o processo de registro de Nota Fiscal de entrada. Será respeitado o que está configurado no cadastro de CFOP.

Antes (Imagens 10, 11 e 12).

Depois (Imagem 13).

OBS: aconselhamos os clientes que tiverem itens referentes a serviços, com valores na planilha de formação preço, que efetuem o zeramento (Reset).

 

📘 1️⃣ Manutenção de ordens de compras - fidelidade na quantidade não salva (ERP-3030)

Ocorrência: Quando utilizávamos a fidelidade com base na quantidade e não no valor na tela “Manutenção das ordens de compra”, não era permitido salvar o produto.

Solução: Alterado na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra”, para permitir informar produto com fidelidade por quantidade e percentual 0 (zero).

Quando o pedido de compras for FIDELIDADE = 1 (um)

  • Local fidelidade = Q

  • Percentual = 100 (cem)

Quando o pedido de compras for FIDELIDADE = 3 (três)

  • Local fidelidade = Q

  • Percentual = 0 (zero)

Ex.: Um produto com fidelidade 1 (um) por QUANTIDADE , estaremos informando 100% no percentual, alterar para 50% na grid o sistema irá voltar a gravar o percentual da ordem 100%.

Planilha de formação de preço configurada (Imagem 1).

Fidelidade 1, digitada direto na tela “Manutenção das ordens de compra” (Imagem 2).

Fidelidade 3, digitada direto na tela “Manutenção das ordens de compra” (Imagem 3).

A tela “2.2.8 - Manutenção das Ordens de Compra”, é uma tela que tem como objetivo possibilitar ao usuário comprar exatamente aquilo que ele precisa: a quantidade e do fornecedor desejado.

Obs.: Lembrando que não existe pedido de compra 2 (dois), será sempre 1 (um) ou 3 (três).

Por isso a validação quanto ao percentual de fidelidade, deverá seguir a ordem do cabeçalho.

Cabeçalho a ser respeitado na fidelidade (Imagem 4).

Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra

Local>Tela 2.2.10 - Planilha de formação de preços

 COMERCIAL - VENDAS

📗 2️⃣ Relatório de Margem de Contribuição e Digitação de ordens (ERP-2852)

Foram realizados ajustes no layout do “Relatório Margem de Contribuição” (Imagens 1 e 2).

  • Cabeçalho:

a) Identificação do “emitente”: passou a mostrar a razão social e endereço completo e foi inserida a máscara no CNPJ;

b) Identificação do “cliente”: passou a mostrar a razão social e endereço completo;

c) Identificação do “pedido”: as informações foram colocadas logo após o título da informação.

  • Padronizado para usar separador de milhar.

  • Casas decimais:

a) Em “Dados e Resumo totais”: por se tratar de tributação, usaremos 2 (duas) casas decimais. Exceto “Vr. Custo” que permanecerá com 4 (quatro) casas decimais;

b) Em “Cálculo e Resultado”: usaremos 4 (quatro) casas decimais, tanto na coluna “Percentual (%)” como na coluna “Valor (R$)”. Quanto aos campos “IR e CSLL”, os mesmos serão salvos no banco de dados com 4 (quatro) casas decimais, não sendo possível seguir o mesmo critério de considerar 2 (duas) casas decimais como no “PIS e COFINS” em relação ao cálculo.

  • Descrição no quadro “Cálculo”:

a) Corrigido I.C.M.S./P.I.S para ICMS/PIS;

b) Corrigido "Frete + % financeiro” e “investimento” para "Frete E + % financeiro” e “investimento”, pois o campo "Frete" trata-se de frete destacado em campo próprio na Nota Fiscal e o "Frete E" se trata de frete embutido.

OBS 1: Para os campos preço bruto na venda e preço na venda, não faz sentido colocar percentual, pois o percentual é sobre estes campos, então sempre ficaria 100%. Desta forma ficará vazio.

OBS 2: Não foram alterados os cálculos.

📘 2️⃣ Gerar cobrança na expedição com opção "E-mail Cliente" (ERP-3222)

Ocorrência: Ao imprimir cobranças pela tela “4.2.6 - Expedição” selecionando a opção "E-mail Cliente" sozinho ou junto com "Imprimir", ocorria a seguinte mensagem: Tente gerar novamente a cobrança Invalid Pointer Operation.

Solução: Foi transferida a pergunta ao usuário, para o momento depois de limpar o formulário da memória.

Selecionando somente a opção de E-mail (Imagem 1).

Selecionando a opção de envio automático (Imagem 2).

Gerando cobrança selecionando duas opções “E-mail e Imprimir” ao mesmo tempo (Imagem 3).

Local>Tela 4.2.6 - Expedição

📘 1️⃣ Ordem alterada após estar em conferência e com recebimento antecipado “Simular/Reservar” (ERP-3192)

Ocorrência: O Sistema estava permitindo alterar quantidade de item de pedido, que já teve pagamento antecipado através da opção “Simular/Reservar” do menu opções.

Solução: Foi corrigido para que não deixe cortar itens, nem alterar a quantidade do pedido antecipado com pagamento já efetuado, através da opção “Simular/Reservar” na tela “Digitação de ordens”.

Digitação de ordens com pagamento antecipado (Imagem 1).

Digitação de ordens com a opção “Simular/Reservar” (Imagem 2).

Validação da ordem baixada (Imagem 3).

Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens

 FINANCEIRO - PAGAR

📘 1️⃣ Inconsistências ao realizar alterações nos lançamentos a pagar (ERP-3103)

Ocorrência: Quando o usuário incluía a informação do título ao efetuar um lançamento a pagar pela tela “6.2.6 - Lançamentos a pagar” e em seguida incluía informações na aba “Adicionais” para depois clicar no botão salvar, o sistema gerava uma inconsistência de violação de chave, pois o usuário precisava salvar o cabeçalho antes.

Solução: Foi inserido um ajuste, porém ainda se faz necessário salvar o título primeiro, na sequência fazer a inserção de mais informações na aba “Adicionais”. Desta forma, foi inserida uma validação avisando ao usuário que precisa salvar os títulos antes (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 6.2.6 - Lançamentos a pagar

📘 1️⃣ Exclusão de comissão do contas a pagar, não estornando no fechamento de comissão (ERP-3014)

Ocorrência: Exclusão do título referente a comissão do contas a pagar, não estornando no fechamento de comissão.

Solução: Foi realizado um ajuste na tela “6.2.6 - Lançamentos a pagar”, para bloquear a alteração dos campos: Empresa, Fornecedor e Praça, no contas a pagar para títulos gerados pelo fechamento de comissão. Estes campos são chaves para o estorno do fechamento de comissão e bloqueando a alteração desses campos, sempre que o título for excluído, o fechamento de comissão será estornado.

Fechando de comissão de apenas um representante, onde no fechamento a comissão estava numa empresa e em uma praça (Imagem 1).

Na tela “6.2.4 - Fechamento de comissão”, após ter lançando e fechado a comissão, o usuário irá tentar alterar a empresa da qual foi fechada a comissão, a praça e nome do representante e por segurança não será mais possível. Desta forma será apresentada uma mensagem para validação: “Título originado do fechamento de comissão, impossível alteração” (Imagem 2).

Fazendo o fechamento de comissão em massa de todos os representantes, após fechada e lançada no contas a pagar, não será mais possível efetivar alterações (Imagem 3).

Local>Tela 6.2.4 - Fechamento de comissões

Local>Tela 6.2.6 - Lançamentos a Pagar


📘 1️⃣ Descrição equivocada ao gerar complemento de comissão (ERP-3075)

Ocorrência: Ao gerar um complemento de comissão na tela “6.2.4 - Fechamento de Comissões”, estava apresentando na tela “6.2.2 - contas correntes de representantes” a descrição equivocada e “COMPLEMENTE DE COMISSÃO”.

Solução: Foi feita a correção na tela “6.2.2 - Contas correntes de representantes “ a descrição para “COMPLEMENTO DE COMISSÃO” (Imagem 1).

Local>Tela 6.2.2 - Contas correntes de representantes

Local>Tela 6.2.4 - Fechamento de comissões

 WMS

📗 1️⃣ Atualizar dados automaticamente do Mapa de Depósito em painel “TV” (ERP-2899)

Na tela “7.2.6 - Mapa de depósito”, foram inseridos os campos na aba Mapa: Rua inicial, Rua final, Página, Tempo (Seg), Paginar depósito, Disparar timer (Imagem 1).

Ao selecionar o depósito e clicar em ver mapa, mostrará o total das ruas cadastradas no depósito (Imagem 2).

Validação de quando for informada a Rua inicial maior que a Rua final (Imagem 3).

O campo “Tempo” virá com a opção padrão de “60 segundos”,  permitindo informar até no máximo 86.400 segundos (Imagem 4).

Se não optar no campo “Paginar o depósito” e optar em “Disparar timer”, será apresentada uma mensagem de validação (Imagem 5).

Ao optar em “Disparar timer” começará a paginação e o ajuste para o que caberá em tela, para aquela página (Imagem 6). Caso não sejam selecionados os campos “ Paginar Depósito e Disparar Timer”, a barra de rolagem ficará ativa para poder visualizar o mapa (Imagem 7).

Ao clicar para ir para outra aba, será apresentada a validação se deseja parar o timer e ao clicar em “SIM” irá direto para a aba selecionada, caso a opção seja “NÃO” permanecerá na mesma aba (Imagem 8).

Na aba “Consulta por endereço”, foi inserida a opção que permite selecionar: ruas, prédios, níveis e apartamentos (Imagem 9).

Foi habilitado o campo “Limpar tudo”, que permite limpar os dados da pesquisa na aba “Geral” (Imagem 10).

Foi criado o campo “Exibir Inativos” na aba “Consulta por endereço”, caso esteja selecionado com a opção “SIM” exibirá os endereços “Ativos e Inativos” do depósito, mas caso esteja selecionado como “NÃO” mostrará somente os endereços “Ativos” (Imagens 11 e 12).

Foi feito a correção do cálculo da taxa de ocupação das ruas (Imagem 13).

Imagem de apresentação do mapa na TV (Imagem 14).

 PCP

📘 2️⃣ Adequação dos valores de custos (ERP-2719)

Ocorrências: A tela foi analisada e foram identificadas situações e comportamentos para serem melhorados para atender ao padrão e aos cálculos.

  1. Na tela “8.2.18 - Apuração Custos dos Produtos Vendidos (CPV)”, o sistema não estava realizando o somatório das grid´s adequadamente. Outra verificação realizada, foi que o botão de “Auto Soma” no rodapé da página estava com uma inconsistência.

  2. O custo da ficha técnica deveria olhar para o histórico do item e não para o custo da data atual.

  3. O padrão da abertura de telas era acessar, abrindo na aba manutenção com todos os campos em branco, de forma que o usuário poderia incluir algo ou realizar a consulta na aba com este nome.

  4. Para incluir uma nova apuração era necessário clicar em processar e não era possível realizar dois processamentos, sem que fosse realizada a exclusão, porém, ao fazê-la o sistema apresentava na tela o cadastro anterior ao que fora excluído, não deixando a tela limpa para nova inclusão.

  5. Não era possível realizar o processamento de uma apuração duas vezes, sem que essa fosse excluída e incluída novamente. Porém, o sistema permitia realizar mais de uma vez a apuração. O correto seria somente permitir realizar uma vez a apuração, de forma que se fosse necessário, o usuário poderia estornar e apurar novamente.

  6. O botão estornar não estava habilitado em nenhum momento e ele deveria ficar habilitado após a apuração, o que deveria deixar o botão “apurar” desabilitado.

  7. Quando processado o período de março/2022, mesmo o mês não tendo finalizado, o sistema ficava carregando e depois apresentava uma mensagem de erro: “multiple rows in singleton select At procedure ‘SP_PROCESSAR_PCP_CPV’ line: 169, col: 1
    Se não for possível processar o custo antes do final do mês, a mensagem deveria ser de aviso e não de erro, de forma que o usuário consiga interpretá-la sem a necessidade do suporte/desenvolvimento.

  8. Ao “Ratear Valores Adicionais aos Produtos“ estava apresentando a diferença na somatória dos valores aplicados.

  9. Em casos de itens que são comprados em uma unidade de medida diferente da unidade de consumo/estoque, onde uma unidade de compra se transforma em mais de uma unidade de consumo/estoque, o sistema considerava o custo da unidade de compra como sendo para a unidade de consumo. Foi identificado que ao atribuir o Valor unitário na Ficha Técnica conforme o tipo de custo estipulado na mesma, não estava sendo considerado o fator de compra tela “1.1.19 - Cadastro de produtos > Manutenção > Comercial > Vendas / Compras > Geral / Tabela de preço > quadro “Unidades Compra”.

Soluções:

  1. Foram ajustados os totalizadores das colunas e as funcionalidades padrão da grid (Imagem 1).

2. Foi ajustado na procedure que coletava os valores para processar o cálculo no botão “Processar”, para selecionar os valores com base no último dia do período.

Exemplo: Período 01/2022 - os valores serão considerados até a data 31/01/2022. Dessa forma consegue-se iniciar a apuração de custos passando um mês retroativo pegando os valores também de forma retroativa.

 

⚠ Importante ressaltar que essa forma de selecionar os valores pela data do período irá funcionar para praticamente todos os tipos de custos dos produtos que compõe a ficha técnica, com exceção do tipo de custo “Custo de Cadastro - Venda“ que não tem a referência por data (Imagem 2).

  • Todos os demais tipos de custo possuem a referência por data e irão funcionar como esperado.

  • Portanto, fica essa ressalva para o caso de “processar/apurar” custos de meses anteriores.

3. Foi ajustado para que a tela na aba “Cadastro”, abra com todos os campos em branco (Imagem 3).

4, 5 e 6. Foi ajustado o controle dos botões habilitando-os considerando as situações (Imagem 4).

Processar: Quando ainda não foi processado;

Apurar: Quando já foi processado e não foi apurado;

Estornar: Quando já foi processado e apurado.


 

Dessa forma permite processar e apurar somente uma vez. E caso haja necessidade de corrigir a apuração, precisará acionar o estorno e habilitar o “Captcha” (Imagem 5).

Quando o período estiver apurado, só ficarão habilitados os botões “Incluir, Estornar e em Opções> Modelo de CSV com cabeçalho (Imagem 6).

⚠ Sobre o botão “Estornar”, foi implementado um procedimento para estornar e habilitar que a apuração seja feita novamente (Imagens 7, 8 e 9).

  • Este estorno somente ajusta a flag “PROCESSADO“ na tabela e limpa os dados do usuário que processou;

  • Quando o período já foi apurado, os preços da ficha técnica e da planilha de preços já foram atualizados, desta forma, é importante que a apuração seja feita;

  • Foi adicionado um aviso ao usuário para o caso de estornar um período apurado que não seja o mais atual. Neste caso, será necessário que após o ajuste de período anterior, deve-se estornar e apurar o período mais atual, para que os custos sejam atualizados de acordo com a apuração mais recente.

7. Foi corrigida uma inconsistência na procedure do botão “Processar“. Uma SQL que deveria retornar somente uma linha, em dado momento estava retornando mais de uma. Foi ajustada a SQL para que sempre retorne somente uma linha, que é o correto para o caso.

8. Foi ajustado para que na última interação do rateio, o valor seja a diferença entre o valor aplicado e a somatória do rateio aplicado nos demais itens. Dessa forma o total do rateio ficará exato (Imagens 10 e 11).

9 . Foram ajustadas as triggers e procedures que atribuem valor ao campo “Valor Unitário da Ficha Técnica”. Também foram ajustadas as SQLs que listam os itens da Ficha Técnica, para ficarem de acordo com a conversão de compra (Imagem 12).

O Item 2124 é comprado em KG e cada 1KG considera-se 4,6554705738 UN (Imagem 13).

No Item 8281 que utiliza o insumo 2124 em sua ficha técnica, podemos ver na linha do item 2124 os seguintes valores:

  1. Tipo de Custo: CMP Aquisição s/Imp Recuperáveis;

  2. Quantidade: 1 (um);

  3. Vr Custo Unitário e Vr Custo Total: 3,413205

  4. Fator Unidade Compra: 4,6554705738

Ao clicar e abrir a Planilha de Preços, na tela “Planilha de Preços“ temos a opções de ver “Detalhes de Custo” (Imagem 14).

Na tela “Detalhe dos custos” no grupo “Detalhes do produto“, podemos ver o custo que o item da ficha técnica, conforme o que está estipulado ao mesmo (Imagem 15).

  • Se dividirmos o valor 15,89 pelo fator de compra 4,6554705738, teremos o “Valor unitário” que aparece na ficha técnica 3,413205. 

 

Com o intuito de melhorar a experiência do usuário:

Foram ajustadas as nomenclaturas das colunas para facilitar a identificação dos campos valores e quantidades, alteradas algumas ordenações e incluídas novas colunas:

Colunas renomeadas e a incluídas: Qtd Produção, Qtd Outras Entradas, Qtd Saídas, Vr Outras Entradas, Vr Total Insumos/MP, Fator de Rateio CSV, Rateio MO, Ratei GGF e Rateio Vr Adic (Imagem 16).

A exportação para excel segue o mesmo padrão de comportamento das demais grids do sistema, abrindo o arquivo pelo Library Officce Calc os valores são exibidos conforme estão na grid, porém ao abrir pelo Pacote Office 365, aparece apenas 2 casas decimais sendo que na grid é apresentada mais casas, ou seja, não respeita o layout da grid e quantidade está vindo como valor moeda (R$).

 

  • Foi ajustado para trazer na coluna Vr CPV do mês anterior, o VR CPV calculado no último mês (Imagem 17)

  • Foram adicionadas validações que travam a digitação pelo usuário de valores muito altos (Imagem 18).

  • Foi alterada a procedure que totaliza os custos no rodapé da grid da ficha técnica e os valores batem com a somatória da grid. Também foram ajustadas as máscaras dos rodapés dos valores para igualar com a máscara da própria coluna (Imagem 19).

  • Foi criada uma Query (comando usado para recuperar dados de uma tabela), separada para a aba “Consulta”, para se adequar ao padrão do sistema (Imagem 20).

Foi retirada a opção de rateio com o botão direto na grid e adicionado no novo botão “Opções”, onde o usuário poderá informar os valores a serem rateados (Imagem 21).

  • Além de ter a possibilidade de importar o fator de rateio, via arquivo CSV e exportar modelo com os itens preenchidos (Imagem 22).

Observação: Somente serão exportados/importados os produtos que tiverem na coluna “Qtd Produção“ maior que zero, pois só fará sentido aplicar o critério de rateio para os produtos produzidos no período.

 

  • Quando houver critério de rateio importado via CSV, o rateio dos valores adicionais será pela coluna “Fator rateio CSV“, caso contrário, será considerada a coluna “Vr Total Insumos/MP“.

  • As colunas “Total Vr MO“, Total Vr GGF e Total Vr Adic“, correspondem à quantidade total produzida no período, logo, para efeito do cálculo da coluna “Vr Total Unit“ será preciso fazer a divisão pela quantidade produzida.

 

Quanto aos cálculos nas colunas:

Vr Total Insumos/MP = Vr Insumos/MP x Qtd Produção.

Fator de Rateio CSV = Essa informação virá da importação do arquivo CSV e será o que o cliente definir, desde que seja um valor numérico, como por exemplo: hora máquina, hora trabalhada, peso, unidade de medida, valor de venda, etc.

Rateio MO = SE (Total Fator de Rateio CSV > 0; (Total Rateio MO / Total Fator de Rateio CSV) * Fator de Rateio CSV do item; (Total Rateio MO / Total Vr Total Insumos/MP) * Total Vr Total Insumos/MP do item).

Rateio GGF = SE (Total Fator de Rateio CSV > 0; (Total Ratei GGF / Total Fator de Rateio CSV) * Fator de Rateio CSV do item; (Total Rateio GGF / Total Vr Total Insumos/MP) * Total Vr Total Insumos/MP do item).

Rateio Vr Adic. = SE (Total Fator de Rateio CSV > 0; (Total Ratei Vr Adic. / Total Fator de Rateio CSV) * Fator de Rateio CSV do item; (Total Rateio Vr Adic. / Total Vr Total Insumos/MP) * Total Vr Total Insumos/MP do item).

Vr Total Unit = “Vr Insumo/MT” + “Vr PS/PA“ + ( (“Total Vr MO“ + “Total Vr GGF” + “Total Vr Adic“) / “Qtd Produção“).

Vr CPV = SE ((Qtd Produção do item + Qtd Outras Entradas do item) = 0; ENTÃO Vr CPV anterior do item; SENÃO ((Qtd Saldo inicial x Vr CPV mês anterior) + (Qtd Produção do item * Vr Total CPV mês atual do item) + (Qtd Outras Entradas do item * Vr Outras Entradas do item )) / (Qtd Saldo inicial + Qtd Produção do item + Qtd Outras Entradas do item)).

 

Quando não houver produção do item no mês apurado, o mesmo não poderá sofrer alteração no "Vr CPV", mas deverá constar na planilha por haver saldo em estoque (Imagem 23).

Foi detectado que produtos com entrada manual por inventário e que houve produção durante o mês a ser apurado, não estavam sendo trazidos para a grade. Foram feitos os ajustes para entrar na lista, quando houver qualquer movimentação de estoque ou quando houver saldo de estoque positivo, além de corrigir a ordem de apuração dos custos para trazer os valores corretos nos produtos acabados.

  • Abaixo temos o exemplo produto acabado 966 que é composto pelo semiacabado 1184 (Imagem 24).

Seguindo o exemplo acima, realizamos a apuração do mês 02/2022, onde após a apuração do rateio o “Vr CPV Unit” do semiacabo 1184, será levado para o acabado 966 (Imagem 25).

Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos

Local>Tela 8.2.18 - Apuração custos dos produtos vendidos (CPV)

📘 2️⃣ Locais de estoque não respeitando uma marcação de bloqueio (ERP-3207)

Ocorrência: O produto da composição foi inserido manualmente na ordem e nada foi informado no campo "Ind. de Terceiro", deixando o campo vazio. Isso fez com que o sistema interpretasse de forma equivocada que se tratava de um produto com "Ind. de Terceiro = S”. Desta forma, o sistema não estava respeitando a configuração de bloqueio de estoque insuficiente no cadastro de locais de estoque.

Solução: Foi inserido um ajuste para este campo, que passará a ser considerado como padrão “NÃO” sempre que estiver vazio, fazendo assim a verificação de quantidade normalmente (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 8.2.4 - Ordem de fabricação

 CONTÁBIL

📘 2️⃣ Inconsistência ao fazer a “Integração Contábil” (ERP-3226)

Ocorrência: Inconsistência quando se tentava fazer a “Integração Contábil” pela “MOVIMENTAÇÃO DE CONTAS (MANUAL)” (Imagem 1). Também ocorria divergência de valores na integração do tipo “FINANCEIRO - CONTAS A PAGAR” (Imagem 2).

Solução: Ao ser feita integração do tipo “FINANCEIRO - MOVIMENTAÇÃO DE CONTAS (MANUAL)” não deverá gravar informação no campo "Regra Grupo", quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil” estiver marcado como “NÃO” (Imagem 3).

Anteriormente, foi criado uma chave estrangeira no banco de dados na tabela de lançamento, para garantir que os campos salvos realmente existam na tabela de ligação. Neste caso, ao invés de gravar “1", passará a gravar "nulo" na coluna “Regra Grupo” (Imagens 4 e 5).

Os valores divergentes na integração do “Contas a pagar” eram de 0,001 centavos. Neste caso, irá alocar esta diferença no lançamento para que fique com o valor correto (Imagens 6 e 7).

Local>Tela 9.2.1 - Imagem 1 - Tela Contábil - Integração

Local>Tela Parâmetros :: Guarani

 FISCAL

📘 2️⃣ Impossibilidade de salvar alterações nos dados da transportadora entre filiais (ERP-3137)

Ocorrência: O sistema não estava permitindo fazer alterações nas operações de transferências entre filiais, em que a transportadora era a mesma do destinatário.

Solução: Foi feito um ajuste na tela “10.2.18 - Cadastro de notas fiscais - Acerto fiscal”, onde será permitido fazer alterações nas operações de transferência entre filiais em que o CNPJ da transportadora é o mesmo do destinatário. No campo Frete por conta, haverá as opções “Próprio do Emitente e Próprio do Destinatário” (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 10.2.18 - Cadastro de notas fiscais - Acerto fiscal

📘 2️⃣ Sem a possibilidade de baixar bens imobilizados sem CIAP (ERP-3212)

Ocorrência: Impossibilidade de baixar bens imobilizados que não possuíam parcelas do CIAP.

Solução: Foi realizado um ajuste para que seja possível baixar bens imobilizados que não possuem parcelas do CIAP .

Habilitada opção para lançamento de baixa (Imagem 1).

Efetuando lançamento de baixa CIAP (Imagem 2).

Local>Tela 10.1.18 - Cadastro Ativo Imobilizado e CIAP

📘 2️⃣ Registro C860 e C870 importou arquivo de cupom SAT cancelado (ERP-3211)

Ocorrência: Itens cancelados não estavam sendo levados corretamente para o registro C870 do Sped PIS/COFINS.

Solução Técnica: Foi realizado um ajuste no registro C870 do Sped Contribuições, para que os valores dos itens cancelados sejam levados para campo nº 05 Valor da exclusão/desconto comercial dos itens (VL_DESC) e deduzidos no campo nº 7 Valor da base de cálculo do PIS/PASEP (VL_BC_PIS) no arquivo TXT do Sped, conforme as páginas 185 e 186 do Guia_Pratico_EFD_Contribuicoes_Versao_1_35 - 18_06_2021 disponibilizado pelo governo http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/5839

Solução de Negócios: Foi realizado um ajuste no registro C870 do Sped PIS/COFINS, para que os valores dos itens cancelados, sejam levados para campo valor de descontos e deduzidos no campo valor base de cálculo do PIS/PASEP (Imagens 1 e 2).

Arquivo TXT SPED Contribuições - Antes e Depois (Imagem 3).

Exemplo de documento fiscal cancelado - SAT CFe 3 (Imagem 4).

Local>Tela 10.2.17 - Sped PIS/COFINS

📘 1️⃣ Ajuda com entrada de notas (ERP-3117)

Ocorrência: Após confirmar a entrada da nota fiscal e consultar na nota novamente, trazia um valor de pedido divergente do pedido importado. Fazendo com que gerasse uma diferença entre o documento e o pedido. Foi identificado que o campo “Vr Pedido” da tela “10.2.14 - Entrada de Notas Fiscais - Acerto Fiscal” mostrava o cálculo de quanto ficou o pedido após ter sido dada a entrada.

Solução: Foi ajustado para que o sistema calcule de forma coerente, mesmo após edição de qualquer campo na nota.

Informações relevantes do ocorrido:

  • Somente ocorria ao editar a nota de pedidos carregados.

  • Somente ocorria caso o produto tivesse dado entrada como Embalagem. E tivesse quantidade de embalagem na compra do cadastro do produto

Pedido de compra (Imagem 1).

Importando o pedido de compra (Imagem 2).

Importando o XML (Imagem 3).

Confirmando a entrada da nota (Imagem 4).

Editando nota após a confirmação (Imagem 5).

Local>Tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais

Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra

Local>Tela 10.2.14 - Entrada de notas fiscais - Acerto fiscal

  • Sem rótulos