Permissões
Para início do uso da tela ‘4.2.14 Ordem de Serviço’ é necessário verificar as permissões dadas ao usuário responsável. A Tela possui diversas subtelas de cadastros e um painel para acompanhamento de processos que dependem de permissões controladas pela tela de usuários.
“Autorizar mudança de Status” determinará se o usuário pode alterar ou não os status das ordens de Serviço geradas.
“Acesso aos cadastros auxiliares” se refere aos cadastros das subtelas presentes na tela, essa permissão determina se o usuário poderá acessar e realizar tais cadastros.
“Gerar requisição de materiais” é a permissão necessária para que o usuário gere uma requisição de materiais para o almoxarifado a partir de uma ordem de Serviço gerada.
“Acessar painel de Status” se refere a sessão “Painel”, presente na tela e esta permissão é necessária para que o usuário possa acessá-la. A sessão “Painel” apresenta os Status de todas as ordens, além de outras informações personalizáveis.
Cadastros
A Subtela de “Cadastros”, pode ser aberta através do menu “Opções” nos botões na parte superior da tela.
Cadastro de Causa:
Tratasse de um cadastro simples com apenas a descrição da Causa, para propósito de registros e apresentação em painel, impressões ou informações da ordem.
Obs: As telas de cadastro Componente, Finalidade e Tipo seguem o mesmo padrão do cadastro Causa.
Cadastro de Urgência:
Neste cadastro além da descrição temos também o campo SLA, onde podemos cadastrar a quantidade de horas ideal até nossa ordem de serviço ser resolvida.
Cadastro de Status:
Nesta tela fazemos o cadastro dos Status, temos os seguintes campos:
Solicita Motivo ao Alterar: Se preenchido como SIM, ao atualizar um Status para o que tem o campo como SIM, será obrigatório colocar um motivo para a atualização.
Status de Abertura: Neste campo definimos se nosso status será um status de abertura.
Status de Conclusão: Neste campo definimos se nosso status será um status de conclusão.
Status de Cancelamento: Neste campo definimos se nosso status será um status de cancelamento.
Movimenta Estoque: Neste campo podemos definir se nosso status movimentará ou não estoque.
Descrição: Podemos colocar a descrição do nosso Status para propósito de registros e apresentação em painel, impressões ou informações da ordem.
Cor: Neste campo podemos definir a cor do nosso Status. (Os registros aparecerão com a cor dos seus status nas abas consulta e Painel)
Origem: Neste campo será mostrado o tipo de origem do nosso Status.
Permite alterar para o status: Neste campo podemos inserir, excluir e gravar os Status em que nosso Status atual vai poder ser atualizado para.
Associação de usuários: Neste campo podemos inserir, excluir e gravar os usuários que poderão colocar o Status atual em uma ordem de serviço.
Obs: É importante que um Status seja ou de Abertura, ou de Conclusão ou de Cancelamento e nunca mais de um tipo ao mesmo tempo.
Temos também a aba Configuração Painel em que podemos alterar a ordem e campos que aparecerão na aba Painel da tela Ordem de Serviço, temos os seguintes campos:
Campos Visíveis no Painel: Podemos inserir, excluir, alterar e gravar os campos que aparecerão no Painel dentro das ordens de serviços apresentadas. Temos também as seguintes opções.
Podemos clicar neste campo para renumerar nossas etapas caso elas estejam com valores incorretos no campo Posição.
Podemos clicar neste campo selecionando uma etapa para mover a posição para cima. (A etapa será apresentada na aba Painel seguindo a ordem do campo Posição)
Podemos clicar neste campo selecionando uma etapa para mover a posição para baixo. (A etapa será apresentada na aba Painel seguindo a ordem do campo Posição)
Sequência da Colunas: Neste campo são apresentados os Status disponíveis de origem ordem de serviço, podemos alterar a posição em que são apresentados na aba Painel seguindo a mesma lógica do campo anterior.
Impressão de Ordem de Serviço
Uma ordem de serviço pode ser imprimida através do menu “Opções”. A tela de Relatório OS será aberta e poderemos marcar ou não algumas opções para aparecerem na impressão. Segue o modelo de impressão:
Requisição Almoxarifado
Podemos gerar uma Requisição de Almoxarifado através do menu “Opções”, para isto basta apenas ter um material inserido no campo “[ Material / Serviço ]”. (Falaremos mais sobre o campo adiante no manual)
Ao clicar em “Gerar Requisição Almoxarifado” a tela de Requisição de Materiais será aberta já tendo incluído uma requisição e com alguns campos já preenchidos como podemos ver na seguinte imagem:
Ordem de Serviço
Na tela Ordem de Serviço, temos os seguintes botões superiores:
Incluir: Permite incluir uma nova ordem de serviço.
Alterar: Permite fazer alterações em uma ordem de serviço já gravada.
Cancelar: Permite cancelar alterações em andamento
Excluir: Permite excluir uma ordem já gravada.
Opções: Ao clicar temos mais opções sobre a tela.
Status: Permite alterar o Status da ordem para outro.
Na área “Dados” temos os seguintes campos:
Número: Código da Ordem de Serviço, gerado automaticamente ao incluir a ordem.
Tipo OS: Preenchemos aqui o tipo de ordem da ordem de serviço. Para criar tipos de ordens de Serviço é necessário acessar a tela 1.1.23 - Cadastro de tipos de ordens e marcar o campo “OS / Manutenção”.
Empresa: Selecionaremos a empresa da Ordem de Serviço.
Digitação: Neste campo será preenchido a data da digitação, não é possível alterar a data.
Status: Selecionaremos o Status da nossa ordem de serviço, apenas status com o campo “Status de Abertura” configurados como SIM aparecerão para inclusão.
Urgência: Selecionaremos a Urgência da nossa ordem de serviço.
SLA: Podemos preencher o campo com o número desejado ou deixar ele preenchido com o valor referente a “Urgência” selecionada. (Valor será puxado automaticamente)
Na área “Detalhes” temos os seguintes campos:
Tipo Manutenção: Selecionaremos o tipo da nossa manutenção.
Requisitante: Preencheremos este campo com o funcionário requisitante da ordem de serviço.
Equipamento: Preencheremos este campo com o equipamento desejado.
Causa: Selecionaremos a causa da nossa ordem de serviço.
Componente: Selecionaremos o componente.
Finalidade: Selecionaremos a finalidade da ordem de serviço.
Conta Contábil: Podemos preencher o campo com a conta contábil desejada, caso o cliente tenha acesso ao módulo contábil este campo terá integração com o módulo.
Centro de Custo: Podemos preencher o campo com o centro de custo desejado, as informações deste campo vão para a tela 5.2.8 - Demonstrativo de resultado gerencial (DRG).
Descrição da Ocorrência: Podemos colocar uma descrição para nossa ordem de serviço para propósito de registros e apresentação em painel, impressões ou informações da ordem.
Na aba “Planejamento” temos os campos “Previsão de Início:” onde podemos colocar a data e hora de previsão de início e o campo “Previsão de Término:” onde podemos colocar a data e hora de previsão de término da nossa ordem de serviço.
Temos a área “[ Executor ]”, nesta área podemos inserir, alterar, excluir e gravar um Planejamento da nossa ordem de serviço, dentro do cadastro inserido temos os campos:
Planejamento ID: Código do planejamento, preenchido automaticamente ao inserir um Planejamento.
Origem: Podemos selecionar se a origem do nosso planejamento é interna, ou seja, se será feito o conserto internamente ou externa, se o conserto será feito externamente. O fornecedor que estiver com o campo “Funcionário” marcado aparecerá com a origem Interna e o fornecedor que estiver com o campo “Compras” marcado aparecerá como origem externa, caso o fornecedor conter ambos os campos marcado ele aparecerá nas duas origens.
Código: Código do Fornecedor selecionado.
Descrição: Razão social do Fornecedor selecionado.
Início: Data e hora do início do planejamento.
Fim: Data e hora do fim do planejamento.
Temos também a área “[ Material / Serviço ]”, nesta área podemos inserir, alterar, excluir e gravar um produto para material da nossa ordem de serviço, dentro do cadastro inserido temos os campos:
Item: Código do item selecionado.
Descrição: Descrição do item selecionado.
Tipo: Tipo do item selecionado, preenchido automaticamente baseado no tipo do produto definido em cadastro, seja serviço ou material.
Unidade: Tipo de unidade do item selecionado, campo referente ao campo “Unidade (Vda/Est)” da tela 1.1.19 - Cadastro de produtos.
Valor Custo: Valor preenchido automaticamente de acordo com campo “Vr Tabela” da tela 2.2.10 - Planilha de formação de preços mas pode ser alterado caso necessário.
Quantidade: Quantidade do item selecionado.
Valor Total: Valor total de custo do material selecionado.
Requisição: Requisição de Material referente ao material selecionado, caso o campo esteja vazio deve-se ao fato de que o material ainda não tem requisição feita para ele.
Executor: Executor responsável do Material, podemos preencher este campo com um dos Fornecedores cadastrados na área “[ Executor ]”.
Temos também a área “Custos”, nesta área temos os seguintes campos:
Materiais: Aqui será apresentado o valor referente a soma do campo “Valor Total” contido na área “[ Material / Serviço ]”.
Serviços / Mão de Obra: Aqui será apresentado o valor referente ao custo do produto do tipo serviço.
Adicional 1: Neste campo podemos colocar um valor adicionar no custo da ordem.
Adicional 2: Neste campo podemos colocar um valor adicionar no custo da ordem.
Custo Total OS: Aqui será apresentado a soma de todos os custos incluídos na ordem de serviço.
Painel
Na aba Painel podemos visualizar nossas ordens de serviços criadas seguindo o filtro de período de criação, temos a área “[ Filtros ]” que contém os seguintes campos:
Número: Podemos digitar aqui o número da nossa Ordem de Serviço para servir de filtro para a pesquisa.
Data Inicial: Digitaremos aqui a data inicial da pesquisa. Obs: Este campo busca as ordens a partir da sua data de digitação e não data de previsão de início.
Data Final: Digitaremos aqui a data final da pesquisa. Obs: Este campo busca as ordens a partir da sua data de digitação e não data de previsão de Término.
No corpo do Painel temos acesso visual para as Ordens de serviço que se encaixam no nosso filtro, são:
Cada coluna de Status apresentará as ordens de serviços criadas cujo o campo “Status” esteja preenchido com seu tipo:
A forma como são apresentadas as informações em cada ordem de serviço podem ser ajustadas na Subtela de cadastro “Cadastro de Status” na aba “Configuração Painel” conforme explicado na página 7.
Podemos clicar duas vezes sobre uma Ordem de Serviço apresentada para que o sistema abra a ordem selecionada na aba Manutenção.
É possível atualizar o Status de uma Ordem de Serviço clicando na mesma e arrastando-a para o Status que deseja atualizar. Ao clicar e segurar uma ordem de serviço, o Status em que é permitido a atualização ficará levemente azul-claro mostrando que é permitido
atualizar para o mesmo.
Ao tentar atualizar de um Status para outro em que é permitido a atualização, porém existem pendências na ordem de serviço, o sistema exibirá a seguinte mensagem nos informando a pendência: