Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

Aviso importante!

Esta nota de versão é apenas uma prévia do próximo lançamento. Observe que os manuais do usuário e de instalação e a mídia FTP não foram atualizados.

Além disso, informamos que as correções e implementações descritas aqui podem ser alteradas, excluídas ou adicionadas antes do lançamento final.

Liberamos com antecedência para ajudar nossos clientes a planejarem a atualização do sistema.

Data de previsão de publicação: 18/11/21
Ticket
Criticidade
📗 Implementação
1️⃣ Relevante
📘 Solicitação
2️⃣ Importante
📙 Mudança
3️⃣ Muito importante

Notas de versão:

 COLETOR

📗 1️⃣ Tratar apontamento de Etiquetas na Baixa de Produção (SUP-55165)

Criado o campo "Qtd Pc" onde deve ser informado a quantidade de etiquetas e quando essa quantidade informada for diferente do range de etiquetas, será exibida a mensagem e impedindo de continuar até que os valores sejam iguais, para o aplicativo OF do coletor, e para as etiquetas tipo CE (Imagem 1).

Cálculo para chegar ao range :
CE31006472 à CE31006497 =
(31006472 - 31006484) + 1 = 13

Caso, a "Qtd Pc" esteja incorreta será mostrada a seguinte mensagem (Imagem 2).

 INTEGRADOR

📘 2️⃣ Ajustar script dos integradores para categoria origem (SUP-60719)

Ocorrência: Hoje os integradores estavam buscando todas as categorias, sendo que havia origem especificada em categoria. Categorias por conta de que cada E-Commerce pode ter categorias exclusivas. Produtos por conta de que se um determinado produto estiver vinculado a uma categoria com origem diferente a que estava utilizando, ele não estava sendo enviado.

Solução: “B2B”, ajustado no script padrão. O resultado do “Select” se comporta igual ao do E-Commerce, demonstrado abaixo, com a diferença que apenas até o nível 2 (sendo pai = 1 e os primeiros filhos = 2). “E-COMMERCE B2C”, feita a alteração apenas para a integração do tipo “JetCommerce” (Imagem 1).

Local>Tela Integrador

 COMUNS

📘 1️⃣ Ao realizar a roteirização sistema está duplicando cadastros de clientes (SUP-61020)

Ocorrência: Ao realizar a roteirização do cliente para mais de um representante e consultar o mesmo na aba de consulta, era exibido o registro do cliente de forma duplicada, pois o cliente possuía dia de visita para mais de um representante.

Solução: Foi corrigido a consulta do cliente para listar todos os dias de visitas em apenas um registro, evitando assim a duplicação do registro do cliente por conta de dias de visitas diferentes (Imagem 1).

Local>Tela 1.1.3 - Cadastro de clientes

 COMERCIAL - COMPRAS

📘 2️⃣ Movimentação do estoque - correção manual (SUP-60632)

Ocorrência: Ocorria um desacerto ao criar um pedido filho utilizando a quantidade da ordem mãe, mas que já tinha quantidade recebida. Desta forma, ocorria uma movimentação incorreta no estoque.

Solução: Foi realizado um ajuste para que seja considerado o saldo do pedido mãe, para gerar o pedido filho na ordem de compra (Imagem 1).

Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra

📘 1️⃣ Pedido de filho não aparece na pesquisa após ser gerado (SUP-60526)

Ocorrência: Ao clicar na opção “Visualizar pedidos filhos”, os filtros escolhidos anteriormente pelo usuário eram mantidos. Dessa forma, a menos que o usuário limpasse os demais filtros (como o campo “Ordem”), a pesquisa seria feita baseada nas informações presentes, como deve ser.

Solução: Foi adicionada uma rotina de limpeza geral dos filtros ao clicar na opção “Visualizar pedidos filhos” (Imagem 1).

Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra

📙 1️⃣ Excluir pedido filho (SUP-60463)

Na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra”, um pedido mãe pode ser cancelado normalmente, mas foi inserida uma mensagem de confirmação exibindo os pedidos filhos. Ao excluir um item de um pedido filho, este deve voltar para a mãe, caso ainda haja quantidade nela. Caso a mãe esteja cancelada, ao excluir/cancelar um pedido filho, não será necessário voltar os itens para ela.

 COMERCIAL - VENDAS

📙 1️⃣ Incompatibilidade de fonte no IOS (SUP-60636)

Na tela “3.2.26 - Pesquisa de ordens”, foi feita a correção na impressão do relatório da DANFE, para fonte Arial, dessa forma é possível visualizar no IOS (Imagem 1).

 CONTÁBIL

📗 3️⃣ Alocação contábil de gastos para centro de custos na retirada de materiais do “Almoxarifado” (SUP-43673)

Criado o script que marca o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” como “NÃO” para os clientes que possuem o parâmetro “Utiliza módulo contábil?” como “NÃO” (Imagem 1).

Para os clientes que tiverem o parâmetro “Utiliza módulo contábil?” como “SIM” e o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como “SIM”, a opção “Fiscal” não aparecerá ao criar nova regra na tela “9.1.3 - Contábil - Parâmetros” (Imagem 2).

Na tela “1.1.19 - Cadastro de Produtos”, a aba “Conta Grupo” foi removida e o campo existente nela foi transferido para a aba “Contábil”(Imagem 3). Quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como 'SIM” a grade onde era possível informar a conta contábil do produto ficará oculta.

Ao inserir produto nas telas “Requisição de Materiais”, “Requisição de Pedido de Compras”, “Manutenção das ordens de Compra”, “Cotação de Compra” e “Entrada de Notas Fiscais” o sistema irá validar se o produto possui o campo “Grupo Contábil” preenchido, quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como “SIM”, caso não esteja, o sistema emitirá um aviso e não irá permitir a inserção do mesmo (Imagem 4).

Não será permitido confirmar uma entrada de nota pela tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, caso o produto não esteja cadastrado quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como “SIM”, será apresentada uma mensagem (Imagem 5).

Adicionado na consulta da tela “2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra” a coluna “Entrega” onde tem os status (Imagem 6).

  • Não: Quando a coluna “Qtde Entregue” de todos os itens estiver com zero;

  • Parcial: Quando em alguns dos itens a “Qtde Entregue” foi maior que zero;

  • Total: Quando todos os itens a “Qtde Entregue” é maior ou igual a quantidade solicitada.

Na tela “2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra” foi criada a opção “Gerar Requisição de Materiais”, que pode ser usada quando um ou mais itens da requisição de compra, estiver com a quantidade entregue maior ou igual a solicitada. Assim essa opção cria uma requisição de materiais baseada na requisição de compra (Imagem 7).

No “1.1.19 - Cadastro de Produtos”, aba “Comercial, Vendas / Compras, Classificação” foi adicionada a opção “Categorias” (Imagem 8). Essa nova opção abrirá uma nova tela, para ser preenchido o rateio das categorias que ficarão como padrão para o produto. É possível na lateral da grade utilizar a opção para carregar as categorias que estão como padrão no cadastro do centro de custos.

Em “9.1.8 - Contábil - Cadastro de Grupo Contábil”, foram adicionadas “Exige C. Custo” (Imagem 9) essa opção determina se será exigida a informação da Categoria de Centro de Custo nas telas “Requisição de Materiais”, “Requisição de Pedido de Compra”, “Cotação de Compra”, “Manutenção das ordens de Compra” e “Entrada de Notas Fiscais”. Assim o produto que tiver o grupo contábil configurado como “SIM”, será exigido, nas telas mencionadas, o preenchimento do rateio da categoria de centro de custo; “Permite Requisição de Materiais”: Opção utilizada para dizer se o item pertence ao grupo contábil e se está permitido ou não ser inserido em uma requisição de materiais.

Na tela de “2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra”, utilizando o botão de inclusão de item pela lateral, será exibido junto a inserção do produto a opção de preenchimento do rateio de categoria (Imagem 10), onde será preenchida automaticamente com o rateio feito no “Cadastro do produto”, isso apenas para os itens que exigem o preenchimento. Ao incluir o item sem ser pela forma mencionada acima, será feita uma validação do preenchimento da categoria quando for utilizar as opções para “Gerar Ordem de Compra”, “Gerar Cotação” e “Gerar Requisição de Material”, verificando a categoria, dos itens que são exigidos.

Na “Requisição de Materiais” foi feita a mesma alteração explicada na tela “2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra”, podendo inserir o rateio da categoria do item se o mesmo permitir. Adicionada a validação se o item pode ser utilizado na requisição de materiais conforme configuração no grupo contábil.

Ao incluir o item sem ser pela forma mencionada acima, será feita uma validação do preenchimento da categoria quando for feita a importação da requisição de materiais no almoxarifado.

O botão lateral de edição das categorias das telas: “Requisição de Materiais”, “Requisição de Pedido de Compra”, “Cotação de Compra” e “Manutenção das ordens de Compra”; agora possuirão um novo comportamento que será possível selecionar os itens da tela e clicar em editar (Imagens 11 e 12), onde será aberta a tela para informar o rateio das categorias do centro de custo e ao confirmar será aplicado a todos os itens selecionados. Quando selecionado apenas um item, a tela permanece como antes, permitindo editar as categorias informadas nos itens.

As categorias do centro de custos nas telas: “Requisição de Materiais”, “Requisição de Pedido de Compra”, “Cotação de Compra” e “Manutenção das ordens de Compra”, não são mais carregadas automaticamente, agora é necessário que o usuário preencha conforme a configuração do grupo contábil.

Nessa tela de rateio é possível carregar o rateio padrão do produto, se não existir, traz o rateio padrão do centro de custo pelo botão na lateral.

Na tela “2.2.17 - Cotação de compra” (Imagem 13), será exigido o preenchimento do rateio da categoria do centro de custo no momento em que for gerado o pedido de compra, assim o sistema verifica quais itens exigem o rateio para que o usuário possa preencher, caso não esteja preenchido.

Na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque” foi incluído o campo “Conta Contábil” (Imagem 14).

Em “2.4.5 - Transferência entre locais de estoque” quando realizar as movimentações “Apenas movimentação interna” e “Movimentação interna WMS”, o sistema fará uma verificação se as empresas dos locais de estoque são as mesmas e se não são Multiempresas, quando o parâmetro “Utiliza módulo contábil?” estiver como “SIM”.

Na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra” (Imagem 15) quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como “SIM”, a opção de incluir o item direto pela grade ficará desabilitado, podendo inserir apenas pelo botão de inclusão na lateral.

Assim como na “2.2.16 - Requisição de Pedido de Compra” (Imagem 16), será apresentada a opção para preenchimento do rateio da categoria, isso apenas para os itens que permitirem o preenchimento. Existe o botão (mais) junto ao item para visualizar o rateio das categorias.

Na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais” (Imagem 17), ao confirma a entrada o sistema verificará se existe o rateio das categorias e centro de custos vindos do pedido de compra para o itens que exigem, conforme grupo contábil e se o rateio está correto.

Caso não esteja correto ou não existir, será apresentada a tela para que o usuário possa preencher o rateio apresentando apenas os itens que exigem o rateio e com uma cor rosada para destacar os itens que precisam serem preenchidos/corrigidos. Nessa tela o usuário pode carregar o rateio padrão do produto, se não existir trará o rateio padrão do centro de custo pelo botão na lateral.

Ao selecionar um item, será apresentado na parte inferior o rateio preenchido do mesmo, caso selecionado mais de um item o rateio ficará em branco e será aplicado aos itens selecionados. Ao terminar de preencher o rateio, é necessário aplicar clicando no botão na lateral. Para finalizar, basta clicar em “Confirmar” na parte superior, não será permitido confirmar a entrada caso o rateio não esteja completo nos itens que exigir. É possível acessar o rateio depois de confirmar a entrada, acessando “Opções, Contábil Centro de Custo” (Imagem 18).

O rateio será levado na integração contábil da entrada de notas para tabela (CONTABIL_LOTE_CENTRO_CUSTO) junto a conta de débito, quando esta for a que estiver no cadastro de produtos e os itens estiverem no cadastro do grupo contábil a opção “Permite Requisição de Materiais” como “NÃO”.

Na integração contábil, quando existir a regra “Financeiro - Pagar” com a opção de lançamento “Manual”, o sistema levará junto com a conta de débito se a mesma possuir o campo “Centro de Custo” marcado no cadastro do plano de contas, para a tabela (CONTABIL_LOTE_CENTRO_CUSTO) o rateio de centro de custo e categoria presente no contas a pagar.

Em “9.1.3 - Contábil - Parâmetros” quando o parâmetro “Utiliza grupo contábil?” estiver como “SIM”, será adicionada a opção “Estoque” (Imagem 19).

Nessa opção será possível criar dois tipos de regras:

  • “ESTOQUE - ALMOXARIFADO COM REQUSIÇÃO”: Essa regra gerará os lançamentos com base nos almoxarifados finalizados que contém uma requisição de materiais vinculada, para isso, foram adicionados os campos de data e hora, para serem gravados ao finalizar o almoxarifado.

O lançamento terá como conta de débito a conta configurada no grupo vinculado ao produto e como conta de crédito a conta que está no novo campo criado no local de estoque. O valor será a quantidade movimentada multiplicada pelo valor do “Custo Médio Fidelidade do Produto” no dia da movimentação.

  • “ESTOQUE - TRANSFERÊNCIA ENTRE LOCAIS DE ESTOQUE” (Imagem 20): Essa regra gerará os lançamentos com bases nas transferências registradas na tabela de movimentação de estoque do cadastro dos produtos.

A movimentação deverá ser do tipo “Transferência”, possuir número de lote e o local de estoque deve pertencer a empresa que será feita a integração. Será criado um lançamento com a conta débito do local de estoque que o item estiver entrando e a conta crédito virá do local de estoque que o item estiver saindo. O valor será a quantidade movimentada multiplicada pelo valor do “Custo Médio Fidelidade do Produto” no dia da movimentação.

Em “9.2.2 - Contábil - Lançamentos Contábeis”, ao incluir manualmente um lançamento, o sistema verificará se no cadastro da conta contábil estará marcada a opção “Centro de Custo”, se estiver ao salvar, será exigido o preenchimento do rateio de centro de custo e categoria. É possível visualizar o rateio clicando no botão (mais) junto a coluna “ID” dos lançamentos (Imagem 21).

Na lateral é possível acessar o botão para editar o rateio das categorias, selecionado o lançamento e clicando no botão.

Se selecionado mais de uma lançamento, o rateio não trará o rateio dos lançamentos e ao confirmar será aplicado a todos os lançamentos selecionados.

Na tela “9.3.1 - Contábil - Relatórios contábeis” ao selecionar as opções: “Centro de Custo x Conta Contábil” ou “Conta Contábil x Centro de Custos”, será exibida a opção “Exibir Categoria Centro Custo” (Imagem 22).

Quando essa opção estiver marcada, será apresentado na grade e no relatório as categorias e seus valores (Imagem 23).

Na tela “9.1.9 - Contábil - Regras Contábeis Fiscais” foi adicionada a opção “Cadastro do Local de Estoque” na escolha da origem das contas (Imagem 24)

📘 1️⃣ Lançamentos contábeis duplicados (SUP-60774)

Ocorrência: Conta corrente sem conta contábil cadastrada, estava bloqueando a integração para "Transferência entre contas" do tipo "FINANCEIRO - MOVIMENTAÇÃO DE CONTAS (MANUAL)".

Solução: Foi realizado um ajuste para não integrar a conta corrente que não tiver conta contábil cadastrada para "Transferência entre contas" do tipo "FINANCEIRO - MOVIMENTAÇÃO DE CONTAS (MANUAL)" (Imagem 1).

Local>Tela 9.2.1 - Contábil - Integração

  • Sem rótulos