Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »


COMERCIAL - VENDAS

Melhorias no Relatório geral de vendas (SUP-36331)

Nas telas 3.3.21 - Relatórios geral de vendas e 3.3.5 - Relatório de acompanhamento anual de vendas na impressão dos relatórios foi inserida a coluna “Pedidos” que irá trazer a quantidade de pedidos do representante (Imagens 1 e 2).

[Imagem 1 - Tela Relatório geral de vendas]

[Imagem 2 - Tela relatório geral de vendas]

Comissão dos supervisores com a mesma regra dos representantes (SUP-32086)

Na tela 1.1.3 - Cadastro de clientes foi criado um campo “Regra Comis.” (Imagem 1).

Quando estiver marcado para um supervisor ele passará a receber o mesmo percentual de comissão que o representante, para isso é necessário que ele também esteja no mesmo grupo que o representante.

[Imagem 1 - Tela Cadastro de clientes]

Quando marcado o campo “Regra Comis.” para o supervisor deve ser retirado também o valor do campo Comissão %, pois esse campo somente deve ser informado para uma % fixa de comissão do supervisor.

Se optar por utilizar a Regra Comis. não precisa do valor no campo Comissão %, o supervisor passará a receber o mesmo que o representante.

Não será possível informar os dois campos juntos e uma mensagem será apresentada (Imagem 2).

[Imagem 2 - Tela Cadastro de clientes]

Após essas configurações nos próximos pedidos a serem faturados, o supervisor passará a receber o mesmo percentual de comissão do representante (Imagem 3).

Esta opção será válida tanto para quem utiliza o pagamento de comissão no faturamento quanto no recebimento.

Para manter o comportamento já existente, basta deixar o campo “Regra Comis.” desmarcado e a Comissão % preenchida.

[Imagem 3 - Tela Contas corrente representantes]

Na tela 6.2.4 - Fechamento de comissão no campo % Cm também será demonstrado o mesmo percentual de comissão do representante e do supervisor (Imagem 4).

[Imagem 4 - Tela Fechamento de Comissão]

COMUNS

Salvar layout na grade fornecedores do cadastro de produtos (SUP-37800)

Na tela 1.1.19 - Cadastro de produtos, aba Fornecedores foram inseridas as opções para configurar e salvar layout do usuário (Imagens 1 e 2).

[Imagem 1 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 2 - Tela Cadastro de produtos]

Os botões para configurar e salvar layout também foram inseridos nas abas Identidade (Imagem 3), Exceção ICMS/ST (Imagem 4), Ficha técnica Acabados / Semi-Acabados (Imagem 5) e Ficha técnica Insumo / Indireta (Imagem 6).

[Imagem 3 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 4 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 5 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 6 - Tela Cadastro de produtos]

FINANCEIRO - RECEBER

Lançamento automático de tarifas bancárias através da importação do extrato (SUP-36012)

Foram criados dois eventos de tela que permitirão ao usuário lançar a tarifa do extrato e configurar no cadastro de contas correntes (Imagens 1 e 2).

[Imagem 1 - Tela Usuários]

[Imagem 2 - Tela Usuários]

O Evento “Permite lançar tarifas do Extrato” irá habilitar o botão Lançar tarifas na tela Importação de Extratos (Imagem 3).

[Imagem 3 - Tela Importação de extratos]

O Evento “Permitir cadastrar tarifas” irá habilitar a aba Tarifas na tela Cadastro de contas correntes (Imagem 4).

[Imagem 4 - Tela Cadastro de contas correntes]

Ao importar o extrato bancário em formato OFX, o usuário poderá optar para que as tarifas que estão no extrato do banco sejam lançadas automaticamente no processo de importação do extrato.

A descrição da tarifa deverá ser igual ao do extrato OFX.

Essa informação pode ser consultado no próprio extrato OFX, tag MEMO (Imagem 5) ou na tela 5.2.18 - Movimentação de contas correntes, Extrato, Importar um extrato (Imagem 6).

[Imagem 5 - Exemplo extrato OFX]

[Imagem 6 - Importação de extratos]

Na aba tarifa do Cadastro de contas correntes os campos Cód. Evento e Evento Mov. Contas serão obrigatórios.

Ao clicar no Cód. Evento serão demonstrados os eventos cadastrados na tela 5.1.1 - Cadastro de eventos contas correntes (Imagem 7).

[Imagem 7 - Tela Cadastro de contas correntes ]

Também será necessário selecionar o tipo de cobrança e serão trazidas as cobranças da tela 6.1.1 - Cadastro de tipos de cobranças a pagar que estiverem configuradas como Contas a pagar (Imagem 8 ).

[Imagem 8 - Cadastro de contas correntes]

Os campos Fluxo de caixa e Centro de custo também são obrigatórios.

Com as informações configuradas na aba tarifas e a permissão no evento será possível lançar as tarifas do extrato bancário automaticamente.

Clique no botão lançar tarifas e todas as tarifas que estiverem com o nome compatível serão lançadas na grade (Imagem 9).

[Imagem 9 - Importação de extratos]

Como o nome da tarifa está compatível e foi encontrado, uma mensagem de confirmação será apresentada (Imagem 10).

[Imagem 10 - Importação de extratos]

Ao optar por Sim a operação será realizada e uma mensagem apresentada (Imagem 11).

Caso o usuário desassociar o laçamento após sua associação, não será mais possível lançar tarifas automaticamente, elas deverão ser lançadas manualmente.

[Imagem 11 - Importação de extratos]

FISCAL

Manifestação Eletrônica de Recebimento (SUP-28170)

Criada a tela para realização da manifestação de Recebimento da NFe, “Manifestação do Destinatário” (Imagem 1).

[Imagem 1 - Tela Manifestação do Destinatário]

Também foram adicionado os parâmetros “Ambiente de Manifestação do Destinatário da NFe (PRODUÇÃO / HOMOLOGAÇÃO)” e “Obriga a Manifestação da Operação do Destinatário da NFe para escriturar na entrada?” (Imagem 2).

[Imagem 2 - Parâmetros]

O botão “Consultar SEFAZ” (Imagem 3) realiza uma busca na SEFAZ das notas emitidas contra o CNPJ da empresa selecionada.

A primeira consulta buscará pelas notas dos últimos 3 meses, as consultas seguintes trarão apenas as novas notas desde a última consulta.

Esses documentos são gravados na base de XML e após essa consulta na SEFAZ é feita uma pesquisa local conforme os filtros utilizados.

[Imagem 3 - Tela Manifestação do Destinatário]


O botão “Pesquisa Local” (Imagem 4) realizará a pesquisa apenas local conforme os filtros, sem buscar novos documentos.

[Imagem 4 - Tela Manifestação do Destinatário]

Após pesquisar, será possível fazer as seguintes operações selecionando as notas e clicando com o botão direito sobre elas (Imagem 5):

[Imagem 5 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Ciência da Emissão: O sistema envia para SEFAZ o evento de "Ciência da Emissão" (Imagem 6) para as notas selecionadas, que servirá como uma solicitação do destinatário para a obtenção do arquivo XML.

Após o registro deste evento, é permitido que seja feito o download do arquivo XML da nota, será necessário algum tempo para disponibilização do download.

[Imagem 6 - Consulta Sefaz]

  • Confirmação da Operação: Será enviado pelo sistema o evento “Confirmação da Operação” (Imagem 7) para as notas selecionadas, que terá a finalidade de dizer que a operação ocorreu conforme informado na NF-e.

Quando a NF-e trata de uma circulação de mercadorias, o momento de registro do evento deve ser posterior à entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário.

Este evento também deve ser registrado para NF-e onde não existem movimentações de mercadorias, mas foram objeto de ciência por parte do destinatário, por isso é denominado de Confirmação da Operação e não Confirmação de Recebimento.

Importante: Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica impedida de cancelar a NF-e, apenas o evento Ciência da Emissão não inibe a autorização para o pedido de cancelamento da NF-e, conforme o prazo definido na legislação vigente.

Só é possível realizar a Confirmação da Operação, se o documento não tiver nenhuma manifestação ou apenas a manifestação da “Ciência da Emissão”.

[Imagem 7 - Consulta Sefaz]


  • Desconhecimento da Operação: O sistema enviará para SEFAZ o evento “Desconhecimento da Operação” (Imagem 8) para as notas selecionadas.

Este evento tem como finalidade possibilitar ao destinatário a manifestação contrária à utilização de sua Inscrição Estadual, por parte de um emitente de NF-e, evitando acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso.

Este evento protege o destinatário de passivos tributários envolvendo o uso indevido de sua Inscrição Estadual/CNPJ.

[Imagem 8 - Consulta Sefaz]


  • Operação não Realizada: O sistema enviará para SEFAZ o evento “Operação não Realizada” (Imagem 9) para as notas selecionadas.

Este evento será informado pelo destinatário quando por algum motivo a operação legalmente acordada entre as partes não se efetivou (devolução sem entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário, sinistro da carga durante seu transporte, etc.).

[Imagem 9 - Consulta Sefaz]

  • Download XML: Função usada para quando deseja realizar o download do XML das notas selecionadas após a manifestação.

O sistema tentará fazer o download toda vez que é feito o envio de algum dos eventos anteriores, porém a SEFAZ demora um tempo para disponibilizar o XML para download após a manifestação.

Quando o download for realizado com sucesso, a aba itens ficará preenchida com os itens da NFe (Imagem 10).

[Imagem 10 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Exportar XML: Exporta o XML das notas selecionadas para um diretório (Imagem 11).

[Imagem 11 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Imprimir DANFe: Imprime a DANFe das notas selecionadas que possuem XML (Imagem 12).

[Imagem 12 - Impressão de nota]

Na aba “Item NFe” serão preenchidas algumas informações dos itens da NFe.

Quando um item não possuir seu código vinculado ao cadastro de produtos para fornecedor ele ficará com a letra vermelha (Imagem 13) e o campo “Ref. Cad Produto” ficará marcado para que o usuário possa identificar.

Para vincular selecione o item e clique na pesquisa do campo “Ref. Cad Produto”.

[Imagem 13 - Tela Manifestação do Destinatário]

Após vincular o item ao cadastro do produto, o campo de NCM será validado, assim como o campo “Ref. Cad Produto”, os campos de NCM serão marcados para que o usuário possa identificar (Imagem 14).

[Imagem 14 - Tela Manifestação do Destinatário]

Se o fornecedor preencher no XML o código do pedido que corresponde a NF, serão feitas as seguintes validações (O item ficará com a letra em vermelho e os campos ficarão marcados):

  • Valor unitário da NFe maior que do Pedido;

  • Quantidade da NFe maior que do Pedido;

  • MVA ST da NFe diferente do Pedido;

  • Alíquota de IPI da NFe diferente do Pedido;

Caso não venha preenchido o código do pedido, basta no campo “Núm. Pedido” (Imagem 15) selecionar o mesmo para que a validação possa ser feita.

[Imagem 15 - Tela Manifestação do Destinatário]


A aba “Eventos” será preenchida automaticamente com os eventos próprios e os gerados pelo emissor da NFe (Imagem 16). Exemplo: Cancelamento, Carta de Correção, etc…

[Imagem 16 - Tela Manifestação do Destinatário]


Na tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais no botão “Importar XML (NFe/CTe/NF3e)”, foi adicionada a opção “NFe Man.” (Imagem 17) que abrirá a tela de “Manifestação do Destinatário” para que o usuário possa selecionar a nota que deseja realizar a entrada, sem a necessidade de importar o XML manualmente.

[Imagem 17 - Tela Entrada de notas fiscais]

Ainda na “Entrada de notas fiscais”, conforme o novo parâmetro “Obriga a Manifestação da Operação do Destinatário da NFe para escriturar na entrada?”, quando estiver configurado SIM e a empresa possuir acesso ao módulo de “Manifestação do Destinatário”, terá validada a Confirmação da Operação da nota que esta sendo importada (tanto por XML quanto pela Manifestação), se a mesma não foi confirmada , será solicitado a senha de um usuário “Supervisor” para que a entrada possa ser feita (Imagens 18 E 19).

[Imagem 18 - Tela Entrada de notas fiscais]

[Imagem 19 - Tela Entrada de notas fiscais]

CHANGELOG

  • Sem rótulos