Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleFINANCEIRO - RECEBER

📗 1️⃣ Inserir opção de aplicar porcentagem de desconto na função "Atualização em Massa" (ERP-3115)

Na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber”, foram inseridos os campos subtipo de desconto e o campo justificativa, que ao selecionar opção de atualização em massa também poderão ser atualizados.

Informações

Campo “Subtipo de desconto” para atualizar em massa (Imagem 1).

Informações

O campo “Justificativa do desconto”, foi inserido na tela “Receber - Atualização em Massa e quando a opção for atualizar do tipo “Manual”, a justificativa do desconto será obrigatória, assim como hoje já ocorre na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber” (Imagem 2).

Informações

O campo “Justificativa do desconto” é informado durante a atualização em massa dos títulos (Imagem 3).

Informações

Na tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber”, todos os títulos que estavam selecionados sofreram atualização em massa dos campos “Subtipo de desconto e Justificativa do desconto” (Imagem 4).

Informações

Lembrando que o “Subtipo de desconto”, será valido somente para “Tipo de desconto>Manual” (Imagem 5).

Informações

Para os demais descontos o campo “Subtipo de desconto” não será obrigatório, mas o campo “Justificativa do desconto”, sim (Imagem 6).

📗 1️⃣ Baixa financeira automática de pedidos Tray (ERP-3095)

Feita a integração com a plataforma Tray recentemente, agora será possível a baixa financeira automática. Como os pedidos já caem com pagamento aprovado, será necessário que o pagamento do título caia junto com o pedido. Para isso, a tela de importação Android deve estar preparada para receber um valor com abatimento, que será realizado igual funciona a taxa de cartão.

Informações

CONFIGURAÇÕES NO GUARANI:

Na tela “5.1.4 - Cadastro de tipos de cobranças a receber”, algumas configurações devem ser ajustadas para que funcione devidamente. Sendo assim, duas cobranças de baixa devem ser criadas, uma para pagamentos Boleto (Yapay) e outra para Cartão de crédito (Yapay) (Imagem 1).

  • A finalidade deve ser BOLETO, pois caso coloque CARTÃO, uma conta corrente conciliadora deve ser criada. De qualquer forma, caso o cliente queira essa conta, pode-se definir como CARTÃO. Escolha a conta corrente para recebimento. NÃO insira taxa de cartão, o valor virá do pedido da Tray. Os dias devem ser inseridos para que caia corretamente com o título. Conforme a imagem, para boleto, 14 dias.

Nota

Obs.: Para melhor controle da análise de crédito dos clientes, a opção cartão deverá ser escolhida como finalidade e a conta conciliadora criada.

  • A cobrança de cartão seguirá o mesmo modelo acima, com a diferença nos dias, que conforme a imagem, são de 30(trinta) (Imagem 2).

  • Acesse a tela “3.1.14 - Cadastro de Bandeiras”, para cadastrar coloque na descrição Yapay “apenas a descrição é o suficiente” (Imagem 3).

O parâmetro “FN_ANTECIPADO_LANCA” deve estar como “SIM”, pois é a tela de importação que precisa para entrar com o pedido financeiro e baixa “faltando apenas o faturamento” (Imagem 4).

Informações

NOVOS AJUSTES:

 

  • No Integrador ECommerce, em “Configurações Gerais” na aba “Cobrança”, foi inserida a coluna “Cobrança Baixa”. Nela deverá conter as cobranças cadastradas, para as formas de pagamento do ECommerce que advém com a baixa (Imagem 5).

Informações

EXIBIÇÃO:

 

  • Com isso, os pedidos irão entrar baixados no ERP. O pedido aparecerá, inicialmente na tela “3.5.7 - Guarani móvel - Android - importação de dados (Imagem 6).

  • Ao efetivar a importação, o pedido e o financeiro serão criados. No título, a baixa será apresentada. Ex.: o vencimento, com D + 14 “a partir da digitação” (Imagem 7).

  • O abatimento descontado pela seguradora “Yapay” (nesse caso), também já será inserido como Taxa de Cartão (Imagem 8).

  • Na movimentação de contas correntes, o valor a receber será incluso com o desconto da seguradora (Imagem 9).

Exemplo título/movimentação de contas com venda em cartão 1(uma) vez.

Informações

Baixa com D + 30 (Imagem 10).

Informações

Abatimento da seguradora (Imagem 11).

Informações

Movimentação de contas de 2/7 (Imagem 12).

Funciona também, com várias parcelas de cartão.

Informações

Exemplo com 6 (seis) vezes (Imagem 13).

Informações

Abatimento da seguradora (Imagem 14).

Informações

Parcelas detalhadas (Imagem 15).

Informações

Parcela 1/6 na “Movimentação de contas correntes” (Imagem 16).

Informações

Parcela 6/6 na “Movimentação de contas correntes” (Imagem 17).

📗 2️⃣ Baixa de cheque a compensar (ERP-3021)

A tela “6.6.1 - Consulta de cheques”, foi totalmente reformulada recebendo um novo visual (Imagem 1). Foi feita a inserção de novos status de cheques e os antigos status sofreram alterações.

Informações

Status dos cheques

 

  • Aberto: Não houveram alterações no comportamento deste status. Ao entrar com o cheque de terceiros na tela “6.6.1 - Recebimento de contas”, o cheque receberá o status “Em aberto” (Imagem 2).

  • Recebido: este status está substituindo o antigo “status pago, que segue o mesmo comportamento. Ao consolidar um cheque no banco ou usar este cheque para pagar um fornecedor, receberá o status de “Recebido” (Imagem 3).

  • Estornado: o comportamento deste status permanece o mesmo, tanto no nome quanto no comportamento (Imagem 4).

  • Devolução depósito bancário: este status estará substituindo o anterior que era “Devolução”. O cheque receberá este status quando estiver aguardando compensação e após ter sido depositado. Foi feita a devolução do cheque do cliente pela tela “6.6.2 - Devolução de cheques” pela “Alínea 12” ou qualquer outra “Alínea”. É importante ressaltar que este cheque não foi usado para pagar fornecedor (Imagem 5).

  • Devolução depósito: Status este que se refere a devoluções de cheques de clientes, que foram devolvidos em alguma “Alínea” pela tela “6.6.2 - Devolução de cheques” (Imagem 6).

  • Aguardando compensação: Este novo status refere-se aos cheques que na tela “6.6.3 - Transferência de cheques”, foram transferidos para o banco ou seja para uma conta bancária de código Febraban, desta forma, irão receber o status de “Aguardando compensação” (Imagem 7).

  • Os cheques que foram transferidos direto para uma conta bancária, receberão o status de “Aguardando compensação” (Imagem 8).

  • Pagamento Fornecedor: este novo status serão para os cheques de terceiros, utilizados para pagamento de fornecedores (Imagem 9).

  • Devolução Fornecedor: recebe este novo status, os cheques de terceiros que foram utilizados para pagamento de fornecedores e estes cheques foram devolvidos na “Alínea 12” (Imagem 10).

  • Transferido: receberá este novo status, os cheques que foram transferidos para caixa interno da empresa pela tela “6.6.3 - Transferência de cheques” (Imagem 11).

  • Ao transferir para a conta caixa o cheque receberá o status de transferido, após isto e ao depositar o cheque no banco; ao fazer uma nova de transferência para a conta bancária, o cheque sairá de transferido e irá para “Aguardando compensação” (Imagem 12).

Informações

Foi criado um evento chamado “permite transferência de cheques com data futura a atual”, se este evento estiver marcado como “NÃO” , desta forma, não será permitido transferir o cheque para o banco com data futura (Imagem 13).

Informações

O evento estando com a opção “NÃO”, o sistema enviará uma mensagem de validação impedindo que seja feita a transferência. A data de transferência do cheque não poderá ser maior que a data atual (Imagem 14).

  • Na tela “6.6.3 - Transferência de cheques”, se o usuário tentar transferir o cheque para a mesma conta, o sistema avisará que não poderá transferir (Imagem 15).

...

Expandir
titleCONTÁBIL

📗 2️⃣ Baixa de cheque a compensar (ERP-3021)

Documentação atualizada!!

A tela “9.2.1 - Contábil - integração”, foi ajustada para integrar todos os status dos cheques na integração do contas a receber.

 

  • Para que a integração ocorra, é preciso que seja cadastrada todas as regras de cada status dos cheques na tela “9.1.3 - Contábil - Parâmetros”, como por exemplo: status recebido, é preciso criar uma regra cheque recebido crédito e cheque recebido débito (Imagem 1).

Status aguardando compensação débito e crédito que ocorrerá na movimentação das contas correntes

Image RemovedImage Added

Informações

Na tela “9.1.3 - Contábil - Parâmetros” segue demonstração para cada status, onde foi criada uma regra para débito e outra para crédito (Imagem 2).

Image RemovedImage Added

  • O histórico precisa ser cadastrado com o nome dos status dos cheques, pois são eles que serão diferenciados no momento da integração, e será através do histórico que apresentará os status dos cheques na integração do contas a receber (Imagem 3).

Image RemovedImage Added

Ao fazer a integração dos cheques pela tela “9.2.1 - Contábil - Integração”, deverá informar o período e selecionar o “Tipo: FINANCEIRO - CONTAS A RECEBER” (Imagem 4).

  • Quando os cheques forem integrados, juntamente com a integração dos títulos pagos do contas a receber e a cada alteração de status que o cheque sofrer, será apresentada na integração (Imagem 5).

Image RemovedImage Added

Informações

Na tela recebimento de contas foi adicionada uma trava, para que se o usuário utilizar o módulo contábil e a forma de pagamento for cheque de terceiros, não será permitido receber este cheque com data futura, mesmo que o evento de usuário chamado: “permite recebimento com data futura”, estiver habilitado. Este evento será ignorado (Imagem 6).

Image RemovedImage Added

Informações

Aguardando compensação débito e crédito, que ocorrerá na movimentação das contas correntes (Imagem 7).

Image RemovedImage Added

Informações

Aguardando compensação crédito, onde a movimentação se dará entre as contas correntes (Imagem 8).

Image RemovedImage Added

Informações

Pagamento de fornecedor, onde a conta débito será feita contra cliente/fornecedor e a conta crédito serão os bancos (Imagem 9).

Image RemovedImage Added

Informações

Pagamento de fornecedor a conta crédito e a conta corrente (Imagem 10).

Image RemovedImage Added

Expandir
titleFISCAL

📗 1️⃣ SPED Fiscal Registro C110 - dispositivos legais (ERP-2500)

Foi implementado ao sistema a inclusão das bases legais contidas no campo “Observação” da nota para que a mesma. Após configurada no cadastro de CFOP, que seja apresentada na Nota Fiscal bem como gerada no bloco C110 do SPED Fiscal.

 

Informações

Configuração da base legal (Imagem 1).

Informações

Configuração do cadastro de CFOP (Imagem 2).

Informações

Nota Fiscal emitida (Imagem 3).

Informações

SPED gerado após emissão da nota (Imagem 4).

Nota

As informações de observações dentro das Notas Fiscais são integradas pelo cadastro de CFOP, sendo as observações 1, 2 e 3 ou pelas mensagens contidas na ordem originária da Nota Fiscal via código.

📘 2️⃣ Copiar e colar na DI (ERP-3231)

Ocorrência: Ao importar DI quando utiliza a opção copiar e colar especial, o sistema inseria o valor de forma aleatória, não respeitando a ordem copiada da planilha. A opção “Colar especial”, da importação de DI não encontrava itens duplicados, a busca era realizada pelo código do produto e quantidade.

Solução: Foi ajustada a opção “Colar Especial” da importação de DI, para que a busca seja feita pelo código do produto, quantidade e valor original (XML), dessa forma, mesmo que exista um produto duplicado, ele será encontrado e terá o valor colado corretamente.

Informações

Importando DI (Imagem 1).

Informações

Valores copiar e colar, com a opção “Especial” (Imagem 2).

Informações

Valores colados (imagem 3).

Informações

Planilha com valores que foram copiados (Imagem 4).

Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais

Local>Tela Importação da Declaração de Importação (DI)

📘 2️⃣ Cálculo Difal (ERP-3081)

Ocorrência 1: Não replicava campos de exceção do Difal, para todas as telas que possuem configuração de exceção para ajuste de valores negativos na redução.

Ocorrência 2: Ao realizar a conferência dos estados, alguns deles retornaram diferentes do cálculo do diferencial de alíquota na ST.

Ocorrência 3: Não era calculado o Difal para tipos de pessoas diferentes.

Solução 1: Foi feito um ajuste que permitirá aplicar uma redução negativa com o intuito de aumentar a alíquota, que irá atender essa necessidade de ajustar a alíquota padrão de 17% para 25%, quando for o NCM em questão.

Informações

Cadastro de empresa (Imagem 1).

Informações

Cadastro de cliente (Imagem 2).

Informações

Cadastro de produto (Imagem 3).

Informações

Cadastro de NCM (Imagem 4).

Solução 2: Foi implementado um novo tipo de cálculo para o Difal, sendo ele “Por dentro EC 87/15“ na tela “Cadastro de UF“ e replicado também para as demais telas que possuem exceção fiscal, como “Cadastro de empresa, Cadastro de cliente, Cadastro de produtos e Cadastro de classificações fiscais (NCM)”.

Fórmulas para os três tipos de cálculos de Difal:

  • Difal com base de cálculo por fora: Valor da operação X (Alíquota Interna - Alíquota Interestadual) = Difal

  • Difal com base de cálculo por dentro:

1º passo: Valor da operação - ICMS Interestadual / (1 - Alíquota Interna) = R1;

2º passo: R1 x Alíquota Interna = ICMS Interno;

3º passo: ICMS Interno - ICMS Interestadual = Difal.

  • Difal com base de cálculo por dentro EC 87/15:

1º passo: Valor da operação - ICMS Interestadual / (1 - Alíquota Interna) = R1;

2º passo: R1 x (Alíquota Interna - Alíquota Interestadual) = Difal.

Informações

Opções de cálculo Difal (Imagem 5).

Solução 3: Foi replicado o tipo de cálculo Difal em todas as telas com exceção fiscal, conforme já documentado acima

Nota

Os cálculos e configurações de Difal, sempre irão respeitar a hierarquia de exceção já existente no sistema.

Observação sobre o valor do Difal calculado por dentro na planilha para a UF do RJ: Foi notado que a alíquota interna estava definida como 20% e no cadastro do NCM 3208.10.20 para a UF do RJ estava definido um percentual para FCP de 2%. Logo, ao fazer o cálculo da base do Difal, era considerado 22%, o que estava incorreto e por isso ocorria esta divergência de valores.

Local>Tela 1.1.5 - Cadastro de empresas

Local>Tela 1.1.3 - Cadastro de clientes

Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos

Local>Tela 10.1.4 - Cadastro de classificações fiscais (NCM)

Local>Tela 1.1.24 - Cadastro de produtos

📘 2️⃣ Sped Fiscal Registro E 250 (ERP-3123)

Ocorrência: Sped fiscal não abatia os valores de ST das notas de devoluções no E250.

Solução: Foi realizado um ajuste no registro E250 do Sped fiscal, para que seja carregado corretamente o valor ICMS ST abatendo a devolução (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 10.2.16 - Sped fiscal

📘 2️⃣ Inconsistência ao gerar SPED Fiscal (ERP-3236)

Ocorrência: Registros C100 e C500 do SPED Fiscal estava considerando a classificação do CFOP do item para gerar o registro.

Solução: Foi feito umajuste nos registros C100 e C500 do SPED Fiscal, o sistema passará a olhar o modelo do documento e deixará de olhar a classificação do CFOP.

Segue os modelos e seus respectivos blocos:

C100 - “Nota Fiscal (código 01)”, “Nota Fiscal (código 1B)”, “Nota Fiscal de Produtor (código 04)”, “NF-e (código 55)” e “NFC-e (código 65)”.

C500 - “Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (código 06)”, “Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (código 66)”, “Nota Fiscal/Conta de Fornecimento d´água Canalizada (código 29)” e “Nota Fiscal/Consumo Fornecimento de Gás (Código 28)”.

 

Informações

Entrada de nota de compra de energia (Imagem 1).

Informações

Cadastro de CFOP (Imagem 2).

Informações

Sped gerado corretamente, trazendo apenas no bloco C100 a nota de compra de energia. Não foi gerado o C500 para esta operação (Imagem 3).

Local>Tela 4.1.1 - Cadastro de notas fiscais

Local>Tela 10.1.3 - Cadastro de CFOP

📗 3️⃣ Leiaute e regras de validação da “NF-e, da NFC-e e campo de XML” (ERP-3042)

Na tela “2.2.10 - Planilha de formação de preços Nova/Antiga”, foi implementada ao sistema uma nova aba para inserção da informação da “TIPI” para criação da “tag EX_TIPI”.

Atenção!

Quando for cadastrar o código da “Ex Tipi” nas telas “Planilha de formação de preço“ ou “Painel de formação de preço“, caso tenha mais de um fornecedor vinculado, é importante que o código seja cadastrado para todos os fornecedores vinculados.

Informações

Configuração na planilha de formação de preço “antiga” (Imagens 1 e 2).

Informações

Nota Fiscal, XML e Danfe geradas com as informações (Imagens 3, 4 e 5).

Informações

Configuração da Planilha de formação de preços - Novo (Imagens 6 e 7).

Informações

Nota Fiscal, XML e Danfe geradas com as informações (Imagens 8, 9 e 10).

Informações

Arquivo Sped gerado e validado trazendo no bloco 0200 a informação TIPI (Imagem 11).

...