Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 11 Próxima »

Data de publicação: 07/03/23
Ticket
Criticidade
📗 Implementação
1️⃣ Relevante
📘 Solicitação
2️⃣ Importante
📙 Mudança
3️⃣ Muito importante

Notas de versão

Classificação menu ERP

COMERCIAL - COMPRAS

 Clique para expandir/recolher

📘 Inconsistência no relatório de estoque (SUP-82695)

Ocorrência: Quando retirava as colunas do relatório de estoque e após clicava na grid, as colunas retornavam. A inconsistência ocorria com as colunas referentes as tabelas de preços, pois eram geradas em execução.

Solução: Foi feito um ajuste na exibição das colunas referentes as tabelas de preço da tela “Relatório de estoque” (Imagem 1).

Local>Tela 2.4.8 - Relatório de estoque

COMERCIAL - VENDAS

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Ajustando cálculo da “Margem de contribuição”, quanto ao tipo de frete (SUP-70384)

Na tela “3.2.47 - Configurações para regras quanto a política de margem de contribuição”, foi inserido um ajuste referente a formação de preços em tempo real e validação do percentual de margem de contribuição. Desta forma, quando utilizada as configurações para margem mínima e ideal, o sistema irá considerar algumas variáveis:

Para cálculo da margem ideal e validação da formação de preço, será analisado se o tipo de frete será embute, automático e se o mesmo é por percentual ou M3, diante desta validação será feito o cálculo e sugerido o preço ideal dentro das parametrizações.

  • Configurações para regras quanto a política de margem de contribuição (Imagem 1).

As configurações quanto ao tipo de cálculo de frete, seguirá o que estiver configurado no “Cadastro do clientes”. Configuração do tipo de cálculo de frete (Imagem 2).

Na tela “3.2.20 - Manutenção de comissionamento”, será considerado o percentual de comissão cadastrado em "Tipo: Margem de Contribuição", porém serão respeitadas as exceções de percentual de comissão, configuradas na tela “Cadastro de clientes e Cadastro de representantes” (Imagens 3, 4 e 5).

Na tela “2.2.10 - Planilha de formação de preços”, as despesas operacionais serão consideradas (Imagem 6).

Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” na aba “Fornecedores”, serão considerados os “Royalties” (Imagem 7). Na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas” haverá a “Margem de Contribuição (%)” (Imagem 8).

Na tela “3.1.1 - Cadastro de condições de venda”, teremos o “Fator de conversão (Inicial e Final)”, ou seja, condição de venda e percentual de frete embute (Imagem 9).

Na tela “1.1.3 - Cadastro de clientes” na aba “Comercial”, haverá a aba “Frete” onde irá constar o percentual de frete (Imagem 10).

📌Para a descrição do cálculo da sugestão de preço de venda em tempo real, o processo todo se dividirá em três passos:

  1. Somar os percentuais que impactam na Margem de Contribuição;

  2. Achar o Divisor Utilizado;

  3. Achar o preço sugerido, aplicando o divisor sobre o valor de custo da mercadoria vendida.

O frete quando não embutir no valor do item, irá compor a base de cálculo dos impostos, ICMS, PIS e COFINS incondicionalmente. Portanto, mesmo não fazendo parte diretamente do cálculo da “Margem de Contribuição”, o frete quando não embutir, precisará ser considerado para acrescer as alíquotas dos impostos.

No caso do IPI já existe uma condição por “Parâmetro”:

O Parâmetro “Base do IPI é composta de outros valores (frete, outras despesas, etc)“, indica se na base do cálculo do IPI serão acrescidos os valores de frete, outras despesas e seguro.

📘 2️⃣ Alteração no layout “MTRIX-DIAGEO” (SUP-83537)

Ocorrência: O layout “MTRIX-DIAGEO” realizava o envio de notas de devolução para fornecedor no arquivo, pois o Mtrix fazia a leitura de movimentações entre a distribuidora e os pontos de venda.
Solução: Foi implementada uma opção para que seja escolhido enviar ou não, as devoluções de compra de fornecedor para o layout “MTRIX-DIAGEO” (Imagem 1).

Quando marcada a opção, o sistema irá gerar o arquivo com as devoluções (comportamento atual). Comparação dos arquivo gerados após o ajuste (Imagem 2).

Local>Tela 3.2.40 - Exportação - Integração de Dados

ATIVO IMOBILIZADO

 Clique para expandir/recolher

📗 2️⃣ Melhorias no controle do Ativo Imobilizado (SUP-69609)

As telas “1.1.31 - Controle de Ativo Imobilizado e 10.1.18 - Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP” foram remanejadas no menu do ERP, para o novo módulo criado “22 - Ativo imobilizado“, dando origem a tela “22.2.1 - Controle de Ativo Imobilizado“ (Imagem 1).

Obs.: Será necessário liberar o módulo para usuários que já utilizam o controle de Ativo Imobilizado e para os que irão utilizar.

Novo módulo criado para o controle do Ativo Imobilizado (Imagem 2).

Tela “22.2.1 - Controle de Ativo Imobilizado” (Imagem 3).

Na aba “Manutenção”, será possível realizar todo o cadastro do Ativo Imobilizado. Campos do cabeçalho:

  • Código do Bem: Campo obrigatório. Será o identificador informado pelo usuário, caso não seja informado, o sistema gerará um número sequencial assim como já era feito na tela anterior. Este campo poderá se repetir, contanto que não repita a mesma empresa;

  • Descrição do Bem: Campo obrigatório. Será a descrição do Bem e caso o campo esteja vazio, após selecionar o produto, a descrição do produto será automaticamente preenchida;

  • Produto: Campo obrigatório. Produto cadastrado no sistema ligado ao Bem;

  • Código PLI: Campo obrigatório. Código único por empresa, pelo qual será feita a coleta de bens pelo sistema AFV através da leitura de QR Code, que estará presente na placa de identificação do Bem para realização do inventário (antigo campo “Patrimônio”);

  • Estado de Conservação: Campo obrigatório. Indicará o estado de preservação do Bem;

  • Situação: Campo obrigatório. Indicará a situação do Bem, onde o usuário poderá cadastrar na tela “Cadastro de Situações”;

  • Controla CIAP: Indica se o Bem irá controlar CIAP ou não;

  • Controla Depreciação: Indica se o Bem irá controlar depreciação ou não;

  • Empresa: Campo obrigatório. Empresa para qual o Bem está sendo cadastrado;

  • Início uso/crédito: Indicará a data de início do uso do Bem para depreciação, ou a data de início do crédito para ficha CIAP, que por padrão, virá com a data de cadastro do Bem;

  • Centro de Custo: Campo obrigatório. Centro de Custo da empresa na qual o Bem se enquadra;

  • Detalhes: Informações extras que o usuário queira evidenciar sobre o Bem.

Cabeçalho da tela “22.2.1 - Controle de Ativo Imobilizado” (Imagem 4).

Foi criada a aba “Ordem de Serviço” para que seja possível informar as movimentações ligadas a serviços do Bem (Imagem 5).

As movimentação de serviço poderão ser cadastradas através do botão na grid, ou pelo atalho no botão “Opções” (Imagem 6).

Opção para inserção de “Manutenção/Serviço” pelo botão “Opções” (Imagem 7).

Para vincular o Bem a uma ordem de serviço, será necessário incluir o código do Bem no campo “Equipamento”, da tela “4.2.14 - Ordem de Serviço” (Imagem 8).

Foi criada a aba” Mvto Saída” para que seja possível informar as movimentações de saída ligadas ao Bem, como por exemplo, uma remessa de comodato (Imagem 9).

Será apresentada a tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, onde as movimentações de saída poderão ser cadastradas através do botão na grid, ou pelo atalho no botão “Opções” (Imagens 10 e 11).

Para vincular o Bem a uma ordem de saída, bastará cadastrar o Bem na aba “Bens do Item”, da tela “3.2.12 - Digitação de ordens” (Imagem 12).

As colunas “CFOP e Nota Fiscal” só serão preenchidas após a emissão de uma Nota fiscal (Imagem 13).

Também será atualizado o cabeçalho (frame) do “Cliente Atual” (Imagem 14).

Será apresentada a tela “2.2.8 - Manutenção de ordens de compra” e as movimentações de entrada poderão ser cadastradas através do botão na grid, ou pelo atalho no botão “Opções” (Imagens 15 e 16).

Para vincular o Bem a uma ordem de compra, será necessário cadastrá-lo na aba “Bens do item”, na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra” (Imagem 17).

As colunas “CFOP e Nota Fiscal”, serão preenchidas após a entrada da Nota Fiscal (Imagem 18).

Foi criada a aba “CIAP Geral” que ficará habilitada quando o campo “Controla CIAP” estiver marcado como “SIM” (Imagem 19).

Campos da aba:

  • Função do Bem: Campo obrigatório somente quando o “Tipo Bem” for “Bem Principal“. Este campo é uma descrição sobre qual será a função do Bem;

  • Tipo Bem: Campo obrigatório. Indica se o Bem cadastrado na ficha CIAP é um “Bem Principal ou Componente”;

  • Bem Principal: Campo obrigatório quando o “Tipo Bem” for ”Componente“ e que referencia um Bem principal, indicando que este “Bem Componente” faz parte da composição do “Bem Principal” indicado no campo;

  • Parcela Inicial: Campo obrigatório. Não poderá ser menor do que zero (0) e não poderá ser maior do que o “Total Parcelas“, sendo o valor inicial sugerido pelo sistema igual a um (1). O campo indicará a partir de qual parcela continuará a apropriação do crédito na ficha CIAP, por exemplo, caso informe 32, as primeiras 31 parcelas serão criadas com o campo “Apropriado“ marcado como “SIM”, sendo a parcela 32 a próxima a ser apropriada;

  • Total Parcelas: Campo obrigatório. Não poderá ser menor que zero (0) e não poderá ser menor que a “Parcela Inicial“, sendo o valor inicial sugerido pelo sistema igual a quarenta e oito (48). Indicará qual o total de parcelas para a apropriação dos impostos na ficha CIAP será utilizado no cálculo para saber o valor de cada parcela, por exemplo, o valor de impostos é de R$480,00 e o total de parcelas é 48, o valor de cada parcela será o resultado da divisão do valor de impostos pelo total de parcelas, ficando com o valor de R$10,00 neste exemplo;

  • Vida Útil (Meses): Indica a vida útil em meses do Bem.

Foi criada a aba “CIAP NF Entrada”, antiga aba “[NF Compra]” da tela “10.1.18 - Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP”, que será habilitada quando o campo “Controla CIAP” estiver marcado como “SIM” (Imagem 20).

Ao clicar no botão “+“ da aba “Incluir item da NF ao CIAP“, será aberta uma validação perguntando ao usuário se gostaria de vincular um item de uma Nota Fiscal de Entrada Própria (Imagem 21).

A somatória dos campos “Vr. ICMS, Vr. ICMS DIF, Vr. ICMS ST e Vr ICMS Frete“ será o valor do imposto a ser apropriado, sendo o valor base utilizado para gerar as parcelas. Estes campos poderão ser editados pelo usuário, assim como na versão anterior (Imagem 22).

Foi criada a aba “CIAP NF Parcelas”, antiga aba “[Parcelas]“ da tela “10.1.18 - Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP“, que ficará habilitada quando o campo “Controla CIAP” estiver marcado como “SIM”. Esta aba terá ações para “Gerar Parcelas do CIAP e Excluir todas as Parcelas do CIAP“ e para gerar as parcelas, o total dos impostos deverá ser maior que zero, ou seja, será necessário vincular um item na aba “CIAP NF Entrada“ (Imagem 23).

Ao gerar as parcelas serão consideradas as informações dos campos “Parcela Inicial e Total Parcelas“ e após gerar as parcelas, será possível excluir todas desde que ainda não exista nenhuma parcela apurada na tela “10.2.23 - Apuração de CIAP“ (Imagem 24).

Parcelas apropriadas (Imagem 25).

Foi criada a aba “CIAP NF Saída”, antiga aba “[Saída/Transferência/Perda]“ da tela “10.1.18 - Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP“, que será habilitada quando o campo “Controla CIAP” estiver marcado como “SIM”. Nesta aba será preciso informar o “Motivo da Saída”, “Data” e se a “Parcela atual será aproveitada?“, após indicadas as informações obrigatórias, será preciso referenciar a Nota Fiscal de saída clicando no botão “Incluir item” (Imagem 26).

Após informar a Nota Fiscal de saída, o usuário deverá dar baixa no Bem (Imagens 27 e 28).

Quando a baixa for realizada, a apuração do Bem passará a não ocorrer mais, ou seja, caso encerre a partir baixa do bem. Foi criada a aba “Depreciações”, antiga aba “[Depreciações]“ da tela “10.1.18 - Cadastro de Ativo Imobilizado e CIAP“, que ficará habilitada quando o campo “Controla Depreciação” estiver marcado como “SIM”. Nesta aba, será informado o “Valor contábil“ referente a depreciação e vinculará o grupo de depreciação. Também foi realizada uma alteração para que o grupo de depreciação passe a ter o vínculo com a Conta Contábil (Imagem 29).

Campos adicionados na tela “Cadastro de Grupos de Depreciação” (Imagem 30).

A depreciação do Bem será feita a partir da tela “9.2.5 - Controle de Depreciações” e após realizada, o sistema gravará na aba “Depreciações” a depreciação do mês (Imagem 31).

Aba “Depreciações” preenchida (Imagem 32).

A aba “Coletas/Inconsistências” foi mantida, nesta aba será possível visualizar a movimentação de coleta para o Bem (Imagem 33).

Para os usuários que fazem o uso de coleta foi criada a aba “Coletas”, onde será possível visualizar os Bens, o representante e o cliente de uma campanha (Imagem 34).

No botão “Opções“ foram adicionadas opções e reescritas algumas funcionalidades (Imagem 35).

A opção “Cadastro de Grupos de Depreciação“ acessará a tela “Taxas de Depreciação - IN RFB 1700“ (Imagem 36).

A opção “Inserir Manutenção/Serviço“ abrirá a tela “4.2.14 - Ordem de Serviço“ em inserção com o código do Bem já vinculado na ordem de serviço (Imagem 37).

A opção “Inserir Movimentação de Saída“, antiga opção “Inserir Movimentação (Fidelidade 3)“, abrirá a tela “3.2.12 - Digitação de ordens“ em inserção e com o código do produto já preenchido para que, após cadastrar o cabeçalho da ordem, seja possível lançar o item para referenciar o Bem na aba “Bens do Item“ e quando realizada a referência do bem, a ordem será listada na aba “Mvto Saída“ (Imagem 38).

A opção “Inserir Movimentação de Entrada“ abrirá a tela “2.2.8 - Manutenção de pedido de compra“, para que seja possível criar um pedido de compra e realizar a referência do Bem a um item do pedido. A grid para vincular os Bens por padrão virá recolhida, mas ao clicar na aba “Bens do Item“ a grid passará a ser exibida para os vínculos (Imagem 39).

A opção “Imprimir Histórico de Depreciações“ será exibida quando “Controla Depreciações“ estiver marcado como “SIM“ e também será acessível pela aba “Depreciações“ (Imagem 40).

A opção “Imprimir Ficha CIAP“ será exibida quando “Controla CIAP“ estiver marcada como “SIM“ e também será acessível pela aba “CIAP Geral” (Imagem 41).


Índice:

  • Sem rótulos