- Criado por Luciana Barboza, última alteração em fev. 10, 2023
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 18 Atual »
Data de publicação: 30/01/23
Ticket | Criticidade |
📗 Implementação | 1️⃣ Relevante |
📘 Solicitação | 2️⃣ Importante |
📙 Mudança | 3️⃣ Muito importante |
Notas de versão
Classificação menu ERP
INTEGRADOR - AFV
📗 1️⃣ Criar script para integrador
Na tela “3.2.22 - Manutenção de tabelas de preços”, foi inserido um campo novo de porcentagem (%) promoção AFV, desta forma, foi disponibilizado um ajuste de Script na versão 3.0.0.43 para o Integrador. Para ativar basta acessar o scripts de exportação e em “PRECOS”, clicar no botão “Padrão” (Imagens 1, 2 e 3).
COMUNS
📘 1️⃣ Segmento de clientes não carregando corretamente (SUP-82031)
Ocorrência: O cadastro de segmentos de clientes e o canal de vendas de clientes, não estavam carregando registros diferentes do código 1 (um).
Solução: Foram ajustadas as telas “Cadastro de segmentos de clientes e Cadastro de Canais de Venda”, para carregar o registro selecionado no grid de consulta (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 1.1.46 - Cadastro de Canais de Vendas
Local>Tela 1.1.47 - Cadastro de Segmentos de Clientes
COMERCIAL - COMPRAS
📘 2️⃣ Inconsistências no pedido de compra com desconto
Ocorrência: Haviam inconsistências nos pedidos de compras que possuíam descontos, pois o valor total das mercadorias ficava com multiplicações incorretas.
Solução: Quando o pedido possuir desconto por valor, onde o percentual calculado de desconto gere uma diferença de desconto no item (diferente do valor informado de desconto) e o item possua quantidade superior a um (1), não haverá a diferença no valor unitário e consequentemente no valor da mercadoria.
Pedido de compra com desconto comercial e uma unidade do item (Imagem 1).
Impressão do pedido de compra (Imagem 2).
Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra
📘 2️⃣ Cotação de compra com “plano financeiro e centro de custos” zerados (SUP-81561)
Ocorrência: Na tela “Cotação de Compra”, ao informar o fornecedor e o valor escolhido, alguns itens estavam ficando com o valor de “Plano financeiro e Centro de Custos” zerados.
Solução: Foi alterada a forma de atualização dos valores do “Centro de custos”, ao informar o valor e selecionar o fornecedor como escolhido, sistema passará a mostrar os valores atualizados (Imagem 1).
Local>Tela 2.2.17 - Cotação de Compra
COMERCIAL - VENDAS
📗 3️⃣ Visualização de preços de promoções no Guarani AFV (SUP-75983)
Na tela “3.2.22 - Manutenção de tabelas de preços”, foi inserida a coluna “Promoção AFV ( % )” (Imagem 1). No botão “Opções”, será possível incluir o percentual através da atualização em massa (Imagem 2). Será exibida uma janela para que seja informado o percentual, para atualizar todos os registros que estiverem selecionados nas colunas (Imagens 3 e 4).
O Percentual a ser informado será de 0 (zero) à 100 (cem), se o valor informado for diferente disso, será exibida uma validação. Percentual negativo não será permitido (Imagens 5 e 6).
Obs: para que as informações das promoçõessejam integradas corretamente do ERP com o AFV, será necessário que no “Cadastro de produtos” a legenda esteja com o status: “Promoção” (Imagem 7).
📘 1️⃣ Campo ocultar referência do fornecedor, não funcionando na impressão com imagens (SUP-81345)
Ocorrência: O relatório não respeitava as flags da seção “Ocultar impressão“, não ocultando os dados relacionados como: Transportadora, Referência fornecedor, Dados da negociação e observações. Desta forma, o campo “Ocultar Referência do Fornecedor” na “Emissão de ordens” não estava funcionando na impressão com imagens.
Solução: Foi feito um ajuste nas validações no arquivo FR3 do relatório, para respeitar as flags selecionadas ocultando as informações conforme seleção (Imagens 1 e 2).
Local>Tela 3.2.14 - Emissão de ordens
📘 1️⃣ Impedimento de alteração de valor no desconto progressivo (SUP-81147)
Ocorrência: Na tela “Manutenção de tabelas de preços”, não permitia alterar mais de uma linha no subgrid desconto progressivo, ou seja, se tínhamos mais de um desconto para editar os valores, o sistema nos impedia sendo necessário excluir a linha acima para editar a debaixo.
Solução: Feito um ajuste, para que seja possível editar qualquer item do desconto progressivo (Imagem 1).
Local>Tela 3.2.22 - Manutenção de tabelas de preços
📘 1️⃣ Inserir dados completos do cliente em “Commercial Invoice e Packing List” (SUP-78837)
Ocorrência: Necessidade de informar campos chaves das tabelas “GRADE, PRODUTOS e CLIENTES”, nos FR3 Commercial Invoice.fr3 e Packing List.fr3
Solução: Foram adicionados os campos “cli_codigo, gra_origem, gra_pedido, pro_codigo” nos FR3 de “Commercial Invoice e Packing List”, direto no arquivo de FR3 para que cada cliente configure da maneira que achar necessário.
Commercial Invoice (Imagem 1).
Packing List (Imagem 2).
Local> ~3.2.14 - Emissão de Ordens
Local> FR3's CommercialInvoice.fr3 e PackingList.fr3
📘 1️⃣ Observação do routeasy saindo com inconsistências (SUP-81571)
Ocorrência: O campo enviado na observação para a Routeasy, não estava de acordo com a necessidade dos usuários, ocorrendo assim observações com inconsistências.
Solução: Foi feita uma alteração na tela “Digitação de ordens” na aba “Observações”, para que a ordem da OBS da NFe será a primeira observação do Routeasy, a do pedido será a segunda e a do romaneio, a terceira.
Solução técnica: O campo foi alterado e agora a OBS da NFe será a primeira observação do Routeasy, a do pedido a segunda e a do romaneio será a terceira (Imagem 1).
Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens
📘 1️⃣ Layout da grid não apresentado ao realizar pesquisa secundária no cubo comercial estático (SUP-81274)
Ocorrência: Na tela “Relatório cubo comercial estático”, ao salvar um layout para o grid principal. O grid secundário não respeitava o mesmo layout salvo.
Solução: Foi feito um ajuste, para o grid secundário respeitar o mesmo layout salvo para o grid principal (caso exista).
|
Local>Tela 3.3.4 - Tela Relatório cubo comercial estático
FINANCEIRO - RECEBER
📗 1️⃣ Serasa - Consulta de RELATO Analítico - IP20 (SUP-61335)
Na Tela “1.1.5 - Cadastro de empresas” na aba Integrações , no campo “Serasa” foi criado um novo serviço “Consulta RELATO Analítico” (Imagem 1). A Consulta RELATO Analítico via IP20, será realizada através da tela “ 5.2.2 - Análise de crédito” (Imagem 2).
Ao clicar pra fazer a consulta, caso não tenha nenhuma empresa selecionada será apresentada uma mensagem (Imagem 3). Para poder realizar a consulta deve-se selecionar uma empresa (Imagens 4 e 5).
Serão exibidos no grid somente quando houver informação de retorno (Imagem 6). Na aba detalhamento do retorno não será possível fazer consulta, pois o campo ficará desabilitado, desta forma, poderá fazer a consulta somente na aba “Consultas realizadas” (Imagem 7).
Quando for marcada a opção “Exibe grupos sem informações”, serão apresentados todos os grupos que contenham informações e também os vazios (Imagem 8). Ao imprimir o “Relatório”, somente os campos em que houverem informações é que serão apresentados na impressão (Imagem 9).
📗 1️⃣ Criada nova tela para liberação de descontos e prorrogação de títulos (SUP-70225)
A tela “5.2.31 - Liberação de descontos e prorrogação de títulos”, foi criada e funcionará para que o gerente do financeiro autorize que um determinado título possa receber um desconto manual (Imagem 1).
Lembrete: Através da tela “5.2.15 - Manutenção de contas a receber” é feita a autorização para ser concedido o desconto, somente para descontos manuais. Esta tela também funcionará para autorização de prorrogação de vencimento de títulos.
Ao acessar a tela pela primeira vez, os botões de autorizar e o de recusar, se apresentam desabilitados. Para habilitar, existe um evento no usuário chamado: autoriza prorrogação/descontos superiores ao permitido (Imagem 2).
O evento foi adicionado à nova tela “5.2.31 - Liberação de descontos e prorrogação de títulos”, que por padrão vem optado como “NÃO”. Desta forma, quando habilitar pra o usuário a permissão de aceitar os descontos e prorrogação dos títulos, os botões: autorizar e recusar estarão devidamente habilitados (Imagem 3).
Na tela “Parâmetros :: Guarani”, existe um parâmetro chamado “Contas a Receber Desconto Máx”, neste parâmetro deverá ser configurado o percentual(%) MÁXIMO de desconto permitido a ser aplicado na tela “Manutenção de contas a receber”, quando houver um desconto manual (Imagem 4).
Para liberar a permissão ao usuário, para que aplique um desconto acima do permitido, será necessária a liberação de permissão ao evento pela tela “Manutenção de Usuários”, optando no Menu Principal a opção da tela “Manutenção de contas a receber” o novo evento: Autoriza prorrogação/descontos superiores ao permitido, assim se o usuário tiver a permissão, ele poderá aplicar o valor de desconto que desejar (Imagem 5).
Ao aplicar um desconto manual pela tela “Manutenção de contas a receber”, se o usuário não tiver permissão para aplicar um percentual que ultrapasse o permitido, uma mensagem será apresentada na tela perguntando se deseja pedir autorização para aplicar o desconto. Desta forma, se é liberado um desconto acima do permitido (baseado no percentual(%) que foi definido no parâmetro), no primeiro momento será necessário dar uma justificativa do porque este desconto manual está acima do permitido. Após informar uma justificativa para tentar aplicar um desconto manual acima do permitido e clicar no botão confirmar da justificativa, o sistema enviará uma mensagem perguntando ao usuário se deseja pedir autorização para conceder este desconto. Mensagem apresentada ao usuário: prorrogação ou desconto superior ao permitido! Deseja solicitar aprovação? (Imagens 6, 7, 8 e 9).
Ao clicar “SIM” na mensagem de solicitação de aprovação, será apresentada uma segunda mensagem de solicitação realizada. Ao clicar em “OK”, o sistema apagará do desconto e este título irá para a nova tela “5.2.31 - Liberação de descontos e prorrogação de títulos”, aguardando o gerente do financeiro autorizar o desconto. Após clicar na opção “OK”, aparecerá a mensagem de “Solicitação realizada!”. Desta forma, o desconto será apagado, pois o usuário não tem permissão de dar desconto acima do permitido (percentual(%) que é definido no parâmetro) (Imagens 10 e 11).
Ao solicitar aprovação para concessão de desconto acima do permitido, o desconto é apagado da tela e este título é enviado para a tela “5.2.31 - Liberação de descontos e prorrogação de títulos”, ficando no aguardo da autorização do gerente do financeiro. No campo “Situação Liberação”, ao selecionar “Pendentes” serão apresentados todos os descontos ou títulos, que tiveram seu vencimento prorrogado aguardando a autorização do gerente do financeiro (Imagem 12). Ao clicar no botão autorizar, subirá uma janela de justificativa da autorização seja do desconto ou da prorrogação de vencimento do título (Imagem 13).
Ao clicar no botão autorizar, o título sairá da situação de pendentes e irá para a situação de autorizado. Na tela “Manutenção de contas a receber”, este desconto entrará automaticamente, não sendo necessário informar o desconto novamente (Imagem 14). No campo histórico, todos os descontos autorizados serão apresentados com data, hora e usuário (Imagem 15).
Quando o desconto for autorizado, ele sairá da aba “Pendentes” e entrará para aba “Autorizados” na tela “5.2.31 - Liberação de descontos e prorrogação de títulos”, sejam descontos ou prorrogações (Imagem 16).
Caso o título já tenha um desconto pendente de autorização e o usuário editar, alterar ou tentar criar outro desconto, o sistema enviará uma mensagem informando: “Já existe uma requisição de prorrogação/desconto superior ao limite para este usuário. Aguarde o aceite!”. Assim que for dado o aceite, será possível editar e digitar um novo valor de desconto, se este novo valor estiver fora do limite, novamente será enviada uma nova solicitação para aprovação (Imagem 17).
Caso o usuário após ter recebido uma autorização para conceder o desconto, tentar editar o desconto e alterar o valor, uma nova solicitação de desconto será envidada e o título que foi solicitado o desconto voltará para os pendentes na tela “Liberação de descontos e prorrogação de vencimentos”, no campo “Vr.Atual” apresentará o desconto anterior e no campo “Vr.Solicitado” será apresentado o novo desconto a ser aplicado (Imagem 18). Ao clicar em autorizar novamente, o sistema atualizará o desconto automaticamente no título substituindo os valores, pois neste caso ele foi editado (Imagem 19).
Quando houver pendência de autorização num título para ser aplicado desconto e o usuário tentar aplicar o desconto pelas telas: “Fechamento de ordens” - através de uma ocorrência ou em “Entrada de notas fiscais” - aplicando um abatimento no título que já exista um desconto pendente de aprovação; o sistema irá bloquear e apresentará uma mensagem para o usuário (Imagem 20).
Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais”, ao selecionar uma parcela do contas a receber para conceder abatimento, o sistema apresentará uma mensagem de validação caso a parcela escolhida já tenha uma pendência de autorização de abatimento, ou seja, o usuário já deu um abatimento manual no contas a receber acima do limite permitido e está aguardando a aprovação do gerente do financeiro. Se este abatimento ainda não foi aprovado, o sistema irá bloquear e não permitirá pegar o mesmo título para dar outro abatimento. Após a autorização, então o sistema irá liberar para que seja aplicado outro abatimento (Imagem 21).
Quando houver título pendente de autorização de desconto ou de prorrogação de vencimento, o sistema apontará no “Quadro de Avisos” da tela principal do Guarani ERP (Imagem 22).
Na tela “Parâmetros :: Guarani”, foi criado um novo parâmetro: “Limite máximo para dias de prorrogação de títulos a receber”, neste parâmetro será definido o número de dias que será permitida a prorrogação de vencimento de um título, assim que ativado e colocado o número de dias, ele funcionará em conjunto com a permissão dada do usuário (Imagem 23).
Para alterar o vencimento do título prorrogado, também terá o mesmo comportamento, se o usuário não tiver permissão, o sistema avisará e enviará este título para a tela “Liberação de descontos e prorrogação de títulos”. Este título ficará pendente para o gerente do financeiro autorizar que seja dado o desconto solicitado (Imagem 24). O título ficará aguardando até que seja autorizado, nos campos “Vr.Atual e Vr.Solicitado” será apresentado o vencimento atual e o novo vencimento (Imagem 25).
Após a autorização de alteração do vencimento, o usuário não precisará entrar na tela “Manutenção de contas a receber”, para digitar o novo vencimento uma vez autorizado, pois o novo vencimento será alterado automaticamente (Imagem 26).
Para alterar o vencimento na tela “Fechamento de ordens”, foi criado um evento de tela separadamente e será necessário tirar a permissão do usuário neste evento, para que ele não altere os prazos por esta tela (Imagem 27).
Após tirar a permissão do usuário, a tela “Fechamento de ordens” apresentará a validação dizendo que ele não poderá prorrogar o vencimento do título acima dos dias definidos no parâmetro (Imagem 28).
FINANCEIRO - PAGAR
📘 1️⃣ Alterar layout das colunas da grid e poder salvá-las como desejado (SUP-81310)
Ocorrência: A tela “Baixa Financeira” não possuía layout para os grids de baixa e lançamento.
Solução: Em “Baixa financeira”, foi inserido o botão de configuração de layout no grid. Desta forma, os layouts foram inseridos para os dois grids da tela (Imagem 1).
Lembrando que, assim como a tela de seleção de títulos, tanto o recebimento como o pagamento dividem o layout.
Local>Tela 6.2.7 - Pagamento de contas
Local>Tela Baixa Financeira
WMS
📗 1️⃣ Fator de conversão da unidade compra x quantidade fabricada x qtde guia armazenagem
Na tela “7.2.1 - WMS - Guia de armazenagem” na aba “Manutenção” em [Registrar Item] e [Registrar endereço], foram adicionadas as colunas: “Und Compra, Emb Compra, Fator Und Compra e Qtde Convertida Compra”, para tornar mais clara a conversão nos casos em que ocorrer, pois quando não houver conversão, os campos não serão exibidos (Imagens 1, 2 e 3).
Quando não houver conversão, os campos “Und Compra, Emb Compra e Fator Und Compra", não serão exibidos. Já o campo "Qtde Movimento", será sempre visível indicando a quantidade a ser movimentada que será convertida pelo fator de compra, quando necessário (Imagem 4).
📘 2️⃣ Guia de armazenagem duplicando o estoque dos itens carregados
Ocorrência: A Guia de armazenagem, estava duplicando o estoque dos itens carregados.
Solução: Foi feito um ajuste, criando uma validação em tela e também uma trigger que não permitirá que uma guia já confirmada e não estornada, tenha uma nova confirmação gerando nova entrada no estoque (Imagem 1).
Local>Tela 7.2.1 - Guia de armazenagem
📗 2️⃣ Exclusão de Guia de Carregamento
Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos” na aba “Movimentação (WMS)”, foi feita uma correção para pegar a quantidade correta de acordo com o movimento original gerado pela saída da guia. Também foi melhorada a mensagem no log, para ficar mais claro que o movimento se trata de uma entrada gerada pelo estorno da “Guia de carregamento” (Imagem 1).
Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos
PCP
📘 1️⃣ Ordem de fabricação validando estoque incorretamente (SUP-81512)
Ocorrência: A ordem de fabricação, estava validando estoque insuficiente mesmo com o produto possuindo estoque.
Solução: Foi feito um ajuste, para que o sistema valide corretamente o estoque do produto ao ser fabricado, sendo assim, na movimentação feita via almoxarifado, o sistema irá considerar a configuração de seriado que não movimenta WMS (Imagem 1).
|
Local>Tela 8.2.4 - Ordem de fabricação
CONTÁBIL
📗 1️⃣ Criado o relatório “Balancete Auxiliar Cliente/Fornecedor” (SUP-82008)
Na tela “9.3.1 - Contábil - Relatórios contábeis”, foi implementado o relatório “Balancete Auxiliar Cliente/Fornecedor”.
Opção “Balancete Contábil por Conta” (Imagens 1 e 2).
Exibição do relatório em grid (Imagem 3).
Implementado para que seja possível informar as filiais para os relatórios balancetes (Imagem 4).
Implementado filtro de contas inutilizadas para todos os relatórios contábeis (Imagem 5).
Habilitado o filtro para ocultar “contas zeradas” nos relatórios: “Razão Geral, Razão Geral por Centro de Custo e Razão Auxiliar por Cliente/Fornecedor”, ou seja, as contas que possuam “Saldo Anterior”, “Débito” e “Crédito” igual a zero(0) não aparecerão no relatório.
Filtro “Ocultar contas zeradas” (Imagem 6).
Para que o relatório passe a ser gerado de forma correta, será necessário desmarcar qualquer conta que esteja configurada para AGLUTINAR.
Campo “Aglutinação de contas” (Imagem 7).
Índice:
- Sem rótulos