Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

É uma solução de venda que permite gerar links de pagamento para o envio online por e-mail, WhatsApp ou qualquer rede social, sem a necessidade de ter um site; Com o Super Link, você gera um link de pagamento virtual, envia para o seu cliente que efetua a compra ao inserir os dados do cartão. À distância, você recebe o valor da compra em até 2 dias de forma rápida, simples e extremamente segura na conta do seu banco, ou em até 1 hora na sua Conta Digital Cielo.

Para essa integração com o sistema Guarani, foi desenvolvida através da tela 5.2.28- Painel Super Link, onde é possível gerar, consultar os links para o pagamento e buscar os retornos.

No “Cadastro de empresas” foram adicionados os campos para informar os dados de autenticação e a validade (em dias) do link que será criado (Imagem 1).

  • Se a validade estiver com 0, o link será enviado sem validade.

Em “Cadastro de Bandeiras” foi adicionado o campo “Link Cielo” onde será ser informado o texto com a bandeira que virá no retorno da Cielo.

  • Para cada bandeira que será utilizada pela empresa para enviarem o link de pagamento é necessário cadastrar no sistema. Exemplo: Visa, Master, Hipercard.

Em “Cadastro de contas correntes”, é necessário cadastrar uma conta como caixa interno , que seja conciliadora de cartão, que será responsável pelos lançamentos de “cartão” e receberão as baixas para movimentar a conta (Imagem 3).

É necessário cadastrar os tipos de cobrança para lançamento com a quantidade de parcelas que a empresa trabalhará “01 a 12 parcelas de acordo com as operadoras” (Imagem 4).

  • Para esse tipo de lançamento , o tipo de cobrança, sempre precisa estar como “Carteira, a finalidade estar como “Cartão” e a carteira padrão a mesma inserida no Cadastro de contas correntes.

Para as cobranças de baixa, se faz necessário cadastrar de acordo com as bandeiras e quantidade de parcelas, pois cada operadora trabalha com uma taxa operacional e esse influenciará na configuração de retorno dos links de pagamentos (Imagem 5).

  • A conta corrente padrão para recebimento de contas, deverá ser preenchida com a mesma inserida no Cadastro de contas correntes;

  • Cartão- Taxa (PDV), é a taxa operacional cobrada de acordo com a operadora e quantidade de parcelas;

  • Quantidade Max Parcelas (PDV), necessário informar até qual parcela está sendo realizada a baixa;

  • Cartão- Dias Crédito (PDV), os dias para crédito em conta após a transação;

  • Conta para Movimentação (PDV), será a conta para a movimentação financeira.

A tela “Painel Super Link”, é possível pesquisar os pedidos com as condições que estão no requisito:

  • Cobrança do pedido deve estar com a finalidade CARTÃO;

  • Conta corrente da carteira selecionada deve esta com a opção “Conciliadora para Cartão de Crédito” marcada;

  • Ter os prazos igual a 0;

  • Estar dentro do período dos filtros inseridos (Imagem 6).

  • Pesquisar: Pesquisa os pedidos conforme os critérios acima e conforme os filtros preenchidos;

  • Imprimir: Imprime a relação dos pedidos em tela (Imagem 7).

Configuração da Baixa do Retorno: Configuração necessário para que ao “Buscar Retorno dos Links” o sistema possa realizar a baixa do contas a receber com a cobrança de baixa correta, podendo o usuário criar cobrança conforme a quantidade de parcelas e bandeira definindo a taxa correta em cada uma no cadastro de cobranças/ Cobranças Para Baixa Financeira (Imagens 8 e 9).

  • As Configurações Baixa do Retorno deverão estar cadastradas de acordo com o tipo e cobranças para baixa, informando a cobrança pedido (cobrança para lançamento a receber), bandeira de cada operadora, quantidade de parcela (referente a cada lançamento) e a cobrança de baixa (cobrança para baixa financeira).

Observação: Sem essa configuração de retorno cadastrada corretamente, não é possível realizar a busca de retorno.

Buscar Retorno dos Links: Busca no site da Cielo o retorno dos links gerados para empresa selecionada, onde trata da seguinte forma (Imagem 10):

  • Pagamento Aprovado: Realiza a baixa do contas a receber e libera o crivo de antecipado. São gerados os registros das parcelas, movimentações na conta corrente e geração do registro com as informações do cartão (Imagens 11 e 12).

  • No final do processamento do retorno é exibida uma mensagem com as quantidades de links Pendentes, Links Pagos pelos clientes, Links Expirados/Cancelados e os erros que ocorrem durante o processamento (Imagem 13).

Depois será exibida uma tela com todos os pedido que tiveram seu status alterado, podendo ser exportada (Imagem 14):

  • Negado, Expirado e Cancelado: Marca o link com esses status e remove a reserva do pedido, porém é possível Atualizar (quando Negado e Expirado) ou gerar um novo link (quando Cancelado) e assim criar novamente a reserva.

  • Autorizado, Pendente e Não Finalizado: Não faz qualquer alteração, assim, em uma próxima busca de retorno será feita a consulta novamente no site.

Selecionando os pedidos em tela e clicando com o botão direito do mouse sobre eles, temos as seguintes opções (Imagem 15):

  • Gerar Link: Gerar o link de pagamento para os pedidos que estão com o Status “Não Gerado” e “Cancelado”. Quando o link é gerado, o pedido tem seus itens reservados e para cada link gerado é aberta a tela para envio do e-mail ao cliente com o link para pagamento.

Foram criados dois parâmetros, um para inserir um texto no corpo do e-mail chamado “Texto corpo do e-mail de envio Link Pagamento” (Imagens 16 e 17):

  • Alteração Link: Utilizado para atualizar o Link do site com as informações do ERP, quando estiver com os status “Gerado”, “Negado” ou “Expirado”, podendo, por exemplo, prorrogar a validade de um link, alterando o campo “Validade Link” do grid. Se o status estiver como “Negado” ou “Expirado”, ao atualizar o link, o status ficará como “Gerado” e o pedido terá seus itens reservados novamente. A cada link atualizado é exibida a tela de de envio de e-mail assim como explicado acima.

  • Excluir Link: Exclui do site um link gerado, apenas quando estiver com o status “Gerado”. Antes de excluir é feita uma consulta no site para verificar a situação do link, se o mesmo não tiver seu status alterado a exclusão é feita.

  • Reenviar e-mail: Reenvia para o cliente o e-mail com o link de pagamento conforme modelo explicado acima.

  • Visualizar Impressão do Pedido: Visualiza a cópia do pedido que é enviada por e-mail, podendo editar esse modelo selecionando apenas um pedido, ao selecionar mais de um pedido a visualização é apresentada sem a opção de edição do modelo.

  • Abrir Link: Abre o link gerado no navegador padrão.

  • Abrir Pedido: Abre a tela de Digitação de Ordens com o pedido carregado.

Para realizar a conciliação de cartão, é necessário carregar a conta conciliadora de cartão e o período desejado na movimentação de contas correntes (Imagem 18).

Caso ainda não possua um Layout gravado no sistema, é necessário realizar o seguinte processo:

  • Clicar em Layout para Conciliação de Cartão (Imagem 19);

  • Carregar o arquivo .CSV disponibilizado pela operadora com todos os campos para a associação;

Para cadastrar/alterar um Layout, clique no botão "Incluir" para criar o cabeçalho de leitura do arquivo CSV, onde tem os campos:

Nome do Layout: Escolha um nome para o layout criado, será através deste nome a seleção de layout para importação.

Utilizar arquivo completo com recebimento: Se "Sim", significa que será usado o arquivo completo contendo além dos dados necessário para conciliação (Data da venda, Resumo de Operação, Descrição, Número do Cartão, Número NSU, Cód. Autorização, Valor Bruto e Status), tem também a data de pagamento e valor líquido que são fundamentais para realizar a conciliação. Caso esteja "Não", será necessário importar dois arquivos, o primeiro que seria o "Extrato de Vendas" e o segundo "Meus Recebimentos", pois um complementa o outro.

Separador: Caractere utilizado para separar cada campo do arquivo, geralmente o ";" ponto e virgula.

Linha inicial: linha onde se inicia dentro do arquivo os títulos dos campos.

Se o Layout já existir e quiser alterar, basta apenas fazer o procedimento abaixo, porém se o mesmo teve mudança de separador ou da linha inicial, clique em "Alterar" para modificar essas informações no registro principal.

Carregar CSV: Após salvar o registro principal, com os campos preenchidos, clique nesse botão para importar o arquivo da operadora, onde será possível amarrar com os campos do Guarani.

Após importar o arquivo na Grid "[ Campos Guarani ]" será apresentada a coluna "Campos ERP" com os campos utilizados pelo Guarani para conciliar e a coluna "Campo CSV" com os campos do arquivo da operadora. Ao lado tem a Grid "[ Arquivo CSV ]" onde será apresentado o arquivo importado.

Para relacionar os campos do Guarani com o Arquivo, basta selecionar o campo em "[ Campos Guarani ]" e após clicar sobre o título da coluna desejada em "[ Arquivo CSV ]".

Tenha certeza de estar relacionando os campos corretamente, caso contrário a conciliação não será feita (Imagem 20).

Observação 1: O Campo "Parcela" pode ficar em branco se o arquivo importado não tiver. Assim que terminado, é possível realizar a importação do arquivo na tela de Conciliação.

Observação 2: A melhor maneira de extrair o arquivo .CSV do site da Cielo

Logue no site da Cielo e clique em "Minhas Vendas e Extratos"> "Meus Recebimentos" (Imagem 21).
 

  • Na página apresentada, mude a visão para "Detalhado".

  • Selecione o período desejado.

  • Clique em "Ver todos os comprovantes".

  • Clique em "Exportar" e depois em "CSV".

Com o layout já criado, na tela de "Conciliação de Cartões", clique em importar, selecione o layout e depois o arquivo da operadora (Imagem 22).

Clique no botão "Conciliar" para que o sistema concilie de forma automática as informações do arquivo com os lançamentos no sistema. Se algum movimento não pode ser conciliado automaticamente, o mesmo será apresentado em [ Registros do extrato inconsistentes ] com o motivo de não conciliar, o usuário tem, ao clicar com o botão direito sobre essa Grid, a opção de "Conciliar com o lançamento selecionado", onde o mesmo deve selecionar o lançamento em [ Lançamentos - Conciliação ] para fazer essa conciliação manual (Imagem 23).

Após os registros conciliados, clique em sair,  será feita de forma automática a transferência para outra conta, pedindo apenas a confirmação do usuário e a seleção da conta de destino (Imagem 24).

  • Sem rótulos