[manual] Industrialização em Terceiros

Hoje o Guarani possui a função de acompanhar o envio de ordens para industrialização de mercadorias em terceiros.

Para iniciar o processo deverá ser acessada a tela “8.2.10 - Industrialização em terceiros”, tal como abaixo (Imagem 1).


[Imagem 1 – Tela 8.2.10 - Industrialização em terceiros]

 

Para seu funcionamento correto serão necessárias algumas configurações inicias, tais como veremos abaixo:

Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, aba ficha técnica os produtos precisam estar como industrialização em terceiros (Imagem 2).

 

[Imagem 2 – Tela 1.1.19 – Cadastro de Produtos]

 

Também será necessário cadastrar o local de estoque em terceiros na tela “1.1.16 – Cadastro de locais de estoque” selecionando a opção “estoque próprio em poder de terceiros” e informar o cliente /fornecedor responsável pela industrialização que estará sendo remetida (Imagem 3).


[Imagem 3 - 1.1.16 – Cadastro de locais de estoque]

 

Na tela “10.1.3 - Cadastro de CFOP” será necessário informar o campo “Prazo max (Rem terceiros)” para os CFOP’s de retorno de mercadoria utilizado na industrialização de terceiros e remessa de industrialização, quanto nos de retorno de industrialização devem estar com as opções de Estoque e Financeiro setados como NÃO, porque a baixa e retorno no estoque serão tela industrialização em terceiros (Imagem 4).


[Imagem 4 - 10.1.3 - Cadastro de CFOP]

 

Realizadas as configurações iniciais seguem os processos para industrialização em terceiros.

Primeiramente deverá ser acessada a tela “8.2.10 - Industrialização em Terceiros” (Imagem 5):


[Imagem 5 - 8.2.10 - Industrialização em Terceiros]

 

Aberta a tela clique no botão Incluir, serão disponibilizadas duas opções (Imagem 6)


[Imagem 6 – Tipo de Movimentação]

 

  • Movimentação e Criação de ordem

    • Esta opção irá fazer uma movimentação de transferência do insumo do meu estoque para o estoque de terceiros e criará um pedido automaticamente na Digitação de Ordem, para que possam gerar nota de remessa para envio dos insumos ao fabricante de terceiros.

  • Apenas movimentação interna

    • Ao selecionar esta opção somente fará uma movimentação de transferência dos insumos do meu estoque para o estoque de terceiros, não criará o pedido na digitação de ordens.


Na opção Movimentação e criação de ordem ao clicar no campo local de estoque terceiros serão listados somente os estoques que estiverem configurados como estoque próprio em poder de terceiros no cadastro de locais de estoque (Imagem 7).


[Imagem 7 – Pesquisa de Locais de Estoque]

 

Ao selecionar o local de estoque de terceiros o campo cliente/destino será carregado automaticamente com o cliente/fornecedor configurado no local de estoque (Imagem 8).


[Imagem 8 – Campo Cliente Destino da tela 8.2.10]

 

O campo tipo de ordem (Imagem 9) demonstrará somente os tipos de ordem “transferência”, que poderá ser configurado na tela cadastro de tipos de ordens.

 

[Imagem 9 – Pesquisa de tipos de ordem da tela 8.2.10]

 

Após preencher todos o campo, salve e em seguida faça a inclusão do produto que será enviado para industrialização em terceiros.

É importante ressaltar que a tela industrialização em terceiros terá o mesmo comportamento da tela ordem de fabricação, onde ao selecionar o produto acabado o sistema trará todos os insumos de sua ficha técnica.

Serão estes insumos os enviados para industrializar em terceiros, portanto o calculo das quantidades do insumo a serem enviados é o mesmo cálculo que já funciona na tela ordem de fabricação. ou seja, multiplica a quantidade da ficha técnica pela quantidade a ser fabricada.

A seleção dos locais de estoque também seguirá o mesmo comportamento da tela ordem de fabricação, portanto se o estoque selecionado não tiver a quantidade suficiente será validado igual a tela ordem de fabricação (Imagem 10).

 

[Imagem 10 – Tela 8.2.10 – Industrialização em Terceiro completa]

 

Ao inserir produto precisará digitar a quantidade solicitada na coluna “Qtde Solicitada” e escolher o local de estoque do insumo ou semi-acabado, serão os locais de estoque onde o sistema vai retirar as quantidades do insumo para transferir para o local de estoque de terceiros que foi selecionado no cabeçalho da tela campo local de estoque terceiros.

Ao salvar, automaticamente o sistema carregará os insumos trazendo as quantidades que serão transferidas.

Após salvar as informações clique no botão ações e clique na opção “realizar movimentações” (Imagem 11).


[Imagem 11 – Comando da tela 8.2.10 – Ações]

 

Após realizar a movimentação será apresentada uma mensagem para confirmar (Imagem 12).


[Imagem 12 – Movimentação Interna – mensagem]

 

Se for selecionado "Não" na ficha técnica será necessário fazer o almoxarifado (comportamento da tela ordem de fabricação) antes de realizar movimentações, portanto ao clicar em sim na mensagem de realizar movimentação interna a validação será apresentada (Imagem 12). Realize a movimentação dos itens pelo almoxarifado usando o código desta industrialização (Imagem 13 e 14).


[Imagem 13 – Movimentação Interna – mensagem2]

 

[Imagem 14– Movimentação Interna – mensagem3]

 

Acesse a tela 2.4.1 - Almoxarifado onde foi criado o campo importar industrialização em terceiros e informe o número da industrialização ou clique na lupa para buscar.

Neste processo não será baixado o estoque físico do insumos, somente o estoque WMS, quando utilizado esse módulo, será movimentado, pois a movimentação do estoque físico do insumo será feita pela tela industrialização em terceiros (Imagem 15).

 

[Imagem 15 – Pesquisa Industrialização em Terceiro do Almoxarifado]

 

Ao retornar para tela industrialização em terceiros o sistema já terá gravado o número da movimentação do almoxarifado (Imagem 16).


[Imagem 16 – Tela 8.2.10 com almoxarifado finalizado]

 

Após importar a industrialização de terceiros no almoxarifado e finalizá-la clique novamente no botão ações e continue o processo de movimentação interna.

O sistema gerará uma ordem (na digitação de ordem) com todos os insumos que estão listados na industrialização de terceiros (Imagem 15), a partir desse passo seguirá o fechando normal do pedido e geração da nota de remessa para industrialização em terceiros (Imagem 17).


[Imagem 17 – Digitação de Ordens]

 

Após faturada a NF-e de remessa para industrialização a tela “8.2.6 – Painel de Controle de Processos de Industrialização em Terceiro” serão apresentadas as informações de dias para retorno (Imagem 18).

 

[Imagem 18 – Tela 8.2.6 – Painel de Controle de Processos de Industrialização em Terceiro]

Após realizada a entrada de NF-e o painel acima ficará da seguinte forma (Imagem 19)


[Imagem 19 – Painel de Controle de Processos de Industrialização em Terceiro com entrada de NF-e de retorno de mercadoria]

 

Para que na imagem 19 apareça a quantidade retornada na entrada da NF-e deverá referenciar a NF-e de remessa na aba “Finalidade da Nfe” (Imagem 20).

 

[Imagem 20 – Entrada de Notas Fiscais – Aba Finalidade da NFe]