[manual]Devolução fornecedor manual.
Para que ocorra uma devolução ao fornecedor, deverá ter ocorrido uma entrada da mercadoria na empresa, e por algum motivo a empresa devolverá parcial ou integralmente as mercadorias que constam na entrada.
Segue passo a passo para que se faça uma nota fiscal de devolução fornecedor manualmente.
1ª Tela - Cadastro de Fornecedores
Para que seja possível selecionar o fornecedor na tela de digitação de ordens, o fornecedor deverá ser cliente no ERP.
Caso só tenha feito o cadastro de fornecedor, poderá transformá-lo em cliente na mesma tela do cadastro de fornecedores.
Clique em "Verif. Cliente", se já for cliente aparecerá a mensagem que já existe, mas se ainda não for cadastrado como cliente aparecerá a mensagem para cadastrar, conforme imagens abaixo:
Clicando em "SIM", aparecerá a mensagem conforme imagem:
Após isso de Cadastro de Clientes abrirá para que o usuário faça os devidos ajustes, principalmente atentar-se ao modelo de tributação na aba faturamento.
2ª Tela - Cadastros de notas fiscais
Esta tela é totalmente manual, assim o usuário deverá inserir todos os campos, lembrando que deverá estar condizente com a nota fiscal de entrada, por ora, é essencial que mesmo que o usuário não tenha feito a entrada da nota fiscal no ERP, estar em posse da nota fiscal de compra.
Ao abrir a tela deverá clicar em novo, inserir o modelo, a empresa, o cliente, e a transportadora, como a imagem abaixo:
Após esse procedimento poderá incluir os itens e as demais informações fiscais e os respectivos valores.
Ao inserir todos os itens, na mesma tela deverá ir na aba finalidade da Nfe e neste campo incluirá a chave de acesso da nota fiscal de devolução, á qual poderá digitar (manual) ou selecionar NF terceiro, caso tenha dado a entrada da nota fiscal no ERP, como imagem abaixo:
Ao selecionar NF Terceiros, abrirá a seguinte tela, onde poderá selecionar a NF (dois cliques) de entrada.
Ou se clicar em NF Manual, aparecerá a seguinte tela:
O usuário deverá digitar manualmente a chave de acesso da nota fiscal de entrada e clicar em gravar, não precisa preencher os demais campos.
Ainda na mesma aba no campo Tipo da nota fiscal deverá selecionar opção 4 – Devolução de Mercadoria, conforme abaixo:
Após o procedimento de incluir a chave de acesso, o usuário deverá analisar toda nota e constatar se está tudo conforme a nota fiscal de entrada, feita essa conferência é só clicar em salvar.
Ao salvar as informações não poderá mais alterar os campos, assim, o usuário irá para tela da emissão de notas fiscais e poderá transmitir a nota.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui