[manual] Pagamentos Fornecedor - Pag-For.

(Este manual auxilia no cadastro e manuseio do pagamento escritural automático via Banco.)


O Pag-For é uma troca de arquivos de contas a pagar de uma forma simples e automática via Banco com a transmissão de dados entre sua empresa e o banco contratado.

Poderá ser enviado:

  • Emissão de DOC – Títulos de Terceiros;
  • Emissão de TED/Transferências Bancárias;
  • Títulos registrados na Cobrança do seu Banco;
  • Títulos não registrados no seu Banco;


Funcionamento

O sistema gerará um arquivo em txt com os lançamentos a pagar  selecionados e deverá ser enviado ao Banco para a efetivação dos pagamentos.

Esse arquivo será inserido no seu gerenciador financeiro do banco (Bankline), e retornará a confirmação dos pagamentos com um outro arquivo txt.

Este novo arquivo deverá ser importado no Guarani para as informações dos pagamentos serem efetivadas, baixando os lançamentos a pagar automaticamente no sistema.


Cadastramento 

O Cadastramento é simples, apenas será necessário cadastrar em algumas telas para ser feito a homologação entre a empresa e o banco escolhido.


Tela 5.1.2 – Cadastro de Instituições Financeiras.


Selecionar o Banco que utilizará, que para o exemplo, escolhemos o Banco Bradesco para ser realizado o pagamento escritural.

O Banco contratado determinará as abreviações e descrições que foi determinado em contrato, os mais utilizados é Emissão de Docs/Transferências e Cobranças de terceiros.


Tela 5.1.7 - Cadastro de Contas Correntes.


Selecionar a Conta-Corrente que realizará os pagamentos de contas escriturais automática.

Cadastrar a Finalidade e Modalidade conforme foi cadastrado anteriormente na tela de 5.1.2 – Cadastro de Instituições Financeiras.

A Descrição fica por conta do usuário da empresa que ficou responsável pelo cadastro.

E a numeração de Seq. Remessa e Cód. Comunicação será informado pelo Banco.


Tela 6.1.1 – Cadastro de Tipos de Cobranças a Pagar.


Realizar o ajuste em todas as cobranças que serão utilizadas para no pagamento escritural, cada cadastro com sua finalidade que foi cadastrada anteriormente no 5.1.2 – Cadastro de Instituições Financeiras.



Após os cadastros feitos corretamente, poderá confeccionar na tela 6.2.6 – Lançamentos a Pagar com o Código de Barras (linha digitável) em cada lançamento.



*Obs. Lançamentos a pagar referente a Cobrança de Terceiros sem o Código de Barras ou Códigos incorretos não são gerados no arquivo para envio ao Banco.


Para o envio ao Banco deverá ir na Tela 6.2.8 – Pagamento Escritural à Fornecedores.



No arquivo só irão os Lançamentos a Pagar que foram autorizados na tela 6.2.1 – Autorização de Pagamentos, e com os códigos de Barras nas cobranças de Terceiros.

O campo Saldo que aparece nesta tela é o mesmo Saldo da tela 5.2.18 – Movimentação de Contas Correntes no dia que selecionou acima.

O Campo Pagamentos é o total de todos os pagamentos selecionado para a geração do arquivo, consequentemente o valor que será debitado da sua conta-corrente.

Caso algum lançamento a pagar estiver com o Código de Barras (linha digitável incorreta) o sistema avisará com o aviso abaixo.



Caso não ocorra a mensagem acima, é só selecionar os lançamentos a pagar e clicar em GERAR ARQUIVO.

Será gerado uma Remessa de arquivo em txt (bloco de notas) para ser enviado ao gerenciador (Bankline) do Banco contratado.

Após o envio da remessa com os lançamentos a pagar para o Banco no gerenciador, este retornará no gerenciador com um outro arquivo de Retorno em txt, para ser importado no Guarani.

Será importado na tela 6.2.8 - Pagamento Escritural à Fornecedores na aba RETORNO.

Deverá procurar o arquivo retorno do Banco, e ser inserido na aba retorno, para que sejam feitas as baixas automáticas referentes aos lançamentos enviados ao banco.



Observações:

O sistema só processará lançamentos a pagar em aberto, títulos com saldo de Fornecedores ou quitados parcialmente o banco não conseguirá processar.

Os lançamentos a pagar com inconsistências e que não conseguirem ser pagos, retornarão com o mesmo status em aberto, para ser ajustado e enviado novamente para pagamento ou a quitação deverá ser manual, dependendo do erro apresentado no retorno do banco.