Manual: Registro de Contas de Água/Luz/Telefone – Processo pela entrada de notas fiscais

1 - Contas de Água

Inicialmente para a entrada de contas de água na tela de “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, é necessário realizar as seguintes configurações:

 

1.1 - CFOP

Realizar a configuração dentro da tela “Cadastro de CFOP” (Imagem 1), onde caso não haja um específico cadastrado para esse fim deve ser realizado pelo usuário:

 

Imagem 1 - Tela Cadastro de CFOP

 

Selecionar ou criar o CFOP da operação e no campo “Classificação”, inserir a seguinte informação “Água Canalizada” (Imagem 2).

 

Imagem 2 - Tela Cadastro de CFOP

 

1.2 - Entrada de Notas Fiscais

Na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, realizar a seguinte seleção no campo “Modelo” - 29 - Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Água e Esgoto (Imagem 3).

 

 

A entrada da NFe deve ser realizada de forma manual, onde o item pode ter cadastro como produto na tela “1.1.19 - Cadastro de Produtos”, caso seja uma operação realizada mais de uma vez, devendo vincular o fornecedor na aba “Fornecedores”, ou pode informar o código genérico e a descrição na própria entrada e deixar como produto sem cadastro. Ainda na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, no campo C500 na aba SPED deve ser selecionada a identificação de consumo dessa aquisição (Imagem 4):

 

 

O campo “A170/C501/C505/D101” também deve ser preenchido, tal como anexo (Imagem 5):

 

 

2 – Contas de Energia Elétrica

Inicialmente para a entrada de contas de energia elétrica na tela de “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, é necessário realizar as seguintes configurações:

 

2.1 – CFOP

Realizar a configuração dentro da tela “10.1.3 - Cadastro de CFOP” (Imagem 6), onde caso não haja um específico cadastrado para esse fim deve ser realizado pelo usuário:

 

 

Selecionar ou criar o CFOP da operação e no campo “Classificação”, inserir a seguinte informação “Água Canalizada” (Imagem 7).

 

 

2.2 – Entrada de Notas Fiscais

 

Na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais” realizar a seguinte seleção no campo “Modelo” - 06 - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (Imagem 8).

 

 

A entrada da NFe deve ser realizada de forma manual, onde o item pode ter cadastro como produto na tela “1.1.19 - Cadastro de Produtos”, caso seja uma operação realizada mais de uma vez, devendo vincular o fornecedor na aba “Fornecedores”, ou pode informar o código genérico e a descrição na própria entrada e deixar como produto sem cadastro. Na entrada de energia elétrica, a coluna “Class Energia (Modelo 06)” deve ser preenchida de acordo com a necessidade da empresa (Imagem 9).

 

 

Ainda na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, no campo C500 na aba SPED deve ser selecionada a identificação de consumo dessa aquisição (Imagem 10):

 

 

O campo A170/C501/C505/D101 também deve ser preenchido, tal como anexo (Imagem 11):

 

 

3 - Contas de Telefone

Inicialmente para a entrada de contas de telefone na tela de “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais”, é necessário realizar as seguintes configurações:

 

3.1 - CFOP

Realizar a configuração dentro da tela “10.1.3 - Cadastro de CFOP”, onde caso não haja um específico cadastrado para esse fim deve ser realizado pelo usuário (Imagem 12):

 

 

Selecionar ou criar o CFOP da operação e no campo “Classificação*” inserir a seguinte informação “Telefonia” (Imagem 13).

 

 

3.2 – Entrada de Notas Fiscais

Na tela “2.2.4 - Entrada de Notas Fiscais” realizar a seguinte seleção no campo “Modelo” - 06 - Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (Imagem 14).

 

 

A entrada da NFe deve ser realizada de forma manual, onde o item pode ter cadastro como produto na tela “1.1.19 - Cadastro de Produtos”, caso seja uma operação realizada mais de uma vez, devendo vincular o fornecedor na aba “Fornecedores”, ou pode informar o código genérico e a descrição na própria entrada e deixar como produto sem cadastro.

No campo SPED para as contas de telefonia, não são necessárias informações.