Manual: Painel Concil
No Painel Concil, será possível consultar as movimentações feitas com cartão de crédito, onde a conta corrente estará marcada como “Conciliadora para Cartão de Crédito” e cobrança de baixa utilizada estará com a finalidade “Cartão”.
Essa tela tem como finalidade enviar a operações com cartão para a plataforma da Concil, onde será feita a conciliação junto as adquirentes e posteriormente será informado o recebimento junto a adquirente para que possa ser feita a consolidação da movimentação no sistema.
Antes de utilizar as funções da tela, será necessário realizar a configuração da integração com a Concil no cadastro da empresa padrão (Imagem 1):
Existem dois ambientes para configuração “Homologação”, também chamado de “Sandbox” e “Produção”.
Após configurar no cadastro da empresa padrão, será necessário realizar a configuração das cobranças de baixa financeira e bandeiras com base no cadastro exigido pela Concil, em “Configurações” (Imagem 2) na nova tela:
Na tela de configuração, utilize o botão “Atualizar Cadastros Concil” para que o sistema busque todos os cadastros exigidos pela Concil no momento de enviar um movimento.
Após atualizar, será necessário preencher nas cobranças de baixa financeira os campos “Adquirente Concil”, “Produto Concil” e “Núm. Est. Adquirente (Merchant)”. Esse vínculo será feito uma única vez para as cobranças.
Da mesma forma, na aba “Bandeiras” será necessário colocar a “Bandeira Concil” correspondente a bandeira utilizada no sistema.
Essas configurações são importantes para que todas as movimentações sejam aceitas pela Concil.
Finalizadas as configurações, agora será possível realizar a pesquisa de movimentos para envio a Concil.
Quando alguma configuração estiver faltando, os registros ficaram em vermelho e com o campo que não foi encontrado em destaque (Imagem 3).
A Concil exige alguns campos para que a conciliação possa ser feita, então nessa tela, o usuário tem a possibilidade de corrigir algumas informações antes de enviar, como por exemplo, o NSU da transação com cartão.
Com as movimentações em tela, o usuário deve selecionar os movimentos que deseja enviar e clicar em “Enviar”. Nessa função o sistema envia os movimentos para Concil, onde será realizada a conciliação com os movimentos da adquirente.
Os movimentos enviados serão conciliados pela Concil no dia posterior ou em até dois dias após o envio (regra da Concil).
O botão “Retorno” deve ser utilizado para que o sistema consulte na Concil os movimentos enviados, conciliados e recebidos. Quando houver algum retorno, o sistema ira informar, se existir, alguma inconsistência de conciliação ou recebimentos que deveram ser consolidados.
Quando houver inconsistência de algum movimento enviado para Concil, o usuário deve utilizar a opção “Inconsistências” (Imagem 4).
Nessa tela de “Inconsistências” serão apresentados os registros que a Concil apontou algum problema e o usuário deve realizar a correção associando o movimento do sistema com o movimento da adquirente.
No Grid “Movimentos Sistema” serão apresentados os movimentos enviados pelo sistema para a Concil, onde os campos destacados são os campos que a Concil apontou algum diferença. Para resolver, basta o usuário selecionar o registro com divergência no grid “Movimentos Sistema” e selecionar o movimento correspondente no grid “Movimentos Adquirente” e clicar em “Associar” ou pressionar F8, nesse momento o registro vai para o grid “Movimentos Corrigidos” para ser reenviado a Concil.
No rodapé do grid “Movimentos Adquirentes”, existe um botão de pesquisa (ou pressionando F3) que facilita o encontro do movimento correspondente para associar.
O botão “Desassociar” pode ser utilizado para reverter uma associação feita anteriormente, bastando selecionar os movimentos no grid “Movimentos Corrigidos”.
“Associação Automática” pode ser usada para que o sistema associe automaticamente os registros que possuem vínculos retornados pela Concil. Quando a Concil faz a conciliação, a mesma já retorna o registro de venda e da adquirente vinculados, quando existir um certa precisão de assertividade, assim a associação automática corrige todos os registros que possuem esse vínculo.
Quando houver algum movimento com inconsistência que não existe movimento correspondente da adquirente, o usuário tem a possibilidade de excluir esse movimento da tela e também da Concil, bastando selecionar os registros e clicar com o botão direito sobre o grid e depois em “Excluir selecionados”. Assim no botão “Reenviar” será feita a solicitação de exclusão desse movimento na Concil.
Após corrigir/excluir os registros, basta clicar em “Reenviar” para correção/exclusão dos registros junto a Concil.
Quando no retorno houver confirmação de recebimento das movimentações enviadas, será possível utilizar a função “Consolidar” (Imagem 5).
Na tela de Consolidar serão apresentados os movimentos que tiveram confirmação recebimento da adquirente, faltando apenas Consolidar no sistema.
Ao clicar em Consolidar o sistema marca os movimentos como “Consolidado” na movimentação de contas correntes, cria um registro de débito na conta conciliadora e um registro de crédito na conta informada pela Concil como sendo a conta que receberá os valores. Essa operação é a mesma realizada pela conciliação de cartão existente na movimentação de contas correntes.
Esse processo de Consolidar finaliza o fluxo de um movimento enviado para Concil.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui