Manual: Importação de XML

(Comercializado à parte, para informações entre em contato com o departamento comercial (16)3375-5340)

 

Criado o modulo “19 - Importação XML” (Imagem 1) com a nova tela “Importação de XML emitidos externamente” (Imagem 2) .

Imagem 1 - Módulo Importação XML

Na nova tela poderão importar os XML gerados fora do sistema pelas empresas cadastradas, gerando o pedido, movimentação, financeiro e cadastro de nota. Serão aceitos XML de NFe, NFCe e SAT.

Para importação do XML será necessário criar as configurações de importação que definirão qual será o comportamento da importação. Essa configuração pode ser feita na mesma tela, em “Opções > Cadastro de Configurações de Importação do XML” (Imagem 3).

Nessa tela (Imagem 4) será possível criar várias configurações que poderão ser usadas conforme os XML's importados.

Todos os campos são obrigatórios mas a “Configuração de Cobranças” é opcional e só será exigida se o tipo de ordem estiver marcado “Movimenta Financeiro”.

Essa configuração de cobrança será utilizada para criar as parcelas conforme a forma de pagamento que constar no XML, porém a forma de pagamento constante no XML poderá não ser a que realmente foi praticada e por isso poderá ser modificada no momento da importação do XML.

A Coluna “Cobrança de Baixa Financeira” quando preenchida será utilizada para realizar a baixa do lançamento a receber que será criado. Se ficar sem preenchimento deixará o contas a receber em aberto.

A “Origem do Pedido” pode ser cadastrada em “Guarani móvel - Android - importação de dados > Ferramentas > Origens de Pedidos” (Imagem 5) e será utilizada para definir de onde o pedido é originado.

O tipo de ordem escolhido na configuração será utilizado para validar algumas informações do XML e definir alguns comportamentos, tais como:

  • O modelo do XML deve constar na configuração do tipo de ordem, na aba Dados NF, para a empresa que consta no XML.

  • O CFOP deve constar na configuração do tipo de ordem. Essa validação auxilia na importação, impedindo importar um CFOP que consta no XML que deveria ser importado através de outra configuração criada.

  • O local de estoque que consta no tipo de ordem será usado para movimentar o estoque físico, se o tipo de ordem estiver marcado “Movimenta Estoque”.

  • Se o tipo de ordem estiver marcado “Realiza faturamento na digitação de ordens”, e se o XML for do modelo NFe, não será necessário criar a expedição para movimentar o estoque físico, pois será feito automaticamente (movimentação de estoque será na data de emissão do XML). Porém, se não tiver marcado, será necessário passar o pedido pelo fluxo da expedição para gerar a movimentação de estoque (recomendado para quando utilizar WMS) (movimentação de estoque será gerada na data em que for feita a conferência/confirmação do pedido). No final da expedição não será gerado a NFe, nem o financeiro, pois já foram gerados na importação.

Na tela de importação de XML, após ter criado a configuração, basta selecionar a configuração criada e clicar em “Importar” (Imagem 6), selecionando os arquivos XML’s que desejar.

Os XML importados serão validados com base na configuração escolhida e qualquer erro ficará constando no campo “Status” da grade “Documentos” e os detalhes dos erros serão descritos em “Ocorrências” no final da tela (Imagem 7).

O botão “Revalidar” pode ser utilizado para revalidar os documentos, caso a configuração tenha sido corrigida. Basta selecionar os documentos importados na tela e clicar em “Revalidar”.

O botão “Confirmar” efetiva os documentos selecionados no sistema, criando os registros e movimentações.

O XML importado somente poderá ser confirmado no sistema se estiver com o status “Pronto p/ Confirmar” ou “Aviso”.

Quando um documento for confirmado com sucesso o mesmo será removido da tela, permanecendo apenas os que não foram selecionados ou que tiveram algum erro no momento da confirmação (o erro ficará descrito em “Ocorrências”).

As ordens geradas poderão ser consultadas pelo número de lote gerado no momento da importação, mesmo lote que é gerado pela tela “Guarani móvel - Android - importação de dados”.

Se não houver cliente ou transportadora cadastrados no sistema com base nos documentos que constam no XML, será feito o cadastro com base nas informações constantes no XML.

Se houver algum documento com status “Avisos” (Imagens 8 e 9) entre os que foram selecionados para importar, será apresentada a mensagem de confirmação.

Como as informações de cobrança que consta no XML nem sempre são as que realmente foram praticadas, se o tipo de ordem estivar marcado “Movimenta Financeiro” será apresentada a seguinte mensagem: A cobrança poderá ser ajustada da maneira desejada na aba “Cobrança”.
A coluna “Cobrança Baixa” (Imagem 10) pode ser preenchida ou não. Quando estiver preenchida o lançamento a receber será criado e baixado com a cobrança selecionada. Se ficar vazio, o lançamento a receber será criado e ficará em aberto.

Ao Informar os dados de cobrança manualmente será apresentada uma mensagem de confirmação (Imagem 11).

Se houver algum item que não for encontrado no sistema com base no código do XML, o mesmo ficará em destaque na coluna “Referência Guarani” na aba “Itens” do documento selecionados, onde poderá ser feito o vinculo desse item do XML com o produto no Guarani através do botão de lupa do campo “Referência Guarani”.

Ao vincular um produto do XML com o cadastro de produto Guarani, será apresentada a seguinte confirmação, “Informar um produto diferente do que está no XML pode ocasionar problemas fiscais. Deseja continuar?” .

Essa confirmação serve de alerta, pois na entrega no SPED o produto que consta no cadastro do Guarani que será escriturado, ficando divergente do que consta realmente no XML.

O botão “Limpar” remove todos os documentos importados, que não foram confirmados, da tela.

O pedido criado pela importação do XML não poderá ser modificado ou cortado.

 

Obs: Não será permitido Excluir um documento importado, porém poderão seguir o processo de cancelamento existente hoje no sistema.