[manual] Nota de exportação
Para realizar uma nota de exportação e necessário sempre configurar o cadastro do produto ou estar realizando as configurações dos campos Unidade Tributável, Quantidade Tributável e Valor Tributável manualmente na tela Cadastro de notas fiscais – acerto fiscal.
→ Se for realizar o processo manual na tela de cadastro de notas fiscais – acerto fiscal, preenchemos esses campos manuais.
→ Agora se configurar os campos no cadastro de produto, vai puxar as informações automática, porém precisa preencher nos produtos os campos conforme mostrado nas imagens abaixo.
Na aba WMS → aba GERAL
Sempre passamos para os clientes uma tabela de preenchimento para realizar os cálculos.
PRIMEIRO PASSO:
Informar a quantidade de produtos de cada código na primeira coluna da tabela.
O peso unitário do produto (observar campo Bruto/UN da tela Cadastro de Produtos >> aba WMS >> aba Geral) em Kg, ou seja dividir o peso do Cadastro de Produtos por 1000 e informar no campo "Peso Unitário Bruto em KG";
O preço unitário do produto, comercializado na NF no campo "Preço da Unidade";
Para calcular QUANTIDADE TRIBUTÁVEL multiplicamos a quantidade do produto ( coluna A) X peso unitário do produto.( coluna B).
Preço x Peso", que multiplicará as colunas Peso Total (coluna D) X Preço da Unidade (coluna C)
"Preço Total", que dividirá o Preço x Peso (coluna E) / Peso Unitário Bruto em KG (coluna B)
"Preço Kilo" que dividirá o Preço Total (coluna F) / Peso Total (coluna D), o qual deverá ser inserido no campo "Vr Unitário Trib" no Cadastro de Notas Fiscais.
Ao colocarmos as informações no campo no cadastro de notas ficais – acerto fiscal e salvar para realizarmos a transmissão, deu uma rejeição
OBS= quando a Unidade tributável for UNIDADE, deixar os campos em branco
→ Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior
Precisamos verificar se no campo Unidade tributável esta informado a unidade correta para o NCM utilizado, como exemplo o NCM 3920.93.00 a unidade que precisa informar e em KG.
Ajustando a informação, salvando e transmitindo novamente, deu outra rejeição
→Rejeição: Valor do produto difere do produto valor unitário de tributação e quantidade tributável
E bom verificar as casas decimais no campo (Valor Unitário Tributável), pois pode ocorrer que na hora de multiplicar a quantidade tributável com o total do produto na nota de diferença nas casas decimais.
= 9.638,65 / 588 = 16,39221088
OBS = Sempre verificar as casas decimas.
Outro caso de rejeição
→ Rejeição: Código de Situação Tributável do IPI incompatível com o código de enquadramento legal do IPI
Neste caso, observamos que todos os itens da nota foram emitidos com o CST do IPI = 54 porém com o código do enquadramento = 999, o que faz com que a Sefaz rejeite, pois espera o códigos de 001 a 007, após a contabilidade informar que o código do enquadramento correto era o 004, a NF foi transmitida com sucesso.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui