Cliente ativo/semi-inativo/inativo no cadastro de clientes
Ocorrência
Quando o cliente se torna ativo/semi-ativo/inativo no cadastro de clientes:
No sistema, existem alguns parâmetros nos quais devem ser informados a partir de quantos dias um cliente deve se tornar ativo/semi-ativo/inativo:
Número de dias para cliente/fornecedor ativo “CM_DIAS_ATIVO”;
Número de dias para cliente/fornecedor inativo “CM_DIAS_INATIVO”;
Número de dias para cliente/fornecedor semi-ativo “CM_DIAS_SEMIATIVO” (Imagem 1).
Solução
A partir dos dias informados, o sistema irá considerar o faturamento para contabilizar.
Exemplo 01:
Foi realizado um faturamento para o cliente X dia 31/07/2023 e no parâmetro “Número de dias para cliente/fornecedor inativo” foram informados 03 dias. Se este cliente não tiver nenhuma ordem faturada até o dia 03/08/2023, ele entrará como inativo.
Exemplo 02:
Foi preenchido o parâmetro “Número de dias para cliente/fornecedor ativo” = 20 e o parâmetro “Número de dias para cliente/fornecedor inativo” = 30. Utilizando a mesma data exemplo, se este cliente teve o último faturamento dia 31/07/2023 ele ficará ativo por mais 20 dias, mesmo que não tenha tido nenhum faturamento, após os 20 dias, contabilizará mais 10 dias ele se tornará inativo.
Exemplo 03:
Se no parâmetro “Número de dias para cliente/fornecedor inativo” estiver informado um número menor que “Número de dias para cliente/fornecedor ativo”, o segundo irá sobrepor o primeiro. Por exemplo, se a data do último faturamento foi 31/07/2022 e estiver informado no “Número de dias para cliente/fornecedor inativo” = 20 e “Número de dias para cliente/fornecedor ativo” = 30, o cliente ficará inativo passado os 20 dias.
O mesmo comportamento se aplica para o cliente/fornecedor semi-inativo.
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui