Alteração de alíquota de ICMS
Ocorrência
Como realizar a alteração da alíquota de ICMS?
Solução
Para efetuar a modificação das alíquotas de ICMS, utilize a funcionalidade disponível na tela “1.1.24 - Cadastro de UF”. É fundamental destacar que as alterações nas alíquotas devem ser efetuadas em conformidade com a legislação vigente.
Exemplo Prático:
Vamos ilustrar com um exemplo. No ano de 2023, a alíquota de ICMS interna para o estado da Bahia (BA) era de 19%. Entretanto, em 2024 essa alíquota foi ajustada para 20,5%. Para refletir essa mudança na tela “1.1.24 - Cadastro de UF”, deve ser aplicado no campo UF o estado de “Origem” e no campo “Destino” informar a UF de destino.
Alíquotas de 2023 (Imagem 1).
Exemplo 01: Atualização de alíquotas estadual para 2024.
Para atualizar as informações, altere os campos "Aliq. ICMS" e "Aliq ICMS (DIFAL)". Após inserir a nova porcentagem desejada, clique no ícone de visto para confirmar a alteração (Imagem 2).
Uma empresa sediada no estado de São Paulo (SP), que tenha equivocadamente indicado a alíquota interestadual de 12% para o Estado do Mato Grosso do Sul (MS), quando na verdade, deveria ser 7%. Neste contexto, considerando SP como origem e MS como destino, é necessário aplicar o filtro da seguinte forma (Imagem 3).
Após aplicação do filtro com o ajuste, basta informar os valores corretos nos campos "Aliq. ICMS" e "Aliq ICMS (DIFAL)" (Imagem 4).
Tem novo curso gratuito do Guarani AFV na Academia. Clique aqui