Guarani B2B
Este documento tem como objetivo, descrever todo o processo de preparação e configurações necessárias para a implantação do produto Guarani B2B.
1. Configurações ERP
1.1 Tela 3.5.7 - Guarani móvel - Android - Importação de Dados
Nessa tela deve ser configurada a origem do pedido que será utilizada na importação dos pedidos do B2B para o ERP. Essa configuração tem por objetivo diferenciar os pedidos realizados pelo ERP e pelo B2B.
Passo 1: Acesse no menu: Ferramentas>Origens de Pedidos. Será aberta a tela de cadastro para configuração da origem (Imagem 1). |
Passo 2: Clique no botão “Incluir” para preencher os campos; Passo 3: Assinale o check box “B2B”; Passo 4: Preencha o campo “Origem” como “B2B”; Passo 5: Assinale o check box “Comissão Automática”; Passo 6: Selecione “Gravar” para salvar a configuração (Imagem 2). |
1.2 Tela 3.2.45 - Configuração Integração B2UD
Utilize essa tela para incluir as informações que deseja enviar para o B2B, como: Log de erros, compradores, marcas de produtos, produtos, etc...
À seguir serão apresentadas as funções que cada aba exerce no processo de integração e como elas devem ser configuradas.
1.2.1 Log Erros
Na aba “Log Erros”, podem ser observados os logs de erro que estão sendo capturados na sincronização do ERP com o B2B.
Identifique o erro exibido no log, resolva e clique com o botão direito “Reenviar” para reprocessar a integração (Imagem 3).
1.2.2 Compradores
A aba “Compradores” é utilizada para seleção dos clientes que serão importados para o B2B, vale ressaltar que o B2B tem como premissa, realizar negociações somente com clientes do tipo “pessoa jurídica”.
Para selecionar um cliente:
Clique no botão incluir;
Pesquise um cliente na tela que será aberta (utilize os filtros);
Insira os clientes que desejar na grid;
Selecione os clientes da grid e tecle “Enter”.
Feito esse processo observe que os clientes selecionados foram listados e siga com as configurações abaixo (Imagem 4):
Libere o cliente para compras com cartão de crédito e/ou faturamento;
Informe a quantidade máxima de parcelas permitidas (faturamento direto);
Libere o cliente para a loja.
Uma vez liberado o cliente, não é possível excluir a liberação, somente será possível alterando o parâmetro “Status de aprovação” na própria loja (Imagem 5).
1.2.3 Marcas de Produtos
Utilize essa aba para cadastrar as marcas que serão exibidas no processo da aba “Produtos” à seguir.
Essa configuração é opcional (Imagem 6).
O campo “Lib. Integração”, quando preenchido com “SIM”, a informação será sincronizada na integração e quando preenchido com “NÃO”, a informação será ignorada na sincronização (essa dica vale para todas as abas que possuem esse campo).
1.2.4 Produtos
Nessa aba é realizada a seleção dos produtos que serão importados no B2B, lembrando que contém campos obrigatórios a serem preenchidos que são diferentes dos campos obrigatórios do ERP, os campos que devem ser preenchidos para envio são os seguintes (Imagem 7):
Referência;
Descrição;
Preço;
Peso;
Qtde Mínima;
Qtde Máxima;
Fator Venda;
Ativo: Preenchendo como “SIM” o status do produto na loja será “Em estoque”, se preenchido como “NÃO” o status será “Fora de Estoque”.
Para realizar o cálculo de frete no B2B, preencha os campos de altura, comprimento, largura, m³ e peso bruto corretamente.
1.2.5 Parâmetros Produtos B2B
Para que os produtos estejam perfeitamente ajustados a integração com a plataforma B2B, é necessário que seja verificado alguns pontos importantes. Normalmente estes dados já se encontram lançados no ERP, mas é recomendável uma verificação.
Dados como peso, altura e embalagens, além de informar ao comprador no site, são fundamentais no momento de cálculo de fretes, porém se não estiverem corretos poderá ocorrerem cálculos incorretos. Lembrando que um clique duplo na aba dos produtos da tela de configuração do B2B, leva a tela de cadastro de produtos, podendo assim rapidamente ser conferido algum item (Imagem 9).
1.2.5.1 Cadastro de Categorias de Produtos
As categorias serão utilizadas na página inicial do site B2B para que o cliente possa navegar ou procurar um produto de uma forma mais adequada, servindo de guia para que ele encontre de maneira rápida e objetiva.
Onde é exibido no site (Imagem 10).
A tela de cadastro pode ser chamada pelo menu do ERP ou diretamente na aba de cadastro da tela “Cadastro de produtos” (Imagem 11).
Quando estamos na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, podemos utilizar o botão no grid de cadastro de categorias para chamar a tela de cadastro (Imagens 12 e 13).
As categorias devem ser feitas em dois níveis: uma categoria raiz e uma subcategoria para posteriormente ser incluído os produtos nesta categoria.
Os produtos podem configurar em mais de uma categoria. Por exemplo, um copo pode estar na categoria de mesa e de bar.
1.2.5.2 Cadastro de Ramos de Atividade
Os ramos de atividade, são utilizados para especificar em quais ramos os produtos são indicados. Por exemplo, podemos ter produtos destinados mais especificamente a supermercados e outros mais a um pequeno varejo ou uma loja de presentes (Imagens 14 e 15).
O mesmo produto pode estar em mais de um ramo de atividade (Imagens 16 e 17).
1.2.5.3 Grupos de Compradores
No B2B temos a opção de tabelas de preços específicas para grupos de compradores e estes grupos são os mesmos “grupos econômicos” da tela “1.1.3 - Cadastro de clientes” (Imagem 18).
1.2.6 Tabela de Preços
Configure nessa aba as “Tabelas de preços” que serão atribuídas a diferentes grupos de compradores.
Na grid de “Grupos de Compradores”, são exibidos todos os grupos cadastrados no ERP. Para estabelecer o vínculo, clique sobre o grupo que deseja e após no botão de “Incluir”, será aberta uma tela com as tabelas de preço ativas no ERP. Vincule a tabela desejada ao grupo de clientes.
Os clientes que não possuírem nenhuma tabela de preço vinculada nesse processo, terão acesso à tabela de preços padrão (Imagem 19).
1.2.7 Formas de Pagamento
Nessa aba, indique quais as formas de pagamento que serão utilizadas na opção “Faturamento direto” no fechamento do pedido na loja (Imagem 20).
1.2.8 ICMS ST
Essa aba é utilizada para extrair as regras e exceções cadastradas no ERP. Ao clicar sobre incluir são carregadas todas as regras para a sincronização (Imagem 21).
As informações extraídas são das telas:
1.1.5 - Cadastro de empresa → Aba Tributação → Exceção ICMS/ST/CSOSN;
1.1.3 - Cadastro de cliente → aba Faturamento → Aba Exceção ICMS/ST;
1.1.19 - Cadastro de produto → Aba Exceção ICMS/ST;
10.1.4 - Cadastro de classificações fiscais → Aba ICMS/ST.
1.2.9 IPI
Assim como na aba anterior, a IPI é utilizada para extrair as regras e exceções cadastradas no ERP (Imagem 22).
As informações extraídas são das telas:
1.1.5 - Cadastro de empresa → Aba Tributação → Exceção PIS/Cofins/IPI;
1.1.3 - Cadastro de cliente → Aba Faturamento → Exceção PIS/Cofins/IPI;
1.1.19 - Cadastro de produtos → Aba Comercial → Exceção PIS/Cofins/IPI;
1.1.19 - Cadastro de classificações fiscais (NCM) → Preenchendo a coluna % IPI e preenchendo os campos de PIS/Cofins/IPI.
1.2.10 Mega Menu
Na aba Mega Menu configure o menu rápido da loja:
Título: Nome que será exibido na loja;
Alinhamento: Orientação do menu na loja (todas as opções devem seguir o mesmo alinhamento);
Colunas: Número de colunas por menu pai;
Descrição: Descrição que não será demonstrada no site (utilizada para controle interno);
Menu Pai: Vínculo ao menu pai, para que o menu filho seja demonstrado quando clicado no menu pai.
Categoria: Categoria que será demostrada ao clicar sobre esta opção, deve ser utilizado no menu filho
Após clicar em “Incluir”, será aberta a tela “Cadastro Mega Menu” onde se criará as opções do menu da plataforma, lembrando que após criar o menu pai, ao cadastrar o menu filho, deve ser informado uma categoria para que sejam demonstrados os produtos referente a opção “Menu filho” (Imagem 23).
1.2.11 Configuração Geral
Essa aba é utilizada para criar a parametrização com a plataforma B2B (Imagem 24).
Empresa para integração;
Origem padrão para B2B;
Tipo de ordem padrão: Deverá ser a ordem de venda, mas poderá ser especificada outra que não seja utilizada no ERP ou no AFV para efeito de controle e relatórios;
Cobrança padrão para faturamento;
Cobrança padrão para boleto;
Cobrança padrão para cartão;
Tabela de preço padrão: Tabela de preço padrão do B2B. Esta tabela será utilizada sempre que o comprador não for contemplado com alguma tabela especial ou promocional;
Transportadora padrão: Transportadora padrão utilizada caso o comprador não escolha alguma das disponíveis;
Tipo de representante padrão: Pode-se escolher entre o representante padrão do cliente comprador ou um representante padrão da empresa;
Representante específico/novos clientes: Ao escolher um representante específico no item “Tipo de representante padrão”, podemos identificar esse representante neste campo. Será utilizado para clientes novos cadastrados diretamente na loja;
Tabela de preço especial B2B: Tabela de preço utilizada em promoções;
Locais de estoque: Locais de estoque para informação a loja, o estoque informado será a soma dos locais apontados nesta grid para cada produto;
Cobrança de baixa para boleto: Baixa financeira para boletos a vista emitidos pela loja. Ao ser utilizado esta modalidade pelo cliente, o pedido somente será enviado ao ERP após o recebimento do boleto pela loja;
Cobrança de baixa p/ cartão: Tabela com o relacionamento entre os cartões da loja e os cartões cadastrados no ERP.
1.3 Conclusão
Encerramos aqui as configurações necessárias no ERP, para o correto funcionamento da loja B2B. Continue com as demais configurações no Integrador e no Magento.