Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 25 Próxima »

Data de publicação: 02/01/2024

📙 Mudanças

[Menu Comercial - Vendas]

 Clique para expandir/recolher

📙 1️⃣ Tela “Emissão de ordens” apresentando divergência nos logs de impressão.

SUP-96404

Na tela “3.2.14 - Emissão de ordens”, foi adicionada a função de impressão “Separação por Acúmulo” acessível através do botão “Imprimir”, optando por “Separação” e “Acúmulo”. Ao acessar esta opção de impressão, a coluna "Separação" será automaticamente atualizada para "SIM". Esta atualização espelha o comportamento já existente na impressão de “Separação Padrão” (Imagens 1 e 2).

Na tela “Log de Impressões”, foi implementada a distinção de modelos . Agora, ao realizar uma impressão de “Separação por Acúmulo”, o modelo utilizado será registrado como "Separação (Acumulado)", enquanto as impressões de “Separação Padrão” continuarão sendo registradas como "Separação (Padrão)" (Imagem 3).

Apenas as impressões realizadas a partir da data desta atualização serão classificadas como "Acumuladas" no log.

[Menu PCP]

 Clique para expandir/recolher

📙 3️⃣ Indicador de tipo de custo na adição de itens manuais da estrutura da tela “Ordem de Fabricação”.

SUP-95088

Na tela “8.2.4 - Ordem de fabricação“, foi criado o evento de usuário 1008 (“Permite alterar tipo de custo“). Caso o evento 1008 esteja optado com “SIM”, o usuário poderá alterar o campo “Tipo de Custo” na tela “Ordem de fabricação”. Caso o evento 1008 esteja optado com “NÃO”, esta alteração não será possível e este campo ficará desabilitado.

O tipo de custo padrão será definido pelos parâmetros:

  • “PRO_FT_TIPOCUSTO_CI” que define o tipo de custo padrão para Insumos e Indiretas;

  • “PRO_FT_TIPOCUSTO_AS” que define o tipo de custo padrão para Acabados e Semiacabados.

Custo padrão para Insumos/Indireta (Imagem 1).

Tipo de custo carregando o padrão selecionado no parâmetro (Imagem 2).

Custo padrão para Acabados/Semi-Acabados (Imagem 3).

Tipo de Custo carregando o padrão selecionado no parâmetro (Imagem 4).

Foi ajustada a nomenclatura dos dois parâmetros e adicionada uma observação para que o usuário tenha conhecimento da finalidade deles.

Observação inserida no parâmetro (Imagem 5).

Evento de usuário (Imagem 6).

Campo habilitado para alteração (Imagem 7).

Campo “Tipo de Custo” desabilitado (Imagem 8).


📗 Melhorias

[Menu Comercial - Compras]

 Clique para expandir/recolher

📗 1️⃣ Estatística de produtos.

SUP-92770

Na tela “2.2.5 - Estatística de produtos” na aba “Entradas - DI”, foi criada uma subgrid (+) para inserir a observação da ordem emitida da “Declaração de Importação (DI)” (Imagens 1 e 2).

Foi criada também em todas as abas de “Entradas e Saídas”, uma coluna "Quantidade Embalagem", onde a conversão para quantidade em embalagem somente se realizará se o documento (ordem ou nota fiscal) estiver em unidade (Imagem 3).

📗 3️⃣ Adequação captura de “Custo Padrão de Itens fabricados”.

SUP-95065

Foi criada uma procedure a parte para isolar os cálculos e realizar o “update” somente nos campos de custo que serão gravados na “ALT_ESTOQUE” para fins de relatório, calculando corretamente os campos de custo do tipo “CMP”.

A procedure “SP_ATUALIZA_CUSTOS_VIA_OF” será acionada na trigger “ALTESTOQUE_BI” e será responsável por analisar as condições caso sejam contempladas, calcular e atualizar os custos do produto. As condições para atualizar os custos do produto continuam sendo:

  • O custo do produto não pode ser calculado pela tela “8.2.18 - Apuração custos dos produtos vendidos (CPV)“;

  • O produto deve ser do tipo de mercadoria “Fabricação própria“;

  • O produto deve possuir ao menos um item em sua ficha técnica;

  • O tipo de movimentação de estoque deve ser originário da Ordem de Fabricação (Entrada por OF ou Estorno de Entrada por OF);

  • O parâmetro “Atualizar planilha de preços do produto a partir da ficha técnica ao fabricar?” deve estar optado com “Sim“.

Atendidas as condições, a procedure calculará o valor da composição da “Ordem de fabricação”, e este será o novo “Custo da Última Entrada (CUE)”. Serão calculados os demais custos do tipo “Custo Médio Ponderado (CMP)”, ao término dos cálculos os custos serão atualizados no produto e carimbados na movimentação de estoque via trigger “ALTESTOQUE_BI”.

Parâmetro optado com “SIM” (Imagem 1).

Ficha técnica do item a ser fabricado (Imagem 2).

Valores deste item na “Planilha de Formação de Preços” (Imagem 3).

Ordem de fabricação criada para o item (Imagem 4).

O sistema traz os insumos da ficha técnica. Os insumos tem o mesmo valor da ficha técnica (neste exemplo, 1,75 para o insumo 700001 e 1,25 para o insumo PTR29S - quantidade do insumo dividida pela quantidade a fabricar).

Alteração do insumo na Ordem de Fabricação (Imagem 5).

Para o insumo apontado, foi alterada a composição nesta OF de 1,75 para 2,5.

Entrada de parte da quantidade (Imagem 6).

Nas 5.000 unidades a serem fabricadas, foi feita a entrada de 3.000 unidades.

Valores atualizados deste item na “Planilha de Formação de Preços” (Imagem 7).

CÁLCULOS:

O novo CUE é dado através da soma dos insumos na OF, neste exemplo, o item fabricado tem valor de custo na ficha técnica de 72,146654, porém como foi alterada a composição do insumo apontado na OF, seu custo passou a ser 33,112443 (valor custo unitário do insumo) * 2,5 (quantidade da composição na OF), resultando 82,7811075, o outro insumo não foi alterado, seu custo se manteve 14,199879. Então o novo CUE do item é 96,9809.

O CMP é calculado pela fórmula:

Novo CMP = ((Saldo Estoque Antes da Movimentação * CMP Antigo) + (Quantidade Movimentada do Item * Novo CUE))/Novo Saldo de Estoque.

Neste exemplo:

Saldo estoque antes da movimentação = 4.439 (Imagem 2);

CMP Antigo = 94,4551 (Imagem 3);

Quantidade movimentada do item = 3.000 (Imagem 6);

Novo CUE = 96,9809 (calculado acima)

Novo Saldo de Estoque = 7.439 (Somatória do estoque antigo com a quantidade movimentada)

Então:

Novo CMP = ((4.439 * 94,4551) + (3.000 * 96,9809))/7.439

Novo CMP = (419.286,1889 + 290.942,7)/7.439

Novo CMP = 710.228,8889/7.439

Novo CMP = 95,473704

“Ficha Técnica do Produto Fabricado” após “Entrada de Fabricação” (Imagem 8).

Os valores da ficha técnica do item permanecem os mesmos. Os valores na ficha técnica só serão alterados mediante a uma Entrada de Nota Fiscal para o insumo ou alteração direta do usuário na tela “Cadastro de produtos” (por exemplo alterar o Tipo de Custo do Insumo na Ficha Técnica). Isso somente acontecerá se o parâmetro “Atualizar planilha de preços do produto a partir da ficha técnica ao fabricar?“ estiver optado com “Sim”.

📗 2️⃣ Local de estocagem indevido ao alterar a empresa.

SUP-95159

Na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra” foi feita uma implementação para que ao alterar a empresa emitente do pedido de compra, o sistema fará uma validação para que o usuário possa escolher o local de estocagem da empresa selecionada, fazendo assim, com que o local de estocagem seja alterado e também os produtos contidos do pedido (Imagem 1).

Alterando a empresa do pedido de compra, o sistema exibirá uma caixa de mensagem contendo os produtos do pedido que não estão em um local de estocagem vinculado à empresa escolhida para alteração (Imagem 2).

Ao clicar no botão “Prosseguir”, o sistema permitirá a escolha do local de estocagem da nova empresa (Imagem 3).

Escolhendo o local de estocagem, este fará parte dos produtos pertencentes ao pedido (Imagem 4).

[Menu Comercial - Vendas]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Estoque AFV negativo.

SUP-92103/SUP-92075

A tela “3.2.3 - Análise de cortes”, foi ajustada para realizar validação ao gerar pedido e restaurar. Esta tela também estará nos novos padrões de layout (Imagem 1).

Na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque”, ao configurar em “Verificar estoque” o campo “Digitação (Físico/AFV)” optando por “Bloquear”, será exibida uma mensagem impedindo o prosseguimento (Imagens 2 e 3).

Na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque”, ao configurar em “Verificar estoque” o campo “Digitação (Físico/AFV)” optando por “Avisar”, será exibida uma mensagem e o processo seguirá normalmente (Imagens 4, 5, 6 e 7).

Na tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque”, ao configurar em “Verificar estoque” o campo “Digitação (Físico/AFV)” optando por “Desativado”, o processo seguirá normalmente (Imagens 8, e 9).

Estas validações também ocorrerão para a configuração da tela “1.1.16 - Cadastro de locais de estoque” em “Verificar estoque” no campo “Digitação (Lógico)”, sendo realizados os mesmos tratamentos citados anteriormente, assim como ocorre na tela “3.2.12 - Digitação de ordens” ao duplicar um pedido (Imagens 10 e 11).

📗 3️⃣ Remoção de “//” em “Dados adicionais” para separar informações.

SUP-97129

Na impressão da nota fiscal, foi removido o separador das observações “//". Haverá a quebra de linha para separação do texto (Imagem 1).

📗 1️⃣ Acrescentar a coluna de valor unitário dos produtos na tela “Relatório cubo comercial estático”.

SUP-94882

Na tela ”3.3.4 - Relatório cubo comercial estático”, na grade “Registros encontrados”, foi acrescentada a coluna “Vr. unitário venda” (Imagem 1).

[Menu Faturamento]

 Clique para expandir/recolher

📗 2️⃣ Como utilizar a “Sugestão de itinerário” na tela “Expedição”.

SUP-93655/SUP-92882/SUP-96100/SUP-92886

Na tela “4.2.6 - Expedição”, foram feitos ajustes para que os mapas nas telas de Itinerários sejam abertos corretamente. Nesta tela é possível abrir a tela de Itinerário por várias abas.

O comportamento do sistema não foi alterado, os ajustes realizados foram referentes à troca do navegador utilizado pelo Guarani. Abrindo a tela de Itinerário através da aba “Programação de carregamento“, será possível selecionar um romaneio criado e acessar o menu “Sugestão de Itinerário“ no botão “Opções“ (Imagem 1).

O próximo passo será semelhante para todas as chamadas, será necessário escolher o modo em que será aberto o mapa (automático ou manual).

Na tela “4.2.6 - Expedição“, existe mais de uma ordem para o mesmo cliente. Para este caso, ao criar os pontos no mapa, será criado apenas um ponto para cada endereço. Ou seja, mesmo que existam duas ou mais ordens em um mesmo endereço, somente será criado apenas um ponto no mapa.

Este comportamento é o mesmo tanto para o modo automático, quanto para o modo manual de abrir o mapa em todas as abas que abrem a tela de itinerário.

Ao optar pelo modo automático, será aberta a tela do mapa, e irá traçar a rota partindo da empresa aos clientes, respeitando a sequência dos pedidos no romaneio.
Neste modo foi adicionado o botão “Atualizar mapa“, que pode ser usado caso a rota não seja carregada no primeiro momento. Clicando neste botão, o sistema tentará traçar a rota mais um vez.
O botão “>>“ ou “Salvar“ (quando estiver no modo automático) buscará no navegador qual a distância calculada pelo mapa e preencherá o campo “Dist. Total (KM)“ (Imagem 2).

Ao optar pelo modo manual, será exibido o mapa com os pins para cada endereço, permitindo que o usuário altere a ordem dos pedidos dos clientes (Imagem 3).

Abrindo a tela de Itinerário através das abas “Sugestão de carregamento #1, #2 e #3“, será possível organizar as ordens e gerar romaneios através delas.

Para abrir a tela de itinerário através da aba “Sugestão de carregamento #1“, será necessário selecionar um ou mais pedidos na lista de pedidos e clicar no menu “Itinerário“ no botão “Opções“ (Imagens 4, 5 e 6).

Na aba “Sugestão para carregamento #2“, para abrir a tela de itinerário, basta optar pelo botão “Itinerário“ e ter pedidos selecionados das respectivas grades (Imagens 7, 8 e 9).

Na aba “Sugestão de carregamento #3“, será necessário pesquisar os pedidos e adicioná-los na grade “[ Ordens para entrega ]“ para selecionar as ordens e abrir o Itinerário clicando no botão “Itinerário“ (Imagens 10, 11 e 12).

Na tela “1.1.2 - Cadastro de cidades“, foi adaptado o link do IBGE para obter as informações da cidade quando o formulário está em modo de edição ou inserção (Imagem 13).

Na tela “1.1.3 - Cadastro de clientes“, foi feito um ajuste para que seja aberta de forma segura a tela Itinerário para traçar a rota partindo da empresa para o endereço do cliente (Imagem 14).

Caso a rota não seja carregada, basta clicar no botão “Atualizar mapa“ (Imagem 15).

Ao clicar no botão “Salvar”, a distância em KM será salva e poderá ser atualizada no cadastro de clientes após fechar o mapa (Imagem 16).

Na tela “1.1.3 - Cadastro do clientes”, ao optar por “SIM” será atualizado o campo “Dist. (km)“ na aba “Faturamento“ (Imagem 17).

Na tela “3.5.9 - Verificar visitas dos representantes“, foi feito um ajuste para que os mapas sejam abertos normalmente.

Na tela “1.1.3 - Cadastro do clientes”, foi feito um ajuste para que ao abrir o link para o site do Suframa, seja aberto no navegador padrão do computador.

Na aba “Complementos“ há um botão para consulta de CNAE (Imagem 18).

[Menu Financeiro - Pagar]

 Clique para expandir/recolher

📗 2️⃣ Inconsistência ao inserir acréscimo "Automático".

Melhoria interna

Na tela Manutenção de Usuários”, foi criado um evento de usuário que permitirá ao usuário informar um plano financeiro e centro de custo para o valor de acréscimo informado no pagamento de contas. Agora será possível associar os pagamentos a planos financeiros específicos. Foi implementada a opção de vincular um centro de custo a cada transação de pagamento.

O evento do usuário associado a estas melhorias, estará optado como "NÃO" para garantir a continuidade das operações (Imagem 1).

Para ativar a nova funcionalidade, ao realizar um pagamento de contas, serão exibidas as opções para inserir as informações de Plano Financeiro e Centro de Custo. Será necessário alterar manualmente o status do evento para "SIM" ao registrar acréscimos nos pagamentos de contas, e depois completar a transação conforme as novas informações fornecidas (Imagens 2, 3, 4 e 5).

[Menu WMS]

 Clique aqui para expandir...

📗 3️⃣ Melhora no relatório na listagem de produtos por endereço.

SUP-93111

Na tela “7.3.6 - WMS - Listagem de produtos por endereço” foi adicionado o painel “Filtros”, com os campos “Depósito, Produtos e Ocultar Zerados”, por onde será possível limitar os resultados trazidos pela rotina do botão “Processar”.

Depósitos: permitirá seleção dos depósitos, que serão contemplados pelo processamento (multiseleção);

Produtos: permitirá seleção dos produtos, à serem contemplados pelo processamento (multiseleção);

Ocultar Zerados: quando optado como “SIM”, evitará que registros cuja quantidade for igual a (0)zero, que sejam exibidos.

Painel “Filtros”, com os novos campos (Imagem 1).

Campo de seleção de “Depósitos” (Imagem 2).

Campo de seleção de “Produtos” (Imagem 3).

Opções do campo “Ocultar Zerados”, que virá como padrão optado como “NÃO” (Imagem 4).

Adicionadas à grade “Resultado”, as colunas “Cód. Depósito e Depósito” (Imagem 5).

Regularização dos títulos das colunas ocultas da grade “Resultado” (Imagem 6).

[Menu Fiscal]

 Clique para expandir/recolher

📗 1️⃣ Ajustes na alteração do certificado.

SUP-95316/SUP-95355

Nas telas “4.2.8 - Manutenção de notas fiscais eletrônicas”, “4.2.11 - Transmitir NFC-e, 4.2.5 - Emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e)”, “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço”, “Painel de Controle de Processos de Industrialização em Terceiros”, “10.2.19 - SPED - EFD Reinf” e no PDV, foram realizados ajustes para que ao alterar o certificado em qualquer uma destas telas, o certificado cadastrado na tela “1.1.5 - Cadastro de empresas” não seja substituído.

Tela “10.2.19 - SPED - EFD Reinf” alteração do certificado (Imagem 1).

O certificado do Reif não alterou o certificado do cadastro da empresas (Imagem 2).

Tela “4.2.4 - Emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NF-e)” (Imagem 3).

Tela “4.2.5 - Emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e)” (Imagem 4).

Tela “4.2.8 - Manutenção de notas fiscais eletrônicas” (Imagem 5).

Tela “4.2.11 - Transmitir NFC-e” (Imagem 6).

Tela “8.2.6 - Painel de Controle de Processos de Industrialização em Terceiro” botão “Prorrogar Prazo” (Imagem 7).

Tela “Emissão notas fiscais eletrônicas” do PDV (Imagens 8 e 9).

Tela “Emissão Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica” do PDV (Imagens 10 e 11).


📘 Solicitações

[PDV]

 Clique para expandir/recolher

📘 1️⃣ Ajustar gerenciador TEF no PDV.

SUP-98499

Ocorrência: Quando o gerenciador do TEF era atualizado, o estava ocorrendo é que automaticamente o executável vinha com um nome diferente “GPDirecao.exe”, isso fazia com que o Guarani PDV não conseguisse mais chamar o executável correto do TEF.

Solução: Foi incluso o arquivo “GPDirecao.exe“ na lista de gerenciador padrão dos parâmetros de configurações de TEF do PDV e o nome do arquivo será levado para o “PDV.ini” (Imagens 1 e 2).

Local>Tela PDV

📘 2️⃣ Recebimento de contas no PDV não gerando saldo para o cliente.

SUP-98432

Ocorrência: O PDV não estava lançando saldo para o cliente, quando a forma de pagamento era “Cheque ou Boleto”.

Solução: Foi realizado um ajuste no PDV, para que o saldo do cliente seja lançado independente da forma de pagamento selecionada (Imagens 1, 2 e 3).

Local> Tela 5.2.23 - Saldo de clientes

Local> Tela Geração de saldo :: Escolha do cliente credor

Local> Tela PDV

[Menu Comercial - Compras]

 Clique para expandir/recolher

📘 1️⃣ Valor da base de cálculo de ICMS com desconto duplicado na “Entrada de notas fiscais”.

SUP-97293

Ocorrência: Quando importava o XML na tela “Entrada de notas fiscais” e alterava alguma informação no item, o sistema recalculava a base de cálculo do ICMS deixando o valor indevido (duplicando o valor do desconto).

Solução: Foi realizado um ajuste para que sempre seja considerada a base de ICMS do XML ,quando o usuário importar o XML na tela “Entrada de notas fiscais”, mesmo alterando informações do item e habilitando recálculo (Imagem 1).

Local>Tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais

📘 2️⃣ Restrição entre classificação de gastos e cfop.

Melhoria interna

Ocorrência: A tela “Acerto fiscal” fazia a restrição da classificação de gastos do item que não recebia a alteração de CFOP.

Solução: Foi feito um ajuste na validação da Classificação de Gastos x CFOP. Considerando que a classificação de gastos esteja configurado para “Permite Requisição de Materiais“ como “NÃO” (Imagem 1).

Exemplo de quando o CFOP 1.101 estiver configurado para movimentar estoque como “SIM” (Imagem 2).

Exemplo de quando o CFOP 1.101 estiver configurado para movimentar estoque como “NÃO” (Imagem 3).

Ao tentar alterar o CFOP de um determinado produto da nota fiscal para o CFOP 1.101, o sistema exibirá a validação apontada (Imagem 4).

  • Se a classificação de gastos “Permitir Requisição de Materiais” estiver configura como “SIM”, de forma que o CFOP vinculado a mesma estiver configurado como “SIM” para movimentar estoque, o sistema permitirá a edição da nota;

  • Se a classificação de gastos “Permitir Requisição de Materiais” estiver configura como “NÃO”, de forma que o CFOP vinculado a mesma estiver configurado para não movimentar estoque, o sistema permitirá a edição da nota;

  •  Se a classificação de gastos “Permitir Requisição de Materiais” estiver configura como “SIM”, de forma que o CFOP vinculado a mesma estiver configurado para “NÃO” movimentar estoque, o sistema não permitirá a edição da nota;

  • Se a classificação de gastos “Permitir Requisição de Materiais” estiver configura como “NÃO”, de forma que o CFOP vinculado a mesma estiver configurado como “SIM” para movimentar estoque, o sistema não permitirá a edição da nota.

Local>Tela 2.1.7 - Cadastro de Classificação de Gastos

Local>Tela 10.1.3 - Cadastro de CFOP

Local>Tela 10.2.4 - Entrada de notas fiscais - Acerto fiscal

[Menu Comercial - Vendas]

 Clique para expandir/recolher

📘 2️⃣ Cubo comercial estático.

SUP-96162

Ocorrência: Estava ocorrendo uma diferença nos totalizadores ao comparar o segundo período do “Relatório cubo comercial estático” gerado com o relatório no “Período individual”. Isso corria devido o “Período 2”, que não respeitava a empresa selecionada no filtro e sim considerava todas as empresas no relatório.

Solução: Foi feito um ajuste para que cada período, utilize um código de sessão diferente nos filtros da geração do “Relatório cubo comercial estático”, na opção consulta secundária. Desta forma, ficou ajustado para que cada período utilize uma sessão diferente e sendo assim, agora quando houverem dois períodos, estará inclusa a empresa no segundo período (Imagens 1, 2 e 3).

Local>Tela 3.3.4 - Relatório do cubo comercial estático

[Menu WMS]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Auxílio com inventário.

SUP-98325

Ocorrência: Ao importar contagem de produto que não controla lote, o sistema estava gravando a contagem em lote antigo ao invés do lote atual do produto que possui quantidade.

Solução: Foi implementada uma nova regra somente para seriado que não controla lote. Ao importar, o sistema irá procurar se existe algum lote com quantidade para considerar como o item contado. Se não houver nenhum, irá considerar como lote atual o que tiver a maior data de validade (Imagem 1).

Local>Tela 7.2.5 - WMS - Inventário

📘 1️⃣ Inconsistência na tela “WMS - Ajustes de estoque”.

SUP-98331

Ocorrência: Tela “WMS - Ajustes de estoque” demonstrando o mesmo endereço diversas vezes.

Solução: Foi realizada uma correção na tela “WMS - Ajustes de estoque”, para que o endereço do item não seja exibido em duplicidade (Imagem 1).

Local>Tela 7.2.7 - Ajustes de estoque


Índice:

Legendas dos tipos de tickets
Legendas da criticidade do ticket
?? Mudança
📗 Melhoria
?? Solicitação
1️⃣ Relevante
2️⃣ Importante
3️⃣ Muito importante

Feedback

Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão?

Clique aqui para responder

  • Sem rótulos