Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 51 Próxima »

Data de publicação: 05/09/2023

📙 Mudanças

[Menu Comercial - Compras]

 Clique para expandir/recolher

📙 2️⃣ Validações aprimoradas na “Geração de pedido de compra”

Nas telas “2.2.11 - Sugestão de Compra” e “Geração do pedido de compra”, implementamos validações aprimoradas para garantir a integridade dos dados inseridos. Especificamente, realizamos validações nos campos que são obrigatórios na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra”. Sendo assim, ao utilizar a tela "Sugestão de Compra", teremos a flexibilidade de gerar o pedido de compra mesmo sem preencher o campo "Tipo de Cobrança". Essa mudança visa agilizar o processo, permitindo que avance com a geração do pedido de compra sem a necessidade de preencher todos os campos obrigatórios da tela anterior (Imagem 1).

Lembramos que, apesar dessa mudança, todas as outras validações e funcionalidades das telas permaneceram inalteradas.

📙 1️⃣ Cadastrando o NCM ao realizar o cadastro de produtos por XML (SUP-89516)

Na tela “2.2.15 - Importação de produtos (XML NFe)”, foi incluída a opção de selecionar ou incluir um novo NCM, à partir de um “XML ou Excel”.

Tela “Importação de produtos (XML NFe)” (Imagem 1).

  • Após clicar no botão novo, será aberta a tela “Cadastro de classificação fiscal”, onde ao clicar para inserir uma nova NCM, o sistema carregará as informações do XML importado. Lembrando que a descrição carregada pelo sistema será editável, ou seja, o usuário pode alterar para a descrição que melhor lhe atender.

NCM sendo cadastrado (Imagem 2).

  • Ao salvar e sair da tela “Cadastro de classificação fiscal”, o NCM será preenchido na tela “Importação de produtos (XML NFe)”,

NCM cadastrado (Imagem 3).

  • Também foi incluído uma mensagem de alerta na tela de “Cadastro de classificação fiscal”, caso o usuário edite o NCM vindo do XML.

Alerta ao alterar NCM do XML (Imagem 4).

  • Após incluir o NCM, bastará seguir o processo de cadastro normalmente.

Produto cadastrado (Imagem 5).

Cadastro de produtos (Imagem 6).

  • O mesmo controle foi aplicado na tela “Importação de produtos (Excel)”.

Aviso na tela “Importação de produtos (Excel)” (Imagem 7).

Incluindo o NCM do Excel (Imagem 8).

Produto importado (Imagem 9).

📙 1️⃣ Permitir gerar guia para tipos de pedidos diferentes (SUP-90590)


Na tela “2.2.8 - Manutenção das ordens de compra”, foi feito um ajuste para permitir que seja gerada a guia de conferência de entrada com tipos de ordens diferentes (Imagem 1).

Guia gerada (Imagem 2).

Guia para conferência de entrada (Imagem 3).


[Menu Faturamento]

 Clique para expandir/recolher

📙 3️⃣ Cupom SAT inutilizado não consta no “Relatório gerencial de impostos” (SUP-91679)

Na tela “4.1.1 - Cadastro de notas fiscais“, foi realizado um ajuste para que também sejam exibidos no “Relatório gerencial de impostos” os documentos SAT cancelados e não transmitidos (Inutilizados)(Imagens 1 e 2).

A tela “10.3.4 - Relatório gerencial de impostos” apresenta o SAT ao realizar a impressão do relatório (Imagens 3 e 4).

[Menu Financeiro - Pagar]

 Clique para expandir/recolher

📙 3️⃣ Ajustes nas telas “Relatório do contas a pagar (NOVO)” e “Lançamentos a pagar” (SUP-89980)

Na tela “6.3.5 - Relatório de contas a pagar (NOVO)”, a caixa de seleção “Ocultar títulos quitados” foi substituída pela caixa de combinação “Particularidades quanto aos títulos”. Esta opção será apresentada somente quando a opção “Retroagir” estiver optada como “SIM” (Imagem 1).

Ao selecionar a opção “Apresentar todos os títulos”, serão apresentados todos os títulos pagos e em aberto que estiverem dentro do período selecionado, conforme a data base informada (Imagens 2 e 3).

Selecionando esta opção “VL - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor líquido”, serão apresentados todos os títulos em aberto considerando os adicionais (acréscimos, juros, multa e abatimento) (Imagens 4 e 5).

Na opção “VO - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor original”, serão apresentados todos os títulos em aberto, considerando somente o valor original sem considerar os adicionais (Imagens 6 e 7).

No campo “Tipo Data Baixa”, foi inserida a opção “Lançamento” (Imagem 8).

Nas telas “6.2.6 - Lançamentos a pagar” e “6.3.5 - Relatório de contas a pagar (NOVO)”, foram feitas alterações nas grades para adequar estas telas ao título de adiantamento. No grupo “Dados quanto adiantamento”, foram inseridas duas novas colunas.

  • Vr. Original: Será considerado o valor original de um titulo de adiantamento;

  • Vr. Reconhecer: Nesta coluna, serão apresentados os adiantamentos que estiverem em aberto (Imagem 9).

  • O grupo “Valores Principais”, passou por algumas alterações para adequar os títulos de adiantamento. Conforme a legenda colocada no rodapé da tela, os títulos pagos com adiantamento não serão considerados no sumário totalizador.

Ao somar todos os valores da coluna “Vr. Líquido (A)”, no valor total, será desconsiderado o valor que foi pago com adiantamento total da coluna. Para a coluna “Vr. Recebido (B)”, serão considerados os mesmos cálculos (Imagens 10 e 11).


📗 Melhorias

[Integrador AFV]

 Clique para expandir/recolher

📗 1️⃣ Imagens de clientes (SUP-85663)

No “Integrador AFV”, na tela “Cadastro de scripts para exportação”, foi criado o novo script “CLIENTESIMAGENS”. Esse script tem a finalidade de gerar imagens que serão utilizadas para envio de fotos de clientes por meio de uma carga de dados. Essas imagens serão exibidas na aba "Fotos" da tela do "Cadastro de clientes" (Imagem 1).

As condições são as mesmas do script “CLIENTES(Imagem 2).

Ao gerar a carga, o arquivo será compactado e posicionado no servidor “FTP” (Imagem 3).

📗 1️⃣ Licença ficar vinculada a código de representante ou token (SUP-69264)

Na tela “Configurações de Licenças” do Integrador AFV, foi criado o botão “Reservar Licença”. Essa nova função irá criar um dispositivo na conta do “SGL”, para que seu preposto consiga sincronizar, sem risco de outro puxar sua licença. Para que funcione, a “quantidade disponível” de licenças, deverá ser maior que zero. Caso contrário, uma mensagem será exibida (Imagem 1).

Ao abrir a tela, os “representantes/prepostos” do cliente serão carregados. Selecionando o desejado e clicando em “Reservar”, uma mensagem será apresentada e para prosseguir, deve-se confirmar (Imagem 2).

Com isso, ao voltar para a tela “Configurações de Licenças”, será possível visualizar o novo dispositivo criado e a quantidade disponível (Imagem 3).

[Menu Comercial - Vendas]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Ajuste na gravação de clientes em “Movimentação de Estoque”

Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, foi feito um ajuste importante que aprimora o registro de informações essenciais na "Movimentação do Estoque". Através dessa mudança, buscamos otimizar o rastreamento e a gestão do estoque, tornando o processo mais eficaz e transparente para os usuários.

Na tabela “ALTESTOQUE”, realizamos um ajuste significativo. Agora, sempre que um pedido de venda for registrado, o cliente associado ao pedido será gravado automaticamente na "Movimentação do Estoque" (Imagem 1).

Este ajuste não afetará o fluxo de trabalho geral da tela "Digitação de Ordens". Pois ainda usará a mesma interface familiar para inserir os pedidos de venda.

📗 3️⃣ Verificando a alocação de peças na “Digitação de ordens”

Na tela “3.2.12 - Digitação de ordens”, foi feita uma correção no comportamento da alocação de peças, relacionada à forma como as ordens são processadas quando há alterações nas quantidades dos itens pedidos (Imagens 1, 2 e 3).

Sendo assim, mesmo que o parâmetro "Verificar ordem de produção ao alterar quantidade do item no pedido" esteja habilitado “Avisar/Bloquear”, somente validará se o estilo “WMS” do produto, for diferente de peça “Única/Rastreável + Única”, pois para esses dois estilos a alteração de quantidade só será feita na “Manutenção de ordens” através da alocação de pedidos, desta forma, não faz sentido bloquear as alterações de quantidades (Imagens 4, 5 e 6).

[Menu Faturamento]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Campo “Somar Frete ao Vr. Unit.” criado na “Importação da Declaração de Importação (DI)” (SUP-85658)

Na tela “Importação da Declaração de Importação (DI)”, no cabeçalho do grupo “Frete Internacional”, foi criado o campoSomar Frete ao Vr. Unit.”. Este campo possui as opções “Soma valor Frete ao unitário” e “Não soma valor Frete ao unitário” (Imagem 1).

Após selecionar a opção “Não soma valor Frete ao unitário”, antes de importar as informações será necessário clicar no botão “Recálculo” para que as alterações sejam aplicadas.

Tela “Importação da Declaração de Importação (DI)” com a opção “Não soma valor Frete ao unitário” selecionada (Imagem 2).

Na tela “4.1.1 - Cadastros de notas fiscais”, ao importar a “Declaração de Importação (DI)”, os valores totais conferem com o total da nota. O valor do “Frete Internacional”, consta no campo “Outras Despesas”.

Os dois valores unitários coincidem com o valor dos mesmos itens na nota. O valor apresentado no campo “Outras Despesas” totalizará a somatória dos campos “Frete Internacional, Frete MM e Taxa Siscomex” (Imagem 3).

Valores unitários dos dois itens na DANFE (Imagens 4 e 5).

Valores das “Outras Despesas” na DANFE (Imagem 6).

Tela “Importação da Declaração de Importação (DI) com a opção “Soma valor Frete ao unitário” selecionada (Imagem 7).

Ao selecionar a opção “Soma valor Frete ao unitário”, o valor unitário dos itens será definido através da divisão do “Frete Internacional” pela “Quantidade” e a soma com o “Valor Unitário” do item.

Declaração de Importação (DI) importada para a tela “Cadastro de notas fiscais” (Imagem 8).

O valor do campo “Outras Despesas” totalizará apenas a somatória de “Frete MM” e “Taxa Siscomex”. Quando selecionada a opção “Soma valor Frete ao unitário”, o sistema não duplicará esta informação.

[Menu Financeiro - Receber]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Apresentando a maior compra do cliente (SUP-89526)


Na tela “5.2.2 - Análise de crédito”, foi inserido o campo “Vr. maior compra” e ao lado foi implementado um botão representando um calendário, que ao ser clicado, apresentará uma mensagem informando a “Data da maior compra” (Imagem 1).

📗 3️⃣ Criando evento com data retroativa de lançamento no saldo de clientes (SUP-85525)

Na tela “Manutenção de Usuários” na aba “Localizados” em “Eventos”, foi adicionado: “Permite lançamento com data retroativa”, que é um novo evento para controlar o lançamento de “Saldo de clientes”.

Como padrão, o evento vem marcado como “SIM” (Imagem 1).

Na tela “5.2.23 - Saldo de clientes”, deverá estar habilitado para fazer o lançamento retroativo (Imagem 2).

Como padrão, o evento deverá vir marcado como “NÃO” (Imagem 3).

O “Saldo de clientes”, deverá estar desabilitado para fazer o lançamento retroativo, deixando o campo desabilitado (Imagem 4).

📗 1️⃣ Ajustes no “Relatório contas a receber e no Contas a receber (Novo)” (SUP-89988)

Na Tela “5.3.7 - Relatórios de contas a receber (NOVO)” a caixa de seleção “Ocultar títulos quitados” foi substituído pela caixa de combinação “Particularidades quanto aos títulos”, essa opção vai funcionar somente com a opção “Retroagir” com a opção “SIM”.

Apresentar todos os títulos.

  • Ao selecionar essa opção serão apresentados todos os títulos pagos e em aberto, que estiverem dentro do período selecionado.

VL - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor líquido.

  • Selecionando essa opção serão apresentados todos os títulos em aberto, considerando os adicionais ,ou seja, acréscimos, juros, multas e abatimentos.

VO - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor original.

  • Essa opção apresentará todos os títulos em aberto, considerando somente o valor original sem considerar os adicionais (Imagem 1).

Apresentar todos os títulos: Ao selecionar essa opção serão apresentados todos os títulos pagos e em aberto, que estiverem dentro do período selecionado, conforme a data base informada (Imagens 2 e 3).

VL - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor líquido: Selecionando essa opção serão apresentados todos os títulos em aberto, considerando os adicionais ,ou seja, acréscimos, juros, multas e abatimentos (Imagens 4 e 5).

VO - Apresentar apenas os títulos em aberto considerando seu valor original: Essa opção apresentará todos os títulos em aberto, considerando somente o valor original sem considerar os adicionais (Imagens 6 e 7).

Foi alterada a nomenclatura do campo “Exibir Ocorrência/Acordos” (Imagem 8).

No relatório ao clicar para exibir as ocorrências, foi alterada a descrição como “Descrição da Ocorrência/acordo” (Imagem 9).

Foram feitas alterações na tela “5.2.15 - Manutenção contas a receber” e na grade da tela “ 5.3.7 - Relatório de contas a receber (NOVO)”, para adequar essas telas ao título de adiantamento.

No Grupo “Dados quanto adiantamentos”, foram inseridas duas novas colunas:

  • Vr. Reconhecer => nessa coluna serão apresentados os adiantamentos que estiverem em aberto;

  • Vr. Original => será considerado o “Valor Original” de um título de adiantamento (Imagem 10).

No Grupo “Valores principais”, houveram algumas alterações para adequar os títulos de “Adiantamento”, conforme a legenda colocada no rodapé da tela. Os títulos recebidos com adiantamento, não serão considerados no sumário totalizador (Imagem 11).

Na tela “5.3.7 - Relatório de contas a Receber (NOVO)”, foram inseridas as mesmas colunas que foram inseridas na tela “Manutenção de contas a receber” e os cálculos referentes aos títulos pagos com o “Adiantamento” serão os mesmos (Imagem12).

Planilha exemplificando como deve se comportar as alterações da grade (Imagem 13).

[Menu WMS]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Integração API - Sistema SSW - Baixar canhoto NF-e (SUP-82559)

O “Integrador Guarani Tracking”, foi criado para possibilitar a consulta do status de entregas realizadas por transportadoras intermediadas pela SSW, que fornece uma API que retorna o rastreio de uma entrega identificada pela chave da Nota Fiscal (Imagens 1 e 2).

Por meio da opção “Carga de Dados” é possível realizar atualização individual ou geral das ordens. No caso da carga individual, deve-se informar a chave da Nota Fiscal, referente ao pedido desejado. Para cargas gerais, todas as ordens com Notas Fiscais de saída já enviada e concluída, não canceladas, cuja ordem esteja confirmada e ainda não baixada, será consultada junto à API e em caso de retorno indicando entrega, a ordem será baixada (Imagens 3 e 4).

Alternativamente, pode-se usar o serviço de atualização, que realiza carga geral automaticamente em ciclos de tempo determinados nas “Configurações Gerais” (Imagens 5 e 6).

Foi adicionada a coluna “Tipo Baixa” na tela de “5.2.10 - Fechamento de ordens”, na qual será exibido o tipo da baixa (Integrador ou ERP). Além disso, baixas realizadas pelo integrador, terão os dados do canhoto preenchidas conforme retorno da API (Imagens 7 e 8).

Alteração do layout da tela “Configurações” para adição do novo campo “Modo de integração”, a opção “Otimizado” realiza a integração da implementação presentemente solicitada, integrando somente os últimos 180 dias. Já a opção “Completo”, realiza o fluxo antigo integrando todos os pedidos pendentes (Imagem 9).

[Menu Fiscal]

 Clique para expandir/recolher

📗 3️⃣ Ajuste de devolução - Sped PIS/COFINS - Bloco M (SUP-60138)

Na tela “10.2.1 - Apuração de Impostos”, para gerar o arquivo SPED PIS/COFINS, será necessário seguir algumas etapas, que podem variar de acordo com a legislação vigente. Considerando que já tenha incluído o período de apuração dos impostos para a geração do Sped PIS/COFINS.

Na tela “Apuração de Impostos” em “Opções” nos “Detalhes Apuração Sped. Contrib.” serão detalhados os registros do bloco M.

Os lançamentos serão vinculados ao tipo crédito, de acordo com as configurações da tela “Parametrização de CFOPs para SPED (Configuração do registro SPED Cont. 1100 e 1500)”, onde para cada “CFOP x CST x Alíquota” irá vincular o “Tipo de Crédito”.

Foram criados os campos “Alíquota, Base de Cálculo do Crédito, Valor Crédito na grade”.

Criado o (+), para expandir e mostrar o registros “M105/M505 - Detalhamento da Base de Cálculo do Crédito”. Onde mostrará todas as “Naturezas e CST” daquele tipo de crédito. Este registro pode ser alterado somente o campo “Descrição do Crédito”, pois os demais se tratam dos valores das apurações das notas.

Todos os registros do bloco M (Apuração) foram alterados para serem calculados e gravados na tela “Apuração de Impostos”, ao invés da tela de “Sped PIS/COFINS”.

Exemplo da apuração do PIS referente ao mês 06/2023 (Imagens 1, 2, 3, 4, 5 e 6).

Exemplo da apuração do “COFINS” referente ao mês 06/2023 (Imagens 7, 8, 9, 10 e 11).

Após apuração dos impostos, realizando a geração do arquivo “Sped PIS/COFINS”

📗 3️⃣ Geração do Sped PIS/COFINS - Bloco M

Na tela “10.2.1 - Apuração de Impostos”, houveram modificações quanto a geração do bloco M de PIS/COFINS. Para o registro “M105/M505”, irá considerar quando informado na “Entrada de notas fiscais” a base de cálculo da nota e quando não informado considerará o campo “Código da Base de Cálculo de Crédito” do cadastro do “CFOP”.

Apurando o PIS (Imagem 1).

Consolidando o PIS (Imagem 2).

Detalhando o PIS (Imagem 3).

Confirmando o detalhamento do PIS. Será criado o bloco M205, relacionado ao recolhimento do PIS, através do detalhamento por código de receita, dentro do arquivo “Sped PIS/COFINS”. O campo “Valor do Débito” deverá receber o valor contido nos campos do bloco M200. A criação desse bloco deverá ser feita de forma manual pelo usuário, pois o sistema não criará automaticamente (Imagens 4 e 5)

É possível verificar, clicando com o botão direito do mouse sobre a linha, o código para cálculo da base de crédito que está vinculado ao CFOP, utilizado na emissão das notas de entrada (Imagem 6).

Apurando o COFINS (Imagem 7).

Consolidando o COFINS (Imagem 8).

Detalhando o COFINS (Imagem 9).

Confirmando o detalhamento do COFINS. Será criado o bloco M605, relacionado ao recolhimento do COFINS, através do detalhamento por código de receita, dentro do arquivo “Sped PIS/COFINS”. O campo “Valor do Débito” deverá receber o valor contido nos campos do bloco M600. A criação desse bloco deverá ser feita de forma manual pelo usuário, pois o sistema não criará automaticamente (Imagens 10 e 11).

É possível verificar, clicando com o botão direito do mouse sobre a linha, o código para cálculo da base de crédito que estará vinculado ao CFOP utilizado na emissão das notas de entrada (Imagem 12).

Na tela “10.1.3 - Cadastro de CFOP”, foi adicionado o campo “Código da Base de Cálculo de Crédito” (estava oculto no sistema). Este campo será utilizado para fazer a apuração, na tela “Apuração de Impostos”, quando for imposto de PIS/COFINS. É de extrema importância ressaltar que, antes o sistema considerava um código de base de cálculo de crédito fixo para fazer a apuração, porém agora o sistema considerará o código que estiver vinculado ao CFOP (Imagem 13).

Existe a opção de vincular o código de base de cálculo de crédito, através da “Entrada de nota fiscal” (Imagem 14).

O método de apropriação utilizado tanto na “Apuração dos Impostos”, como na “Geração do Sped PIS/COFINS”, deverá ser utilizado em ambos os processos (Imagem 15).

📗 3️⃣ Arquivo do Reinf (SUP-61930)

Na tela “1.1.19 - Cadastro de produtos”, na aba “Fornecedores”, na grade do grupo de tributação foi criado o campo “Natureza de Rendimento”.

Cadastro de produtos (Imagem1).

Pesquisa de Natureza de Rendimento (Imagem 2).

  • Na tela “2.2.4 - Entrada de notas fiscais, dentro do “SPED”, foi criada a aba “REINF”, que quando informada uma “Natureza de rendimento” no produto e for feita uma nota de serviço para ele, o sistema irá carregar essa informação.

Aba “REINF” na “Entrada de notas fiscais” (Imagem 3).

Entrada de nota fiscal de serviço (Imagem 4).

Após dar entrada na nota de serviço, se esta for “Fidelidade = 1”, Modelo = NFS (Nota Fiscal de Serviço) e houver Valor de IR RF ou PIS RF ou COFINS RF ou CSLL RF, serão preenchidos os campos da aba “REINF” da tela “Contas a Pagar”.

  • Evento: se o fornecedor for pessoa Jurídica, será preenchido como R-4020, caso o fornecedor seja pessoa Física, será preenchido como R-4010.

  • Natureza do Rendimento: será preenchido com o código da Natureza de Rendimento informada na entrada da nota.

  • Vlr. Bruto: será preenchido com o valor do contas a pagar.

  • Vlr. Base IR: será preenchido com a Base ISS (informada na entrada da nota), caso possua valor no respectivo campo.

  • Vlr. IR: será preenchido com o valor informado no campo de mesmo nome no rodapé da tela entrada de notas fiscais.

  • Vlr. Base CSLL: será preenchido com a Base ISS (informada na entrada da nota), caso possua valor no respectivo campo.

  • Vlr. Base Cofins: será preenchido com a Base ISS (informada na entrada da nota), caso possua valor no respectivo campo.

  • Vlr. Cofins: será preenchido com o valor informado no campo de mesmo nome no rodapé da tela entrada de notas fiscais.

  • Vlr. Base Pis: será preenchido com a Base ISS (informada na entrada da nota), caso possua valor no respectivo campo.

  • Vlr. Pis: será preenchido com o valor informado no campo de mesmo nome no rodapé da tela entrada de notas fiscais.

Valores na tela 'Entrada de notas fiscais” (Imagem 5).

Aba “REINF” na tela “Contas a Pagar” (Imagem 6).

Foi alterado o comportamento da tela do “REINF”, pois foram alteradas a ordem das guias para: Consulta → Manutenção → Geração de Eventos Periódicos → Transmissão, sendo assim, ao clicar para gerar os eventos do R-1050 e os do R-4000, NÃO serão gerados automaticamente e desta forma, deverão ser incluídos manualmente pela guia “Manutenção”.

Novo evento “R-4010 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa física”.

Deve-se informar:

  • Beneficiário (Este filtrará os fornecedores que sejam do tipo pessoa física);

  • Natureza do rendimento;

  • Observação do rendimento.

Será possível buscar do lançamentos à pagar “REINF”, através da lupa na lateral da grade, desde que seja pago este lançamento no período informado no cabeçalho. Filtrando pelo “fornecedor=beneficiário” e os eventos do tipo “4010” ou que o evento não esteja informado. E a natureza de rendimento para a natureza informada ou que este campo não esteja preenchido no lançamentos a pagar. Ou poderá informar manualmente na grade os valores para este registro.

Incluindo evento “R-4010” (Imagem 7).

Aba evento “R-4010” (Imagem 8).

Evento “R-4010” (Imagem 9).

Novo evento “R-4020 - Pagamentos/créditos a beneficiário pessoa jurídica”.

Deve-se informar :

  • Beneficiário (Este filtrará os fornecedores que sejam do tipo pessoa jurídica);

  • Natureza do rendimento;

  • Observação do rendimento.

Será possível buscar do lançamentos à pagar “REINF”, através da lupa na lateral da grade, desde que seja pago este lançamento no período informado no cabeçalho. Filtrando pelo “fornecedor=beneficiário” e os eventos do tipo “4020” ou que o evento não esteja informado. E a natureza de rendimento para a natureza informada ou que este campo não esteja preenchido no lançamentos a pagar. Ou poderá informar manualmente na grade os valores para este registro.

Incluindo evento “R-4020” (Imagem 10).

Aba evento “R-4020” (Imagem 11).

Evento “R-4020” (Imagem 12).

Criado o novo evento “R-4040 - Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados”.

Deve-se informar :

  • Natureza do rendimento;

  • Identificador Evento Adicional (Este campo não é obrigatório, podendo ser informado caso deseje enviar mais de um registro R-4040 no mês).

Será possível buscar do lançamentos à pagar “REINF”, através da lupa na lateral da grade, desde que seja pago este lançamento no período informado no cabeçalho. Filtrando pelo “fornecedor=beneficiário” e os eventos do tipo “4040” ou que o evento não esteja informado. E a natureza de rendimento para a natureza informada ou que este campo não esteja preenchido no lançamentos a pagar. Ou poderá informar manualmente na grade os valores para este registro.

Incluindo evento “R-4040” (Imagem 13).

Aba evento “R-4040” (Imagem 14).

Evento “R-4040” (Imagem 15).

Novo evento “R-4099 - Fechamento/reabertura dos eventos da série R-4000”.

Deve-se informar :

  • Responsável (Busca do cadastro da empresa, guia Contábil - Sócios);

  • R-4010 (Informar se houve ou não pagamentos/créditos a beneficiários pessoa física);

  • R-4020 (Informar se houve ou não pagamentos/créditos a beneficiários pessoa jurídica).

O botão buscar “Eventos”, pode ser utilizado para buscar se houve evento do “R-4010 e R-4020”, para o período informado.

Incluindo evento “R-4099” (Imagem 16).

Aba evento “R-4099” (Imagem 17).

Responsável cadastrado na tela “Cadastro de empresas” (Imagem 18).

Evento “R-4099” (Imagem 19).

Observação: Lembrando que ao enviar o “R-4099”, não poderá enviar nenhum outro evento para o mesmo período.

  • O novo “layout 2.2”, tornou o processo de transmissão assíncrono, ou seja, será necessário clicar para transmitir e depois para consultar processamento.

Aba “Transmissão” (Imagem 20).

  • Para que o registro vá para a “Transmissão', será necessário clicar em “Liberar Eventos pendentes para Transmissão” na aba “Manutenção” em “Opções”.

Opção Liberar Eventos pendentes para Transmissão (Imagens 21 e 22).

  • Ao clicar em transmitir, caso possua validações de layout irá constar na grade de ocorrências do lote, o retorno do portal e caso o registro fique como o lote estará aguardando o processamento, neste caso, deve-se consultar o processamento, para verificar se o lote ja foi processado pelo portal.

Ocorrências do Lote (Imagem 23).

Mensagem de transmissão (Imagem 24).

Lote em processamento (Imagem 25).

  • Nesta etapa, ele poderá retornar que o lote foi processado, todos os eventos foram processados com sucesso e este evento não constará mais na lista de transmissão, ficará como enviado.

Mensagem ao consultar o processamento (Imagem 26).

  • Poderá retornar que ocorreram inconsistências no processamento, que constarão nas grades de ocorrências do lote e ocorrências do evento.

Retorno de ocorrências (Imagem 27).

  • Caso ocorram inconsistências e seja necessário fazer a edição do registro, será necessário optar para “Bloquear Eventos pendentes para Transmissão”, para que seja possível editar o registro.

Opção Bloquear Eventos pendentes para Transmissão (Imagem 28).

  • Para verificar a inconsistência retornada pelo portal, basta passar o mouse em cima na grade de “Ocorrências” do Evento.

Inconsistência retornado pelo portal (Imagem 29).


📘 Solicitações

[Menu Comuns]

 Clique para expandir/recolher

📘 1️⃣ Inconsistência ao copiar exceção fiscal na tela de cadastro de produtos (SUP-92790)

Ocorrência: Ao selecionar um exceção fiscal na tela “Cadastro de produtos”, clicar na opção de "Copiar esquemas para tipo de ordem" e selecionar as ordens para transferir, era apresentada uma inconsistência.

Solução: Foi realizado um ajuste na SQL, que copia esquema para tipo de ordem no “Cadastro de produtos” (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos

[Menu Comercial - Compras]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Alteração na ordem de compra (SUP-62125)


Ocorrência: Ao realizar uma alteração no status, esta alteração não estava sendo registrada na aba “Histórico do Pedido”. Na configuração do painel não constavam as opções com os nomes fantasia e razão do fornecedor.

Solução: Foram adicionados campos para o painel de status, contendo mais informações sobre fornecedor e tipo de ordem. Também foram adicionados os campo “Fornecedor razão e Fornecedor fantasia”, além da descrição do tipo de ordem.

Alteração da ordem de compra registrada na aba “Histórico do Pedido” e o motivo da alteração (Imagem 1).

Os campos “Fornecedor razão” e “Fornecedor fantasia” foram inseridos na aba “Configuração Painel” (Imagens 2 e 3).

Local>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra
Local> Tela Cadastro de Status

📘 1️⃣ Ao alterar o plano financeiro não altera o Centro de Custo na Entrada de NF Acerto Fiscal (SUP-92650)

Ocorrência: Após o financeiro/pagar que havia gerado através de uma nota fiscal de entrada ter sido pago, o sistema estava permitindo fazer alterações no centro de custo e plano financeiro, através do acesso a tela de “Entrada de notas fiscais - Acerto fiscal”.

Solução: Foi feito um ajuste e o sistema passará a validar que não será possível alterar o centro de custo e plano financeiro, de uma nota fiscal da qual já teve seu financeiro pago.

Sistema apresentando a mensagem de validação “Existem pagamentos efetuados para esta nota fiscal, impossível alterar” (Imagem 1).

Executado o estorno deste pagamento, para que o título referente a nota fiscal de entrada volte a ficar em aberto e assim, seja possível alterar tanto o centro de custo como o plano financeiro (Imagem 2).

Feito o acesso novamente na tela “Entrada de nota fiscal - Acerto fiscal” e como foi efetuado o estorno do pagamento, é possível alterar tanto o plano financeiro como o centro de custo (Imagem 3).

Quando uma nota de entrada tem três parcelas e somente uma parcela está paga, as outras estão em aberto e neste caso, não será possível alterar o “Plano de contas e o Centro de custo” (Imagem 4).

Mesmo que uma das parcelas esteja em aberto e as outras três pagas, mesmo assim, não será possível alterar “Centro de custo e Plano financeiro” da nota (Imagem 5).

Ao acessar atualização em massa, não será possível alterar plano financeiro e centro de custo caso tenha pagamentos efetuados, pois o campo plano financeiro virá desfocado (Imagem 6).

Após os estornos de três pagamentos o campo plano financeiro, voltará a ficar ativo na tela para atualizar o plano financeiro (Imagem 7).

Estornos dos pagamentos onde foi possível na atualização em massa da tela “Entrada de notas fiscais - Acerto fiscal” alterando plano financeiro (Imagem 8).

Local>Tela 10.2.14 - Entrada de notas fiscais - Acerto fiscal

Local>Tela 6.2.6 - Lançamentos a pagar

📘 3️⃣ Inconsistência na impressão da “Requisição de pedido de compra” (SUP-92752)

Ocorrência: Ao imprimir os relatórios das telas “Requisição de Pedido de Compra” e “Requisição de Materiais”, o sistema estava apresentando uma inconsistência.

Solução: Foi removido o campo “Conta“ que antes constava nos relatórios, também foi feito um ajuste na apresentação dos demais campos. Com esta correção, os relatórios são impressos normalmente (Imagens 1 e 2).

Local>Relatório da tela “Requisição de Pedido de Compra”

Local>Relatório impresso pela tela “Requisição de Materiais

📘 2️⃣ Inconsistência ao gerar dados de importação

Ocorrência: Os dados gerais de importação, não estavam sendo apresentados corretamente quando era feita a consulta.

Solução: Foi realizado um ajuste na tela “Consulta de ordens de compra”, para que os campos personalizados sejam exibidos de forma devida (Imagem 1).

Dados gerais de importação sendo mostrados ao realizar a consulta de ordens (Imagem 2).

Local>Tela 2.2.3 - Consulta de ordens de compra

Locla>Tela 2.2.8 - Manutenção das ordens de compra

📘 1️⃣ Tabela de preços - “Planilha formação de preços” (SUP-92641)

Ocorrência: Ao alterar o preço de tabela pela aba “Saídas (F3)“ na tela “Planilha de formação de preços”, eram selecionados os produtos e ao clicar no botão “Aplicar detalhe de custos“ o processo era realizado, mas quando a tela era atualizada o cursor (ponteiro), voltava para o primeiro registro da grade.

Solução: Foi realizado um ajuste para que o cursor (ponteiro), para que continue no produto selecionado após a alteração na “Planilha de formação de preços”(Imagens 1, 2 e 3).

Local>Tela 2.2.10 - Planilha de formação de preços

[Menu Comercial - Vendas]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Transferência de estoque (SUP-92754)

Ocorrência: O sistema estava validando a configuração do local de estoque somente ao inserir o produto na lista, não estava realizando a validação no momento de efetivar a operação.

Solução: Foi inserida a mesma validação de estoque, conforme o cadastro do local de estoque origem, no momento de confirmar a transferência. O sistema buscará as informações atualizadas item a item no momento final da operação e irá bloquear todas as transferências caso algum item não seja validado.

Validação ao confirmar a transferência (Imagem 1).

Configuração no local de estoque para bloqueio da transferência (Imagem 2).

Local>Coletor>Tela Transferência entre locais de estoque

Local>Tela 1.1.19 - Cadastro de produtos

📘 2️⃣ Inconsistência ao cancelar pedido na tela “Duplicação de ordens” (SUP-93001)

Ocorrência: Estava ocorrendo uma inconsistência ao realizar a duplicação de ordens com a opção “Cancelar ordem original” e cancelar a operação na tela “Gerar estoque“.

Solução: Foi feito um ajuste na tela de confirmação “Duplicação de ordens”, para que seja apresentada, e fechada após o cancelamento do processo (Imagem 1).

Local>Tela 3.2.13 - Duplicação de ordens

📘 2️⃣ Divergência no valor de venda “Digitação de ordens/Cubo comercial estático” (SUP-93013)

Ocorrência: Estava ocorrendo uma divergência do valor de venda entre “Digitação de ordens e Cubo comercial estático” quando havia devolução no pedido.

Solução: Foi feito um ajuste para que o relatório traga corretamente o valor ao retirar as devoluções.

Consulta retirando devoluções (Imagem 1).

Consulta sem retirar as devoluções (Imagem 2).

Local>Tela 3.3.4 - Relatório cubo comercial estático

📘 1️⃣ Mensagem de itens duplicas na tela substituição em massa de produtos em ordens (SUP-92737)

Ocorrência: Na tela “Substituição em massa de produtos em ordens” estava exibindo mensagem de produto atual duplicado, quando o parâmetro “Permitir inserir o mesmo item na digitação de ordem?“ estava coma opção “NÃO”.

Solução: Foi realizado um ajuste na verificação do item atual duplicado na tela “Substituição em massa de produtos em ordens”, agora o sistema fará um “SELECT COUNT(*)” para verificar se existe mais de um item (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 3.2.48 - Substituição em massa de produtos em ordens

[Menu Faturamento]

 Clique para expandir/recolher

📘 2️⃣ Romaneio faturado e marcado como fechado, impossível cancelar aprovação de faturamento (SUP-92984)

Ocorrência: Bloqueio realizado anteriormente estava impedindo que romaneios fechados tivessem sua aprovação de faturamento cancelada.

Solução: A partir de agora o bloqueio está condicionado somente à baixa das ordens que compõem o romaneio, ou seja, caso haja ordens cuja baixa já foi realizada, o cancelamento da aprovação de faturamento será bloqueada. Do contrário, o cancelamento poderá ser realizado, mediante fluxo de confirmação preexistente.

Ordem sem baixa: cancelamento de autorização de faturamento liberada (Imagens 1 e 2).

Ordem baixada: cancelamento de autorização de faturamento bloqueada (Imagens 3, 4 e 5).

Local>Tela 4.2.6 - Expedição

Local>Tela 3.2.29 - Rastreamento de ordens

📘 2️⃣ Notas fiscais de serviço, observações com inconsistências na reimpressão (SUP-93265)

Ocorrência: Ao emitir a DANFS-e lendo pelo XML retornado pelo provedor, não estava conseguindo trocar corretamente as quebras de linha.

Solução: Foi feito um ajuste para a propriedade que lê a quebra de linha no “arquivo ini” do provedor e assim, foi obtido sucesso na emissão da DANFS-e.

Reimpressão da NFS-e 90 (Imagem 1).

Informações da tela de ordem (Imagem 2).

Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens

[Menu Financeiro - Receber]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ “Relatório por perfil de cobrança” com prazo igual a zero constando nos resultados (SUP-92823)

 

Ocorrência: Ao imprimir um relatório da tela “Relatório por perfil de cobrança”, os valores antecipados estavam constando nos resultados.

Solução: Foi inserido o filtro “Considerar títulos (com prazo igual a zero) antecipados”, para que o usuário possa decidir quando deseja ou não visualizar os valores (Imagens 1 e 2).

Local>Tela 5.3.4 - Relatório por perfil de cobrança
Local>Tela Resumo do Perfil das Contas Vencidas

📘 2️⃣ Na tela de renegociação de títulos em aberto apresentando no campo Tipo "Adiantamento"

Ocorrência: Quando fazia a renegociação um título, estava mostrando tipo “Adiantamento” e este comportamento estava equivocado.

Solução: Foi feita uma alteração na tela “Renegociação de título em aberto”, para que não apresente mais o tipo “Adiantamento” (Imagem 1).

Local>Tela 5.2.30 - Renegociação de títulos em aberto

[Menu Financeiro - Pagar]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Ajustar layout do contas a pagar e contas a receber (SUP-93163)

 

Ocorrência: As grades das telas “Manutenção de contas a receber” e “Lançamentos a pagar”, eram diferentes das demais, apresentando comportamentos distintos e impossibilitando o manuseio de algumas operações.

Solução: Foi disponibilizada nas grades a opção de edição dos cabeçalhos, também foi removida a opção de reposicionamento entre cabeçalhos.

Tela “Lançamentos a pagar” (Imagem 1).

Tela “Manutenção de contas a receber” (Imagem 2).

Local>Tela 6.2.6 - Lançamentos a pagar
Local>Tela 5.2.15 - Manutenção de contas a receber

[Menu WMS]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Inconsistência na tela do coletor (SUP-92844)

Ocorrência: Ao pressionar as teclas “Tab ou Enter” no teclado para navegar entre os campos, o sistema avançava para outro campo que não fosse o próximo.

Solução: Foi realizado um ajuste na sequência do foco, possibilitando a navegação entre os campos usando as teclas “Tab ou Enter” (Imagem 1).

Local>Tela do coletor

[Menu PCP]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Viabilidade na tela “Ordem de fabricação” (SUP-80962)


Ocorrência: Havia a necessidade de incluir a coluna “Valor unitário” na grade da tela “Ordens Pendentes x Itens - Mapa de Fabricação”.

Solução: Foi realizada a inclusão da coluna “Valor unitário” na grade da tela “Ordens Pendentes x Itens - Mapa de Fabricação”, e a nomenclatura das colunas “Qtde un.vda/estoque” e Qtde pedido” foram ajustadas (Imagem 1).

Local>Tela Ordens Pendentes x Itens - Mapa de Fabricação

[Menu Fiscal]

 Clique para expandir/recolher

📘 2️⃣ Não sendo possível confirmar o faturamento, pedido com peças alocadas (SUP-92807)

Ocorrência: Havia a impossibilidade de geração de nota de reentrada, ao desmarcar cancelamento na tela “Emissão de Notas fiscais eletrônica”.

Solução: Foi realizado um ajuste para que a validação não seja realizada para pedidos cancelados (Imagem 1).

Reentrada gerada ao desmarcar cancelamento (Imagem 2).

Local>Tela 3.2.12 - Digitação de ordens

Local>Tela Emissão de Notas fiscais eletrônica

[Menu Manifestação do Destinatário]

 Clique para expandir/recolher

📘 3️⃣ Inconsistência ao realizar o download do serviço pela manifestação (SUP-92354)

Ocorrência: Ao realizar o download do “XML”, o serviço não conseguia salvar os itens, retornando um aviso de violação de acesso.

Solução: Foi feita uma correção na forma em que o componente é criado. Sendo assim, todas as notas que possuírem o “XML” com data de inclusão maior que a data de atualização e não possuir os itens, o status será corrigido para “Download não Realizado” e na próxima execução do serviço o download ocorrerá normalmente (Imagem 1).

Consulta da nota fiscal na SEFAZ (Imagem 2).

Realização do processo de “Ciência da emissão da (NFe)” (Imagens 3, 4, 5 e 6).

Download da nota fiscal realizado, os itens foram carregados normalmente (Imagem 7).

Local>Tela 16.2.1 - Manifestação do Destinatário


Índice:

Legendas dos tipos de tickets
Legendas da criticidade do ticket
?? Mudança
📗 Melhoria
?? Solicitação
1️⃣ Relevante
2️⃣ Importante
3️⃣ Muito importante

Feedback

Qual é o seu nível geral de satisfação com essas notas de versão?

Clique aqui para responder

  • Sem rótulos