INTRODUÇÃO
Temos uma integração configurada com a plataforma Power BI, utilizando nosso integrador (A partir da versão 2.9.12).
O acesso à Plataforma é realizado através do site ‘ https://powerbi.microsoft.com/pt-br/.
Todo o processo de integração, extração e geração de cargas para a plataforma é realizado por nós, através de nosso integrador, enquanto a geração do ambiente e do acesso à plataforma é feito por uma empresa parceira chamada Atmosfera.
A Plataforma hoje conta com informações de clientes, produtos, representantes, metas, pedidos vendidos e os faturamentos do cliente, para que o usuário possa fazer diversas análises gráficas quanto aos dados exportados.
CONFIGURAÇÃO
A configuração para funcionamento do BI hoje é relativamente simples e depende do funcionamento do integrador configurado corretamente na base do cliente.
Possuímos um servidor FTP hospedado externamente em que são criadas as pastas individualmente para cada cliente, nestas pastas são armazenadas as cargas de cada cliente e é o local em que a plataforma Power BI baixa as cargas.
Seguem as informações de acesso para o Servidor FTP em questão:
FTP BI:
IP: 207.38.84.178
Dominio: bi.guaraniafv.com.br
Porta: 21
---
Usuário: guarani
Senha: s#GuA@#10FtP
Diretório: /cargas/cliente
No integrador, primeiramente será necessário efetuar a configuração do Servidor FTP para acesso.
Na opção ‘Configurações’ do integrador, termos a aba ‘FTP BI’, na qual será configurado nosso servidor FTP externo para o envio das cargas BI.
Esta tela consistirá em alguns campos simples para inclusão das informações do Servidor FTP.
No campo ‘Servidor’ deve ser preenchido o domínio para acesso ao FTP, além das outras configurações disponibilizadas.
No campo ‘Caminho FTP’ configurar com o caminho da pasta criada para o cliente, seguindo o padrão ‘/cargas/Pasta_Cliente’
Exemplo Paramount:
Fora isso, é preciso existir uma pasta no caminho dos arquivos gerados do integrador, conforme existe hoje com as pastas dos representantes do Guarani AFV. Essa pasta deverá ser nomeada como ‘BI’ e é onde as cargas serão geradas internamente antes do envio para o FTP.
Tendo o FTP configurado no integrador e a pasta gerada corretamente, resta a geração dos Scripts do BI no integrador, para a exportação das informações.
Para clientes usuários do Guarani ERP, possuímos os Scripts já padronizados para implementação no integrador.
A criação de cada um dos Scripts deve ser feita no módulo BI e com a nomenclatura correta para cada informação.
Após criados todos os Scripts, normalmente é realizada a geração de uma carga inicial, com um período de vendas superior, alterando o range de data nos Scripts ‘STG_PEDIDO_VENDA’ e ‘STG_PEDIDO_VENDA’ para o período desejado.
Os Scripts por padrão estão configurados para o envio diário dos últimos 60 dias de informação.
Com os scripts já criados e configurados corretamente, o cliente estando fora de seu período de testes inicial de 14 dias, as cargas passam a ser atualizadas periodicamente, de forma automática, para isso, é criado um agendamento do módulo BI, com os Scripts inclusos. O Agendamento é configurado para execução fora do horário comercial do cliente, após o encerramento dos processos e precisa estar dentro de nosso período do BI para a busca de informações. Isso está configurado, hoje, durante a madrugada e é realizado entre 00:01 e 1:00 da manha.
O Agendamento é configurado como diário e normalmente não é executado nos finais de semana. Desta forma, as cargas são geradas de terça a sábado logo as 00:01, garantindo que as informações diárias estarão nas pastas para que a plataforma possa acessá-las. Caso o cliente realize faturamento nos finais de semana, ou possua algum processo que tome o período da madrugada, é preciso encaixar a geração de sua carga dentro dos agendamentos do Power BI.
Com as configurações realizadas corretamente, estando as cargas criadas no FTP como devem, a plataforma deve ser atualizada diariamente, sempre com os últimos faturamentos do cliente para acesso e consulta.
O acesso à plataforma Power BI é criado e fornecido por nosso parceiro externo, desta forma, nossa responsabilidade é com a configuração do integrador e exportação correta dos dados.
OBS:
Hoje é configurado o Integrador Power BI junto ao integrador Android, desta forma, os agendamentos trabalham juntos diariamente no servidor, exigindo que este integrador esteja sempre aberto na máquina. Caso hajam conflitos devido a alguma estrutura do cliente, é possível separar os integradores.
No Cliente Paramount, por exemplo, devido à existência de múltiplas instâncias do integrador, houve conflitos na execução das cargas. Desta forma o integrador PowerBi foi configurado separadamente, contendo seu próprio banco do integrador e realizando o acesso ao banco do ERP apenas durante as madrugadas utilizando o usuário ‘SYSDBA’, evitando conflitos com o Integrador AFV do cliente.
Neste caso, apenas os Scripts do Módulo BI foram configurados neste integrador, entretanto, é necessária a existência do Script de Representantes para o funcionamento correto dos agendamentos.
Por existir em um diretório diferente do Integrador original, é necessário também a criação das pastas de arquivos Gerados, incluindo a pasta ‘BI’ citada anteriormente.