Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »


COMERCIAL - VENDAS

Melhorias no Relatório geral de vendas (SUP-36331)

Nas telas 3.3.21 - Relatórios geral de vendas e 3.3.5 - Relatório de acompanhamento anual de vendas na impressão dos relatórios foi inserida a coluna “Pedidos” que irá trazer a quantidade de pedidos do representante (Imagens 1 e 2).

[Imagem 1 - Tela Relatório geral de vendas]

[Imagem 2 - Tela relatório geral de vendas]

Comissão dos supervisores com a mesma regra dos representantes (SUP-32086)

Na tela 1.1.3 - Cadastro de clientes foi criado um campo “Regra Comis.” (Imagem 1).

Quando estiver marcado para um supervisor ele passará a receber o mesmo percentual de comissão que o representante, para isso é necessário que ele também esteja no mesmo grupo que o representante.

[Imagem 1 - Tela Cadastro de clientes]

Quando marcado o campo “Regra Comis.” para o supervisor deve ser retirado também o valor do campo Comissão %, pois esse campo somente deve ser informado para uma % fixa de comissão do supervisor.

Se optar por utilizar a Regra Comis. não precisa do valor no campo Comissão %, o supervisor passará a receber o mesmo que o representante.

Não será possível informar os dois campos juntos e uma mensagem será apresentada (Imagem 2).

[Imagem 2 - Tela Cadastro de clientes]

Após essas configurações nos próximos pedidos a serem faturados, o supervisor passará a receber o mesmo percentual de comissão do representante (Imagem 3).

Esta opção será válida tanto para quem utiliza o pagamento de comissão no faturamento quanto no recebimento.

Para manter o comportamento já existente, basta deixar o campo “Regra Comis.” desmarcado e a Comissão % preenchida.

[Imagem 3 - Tela Contas corrente representantes]

Na tela 6.2.4 - Fechamento de comissão no campo % Cm também será demonstrado o mesmo percentual de comissão do representante e do supervisor (Imagem 4).

[Imagem 4 - Tela Fechamento de Comissão]

COMUNS

Salvar layout na grade fornecedores do cadastro de produtos (SUP-37800)

Na tela 1.1.19 - Cadastro de produtos, aba Fornecedores foram inseridas as opções para configurar e salvar layout do usuário (Imagens 1 e 2).

[Imagem 1 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 2 - Tela Cadastro de produtos]

Os botões para configurar e salvar layout também foram inseridos nas abas Identidade (Imagem 3), Exceção ICMS/ST (Imagem 4), Ficha técnica Acabados / Semi-Acabados (Imagem 5) e Ficha técnica Insumo / Indireta (Imagem 6).

[Imagem 3 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 4 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 5 - Tela Cadastro de produtos]

[Imagem 6 - Tela Cadastro de produtos]

CONTÁBIL

COLETOR

FATURAMENTO

FINANCEIRO - PAGAR

FINANCEIRO - RECEBER

Lançamento automático de tarifas bancárias através da importação do extrato (SUP-36012)

Ao importar o extrato bancário em formato OFX ,o usuário pode optar para que as tarifas que estão no extrato do banco sejam lançadas

automaticamente no processo de importação do extrato, Foram criados dois eventos de tela que dará permissão ao usuário para executar o processo

Evento 1029 permitir lançar tarifa no extrato ( imagem 1)

[Imagem 1 - Tela movimentação de usuários]

Com este evento liberado ao acessar a tela 5.2.18 movimentação de contas corrente o botão lançar tarifa vai estar liberado para o usuário ( imagem 2)

[Imagem 2 - Tela importação de extratos]

O outro evento criado foi o evento 1001 Permite cadastrar tarifas para tela cadastro de contas correntes para seja liberada a noa aba tarifa ( imagem 3)

[Imagem 3- Tela manutenção de usuários]

Com este evento de permitir cadastrar tarifas será liberada a aba tarifa na tela 5.1.7 cadastro de contas correntes , nesta aba nova o usurário

precisa cadastrar a tarifa igualzinho ao do extrato OFX para que o sistema consiga lança esta tarifa automaticamente ( imagem 4)

[Imagem 4- Tela cadastro de contas correntes]

Veja que a descrição da tarifa esta igualzinho ao do extrato OFX ,o usuário pode ver esta descrição no próprio extrato bancário OFX ou pode ver

na tela 5.2.18 movimentação de contas correntes botão extrato e importar um extrato para ver como o banco envia as descrições, veja um exemplo

olhando direto no extrato. e o outro exemplo olhando a descrição durante a importação. observe na imagem a seguir que a tag MEMO do extrato

traz o descritivo de uma tarifa de cobrança como nome de Tar/custas cobrança,este é o nome que precisa estar cadastrado o novo campo descrição tarifa (igual extrato OFX) ( imagem 5)

[Imagem 5- extrato bancário em formato OFX do banco banco itau]

Outra maneira de olhar o descritivo de uma tarifa bancaria é abrindo o extrato no guarani através da importação veja na imagem que se o nome

não estiver igualzinho uma validação é enviada ao usuário assim que clicar no botão lançar tarifa ( imagem 6)

[Imagem 6- importação de extratos]

Continuando na aba tarifas foram criados outros campos que são obrigatórios informar, um deles são os campos código do evento e evento mov.contas

que ao clicar neste campo o sistema vai trazer os eventos já cadastrados na tela 5.1.1 cadastro de eventos contas correntes) onde o usuário pode associar a tarifa

cadastrada neste evento com a a tarifa do extrato OFX ( imagem 7)

[Imagem 7- pesquisa de eventos]

Além do evento da conta corrente , precisa ser selecionado o tipo de cobrança, que vai trazer as cobranças da tela 6.1.1 tipo cobrança a pagar

que estiverem marcada com o tipo: contas a pagar, campo fluxo de caixa e campo centro de custo. O único campo que não é obrigatório informar é o campo categoria ( imagem 😎

[Imagem 8- cadastro de contas correntes]

Com as informações cadastrada corretamente na aba tarifa,i o usuário já consegue lançar as tarifas do extrato bancário automaticamente

ao clicar no botão lançar tarifas, todas as tarifas que estiverem como nome tar/custas cobrança que foi nosso exemplo de cadastros serão lançados na grid

associação automaticamente ( imagem 9)

[Imagem 9-importação de extratos]

como no nome da tarifa do extrato OFX está cadastrada igual na tela 5.1.7 cadastro de contas correntes aba tarifa, então sistema valida

e envia a mensagem confirma lançamento automático de 3 tarifas do extrato, veja que o sistema encontrou 3 tarifas com a descrição tar/ custas cobrança (imagem 10)

[Imagem 10 -importação de extratos]

Ao clicar em sim na na confirmação de lançamentos de tarifa as 3 tarifas são lançadas na grid associação importante ressaltar, que caso o usuário

desassociar o laçamento, depois de ter associado, não será mais possível lançar tarifas automaticamente, o usuário terá que lançar manua mente, do jeito que já faz hoje ( imagem 11)

[Imagem 11 -importação de extratos]

FISCAL

Manifestação Eletrônica de Recebimento (SUP-28170)

Criada a tela para realização da manifestação de Recebimento da NFe, “Manifestação do Destinatário” (Imagem 1).

[Imagem 1 - Tela Manifestação do Destinatário]

Também foram adicionado os parâmetros “Ambiente de Manifestação do Destinatário da NFe (PRODUÇÃO / HOMOLOGAÇÃO)” e “Obriga a Manifestação da Operação do Destinatário da NFe para escriturar na entrada?” (Imagem 2).

[Imagem 2 - Parâmetros]

O botão “Consultar SEFAZ” (Imagem 3) realiza uma busca na SEFAZ das notas emitidas contra o CNPJ da empresa selecionada.

A primeira consulta buscará pelas notas dos últimos 3 meses, as consultas seguintes trarão apenas as novas notas desde a última consulta.

Esses documentos são gravados na base de XML e após essa consulta na SEFAZ é feita uma pesquisa local conforme os filtros utilizados.

[Imagem 3 - Tela Manifestação do Destinatário]


O botão “Pesquisa Local” (Imagem 4) realizará a pesquisa apenas local conforme os filtros, sem buscar novos documentos.

[Imagem 4 - Tela Manifestação do Destinatário]

Após pesquisar, será possível fazer as seguintes operações selecionando as notas e clicando com o botão direito sobre elas (Imagem 5):

[Imagem 5 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Ciência da Emissão: O sistema envia para SEFAZ o evento de "Ciência da Emissão" (Imagem 6) para as notas selecionadas, que servirá como uma solicitação do destinatário para a obtenção do arquivo XML.

Após o registro deste evento, é permitido que seja feito o download do arquivo XML da nota, será necessário algum tempo para disponibilização do download.

[Imagem 6 - Consulta Sefaz]

  • Confirmação da Operação: Será enviado pelo sistema o evento “Confirmação da Operação” (Imagem 7) para as notas selecionadas, que terá a finalidade de dizer que a operação ocorreu conforme informado na NF-e.

Quando a NF-e trata de uma circulação de mercadorias, o momento de registro do evento deve ser posterior à entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário.

Este evento também deve ser registrado para NF-e onde não existem movimentações de mercadorias, mas foram objeto de ciência por parte do destinatário, por isso é denominado de Confirmação da Operação e não Confirmação de Recebimento.

Importante: Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica impedida de cancelar a NF-e, apenas o evento Ciência da Emissão não inibe a autorização para o pedido de cancelamento da NF-e, conforme o prazo definido na legislação vigente.

Só é possível realizar a Confirmação da Operação, se o documento não tiver nenhuma manifestação ou apenas a manifestação da “Ciência da Emissão”.

[Imagem 7 - Consulta Sefaz]


  • Desconhecimento da Operação: O sistema enviará para SEFAZ o evento “Desconhecimento da Operação” (Imagem 8) para as notas selecionadas.

Este evento tem como finalidade possibilitar ao destinatário a manifestação contrária à utilização de sua Inscrição Estadual, por parte de um emitente de NF-e, evitando acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso.

Este evento protege o destinatário de passivos tributários envolvendo o uso indevido de sua Inscrição Estadual/CNPJ.

[Imagem 8 - Consulta Sefaz]


  • Operação não Realizada: O sistema enviará para SEFAZ o evento “Operação não Realizada” (Imagem 9) para as notas selecionadas.

Este evento será informado pelo destinatário quando por algum motivo a operação legalmente acordada entre as partes não se efetivou (devolução sem entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário, sinistro da carga durante seu transporte, etc.).

[Imagem 9 - Consulta Sefaz]

  • Download XML: Função usada para quando deseja realizar o download do XML das notas selecionadas após a manifestação.

O sistema tentará fazer o download toda vez que é feito o envio de algum dos eventos anteriores, porém a SEFAZ demora um tempo para disponibilizar o XML para download após a manifestação.

Quando o download for realizado com sucesso, a aba itens ficará preenchida com os itens da NFe (Imagem 10).

[Imagem 10 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Exportar XML: Exporta o XML das notas selecionadas para um diretório (Imagem 11).

[Imagem 11 - Tela Manifestação do Destinatário]

  • Imprimir DANFe: Imprime a DANFe das notas selecionadas que possuem XML (Imagem 12).

[Imagem 12 - Impressão de nota]

Na aba “Item NFe” serão preenchidas algumas informações dos itens da NFe.

Quando um item não possuir seu código vinculado ao cadastro de produtos para fornecedor ele ficará com a letra vermelha (Imagem 13) e o campo “Ref. Cad Produto” ficará marcado para que o usuário possa identificar.

Para vincular selecione o item e clique na pesquisa do campo “Ref. Cad Produto”.

[Imagem 13 - Tela Manifestação do Destinatário]

Após vincular o item ao cadastro do produto, o campo de NCM será validado, assim como o campo “Ref. Cad Produto”, os campos de NCM serão marcados para que o usuário possa identificar (Imagem 14).

[Imagem 14 - Tela Manifestação do Destinatário]

Se o fornecedor preencher no XML o código do pedido que corresponde a NF, serão feitas as seguintes validações (O item ficará com a letra em vermelho e os campos ficarão marcados):

  • Valor unitário da NFe maior que do Pedido;

  • Quantidade da NFe maior que do Pedido;

  • MVA ST da NFe diferente do Pedido;

  • Alíquota de IPI da NFe diferente do Pedido;

Caso não venha preenchido o código do pedido, basta no campo “Núm. Pedido” (Imagem 15) selecionar o mesmo para que a validação possa ser feita.

[Imagem 15 - Tela Manifestação do Destinatário]


A aba “Eventos” será preenchida automaticamente com os eventos próprios e os gerados pelo emissor da NFe (Imagem 16). Exemplo: Cancelamento, Carta de Correção, etc…

[Imagem 16 - Tela Manifestação do Destinatário]


Na tela 2.2.4 - Entrada de notas fiscais no botão “Importar XML (NFe/CTe/NF3e)”, foi adicionada a opção “NFe Man.” (Imagem 17) que abrirá a tela de “Manifestação do Destinatário” para que o usuário possa selecionar a nota que deseja realizar a entrada, sem a necessidade de importar o XML manualmente.

[Imagem 17 - Tela Entrada de notas fiscais]

Ainda na “Entrada de notas fiscais”, conforme o novo parâmetro “Obriga a Manifestação da Operação do Destinatário da NFe para escriturar na entrada?”, quando estiver configurado SIM e a empresa possuir acesso ao módulo de “Manifestação do Destinatário”, terá validada a Confirmação da Operação da nota que esta sendo importada (tanto por XML quanto pela Manifestação), se a mesma não foi confirmada , será solicitado a senha de um usuário “Supervisor” para que a entrada possa ser feita (Imagens 18 E 19).

[Imagem 18 - Tela Entrada de notas fiscais]

[Imagem 19 - Tela Entrada de notas fiscais]

  • Sem rótulos