INTRODUÇÃO
...
Introdução
Temos uma integração configurada com a plataforma Power BI, utilizando nosso integrador (A partir da versão 2.9.12).
O acesso à Plataforma plataforma é realizado através do site ‘ https://powerbi.microsoft.com/pt-br/.
...
Todo o processo de integração, extração e geração de cargas para a plataforma é realizado por nós, através de nosso integrador, enquanto a geração do ambiente e do acesso à plataforma é feito por uma pela empresa parceira chamada Atmosfera.
A Plataforma plataforma hoje conta com informações de clientes, produtos, representantes, metas, pedidos vendidos e os faturamentos do cliente, para que o usuário possa fazer diversas análises gráficas quanto aos dados exportados.
...
Configuração
A configuração para funcionamento do BI hoje é relativamente simples e depende do funcionamento do integrador configurado corretamente na base do cliente.
...
Seguem as informações de acesso para o Servidor FTP em questão:
FTP BI:
IP: 207.38.84.178
Dominio: bi.guaraniafv.com.br
Porta: 21
---
Usuário: guarani
Senha: s#GuA@#10FtP
Diretório: /cargas/cliente
...
No integrador, primeiramente será necessário efetuar a configuração do Servidor FTP para acesso.
Na opção ‘Configurações’ do integrador, termos a aba ‘FTP BI’, na qual será configurado nosso servidor FTP externo para o envio das cargas BI.
...
Esta tela consistirá em alguns campos simples para inclusão das informações do Servidor FTP.
...
No campo ‘Caminho FTP’ configurar com o caminho da pasta criada para o cliente, seguindo o padrão ‘/cargas/Pasta_Cliente’
...
Exemplo Paramount:
...
Fora isso, é preciso existir uma pasta no caminho dos arquivos gerados do integrador, conforme existe hoje com as pastas dos representantes do Guarani AFV. Essa pasta deverá ser nomeada como ‘BI’ e é onde as cargas serão geradas internamente antes do envio para o FTP.
...
Os Scripts por padrão estão configurados para o envio diário dos últimos 60 dias de informação.
...
Com os scripts já criados e configurados corretamente, o cliente estando fora de seu período de testes inicial de 14 dias, as cargas passam a ser atualizadas periodicamente, de forma automática, para isso, é criado um agendamento do módulo BI, com os Scripts inclusos. O Agendamento é configurado para execução fora do horário comercial do cliente, após o encerramento dos processos e precisa estar dentro de nosso período do BI para a busca de informações. Isso está configurado, hoje, durante a madrugada e é realizado entre 00:01 e 1:00 da manha.
O Agendamento agendamento é configurado como diário e normalmente não é executado nos finais de semana. Desta forma, as cargas são geradas de terça a sábado logo as 00:01, garantindo que as informações diárias estarão nas pastas para que a plataforma possa acessá-las. Caso o cliente realize faturamento nos finais de semana, ou possua algum processo que tome o período da madrugada, é preciso encaixar a geração de sua carga dentro dos agendamentos do Power BI.
...
Com as configurações realizadas corretamente, estando as cargas criadas no FTP como devem, a plataforma deve ser atualizada diariamente, sempre com os últimos faturamentos do cliente para acesso e consulta.
...
Hoje é configurado o Integrador Power BI junto ao integrador Android, desta forma, os agendamentos trabalham juntos diariamente no servidor, exigindo que este integrador esteja sempre aberto na máquina. Caso hajam conflitos devido a alguma estrutura do cliente, é possível separar os integradores.
No Cliente cliente Paramount, por exemplo, devido à existência de múltiplas instâncias do integrador, houve conflitos na execução das cargas. Desta forma o integrador PowerBi foi configurado separadamente, contendo seu próprio banco do integrador e realizando o acesso ao banco do ERP apenas durante as madrugadas utilizando o usuário ‘SYSDBA’, evitando conflitos com o Integrador AFV do cliente.
...
Por existir em um diretório diferente do Integrador original, é necessário também a criação das pastas de arquivos Gerados, incluindo a pasta ‘BI’ citada anteriormente.
...